terça-feira, 14 de agosto de 2018

A FORTALEZA / SEQUESTRADOS / FORTRESS (1985) - AUSTRÁLIA


 


UM CONTO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA PELA VIOLÊNCIA

Sally Jones  (Rachel Ward) é uma professora britânica dando aulas em uma escola em um vilarejo no interior da Austrália. Parece um dia como outro qualquer na vida do grupo: alunos bagunceiros (filhos dos fazendeiros) e uma professora tentando controlar a energia da turma. Mas algo de inesperado e ruim acontece: um grupo de quatro criminosos, portanto máscaras invade o local e tomam a professora e seus nove alunos como reféns. O motivo parece ser bem óbvio: um vultuoso resgate pelos cativos. Sally, que até então achava que tudo se resolveria, é colocada em uma van, com os alunos, percebendo que suas vidas estão em risco e ainda o pior: ela e sua aluna mais velha, Narelle (Rebecca Rigg), estão próximas de sofrerem assédio.
 

Colocados dentro de uma caverna, Sally e Sid (Sean Garlick) resolvem fazer uma incursão em busca de uma saída para o grupo antes que os criminosos voltem. Apesar de encontrarem a saída, são perseguidos e as situações que se seguirão obrigarão o grupo a lutar por sua sobrevivência.
 


A Fortaleza  foi uma das primeiras produções feita pela emissora americana HBO para a Tv a cabo australiana e que fez muito sucesso na antiga “Sessão da Tarde”. Foi Lançado primeiro nos Estados Unidos (novembro de 1985) e seis meses depois na Austrália. No Brasil estreou na Tela Quente, da Globo, em 06 de junho de 1988, depois na já citada "Sessão da Tarde" e chegou a passar no SBT nos anos 90 e na Rede Tv nos anos 2000, Em DVD foi relançado como "Sequestrados",  provavelmente para evitar a confusão com o seu homônimo de 1993, estrelado por Christopher "Highlander" Lambert em um filme de “fuga de prisão”.
 


Aqui a temática nos leva a acreditar em um filme bem fraquinho, meio obvio, de como se desenvolverá sem muito entusiasmo, mas ledo engano. O roteiro de Everett De Roche (1946–2014) de "Razorback, as Garras do Terror", sob o romance de Gabrielle Lord, nos trouxe uma estória repleta de reviravoltas que nos presenteia com um filme de perseguição e sobrevivência, onde professora e alunos (algumas crianças !!!) resolvem que, às vezes, para sobreviver, as pessoas podem fazer coisas inimagináveis. E é aí que o filme pega o espectador: de vítimas, esse grupo percebe que pode ser algozes. Que pode confrontar, revidar e atacar. É uma mensagem da violência pela violência. Um tema sempre aberto a calorosas discussões. E realmente quando o filme termina fica aquela sensação de um nó seco na garganta do espectador ainda que a violência não seja explícita como (infelizmente) é mostrada nas produções atuais.



Durante quase toda projeção não vemos os rostos dos sequestradores, eles se escondem atrás de máscaras: "gato", "rato", "pato" e, o mais violento e líder do grupo, "Papai Noel". Sally, atônita, se percebe em uma situação que jamais imaginaria, ainda mais num local tão pacífico. Mas as situações vão piorando, os bandidos parecem ficar mais violentos e mostram-se dispostos a qualquer coisa, inclusive eliminar alguém do grupo. Há várias cenas interessantes: a fuga pela caverna d'agua com a ótima cena em que Sally passa um sufoco; o incidente na casa dos fazendeiros, a nova captura, o contra-ataque e a cena mais lembrada do filme (quando se cansam de serem as vítimas). Interessante que o filme acabou tendo dois finais: a partir do confronto com o “Papai Noel” há dois caminhos que são seguidos e quando a professora é rapidamente interrogada há duas cenas gravadas. No final da postagem coloquei as diferenças (para quem já assistiu o filme)


Quanto aos atores, Rachel Ward é a mais conhecida por aqui por filmes como "Paixões Violentas" e a famosa série "Pássaros Feridos". Está muito bem no papel da professorinha indefesa que vai crescendo em coragem e determinação. Vernon Wells, curiosamente, esteve no "arrasa quarteirão "Comando para Matar”, lançado em Outubro de 1986 nos EUA (Logo, antes de A Fortaleza). Seu papel mais conhecido, até então era em “Mad Max 2: A Caçada Continua” (1981), onde fazia o "louco moicano". Difícil de entender porque ficou o tempo todo atrás da máscara (de pato), seu rosto sequer aparece, além de não ser o principal vilão. Curiosamente esteve no filme "A Fortaleza" (Fortress) de 1992, Destaque também para Sean Garlick (o jovem Sid), Robin Mason (Derek) e Beth Buchanan (Leanne)




A Fortaleza, nome que se explica pela posição defensiva do grupo e pela localização na qual conseguem se posicionam, é uma produção que resistiu ao tempo pela eficiência que o diretor Arch Nicholson conseguiu colocar na estória: uma mistura de suspense, com perseguição, terror psicológico acrescido de um elenco coeso que ajudou o filme a funcionar. Um filme a ser descoberto e revisto por aqueles que há décadas viram o filme, cujo final sinistro ficou na memória de muita gente.



Curiosidades:
Asher Keddie (a garota Sue) fez vários seriados e esteve em "X-Men Origens: Wolverine" (como a Dra Frost);




Peter Hehir (o papai Noel) apareceu em "De Volta à Lagoa Azul" de 1991 como Quinlan. Sua filmografia vai até 1998;

Marc Aden Gray (o menino Tommy) esteve em vários seriados e apareceu no filme "Matrix" (1999) como Choi;

Rebecca Rigg (Narelle) fez vários seriados e apareceu em "Jerry Maguire, a Grande Virada" (1996). Sua filmografia termina em 2010. Ela é casada desde 1998 com o Ator Simon Baker do seriado O Mentalista.














Robin Mason (Derek, o aluno mais velho) só fez esse filme e não teve a participação creditada no filme;

Sean Garlick (o garoto Sid, que faz as buscas na caverna) só fez esse filme e participou de mais 3 séries. Sua filmografia termina em 2010;

Arch Nicholson (1941–1990) foi Diretor de Segunda Unidade do filme “Razorback, As Garras do Terror”;

Foi lançado nos cinemas australianos em 1986;

Anna Crawford, que fez Sarah, é filha do produtor do filme Ian Crawford. Ian atupu como diretpor até 1979 em várias séries australianas;

O romance de Gabrielle Lord foi inspirado em um sequestro ocorrido, em 1972, em uma Escola Primária em  Faradayque que teria sido influenciado pelo romance de William Golding, “O Senhor das Moscas" (1954)




Cartazes:


































Vernon Wells em Comando Para Matar



Vernon Wells em Mad Max II














Rachel Ward em Pássaros feridos





















AS DUAS VERSÕES FINAIS DO FILME (ATENÇÃO: SE NÃO VIU O FILME, NÃO LEIA)

A primeira versão mostra Papai Noel invadindo a gruta onde o grupo se encontra. Surge um clarão que mostra a professora e seus alunos sentados fora da escola. Surgem dois detetives que querem esclarecimentos sobre a versão apresentada pela professora. Ela entra na escola e mantém sua estória. Enquanto eles conversam são cercados pelas crianças munidas de lanças em tom ameaçadores e o que aconteceu realmente ao "Papai Noel" só é mostrado ao espectador. Os investigadores resolvem não mais fazerem perguntas...

A segunda versão mostra o que acontece ao "Papai Noel" quando ele entra na caverna e seu destino. Surge um clarão que mostra a professora e seus alunos sentados fora da escola. Surgem dois detetives que querem esclarecimentos sobre a versão apresentada pela professora. Ela entra na escola e mantém sua estória. Enquanto eles conversam são cercados pelas crianças (sem lanças) em tom ameaçadores e resolvem ir embora...

Filmografia Parcial
Rachel Ward









Caçada em Atlanta (1981); Cliente Morto Não Paga (1982);  Os Pássaros Feridos (mini-série 1983); Paixões Violentas (1984); A Fortaleza (1985); Como Fazer Carreira em Publicidade (1989); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992); Perigo Duplo ou Atração Proibida (1992); A Hora Final / A Praia (2000); Os Implacáveis (2002); The Death and Life of Otto Bloom (2016) 

Vernon Wells
Mad Max 2: A Caçada Continua (1981); Mulher Nota Mil (1985); Comando Para Matar (1985); A Fortaleza ou Sequestrados (1985); Viagem Insólita (1987); Assassinato em Hollywood (1988); A Fortaleza (1992); Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Piratas do Espaço (1996); Silent Night,  Zombie Night (2009); Jurassic City (2015); The Perfect Weapon (2016); Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2016).

17 comentários:

  1. CONTÉN SPOILERS⚠️⚠️⚠️

    Bom dia!
    Eu assisti a segunda versão do filme A Fortaleza-sequestrados essa semana no YouTube pela primeira vez,ao contrário de muita gente que assistiu nos anos 80 ou 90 na televisão.Fiquei chocadíssima e olha que sou adulta.Por mais que fala que foi sequestro,pensei que fosse alguma razão a mais ao sequestrar essas pessoas.Fiquei abismada com a cena final quando ela olha fixamente para um vidro na sala de aula,daí a câmera nos mostra um coração dentro dele.Credo!!!No geral eu entendi que diante de uma situação limite,até que ponto o ser humano chegaria para sobreviver.O filme se mostrou para a que veio,ao meu ver quando a professora arquiteta um plano para matar um dos mascarados no celeiro.Li em um site que a falha do filme foi mostrar a cara dos bandidos.Que o mistério que era a graça,mas a meu ver,eu gostaria de ver todas as caras dos bandidos.Ah,eu queria ter visto como eles conseguiram sair daquele lugar,como eles falaram sobre isso para a polícia.Depois que eles mutilam o papai Noel,já pula pra sala de aula,com eles alegres.Como os pais reagiram a isso tudo?Se fosse meu filho,não deixaria voltar aquela escola nunca sem ao menos um segurança.Tem filmes que eu gosto mas se eu fosse diretora rsrs deixaria tudo esmiuçado para não deixar nenhuma dúvida.Ah,também fiquei chocada em ver a professora incitar seu alunos a matar daquela forma tão raivosa ao ponto de arrancar o coração como troféu.Que horror!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fabiana.
    A versão que você assistiu foi a exibida nos anos 80 por aqui na TV. Logo, acredito que quem vier a ler suas considerações sobre o filme poderá acompanhar sem muitas dúvidas. Vi as duas versões e, como descrevi acima, só há diferenças perto do final.
    Quanto a sua impressão sobre o filme, acredito que muitos compartilham dela, apenas um senão, que, para mim, o fato de não mostrarem os rostos dos bandidos trouxe maior tensão ao filme. Já a solução apresentada pelo filme ficou com "uma lacuna" para alguns exatamente pelos envolvidos filmarem dois finais e na hora da montagem optarem (aparentemente) por juntar pedaços dessas duas versões.
    O filme foi vagamente baseado (leia-se: pouca coisa do que realmente aconteceu e acréscimo de situações fictícias para aumentar a dramatização) no sequestro de uma professora e sua classe na Escola Faraday em 1972 por Edwin John Eastwood e Robert Clyde Boland. Edwin mais tarde escapou da prisão e repetiu o crime com outro professor e sua classe em 1977. Curiosamente o sequestro teve inspiração no filme "Perseguidor Implacável" com Clint Eastwood (olha a coincidência dos sobrenomes), onde um assassino detém um motorista de ônibus e vários alunos como reféns.
    Você nos mostrou um outro modo de como você abordaria o filme e isso é interessante. Quando um diretor entra em uma produção, muitas vezes o filme toma uma direção oposta de sua proposta inicial o que não quer dizer que piora o filme, na verdade ele pode vir a corrigir falhas que tornariam o filme passíveis de críticas. As vezes até a mudança de ator muda o filme por completo como foi o caso de "De Volta para o Futuro" que teve várias cenas feitas como o ator Eric Stoltz e que depois foi substituído por Michael J Fox que trouxe outra postura ao personagem tornando-se um clássico. Acredito que sua visão nos traria um filme bem interessante.
    O filme incomodou na época e ainda incomoda hoje por uma temática muito forte e pouco comum, ainda mais para um telefilme. Muito obrigado por mais este comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sim,também acho que esses bandidos mascarados aumentaram mais a tensão do filme,mas tiraria a máscara no final como no filme Pânico.Percebi que tinham pai e filho entre os mascarados.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana.
    Caso tenha curiosidade há, no Youtube, um vídeo (em idioma que não reconheci, mas as cenas pra quem viu o filme são fáceis de entender, e ainda há a opção (ruim) de legenda traduzida) que mostra a outra versão (o final) que não foi utilizada. Basta digitar Fortress Alternate Ending e encontrará o vídeo. Talvez você considere ser uma versão mais light ... ou não. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse filme....
    Um Remake ficaria show de bola TB ....
    Co toda tecnóloga de hoje mas sem perder exencia ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia (você esqueceu de citar seu nome)
      Interessante como essa produção televisiva ganhou tantos admiradores no Brasil sendo uma das postagens mais visitadas há um bom tempo. Mas não é por acaso. Esta produção do canal HBO, que em uma época se destacou por produzir bons filmes como "Nova York, Terra de Ninguém", "Sem Suspeita", "A Nação do Medo", "Cidadão X" (Já analisados por aqui - ver "filmes analisados no Blog"), é de alto nível para o padrão televisivo, pois apresenta direção, roteiro e atuações muito boas. Concordo que um remake deveria conter a "alma" deste filme, mas, atualmente os remakes mudam completamente o conceito da antiga produção e se transformam em um novo produto para um novo público. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  6. Acabei de rever no youtube. Maravilhoso. Como essa obra envelheceu bem. Eu me lembrava do final alternativo que foi o que vi na TV globo. Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro.
    Sim, o filme envelheceu muito bem.
    Que bom a análise agradou. Muito obrigado por visitar o bog e comentar. Seja bem-vindo e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oie (o Rodrigo aqui):

    Um clássico mesmo!
    E até polêmico... envolvendo CRIANÇAS e VIOLÊNCIA. Ainda mais na cena do NADO.
    Noto algumas gafes (basta olharem no site amazon.imdb.com).
    No youtube, há em vários idiomas: dia destes assisti em FRANCÊS.
    Cheguei a assistir num canal argentino. Por sinal mal dublado.
    E uma dúvida... se era para TV, por que passou no cinema? Alias quem assistiu neste devia ficar impactado.
    Seguem algumas informações 'bastidores': a RACHEL CLAIRE WARD descendente de NOBRES. Casada com BRYAN BROWN (atuou em COCKTAIL). Uma das filhas parece ser atriz. ASHER KEDDIE atua desde criança. Este foi um dos 1os filmes. BETH CHRISTINE BUCHANAN idem. Alias a mãe (Sra JO BUCHANAN) meio que cuidou das crianças no filme. Onde já troquei um e mail com tal. Professora e escritora. Tem um filho que foi ator e passou uns probleminhas. Publicou um livro abordando isto. Um dos malfeitores, ROGER STEPHEN: bem diferente do personagem. Tinha site. Mandei uma mensagem e disse que QUERIA CONHECER O BRASIL. Uau.
    AUSTRÁLIA, um país rico: tem suas mazelas. Uma vez uma pessoa de lá veio numa palestra aqui em PORTO ALEGRE e disse que 'devia se ter cuidado ao transitar por ruas à noite lá'. E ficou pasmo de eu saber de tanta coisa sobre o país. Já a NZ bem mais seguro (parece que a COVID 19 foi erradicada de lá/que bom).
    E num comentário, mencionam uma CONTINUAÇÃO: sei que confundem com FORTRESS de 1992.
    Onde o que choca a realidade. Atuaram bem neste.

    Tchau,
    R

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Rodrigo.
    A Fortaleza estreou no Supercine e, posteriormente, foi parar na Sessão da Tarde. Realmente é um filme violento e polêmico e o motivo de ter passado nos cinemas australianos é que os envolvidos devem ter acreditado que, pela qualidade da produção, traria retorno e talvez essa estratégia não tenha dado certo, visto que nos demais países a exibição foi na TV. Algo parecido aconteceu com o seriado do Homem-Aranha dos anos 70, em que levaram o seriado (episódio piloto) para os cinemas e o apresentaram como filme, mas foi feito para a TV. Muito legal suas informações . Nunca fiquei sabendo de uma continuação, pelo menos não com os envolvidos (ao pesquisar as filmografias para colocar no Blog). Vou ver se descubro algo. Muito obrigado por mais este comentário e as informações que enriqueceram a postagem. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. Ó (como saudam aqui no SUL):

    Estreia no SUPERCINE ou TELA QUENTE? Pois lembro que lançou em 88...
    Depois CINEMA EM CASA e SESSÃO DAS 10, TVS.
    Mais dados sobre 'bastidores': SEAN GARLICK parece trabalhar com TORTAS (há fotos atuais onde mostrava algo ligado a isso). Era jogador antes de um esporte famoso no país. REBECA JANE RIGG mora na CA (EUA). Parece que o marido largou por uma mais nova. Ela atuou em outros filmes até bons. E atua desde pequena. O que fez o TOMMY tb mora nos EEUU. Bem diferente desde tal época. Há um site onde tem uma foto da que fez a SARA. Certamente passou dos 40. E nem sabia que o pai teria falecido.
    Há até uma foto de bastidores mesmo (acho que um site alemão) da 'professora, Toby & Sarah' juntos: onde tais mostram alegria. Diferente da situação do filme.
    E até engraçado uma turma ter alunos de idades variadas (parece até CURSO DE IDIOMA).

    Saudação cinéfila,
    R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.
      Você em razão. O filme estreou no Brasil na "Tela Quente" da Globo (Segunda) e não Supercine (Sábado) e teve reprises nessa emissora em 06 em março de 1989 (Domingo) e 27 out 89 (Sessão da Tarde) depois reprisando no SBT . Legal essas informações, ótima pesquisa. Vou verificar. Obrigado. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  11. Esse filme a fortaleza passou do sbt,não foi na globo, no cinema em casa que saudações

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite (você esqueceu de mencionar o o seu nome).
    O filme passou na Globo, na Tela Quente, na data informada pela postagem e tempos depois de outras exibições foi apresentado no SBT. Inclusive consta a informação no jornal O Globo de 05 de junho (Revista da Tevê - Pág 11) como lançamentos inéditos que seriam apresentados pela emissora.

    ResponderExcluir
  13. (Cezar) parabéns pela descrição do filme
    Esse filme é uma obra de arte do gênero suspense/terror. É chocante, supreendente e é normal que algumas pessoas acabem criticando a forma violenta de como a professora tenha decidido junto as crianças a forma de "eliminar"os criminosos, mas ao mesmo tempo o filme, na minha opinião, justamente se propõe a mostrar o quanto a luta pela própria vida faz o ser humano buscar o lado mais primitivo em certas ocasiões. Não há como ser gentil ou pensar em humanidade quando sua vida está prestes a ser tirada de forma brutal. Com certeza o filme marcou e assustou uma geração, e mesmo hoje tem a capacidade de gerar essas sensações. Tenho restrições aos remakes (pelo excesso hoje em dia, e pela mudança da trama em muitos casos), espero q não haja, tal qual como espero q não haja com a bruxa de blair. Eles são atemporais. Por fim, mais uma vez, excelente filme, obrigatório pra quem gosta do gênero! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Cezar. Desculpe somente responder agora.
      Acredito que você tenha sintetizado bem a proposta da obra. É uma obra inteligente que leva a reflexão.
      Quanto a remakes, é o modo de Hollywood trazer para as novas gerações um obra que fez sucesso, mas , infelizmente, como você bem observou, o resultado se não for pífio, mostra-se uma obra praticamente distinta de seu original, muitas vezes não justificando sua realização.
      Muito obrigado pelos comentários. Seja bem-vindo, volte sempre e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre