domingo, 9 de outubro de 2016

GRITOS E SUSSURROS / VISKNINGAR OCH ROP / CRIES & WHISPERS (1972) - SUÉCIA


   

UM OUTRO LADO DA CONVIVÊNCIA HUMANA E FAMILIAR

Diretor de filmes como o esplêndido “O Sétimo Selo”, o polêmico “A Fonte da Donzela” e o poético “Morangos Silvestres”, “Gritos e Sussurros”, tem vários ingredientes, mas perturbador não é um deles. Com um título brasileiro, que na época, deve ter levado as pessoas no cinema achando tratar-se de um filme de cunho erótico, Bergman fez um filme sobre desesperança, rancor, tristeza e melancolia. 



 
É uma história de três irmãs e uma empregada, onde uma delas encontra-se enferma em estado terminal. Temos Maria (Liv Ullmann em papel duplo), uma mulher casada de temperamento dócil e extremamente carente de atenção e que nutre uma paixão pelo médico que atende a irmã.  Karin (Ingrid Thulin), a irmã mais velha, casada com um homem bem mais velho e de uma personalidade excêntrica e esnobe. Passa os seus dias aprisionada em seus sentimentos, o ódio o principal deles, ocultando-os dos demais e se auto-flagelando, para assim evitar um contato mais íntimo com o marido que nitidamente odeia e despreza. Agnes (Harriet Andersson), a irmã doente, passa seus dias em uma eterna agonia esperando a morte, tendo que ser auxiliada em tempo integral por suas irmãs. A empregada Anna (Kari Sylwan), uma mulher que perdeu sua filha pequena e transferiu para Agnes toda a sua carência e dedicação. Anna é a mais próxima de Agnes, lhe auxiliando em todos os momentos e vivendo o dia-a-dia a observar as mulheres e suas desilusões, mas sem nunca poder emitir uma opinião. É interessante destacar que, no mar de depressão das personagens, a única que foi feliz é a que pior se encontra. 


Um bom filme, de apelo não comercial, que em virtude dessa característica teve sua distribuição recusada pelas produtoras americanas. Ironicamente, o mestre dos filmes de terror "B", Roger Corman resolveu fazer a distribuição por sua companhia recém lançada. O filme foi indicado a 5 Oscars, levando com justiça o de melhor fotografia. Levou também prêmios em Cannes, Globo de Ouro, Bafta e outros. 



O uso excessivo do vermelho, que se permeia ao longo do filme, foi uma justificativa de Bergman à cor da alma, que considerava "uma úmida membrana em diversos tons de vermelho". 


O  elenco,  em sua totalidade,  está muito bem com destaque para a beleza e atuação de Liv Ullmann  (que participou de 10 longas do diretor).



É um filme para plateias mais acostumadas a filmes europeus, que fogem do esquemão americano de entretenimento. É mais apreciado à medida que envelhecemos e passamos a entender melhor o âmago humano, com suas virtudes e fraquezas, belezas e feiuras. Bergman fez um filme que não é perturbador, é apenas um filme que retrata um outro lado da convivência humana e familiar, que em nenhum momento fantasia a vida, apenas a mostra como mais uma faceta daquilo que presenciamos em nosso cotidiano

 Trailer:



Curiosidades:
Indicações ao Oscar: Melhor Filme. Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Figurino.

Ingmar Bergman (1918–2007) foi indicado 9 vezes ao Oscar, como diretor e escritor / roteirista. 

Três produções dirigidas por Bergman ganharam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro : A Fonte da Donzela (1961); Através de um Espelho (1962) e Fanny & Alexander (1982). Lembrando que nessa categoria o prêmio não vai para o diretor.

Liv Ullmann já foi indicada a dois Oscars de melhor atriz: "Os Emigrantes" (1971) e "Face a Face" (1976). A atriz  viveu com Bergman entre 1966 e 1971.

Sven Nykvist (1922–2006), diretor de fotografia, recebeu dois Oscars na carreira: "Gritos e Sussurros" (1972) e "Fanny & Alexander" (1982). Trabalhou em filmes como "O Ovo da Serpente" (1977); "O Destino Bate à sua Porta" (1981); Chaplin (1992); "Sintonia de Amor" (1993) e "Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador" (1993).

O filme consta no livro "1001 Filmes para ver Antes de Morrer".

Filmografia Parcial:

Ingmar Bergman (1918-2007):
Mônica e o Desejo (1953); O Sétimo Selo (1957); Morangos Silvestres (1957); A Fonte da Donzela (1960); Através de um Espelho (1961); Através de um Espelho (1963); O Silêncio (1963); Quando Duas Mulheres Pecam (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); Gritos e Sussurros (1972); Face a Face (1976); O Ovo da Serpente (1977); Sonata de Outono (1978); Fanny & Alexander (1982).

Liv Ullmann:
Quando Duas Mulheres Pecam (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); Gritos e Sussurros (1972); Horizonte Perdido (1973); Hannah, A Esposa Comprada (1974); Face a Face (1976); O Ovo da Serpente (1977); Sonata de Outono (1978); Gaby - Uma História Verdadeira (1987); Ponto de Mutação (1990); Duas Vidas (2012).



Ingrid Thulin (1926–2004)  
Ilha do Amor (1953); Tramas de Traição (1956); Morangos Silvestres (1957); No Limiar da Vida (1958); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); Luz de Inverno (1963); O Silêncio (1963); De Volta das Cinzas (1965); Jogos da Noite (1966); A Hora do Lobo (1968); Os Deuses Malditos (1969); Gritos e Sussurros (1972); Salão Kitty (1976)(1972); A Travessia de Cassandra (1976); A Casa do Sorriso (1991);


 

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