quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O GRANDE MESTRE / IP MAN (2008) - HONG KONG / CHINA





O PRIMEIRO MESTRE DE BRUCE LEE

Foshan, 1935, sul da China. A cidade é próspera e repleta de dojos, onde seus mestres ministram Kung Fu. Ip Man (Donnie Yen ) vive nessa cidade. Ip não possui um dojo, ensinando esporadicamente algumas técnicas à praticantes dessa arte marcial em casa, desagradando sua esposa que o vê dando mais atenção a estranhos que a seu próprio filho. Com a chegada de um grupo à cidade, os mestres são desafiados e derrotados. Ip resolve confrontar esses homens e os derrota com sua técnica incomparável, passando a se tornar uma quase celebridade na cidade. Em 1937 a China é invadida e subjugada pelo Japão. Dois anos depois explode a Segunda Guerra Mundial. Ip man como os demais perdem seus lares e seus bens, vivendo de conseguir algum pouco alimento para a sua família. A chegada de um oficial japonês dá inicio a uma série de confrontos promovidos em troca de sacos de arroz. Ip reluta em lutar até que um trágico episódio o envolve diretamente na situação.


O Grande Mestre é um filme de artes marciais surpreendentemente bem realizado. É, basicamente, dividido em duas partes: antes e durante a guerra com o Japão. Mas o que torna este filme diferente de várias outras produções do gênero ?
A produção é caprichadíssima. Temos uma ótima reconstituição de época e uma singela aula de história. Ip Man é um homem simples que utiliza sua arte marcial não para ferir, mas para evoluir. A guerra o arremessa em outro panorama: a brutalidade do ser humano em tempos de conflitos, numa China arrasada onde pessoas são sumariamente executadas, o povo é oprimido e há pouca comida. Só lhe resta lutar. Lutar para sobreviver, por mais um dia, por sua dignidade e pelo seu povo.



Ip Man luta Kung Fu Wing Chun. Seu oponente, General Miura (Hiroyuki Ikeuchi), pode ser considerado um mestre em caratê. Miura não é retratado como um homem propriamente mal. Seu oficial subordinado, sim, é sádico e adepto da violência como forma de intimidação. O filme não retrata apenas a invasão em si. É um duelo milenar de qual arte é a melhor e o filme coloca o Kung Fu como uma arte incomparável e superior, mas é a ótica chinesa. Não tenho como fazer uma comparação das diversas artes marciais, mas todas são indiscutivelmente de alto valor.



A trilha sonora é um achado. É melódica, suave e se encaixa perfeitamente ao momento de cada cena. O diretor Wilson Yip soube contar uma história densa, mesclada de excelentes lutas, sem exageros e o melhor, com propósito. Nenhuma das lutas acontece por acontecer, tudo tem um porquê o que dá uma excelente dinâmica ao filme.



Quantos aos atores não há como negar que Donnie Yen fez uma excelente concepção de IP Man. Ele é a força motriz do filme. Sua atuação está acima da média. Seu personagem é calmo, não grita e pouco fala. Possui  humildade, benevolência, ódio, piedade, personalidade .... O restante do elenco está ótimo, com destaque para a esposa de Ip e seu melhor amigo, dono da fabrica,  Quan (Simon Yam), além de Miura que proporcional um grande momento clímax para o filme.



Coprodução Hong Kong /China, O Grande Mestre traz como chamariz, no cartaz, o fato de Ip ter sido o mestre de uma das maiores lendas das artes marciais e do cinema: Bruce Lee. Mas este só é citado. Só que o filme não se sustenta só por sua história e sequencias de lutas, há algo mais: transmite um conceito de lealdade, amizade, família acima de tudo, positivismo, esperança e força para vencer os obstáculos. Está tudo ali direta ou indiretamente.


 
Quem resolver assistir a este filme terá em mãos algo bem diferente do tradicional, com conteúdo e capricho. Não por acaso gerou mais duas continuações e há rumores de que talvez um quarto exemplar da franquia seja filmado ano que vem.

Trailer:





Curiosidades:
Wilson Yip dirigiu O Grande Mestre 2 e O Grande Mestre 3. O ator Donnie Yen reprisou novamente seu papel.

O terceiro filme contou com a participação do ex-boxeador Mike Tyson, numa rápida sequência.

Hiroyuki Ikeuchi, que fez o general Miura, sofreu uma concussão devido a um golpe sofrido em uma das cenas.


Filmografia Parcial:
Donnie Yen

Arena do Tigre II (1990); Missão Cristal (1991); Era Uma Vez na China 2 (1992); A Virgem Sagrada x Uma Noite Alucinante (1991); Mestre Kam: A Lenda (1993); Lone Seven - Olhos de Serpente (1995); Highlander: A Batalha Final (2000); Highlander: A Batalha Final (2000); Blade II - O Caçador de Vampiros (2002); Herói (2002); Bater ou Correr em Londres (2003); O Grande Mestre (2008); O Grande Mestre 2 (2010); O Grande Mestre 3 (2015); O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (2016); Rogue One: Uma História Star Wars (2016); xXx: Reativado (2017); ip Man 4 (2018).


Poster Promocional:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre