sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO / LE DÉCLIN DE L'EMPIRE AMÉRICAIN (1986) - CANADÁ



 



O SER HUMANO, ESTE SER TÃO COMPLICADO

O Declínio do Império Americano é um filme canadense que conta a história de 8 pessoas:  Rémy, Pierre, Claude, Alain,  Dominique, Louise, Diane e Danielle. Enquanto os homens preparam um jantar, as mulheres, entre esposas e amigas, conversam numa academia de ginástica. Os dois grupos discutem vários assuntos que incluem a sociedade, o papel da mulher, infidelidade e paixões. Os homens começam dialogando sobre assuntos políticos e sociais e enveredam para o sexo, com temas como casos conjugais, tipos de relacionamentos, casamentos fracassados. Quando o jantar se inicia, vários assuntos veem a tona até que uma pessoa resolve tocar em um assunto delicado que transformará a vida dos que lá estão.



O grande destaque deste filme está nos protagonistas. São eles o ponto focal da produção, com suas histórias e personalidades que se revelam ao longo da projeção, mostrando casos divertidos e também reflexivos. 



Cada personagem tem uma característica distinta:
Rémy (Rémy Girard) é um predador sexual. Um homem com diversos casos conjugais sem o conhecimento da esposa.
Pierre (Pierre Curzi) separou-se  da mulher e vive com uma ex-garota de uma casa de massagem. O relacionamento parece estar caminhado muito bem apesar da diferença de idade.
Claude (Yves Jacques) é homossexual assumido e vive seus relacionamentos de uma forma inconstante, mas não encontra a felicidade.
Alain (Daniel Brière) é um jovem com pouca experiência de vida e sexual. Sua curiosidade o faz o principal ouvinte do grupo, tentando captar todos os "truques " de seus amigos mais velhos.



Na parte feminina temos:
Dominique St. Arnaud (Dominique Michel), escritora e intelectual que está lançando um livro onde sua teoria a respeito da desfragmentação da sociedade leva direto ao título do filme. Vive de muitos relacionamentos incompletos e frustrantes. 
Louise (Dorothée Berryman ) é a esposa fiel de Pierre que até acredita que o marido possa ter casos ocasionais quando viaja, mas não imagina sequer a dimensão de suas aventuras.
Diane Leonard (Louise Portal) tenta viver sua vida ao lado da filha adolescente e possui aventuras ocasionais com homens. Atualmente está envolvida em um relacionamento mais masoquista. Diane também procura descobrir a felicidade.
Danielle (Geneviève Rioux), a atual namorada de Pierre e bem mais nova, demonstra estar apaixonada por este e tenta “levar” o relacionamento para que dê certo.



Explicar “O Declínio do Império Americano” é tanto complicado. O filme é sobre a vida, experiência, os relacionamentos que deram certo e os que resultaram em fracassos. Todos, de certa forma, não são felizes plenamente, mas levam suas vidas convenientemente enquanto discutem os aspectos do cotidiano. Devido ao conteúdo da trama, as pessoas com maior vivência de vida entenderão melhor as contraditoriedades do enredo e, se não se identificarem em algum aspecto com algum personagem, poderão pelo menos entendê-lo e perceber o lado humano de cada pessoa. 



O diretor Denys Arcand soube contar muito bem uma história sobre pessoas maduras e dois jovens, interagindo em suas experiências, com direito a alguns sorrisos aqui e ali. Esse filme também serve de base para a sua ótima continuação “As Invasões Bárbaras” com parte do elenco e que aborda, de uma forma totalmente diferente, a vida deste grupo quinze anos depois. Apesar de este ser o primeiro e ter um título bem diferente, O Declínio ... é inferior a As Invasões Bárbaras que colocará o grupo diante de uma situação muito crítica.



O Declínio do Império Americano é um filme canadense, falado em francês,  que poderá agradar a quem gosta de um bom drama, cercado de pessoas que discutirão os dogmas atuais, sem cair na rotina. Sua continuação ganhou dois prêmios em Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Trailer:





Curiosidades:
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Premiações:
Cannes Film Festival
Genie Awards
New York Film Critics Circle Awards
Toronto International Film Festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre