quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O CORTE / LE COUPERET (2005) - BÉLGICA / FRANÇA / ESPANHA




CAPITALISMO SELVAGEM 

Bruno Davert  (José Garcia) perdeu seu emprego de 15 anos, após sua empresa  fechar e transferir-se para a Romênia, não sem antes demiti-lo junto com 600 funcionários. Com 41 anos e 2 anos desempregado, entre envio de currículos, nenhum contato e entrevistas improdutivas, percebe que tem que fazer algo. Cria uma caixa postal onde faz um anúncio de falso de emprego. De posse de vários currículos, seleciona alguns que considera no mesmo nível ou acima e resolve colocar a cabo seu plano: matar os outros candidatos que lhe possam vencer na busca de seu emprego. Bruno era um executivo bem remunerado, sem preocupações com itens caros, agora não pode mais comprá-los. Sua atenção seletiva o faz perceber, através de anúncios, aquilo que perdeu e não sabe se um dia conseguirá recuperar.

 
Ótimo filme de Costa-Gravas, O Corte, traz um argumento interessante com muita criatividade e humor negro. Essa crítica ao capitalismo e suas consequências (como a Globalização, quando a empresa vai para outro país), muitas vezes repentinas, que transformam alguns em milionários e outros em arruinados, é muito bem articulada no filme. Bruno é uma pessoa normal até se encontrar em um ponto em que tudo não segue mais a normalidade. O reflexo é imediato e pode-se notar quando os filhos reclamam do corte do orçamento familiar, da tv a cabo e da Internet.  A esposa tenta fazer de tudo, mas Bruno fica obcecado com sua realidade transformando-se em um sociopata cujo lema é “os fins justificam os meios”. Ele perde a autoestima, o controle familiar, os valores morais. 

 
Quem fez Administração de Empresas poderá recordar da “Hierarquia das Necessidades”, de Maslow, que ilustra, através de uma pirâmide (de 5 níveis), as necessidades humanas essenciais. Começa nas necessidades fisiológicas (na base da pirâmide) e vai subindo de nível. O nível 2 seriam as necessidades de segurança, depois as sociais, status e autoestima e, no topo, a necessidade de realização pessoal. Bruno caiu do topo da pirâmide. O filme não diz se sua carreira foi obtida por esforço ou apadrinhamento. Voltar ao topo é seu objetivo e Bruno atropelará quem estiver à sua frente.



As situações que ocorrem, do planejamento a execução, chegam a ser hilárias, pois Bruno mesmo cometendo seus atos absurdos é assustadoramente normal no seu dia-a-dia, muito inventivo e com uma capacidade rápida de resolver situações críticas (como, por exemplo, o problema que seu filho provocou). Eliminando aos poucos seus concorrentes, levanta a suspeita da  polícia que chegará até ele, mas como o tom do filme é ser insólito, sempre acontecerá algo que o livrará das situações. Gravas, um diretor político de filmes como “Z”, “Desaparecido - Um Grande Mistério”, “Hanna K” apostou que o espectador entraria no clima e entenderia sua crítica e a proposital falta de veracidade dos fatos.




É um filme bem diferente do que o diretor costuma fazer, mas ainda está lá o tom crítico ao sistema e o distanciamento do ser humano ao próximo, importando somente a satisfação de seus objetivos. Em determinado momento Bruno diz a um terapeuta conjugal: "Ora, emprego não é tudo ...mas o que eu faço sem ele, como eu fico ?” Quando sua mulher lhe diz "você não está sozinho", sua resposta é: “pode me dar um emprego ?" É a síntese da loucura e do desespero. 


Dentro da atual conjectura brasileira, O Corte poderia perfeitamente ser um filme nacional. Num país de milhões de desempregados, não há como sentir aquele friozinho na barriga daqueles que trabalham na iniciativa privada. Há aquela sensação de incômodo, de que mesmo que o filme siga um caminho mais voltado para o humor, o medo da perda do emprego continua ali e ninguém que dependa de trabalho pode se sentir completamente indiferente ao tema ou a realidade que nos cerca. O final é muito bem sacado, mas tem que prestar bastante atenção.

Trailer:



Breve Filmografia:

Costa-Gavras

Z (1969); A Confissão (1970); Estado de Sítio (1972); Um Homem, uma Mulher, uma Noite (1979); Desaparecido - Um Grande Mistério (1982); Hanna K. (1983); Atraiçoados (1988); O Quarto Poder (1997); O Corte (2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre