UM FAROESTE ATÍPICO
Vienna (Joan Crawford) é dona de um saloon que gera a ira e ganância
de uma banqueira chamada Emma Small (Mercedes McCambridge), devido estar em
local onde passará uma ferrovia que trará prosperidade e riqueza a região e por
ser apaixonada por Dancin' Kid (Scott
Brady), um pistoleiro que nutre sentimentos por Vienna. A chegada de Johnny
Guitar (Sterling Hayden), um enigmático violeiro, incendiará ainda mais o
triangulo amoroso e revelará um passado que Vienna e Johnny compartilharam e que ficou
para trás.
Ótimo faroeste, adaptado de
um romance do escritor Roy Chanslor, fora dos padrões habituais, em que as
mulheres são as condutoras da trama e possuem o poder (psicológico e econômico)
sob os demais homens. Num gênero
dominado por cowboys, pistoleiros e xerifes
ter duas mulheres à frente do filme,
sendo senhoras de seus destinos e poderosas,
já mostra um roteiro único.
Viena é a toda poderosa dona
de uma saloon que recebe convidados influentes e a visita de um temido
pistoleiro local: Dancin' Kid. Emma não suporta Vienna, nem a adoração que o
pistoleiro sente por ela. Com a chegada de Johhny Guitar o panorama muda. O ar
fica pesado, todos percebem a mudança de Vienna. A mulher durona se torna mais
meiga. Dancin Kid percebe um rival, que tem uma história com sua pretensa
paixão, que começa a tirar sua pretendida de suas mãos. Emma ama Kid, que ama
Vienna, que ama Johnny.
Esse é um filme atípico,
pois ao mesmo tempo em que possui a aparência de um filme de western comum, também passa a impressão, quando acaba, de um
grande filme que fica gravado em nossas recordações. Faroeste, drama, romance e ódio, tudo
misturado e muito bem narrado. Os diálogos são irônicos, únicos e, em alguns
momentos, reflexivos e ambíguos. As cores são bem fortes, especialmente o
vermelho resultado da filmagem em trucolor que gerava um resultado cromático. Grande parte do filme é ambientado no saloon o que concede aquele ar de lugar fechado, deixando o espectador sentido o clima de tensão no ar. E o filme segue num crescente até o clímax final. Destaque para Joan
Crawford e Mercedes McCsmbridge num embate de interpretações.
Nicholas Ray (1911–1979) criou
um filme mítico: estranho, intenso, fora dos padrões, vigoro, original. São
tantos os títulos e elogios a essa obra. É
um filme de outsiders, pessoas que não se enquadram em uma sociedade (como em seu filme "Juventude Transviada"). Muitos dos personagens de Nicholas Ray, em seus filmes, o foram. Aqui quase todos os principais
personagens parecem não se encaixar num convívio social e por isso estão
naquele lugar desolado. Seus personagens principais possuem personalidade
fortes. Ninguém se dobra à ninguém. O amor está ali, mas a individualidade
também. Há uma crítica ao Marcatismo (década de 50), que imperava em Hollywood, criando uma lista negra de perseguição a diretores, escritores e atores que o senador e seus adeptos acreditavam serem comunistas. A cena da tentativa de enforcamento de Vienna, com os homens hesitantes de sua culpabilidade, pode ser considerado um exemplo. Um dos escritores, Philip Yordan, foi perseguido pelo movimento se exilando em Paris.
Temos até um Ernest Borgnine fazendo esplendidamente um de seus grandes vilões. Além do veterano ator John Carradine (1906–1988).
O mais interessante é que, na
época do seu lançamento, o filme foi considerado ruim e sua protagonista, Joan
Crawford, escreveu em seu livro que não compreendia o que a levara a aceitar
trabalhar no filme. Se nos Estados Unidos o filme não foi bem recebido, o
inverso ocorreu na Europa onde o filme foi adquirindo, ao longo dos anos, o status
de cult movie.
Trailer:
Curiosidades:
Após seu falecimento, Joan
Crawford teve sua vida levada as telas no filme “Mamãezinha Querida”, mostrando
um outro lado da atriz que adotou 4 filhos, deserdou 2 e deixou apenas uma
parcela de sua riqueza para os outros dois. O filme, de 1981, parte do livro autobiográfico de uma de suas
filhas adotadas, Christina Crawford, mostrando-a como uma mãe que não se
interessava pelos filhos, chegando a maltratá-los, tendo-os adotado apenas para
passar uma boa impressão ao público. A
atriz Faye Dunaway fez o papel de Joan.
Durante as filmagens, qualquer técnico ou ator deveria escolher de que lado ficaria, de Joan Crawford ou de Mercedes McCambridge, na guerra que existia entre as duas estrelas. Nicholas Ray disse mais tarde que essa batalha entre as atrizes serviu para o sucesso do filme e contribuiu para o faturamento.
A música-título tocada nos títulos finais, com música de Victor Young e letras e vocais de Peggy Lee, foi encomendada com o propósito expresso de receber uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. A música não entrou na lista final de cinco candidatos para 1954, possivelmente porque o estúdio por trás do filme (Republic Pictures) não empregou membros votantes suficientes da Academia para garantir que ela fosse indicada.
Ben Mankiewicz observou que Sterling Hayden estava tão enojado com as travessuras de sua co-estrela que disse: "Não há dinheiro suficiente em Hollywood que possa me atrair para fazer outro filme com Joan Crawford." Como ponto de exclamação, Hayden acrescentou: “E eu gosto de dinheiro”.
Joan Crawford queria que Paul Newman interpretasse The Dancing Kid.
Robert Mitchum foi considerado para o papel de Johnny Guitar, mas a RKO não o emprestou.
Sterling Hayden foi uma escolha incomum para o papel-título, pois não sabia andar a cavalo ou tocar violão.
Lucille Fay LeSueur era o nome verdadeiro da atriz Joan Crawford.
O crítico Dennis Schwartz lembra: “François Truffaut disse que isso o lembrava de 'A Bela e a Fera', com Sterling Hayden sendo a bela”.
Joan Crawford ganhou o Oscar
de Melhor atriz pelo filme “Almas em Suplício” (1945). A atriz teve 3 indicações
para o Oscar.
Crawford (1905- 1977)
faleceu aos 69 anos de ataque cardíaco.
Joan Crawford tinha 49 anos quando foi filmado e, como interesses amorosos de sua personagem, Sterling Hayden tinha 37 e Scott Brady tinha 29.
Sterling Hayden (1916–1986)
faleceu aos 70 anos de câncer de próstata. Interrompeu a carreira para ingressar na Marinha, retornando após o fim da Segunda Grande Guerra.
Ernest Bognine fez diversos
filmes e ficou famoso como o seriado “Águia de Fogo”. O Ator faleceu aos 95 de
falência renal. Conquistou um Oscar pelo filme Marty (1955).
Mercedes
McCambridge (1916–2004) fez vários filmes e a maior curiosidade está no fato de
ter feito a voz demoníaca de Linda Blair em “O Exorcista”. A Atriz ganhou o
Oscar de Melhor atriz coadjuvante pelo filme “A Grande Ilusão” (1949) e foi
indicada na mesma categoria pelo filme “Assim
Caminha a Humanidade” (1956). Faleceu aos 87 anos de causas naturais.
Nicholas
Ray foi indicado ao Oscar de melhor escritor por “Juventude Transviada”
(1955). Estudou arquitetura, optou por ser ator de teatro até que o diretor Elia kazan o levou para Hollywood. A partir de 1965 passou a ser dedicar ao ensino universitário, praticamente abandonando esse meio.
A certa altura, Johnny diz: “Eu também sou um estranho aqui”. Este era o lema pessoal de Nicholas Ray, um tema recorrente em seus filmes e, supostamente, o título provisório de quase todos os filmes que dirigiu.
O
filme figura no livro “1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer".
Em entrevista no lançamento da Criterion Collection de O Grande Golpe (1956), Sterling Hayden afirmou que não ligava para este filme. “Eles colocaram cordas, como você compra no supermercado, no meu violão, para o caso de eu acidentalmente bater neles”, disse ele, reconhecendo que “não sei tocar violão e também não consigo cantar”. “Eu estava em guerra com aquele filme, durante o dia, com Joan Crawford”, lembrou ele, “e à noite com minha segunda esposa”. Apesar de suas reservas sobre o filme, Hayden foi reconhecido por sua popularidade.
Joan Crawford insistiu que seus closes fossem filmados apenas em estúdio, onde a iluminação pudesse ser rigidamente controlada. Nenhum close dela foi filmado durante a locação.
Joan Crawford, que comprou os direitos do romance e o vendeu para a Republic Pictures com a condição de estrelar, inicialmente queria que Claire Trevor fizesse o papel de Emma e tinha ciúmes da mais jovem e competitiva Mercedes McCambridge.
Nicholas Ray ficou bastante infeliz durante as filmagens e mais tarde admitiu: "Algumas vezes, eu tinha que parar o carro e vomitar antes de chegar ao trabalho pela manhã." E suas lembranças desagradáveis da produção só foram reforçadas pelas críticas negativas que o filme recebeu da crítica americana quando estreou.
Sterling Hayden quase recusou um papel importante no filme de Yves Boisset 'Le Saut de l'Ange' (lançado em 1971) devido a uma divergência radical de opinião sobre 'Johnny Guitar', este último elogiando-o como uma obra-prima, enquanto Hayden o considerou seu pior filme , acrescentando que o diretor Nicholas Ray foi demitido logo da produção por problemas com bebida e substituído pelo roteirista Philip Yordan, então amante da co-estrela Joan Crawford (de quem Hayden não gostava profundamente).
Filmografia
Parcial:
Joan Crawford (1905–1977)
Uma Aventura em Paris (1926); A Indomável (1929); A Mulher que Perdeu a Alma (1930); Grande Hotel (1932); A Mulher Proibida (1938); Uma Aventura em Paris (1942); Alma em Suplício (1945); Fogueira de Paixões (1947); A Dominadora (1950); Johnny Guitar (1954); Frenesi de Paixões (1955); A Donzela de Ouro (1957); O Que Aconteceu com Baby Jane? (1962); Almas Mortas (1964); Espetáculo de Sangue (1967).
Sterling Hayden (1916–1986)
Flechas Incendiárias (1952); O Falcão Dourado (1952); A Garganta do Diabo (1952); Vivendo no Inferno (1952); Príncipe Valente (1954); Johnny Guitar (1954); Meu Ofício é Matar (1954); Gigante dos Mares (1955); O Grande Golpe (1956); Valerie (1957); Dr. Fantástico (1964); O Poderoso Chefão (1972); Um Perigoso Adeus (1973); Terror Mortal (1975); Rei dos Ciganos (1978); Como Eliminar Seu Chefe (1980).
Mercedes McCambridge (1916–2004)
Mercedes McCambridge (1916–2004)
Johnny Guitar (1954); Assim Caminha a Humanidade (1956); Adeus às Armas (1957); De Repente, No Último Verão (1959); O Diabo da Carne (1961); O Exorcista (1973); Aeroporto 79 - O Concorde (1979).
John Carradine (1906–1988)
Os Miseráveis (1935); O Jardim de Allah (1936); No Tempo das Diligências (1939); O Cão dos Baskervilles (1939); Vinhas da Ira (1940); Vinhas da Ira (1940); Capitão Kidd (1945); Johnny Guitar (1954); Os Dez Mandamentos (1956); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); A História da Humanidade (1957); As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); Tarzan, O Magnífico (1960); O Homem que Matou o Facínora (1962); O Otário (1964); Crepúsculo de Uma Raça (1964); Na Trilha dos Homens Maus (1970); Sexy e Marginal (1972); A Sentinela dos Malditos (1977); O Grande Búfalo Branco (1977); Grito de Horror (1981); O Espantalho (1982); A Mansão da Meia - Noite (1983); Piratas das Galáxias (1984); Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986); Confusão nas Estrelas (1986); A Semente do Mal (1987); Enterrado Vivo (1990); Halloween - A Maldição Está de Volta! (1995).
Ernest Borgnine (1917–2012):
Ernest Borgnine (1917–2012):
A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968); Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989); Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011);
Scott Brady (1924–1985)
Demônio da Noite (1948); Rivais em Fúria (1949); Na Sombra do Crime (1950); O Capitão Pirata (1952); Johnny Guitar (1954); O Último Matador (1954); Até a Última Bala (1956); Guerreiros em Luta (1957); Flechas de Sangue (1958); O Pistoleiro de Esporas Negras (1965); O Castelo do Mal (1966); A Quadrilha dos Renegados (1967); Aventureiros das Estradas (1968); Pesadelo de Cera (1969); Sem Rumo no Espaço (1969); Na Trilha dos Homens Maus (1970); Ladrão que Rouba Ladrão (1971); A Noite do Estrangulador (1973); Women in White (1979); Síndrome da China (1979); O Fim da Quadrilha Dalton (1979); Massacre Brutal (1981); Gremlins (1984)
Ward Bond (1903–1960)
Letra e Música (1929); Galanteador Audaz (1930); A Grande Jornada (1930); Virtude (1932); O Vale da Morte (1933); O Código de um Herói (1933); O Último Favor (1934); Um Grito na Noite (1934); Fuzileiros do Ar (1935); Inferno Negro (1935); Sangue na Neve (1935); Os Últimos Dias de Pompéia (1935); O Homem que Viveu Duas Vezes (1936); Campeão de Luvas Brancas (1937); Beco sem Saída (1937); Do Mundo Nada se Leva (1938); A Lei do Mais Forte (1939); A Volta de Cisco Kid (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); A Longa Viagem de Volta (1940); A Estrada de Santa Fé (1940); Sargento York (1941); Relíquia Macabra (1941); Terra Selvagem (1942); Dakota (1945); Paixão dos Fortes (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue de Heróis (1948); Joana D'Arc (1948); O Céu Mandou Alguém (1948); Caravana de Bravos (1950); A Vinganca de Jesse James (1951); Depois do Vendaval (1952); Sangue da Terra (1953); Johnny Guitar (1954); A Paixão de uma Vida (1955); Rastros de Ódio (1956); Asas de Águia (1957); Onde Começa o Inferno (1959); Caravana (seriado 1957 a 1961)
Vaqueiro Detetive (1941); As Aventuras de Martin Eden (1942); Terrível Verdade (1948); Correndo Para a Morte (1948); Crime Submarino (1948); Ruas da Perdição (1949); Montana, Terra Proibida (1950); Terra Selvagem (1950); Calibre 45 (1950); O Fugitivo de Santa Marta (1950); O Gavião do Deserto (1950); O Manto da Morte (1951); Flechas Incendiárias (1952); Matar ou Morrer (1952); O Rei e o Aventureiro (1952); Chamas da Ambição (1952) Torrente de Ódio (1952); Sangue da Terra (1953); Herança Sagrada (1954); Johnny Guitar (1954); O Ultimo Bravo (1954); O Egípcio (1954); Os Tiranos Também Morrem (1955); O Filho de Sinbad (1955); Marcado para a Morte (1956); Prisioneiro do Ouro (1956); Falta um para Vingar (1958); Minha Vontade é Lei (1959);
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