segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

VIDRO / GLASS (2019) - ESTADOS UNIDOS




O QUEBRADO, O INQUEBRANTÁVEL E O FRAGMENTADO
(contém spoilers da trilogia)

Kevin Wendell Crumb (James McAvoy) finalmente libertou sua "Fera" interior, um ser de força descomunal e homicida, cujo paradeiro encontra-se ignorado. Décadas se passaram para David Dunn (Bruce Willis) que passou atuar nas sombras, como um vigilante solitário, a ajudar aqueles, cuja lei parece não se preocupar. David escuta no noticiário o sequestro de jovens e sabe que pode tentar localizar o responsável, sem saber o que ele realmente é, passando a caçar "A Fera". Após um breve embate, a dupla é capturada e levada para um instituto psiquiátrico, administrado pela doutora Ellie Staple (Sarah Paulson), cuja especialidade é tratar de pacientes cujo delírio é acreditar que possuam algum dom especial que os tornem super-humanos. Enquanto a Fera se transmuta nas várias personalidades de Kevin e deseja liberdade para matar, David não entende porque fora preso na instituição e virara objeto de experimentos. O que David não esperava era encontrar no mesmo local seu arqui-inimigo: Elijah Price (Samuel L. Jackson) ou "Sr. Vidro", um homem responsável por uma série de mortes no passado, com uma fixação em confrontá-lo e agora com a capacidade de se juntar à "Fera".


M. Night Shyamalan levou 19 anos para concluir sua trilogia, que se iniciou com "Corpo Fechado" (2000); "Fragmentado" (2016) e sua conclusão: "Vidro" (2019). O cineasta, conforme entrevista, revelou ter elaborado toda a estória a partir desse último exemplar (o embate dos personagens), mas que para contar o seu desfecho teve que começar pelas origens de David e Elijah em "Corpo Fechado" (infeliz título brasileiro para "unbreakable") que mostrava David, o único sobrevivente de um desastre de trem, como um homem cujos "poderes" era ser quase invulnerável e com uma força muito acima da média (mesmo que não aceitasse o fato) e Elijah, seu contraponto, o vilão da estória, um homem inteligentíssimo com uma doença óssea que o fazia ter ossos frágeis como vidro (vidro?) e que tentava convencer David de seus "poderes". O filme fez sucesso, mas a maioria não sabia que era primeira parte de um projeto. Night Shyamalan partiu para outros filmes que não deram o retorno esperado e após "A Visita", que custou 5 milhões e rendeu mais de 100 (com opiniões controversas), os estúdios abriram novamente as portas e os cofres e o diretor encontrou seu vilão outro perfeito: Kevin, um homem cuja mente se fragmentou em várias personalidades (24 ao todo), mas que uma, em particular, parecia emergir das trevas com um poder incrível: a "Fera", um ser cuja força e habilidades ultrapassavam a de qualquer pessoa conhecida. Essa nova personalidade só tinha um intento: "punir" os que considerava "impuros". A "Fera" sequestra um grupo de jovens, dentre elas Casey Cooke (Anya Taylor-Joy), uma jovem que consegue se comunicar com as várias personalidades de Kevin enquanto tenta escapar. A espera mostrou-se proveitosa: James McAvoy tem uma atuação digna de indicação ao Oscar, mas que foi ignorada pelos votantes da Academia. O ator certo no momento certo.


E Chegamos a "Vidro", percebam bem os títulos originais: "Unbreakable (Inquebrável ou inquebrantável), Split (Fragmentado) e Glass (Vidro) que é um material que se quebra fácil. A hora é de "recolher os cacos" descobrindo o que se quebrou, o que se fragmentou e o que ficou intacto. E só no final de "Fragmentado", com o surgimento de Willis em cena, sugerindo um futuro encontro, que percebemos que estamos diante de uma continuação de "Corpo Fechado". Uma sacada e tanto do diretor de "O Sexto Sentido", "Sinais" e "A Vila". Um típico trio de personagens de quadrinhos encaixados em um contexto real e humano. Nada de fantasias, raios, voos ou superpoderes.


E o que significa essa trilogia em termos práticos: uma homenagem ao gênero, "uma reflexão sobre a complexidade dos super-heróis", "uma discussão sobre a mitologia dentro dos quadrinhos". Shyamalan brinca com teoria da conspiração e costura um roteiro de sutilezas de tal forma que tudo vai se encaixando perfeitamente. Nada nesse filme é por acaso e a grande força do filme está em o espectador entender ou, até mesmo prever, os passos seguintes. Nada é como supomos. Há uma estória por trás da estória e Shyamalan está sempre a um passo à frente de nós. É um Thriller de ação e suspense com muita reflexão. Sim, reflexão, porque após o filme ainda juntaremos alguns fragmentos dos outros filmes para fechar algumas peças soltas, portanto se deseja uma experiência mais impactante fica a dica de correr antes a uma locadora ou loja e assistir os dois primeiros exemplares. Caso contrário poderá ter a impressão de ter assistido a um filme "legalzinho". E Shyamalan descartou uma continuação, ou seja:o ciclo se encerra aqui. Abre novas possibilidades, que o cineasta habilmente deixou para as futuras gerações, mas como dizemos nos quadrinhos essa é uma estória fechada. E vale lembrar que é uma fantasia, tentar ser racional e puxar para o realismo não te dará a mesma visão do filme.


Do elenco nem precisava se falar muito. Ter Bruce Willis, Samuel L. Jackson e James McAvoy juntos já é um selo de garantia de qualidade. Bruce Willis mostra-se aqui um ator com um David Dunn (perceberam que o nome começa com duas iniciais idênticas como "Peter Parker" e "Bruce Banner"?) muito sério e melancólico. Nada de piadas soltas ou tiradas sarcásticas. Samuel L. Jackson cobrava há décadas a continuação que lhe fora prometida e só ficou sabendo de "Fragmentado" quando este já estava pronto. Leitor de quadrinhos, sempre quis ver o desfecho para um de seus personagens preferidos: Elijah, um gênio do mal e que aqui não perdeu a forma, muito pelo contrário. James McAvoy faz a "Fera" de maneira excelente e já teria merecido uma indicação (Shyamalan conversou com o ator para lançar o filme em 2019 porque não acredita que faça diferença na cabeça dos votantes que já ignoraram antes a grande atuação do ator e, lançar em dezembro de 2018, provavelmente não o colocaria na disputa do mesmo jeito).  Sarah Paulson é o fio condutor da estória. Sua relevância é fundamental: suas atitudes, suas ideias, sua racionalidade e o modo como lida com a situação a colocam dentro da trama de forma peremptória. Trazer o filho de David (o ator Spencer Treat Clark) já adulto, a atriz de fragmentado (Anya Taylor-Joy) e a mãe de Elijah (a atriz Charlayne Woodard) foi a cereja no bolo, pois não estão lá à passeio.


Vidro é um filme para quem gosta do universo de heróis, para quem gosta de quadrinhos e para quem tem curiosidade de ver como seria encaixá-los em uma perspectiva real. Se eles existissem, a humanidade deveria saber que pessoas extraordinárias caminham pela terra? (uma frase do filme e que deve ter sido tirada e adaptada da HQ  "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller). Referências aos quadrinhos são muitas (ver curiosidades), seja na ação ou seja nos diálogos inspirados dos personagens. As tomadas em uma outrora instituição psiquiátrica verdadeira fez toda diferença. Uma trilogia que se encerra com chave de ouro e com um final corajoso.

Trailers legendados:





Curiosidades:

James Mcavoy baseou uma de suas vinte e três múltiplas personalidades na jovem atriz Saoirse Ronan ("Lady Bird"), com quem trabalhou no filme "Desejo e Reparação" (2007)

O hospital onde o filme foi filmado era um antigo hospital psiquiátrico localizado em Allentown, Pensilvânia.

Samuel L. Jackson, que interpretou Elijah, é cinco anos mais velho que a atriz Charlayne Woodard, que interpretou sua mãe.

O diretor M. Night Shyamalan incorporou imagens inéditas de Corpo Fechado (2000) neste filme, nas cenas que retratam as memórias de David ou, de seu filho,  Joseph.

O diretor M. Night Shyamalan falou sobre a importância das cores neste filme, dizendo: "Eu escolhi o verde para David Dunn porque, psicologicamente, está associado a propriedades que dão vida. David é o protetor da vida. Eu escolhi ocre ou mostarda para A Fera". porque essa cor é associada a cerimônias religiosas, hindus e budistas, um manto de monge, vejo A Besta como um evangelista, um pregador que quer ajudar a salvar "O Quebrado". Finalmente, eu escolhi o roxo para o Sr. Glass porque essa cor tem sido associada à realeza, qualidades majestosas. Elijah se vê como importante, um personagem principal dos quadrinhos. "

 
Em circunstâncias normais, o filme teria sido um pesadelo de burocracia porque Corpo Fechado (2000) e Fragmentado (2016) foram produzidos por estúdios diferentes. Em vez disso, esta foi a primeira co-produção cinematográfica entre a Universal e a Disney, que têm sido rivais aquecidas nos negócios de filmes e parques temáticos há mais de meio século. Antes deste filme, a maioria das co-produções da Universal / Disney foi relegada à televisão). Segundo relatos, a Disney não teve nenhum problema em permitir que o filme Split (2016) apresentasse David Dunn em sua cena final, contanto que eles tivessem alguma informação sobre uma continuação completa.

Em uma das cenas dentro da cela de Kevin Crumb, uma prateleira pode ser vista com uma grande quantidade de escovas de dente, indicando que cada uma das personalidades de Kevin tem sua própria escova de dente.

O roteiro original de Corpo fechado  (2000) incluía Kevin como um vilão para David enfrentar, mas o diretor não poderia fazê-lo funcionar dentro dos limites de um único filme. Assim, Kevin acabou dividindo-se em seu próprio filme, com este filme sendo  o ponto culminante da ideia original.

O diretor M. Night Shyamalan disse: "Como os personagens acreditam no mundo dos quadrinhos, as cores primárias do filme se tornam mais dominantes. Quando param de acreditar, elas desaparecem em um mundo monocromático. O quarto rosa onde fazem terapia é rosa, vermelho desbotando para branco, porque é onde eles param de acreditar ". Dentro da loja de histórias em quadrinhos que Joseph visita, ele passa por um letreiro neon de "Vilões" e um letreiro verde de neon "Heróis". A cor da assinatura do Sr. Glass é roxa, e a cor da assinatura de Dunn é verde.

Sarah Paulson aceitou sua parte sem ler o roteiro, apesar de seu papel ter sido originalmente escrito para um homem, pela oportunidade de trabalhar com o diretor M. Night Shyamalan.

Diretor M. Night Shyamalan disse que o corte original do filme teve um tempo de execução de quase três horas e meia. Ele "aparou um pouco" cortando três das 23 personalidades de Kevin Crumb fora do filme.

Este filme marcou a quinta vez que Bruce Willis e Samuel L. Jackson apareceram juntos em um filme. Os demais foram Máquina Quase Mortífera (1993), Pulp Fiction (1994), Duro de Matar 3: A Vingança (1995) e Corpo Fechado (2000).

Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard e M. Night Shyamalan reprise todos os seus papéis dezenove anos após Corpo Fechado (2000). Willis já reapareceu como David Dunn em uma pequena participação no final de Fragmentado (2016), que estabeleceu um universo compartilhado com Corpo Fechado (2000). Shyamalan também apareceu brevemente em Fragmentado (2016) como especialista em vigilância; em Vidro(2019), ele confirmou que era o traficante de drogas do estádio visto em Corpo Fechado (2000), mas mudou sua vida desde então.

A loja de quadrinhos Dr. Ellie Staple visita perto do final do filme é a mesma loja de quadrinhos em que Elijah Price compra uma história em quadrinhos em Corpo Fechado (2000).

Quando Elijah Price / Mr. Glass vê David Dunn, seu arqui-inimigo, se juntou a ele no mesmo sanatório, ele esboça um sorriso pequeno e ameaçador. Isso é semelhante a uma cena no aclamado Batman de Frank Miller: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1 (2012), quando um Coringa encarcerado, aparentemente catatônico, quebra seu sono com um meio sorriso sinistro ao ver o retorno de Batman a Gotham City. Em ambos os cenários, o vilão recupera seu propósito e dirige uma vez que seu antigo inimigo reaparece.

O roteirista e diretor M. Night Shyamalan definiu a data de lançamento em 18 de janeiro de 2019, quando anunciou este filme.

Cada personalidade interpretada por James McAvoy tinha que ter uma voz e presença distintas. McAvoy, portanto, trabalhou com o diretor M. Night Shyamalan para definir cada identidade.

Quadrinhos  dos "X-Men" são visíveis nas cenas das revistas em quadrinhos. James McAvoy interpretou a versão mais jovem de Charles Xavier / Professor X nos filmes "X-Men" . Samuel L. Jackson também é conhecido pelo público como "Nick Fury" no Universo  Marvel

Em Corpo Fechado, Elijah explica que a fraqueza incomum de David em relação à água é na verdade uma característica do herói depois de ler uma história em quadrinhos sobre uma sociedade secreta que monitora as fraquezas de vários seres humanos bons e maus a fim de detê-los. Portanto, é muito provável que Elijah tenha notado as semelhanças com a Dra. Staple e sua organização e tivesse suas verdadeiras intenções descobertas no momento em que ele a conheceu.

Este filme contém numerosas referências sutis ao seu próprio título. Por exemplo, pára-brisas, lâmpadas e várias janelas.


Bruce Willis












O Veredicto (1982); The Return of Bruno (1987); Encontro às Escuras (1987); Assassinato em Hollywood (1988); Duro de Matar (1988); A Gata e o Rato (seriado 1985 a 1989); Fantasmas da Guerra (1989); Olha Quem Está Falando (voz -  1989); Duro de Matar 2 (1990); Olha Quem Está Falando Também (voz 1990); A Fogueira das Vaidades (1990);  Pensamentos Mortais (1991); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); O Último Boy Scout (1991); O Jogador (1992); A Morte lhe Cai Bem (1992); Zona de Perigo (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); A Cor da Noite (1994);  O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Os 12 Macacos (1995); O Último Matador (1996); O Quinto Elemento (1997); O Chacal (1997); Código para o Inferno (1998); Armageddon (1998); Nova York Sitiada  (1998); O Sexto Sentido (1999); A História de Nós Dois (1999); Meu Vizinho Mafioso (2000);  Corpo Fechado (2000); A Guerra de Hart (2002); Lágrimas do Sol (2003); Meu Vizinho Mafioso 2 (2004); Refém (2005); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Alpha Dog (2006); Xeque-Mate (2006); 16 Quadras (2006); Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção (2006); Grindhouse (2007); A Estranha Perfeita (2007); Duro de Matar 4.0 (2007); Planeta Terror (2007); Fora de Controle (2008); Assassinos Substitutos (20090; Os Mercenários (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Sem Lei (2011); Fuga Implacável (2012); Moonrise Kingdom (2012); Os Mercenários 2 (2012); Looper: Assassinos do Futuro (2012); Fogo Contra Fogo (2012); Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (2013);  G.I. Joe: Retaliação (2013); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); O Príncipe (2014); A Máquina (2015); Operação Resgate (2015); Fragmentado (2016);  Desejo de Matar (2018); Vidro (2019); Motherless Brooklyn (2019); Cornerman (2019)


James McAvoy
 

 










A Força de uma Paixão (2000);  Os Melhores Dias de Nossas Vidas (2004); As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005);O Último Rei da Escócia (2006); Desejo e Reparação (2007); O Procurado (2008); X-Men: Primeira Classe (2011); Dois Lados do Amor: Ele (2013); Dois Lados do Amor: Ela (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Dois Lados do Amor (2014); X-Men: Apocalipse (2016); Fragmentado (2016); Atômica (2017); Vidro (2019)  


Samuel L. Jackson
 











Um Príncipe em Nova York (1988); Faça a Coisa Certa (1989); Vítimas de uma Paixão (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Exorcista III (1990); Os Bons Companheiros (1990); Jogos Patrióticos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Attica: A Solução Final (1994); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Tempo de Matar (1996); 187: O Código (1997); Jackie Brown (1997); 187: O Código (1997); A Negociação (1998); O Violino Vermelho (1998); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Do Fundo do Mar (1999); Shaft (2000); Corpo Fechado (2000); Fora de Controle (2002); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); Triplo X (2002); Violação de Conduta (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); xXx 2 - Estado de Emergência (2005); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Serpentes a Bordo (2006); Entre o Céu e o Inferno (2006); O Resgate de Um Campeão (2007); 1408 (2007); Jumper (2008); Homem de Ferro (2008); O Vizinho (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Homem de Ferro 2 (2010); Thor (2011);  Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Django Livre (2012); Oldboy: Dias de Vingança (2013); RoboCop (2014); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Os Oito Odiados (2015); A Lenda de Tarzan (2016); O Lar das Crianças Peculiares (2016); xXx: Reativado (2017); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Avengers: Guerra Infinita (2018); Capitã Marvel (2019)

Anya Taylor-Joy
 












A Bruxa (2015); A Jornada dos Vikings (2015); Morgan: A Evolução (2016); Fragmentado (2016); O Segredo de Marrowbone (2017); Vidro (2019); O Gambito da Rainha (Mini-série 2020)

Spencer Treat Clark
 

 









O Suspeito da Rua Arlington (1999); Gladiador (2000); Corpo Fechado (2000); Sobre Meninos e Lobos (2003); Obsessão (2005); A Última Casa (2009); Muito Barulho por Nada (2012); O Último Exorcismo - Parte 2 (2013); Assassino Invisível (2014); Agentes S.H.I.E.L.D. da Marvel (seriado - entre 2015 e 2018); Vidro (2019); Animal Kingdom  (seriado - entre 2016 a 2019) 


Sarah Paulson












O Longo Caminho Para Casa (1998); Do que as Mulheres Gostam (2000); Abaixo o Amor (2003); Serenity: A Luta Pelo Amanhã (2005); O Amor Pode Dar Certo (2006); The Spirit: O Filme (2008); Martha Marcy May Marlene (2011); Noite de Ano Novo (2011); Amor Bandido (2012); 12 Anos de Escravidão (2013); O Rebelde no Campo de Centeio: A Vida de J.D. Salinger (2017); The Post: A Guerra Secreta (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caixa de Pássaros (2018); História de Horror Americana (seriado 2011 a 2018); American Crime Story (seriado 2015 a 2018); Vidro (2019); Ratched (seriado 2020) 

Charlayne Woodard
 












Hair (1979); Deus Abençoe as Crianças (1988); Ele Disse, Ela Disse (1991); Homem Meteoro (1993); Olho por Olho (1996); As Bruxas de Salém (1996); O Hotel de Um Milhão de Dólares (2000); Corpo Fechado (2000); Things Never Said (2013); Vidro (2019)

Fontes:
IMDB
Folha de São Paulo
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre