sexta-feira, 13 de novembro de 2020

CARTAS PARA JULIETA / LETTERS TO JULIETE (2010) - ESTADOS UNIDOS

"UM CORAÇÃO QUE AMA É SEMPRE JOVEM" (PROVÉRBIO GREGO)

Sophie Hall (Amanda Seyfried) é uma “verificadora de fatos” para a revista da qual trabalha.  Ela está noiva de Victor (Gael Garcia Bernal) e o casal decide fazer uma lua de mel pré-matrimonial indo para Verona, Itália. Só que a viagem não é como Sophie imaginava: Victor, um chef de cozinha, que abrirá seu restaurante em poucas semanas, resolve utilizar a viagem para estabelecer contatos com fornecedores e aprender sobre os segredos da culinária local.  A jovem o acompanha em algumas visitas, mas percebe que o seu noivo não tem interesse em passear pela cidade com ela.

Sophie, ao ver que o noivo transformou as férias românticas em uma viagem de trabalho combina que o deixará livre para estabelecer contatos enquanto  resolve visitar pontos turísticos. Por acaso, se depara com a “Casa de Julieta”, um local onde milhares de mulheres prendem em uma parede cartas ondem relatam suas expectativas e dramas amorosos à espera de uma resposta das “secretárias de Julieta”: mulheres dedicadas a ler e responder as cartas, em uma forma de dar conforto ou orientar quem lhes escreve. 

Após travar contato com as “secretárias”, Sophie resolve acompanhar suas rotinas, onde por acaso, retira um tijolo solto que mantinha uma carta escrita há 50 anos, a carta de Claire (Vanessa Redgrave), uma outrora jovem inglesa, que descobriu o amor de sua vida, Lorenzo, mas por pressão dos pais teve que regressar ao seu país. Shopie resolve responder a carta e envia para o endereço que constava no envelope. Dias depois conhece Charlie (Christopher Egan), neto de Claire, um jovem pretencioso e arrogante que a critica pelo envio e que desejar proteger a avó da dor da decepção,  já que esta decidiu por voltar a Verona. Um inevitável encontro acontece entre Claire e Sophie que fica agradavelmente surpresa. Já que Victor está “viajando a negócios”, ela decide se juntar a dupla em sua busca para encontrar Lorenzo na Toscana. Uma tarefa nada fácil, visto que existem 74 homens na região com o nome de Lorenzo, ao mesmo tempo em que Sophie passa a escrever sobre essa incrível jornada para, quem sabe, ter um material em mãos que faça com seu editor (Oliver Platt) a perceba como uma boa escritora.

Dirigido por Gary Winick (“De repente 30”), com roteiro de Jose Rivera (indicado ao Oscar por “Diários de Motocicleta” com Gael Garcia Bernal) e Tim Sullivan, Cartas Para Julieta é um daqueles famosos casos em que a crítica especializada pega no pé da produção e o público segue em direção oposta com várias linhas elogiosas a um filme dirigido com sensibilidade ímpar e muita inspiração, visto que o roteiro tem até um quê de trivial, mas Winick (falecido um ano depois de câncer) soube mostrar as buscas de Claire, Charlie  e Sophie, de uma maneira divertida, simpática, em um clima de romance, que permeia toda a narrativa. Um romance maduro, de uma pessoa que ficou longe por 50 anos, e agora na esperança de encontrar um amor que tenha sobrevivido ao tempo.  E, nessa busca, teremos Claire e Sophie a procura do amor verdadeiro. O espectador sabe como a história toda irá terminar, mas como se desenrolará até esse momento é o que se mostra especial, com direito a viagens por toda a Toscana e Veneto encontrando muitos Lorenzos, que ora deixam Claire decepcionada, ora aliviada e empurram o espectador para o final do filme confortavelmente. 

Para quem acha que a história de um amor que se encontra muito tempo depois seja algo de fantasioso, cabe deixar o leitor ciente que inglesa Vanessa Redgrave (na época separada do diretor Tony Richardson) e o italiano Franco Nero (o eterno “Django”) se conheceram durante as filmagens de Camelot (1967), onde tiveram um breve romance e um filho.  O casal permaneceu junto por quatro anos até um rompimento em que ambos ficaram separados por décadas. Redgrage teve um relacionamento com (o ex 007) Timothy Dalton de 1971 a 1986. Trinta anos depois os corações falaram mais alto e uma nova união formou-se lá daquele ardente caso de amor dos anos sessenta nunca esquecido, que terminou em casamento em 2006. Esse relacionamento dura até hoje.  Redgrave possuiu também uma cena no filme que passa despercebida pela maioria dos espectadores: o momento que penteia o cabelo da personagem Sophie. Um momento muito especial, a partir do momento que descobrimos que a atriz começou a produção com a dor da perda da filha Natasha Richardson, esposa do ator Liam Neeson, falecida aos 45 anos, em decorrência de ferimentos causados por um acidente de esqui. É uma cena bem singela, mas que perceberemos uma carga de emoção muito grande entre a jovem e a veterana atriz. E Amanda Seyfried estrelou "O Preço da Traição" (2009) ao lado de Natasha Richardson.

O elenco é o grande trunfo desse filme dentre suas outras virtudes: Vanessa Redgrave trouxe emoção e dignidade em um papel que poderia ter dado muito errado em outras mãos.  Amanda Seyfried (de Mama Mia e Querido John) revela-se muito a vontade no papel do inesperado cupido . Chris Egan também está bem no papel do neto de Claire que, aos poucos, revela um pouco de sua personalidade e começa a chamar a atenção de Sophie. Gael Garcia Bernal funcionou como um coadjuvante de luxo e esteve muito bem no papel, cuja ideia de férias ao lado da noiva inclui conversar com chefs de cozinha e empresários, provando vinhos e queijos e nem dando falta de Claire. Franco Nero é a participação inesperada, que pega o espectador, que conhece sua extensa filmografia, de surpresa. E o ator saiu-se muito bem dentro de um gênero da qual não se esperava vê-lo.  Oliver Platt faz uma participação rápida e interessante. 

Cartas Para Julieta é uma comédia romântica indicada a todas as idades. É muito bem realizada com um elenco inspirado, com lindas locações  e um roteiro que, apesar de ser bem simples, teve um diretor com sensibilidade suficiente para emocionar.  Além disso tem uma bela fotografia e uma trilha sonora simpática, adequada a proposta do filme. Indicado (as) aos românticos (as) de coração.


Trailer:


Curiosidades

As secretárias de Julieta realmente existem. Chama-se Clube Julieta e oferece-se para responder a cartas deixadas em Verona, bem como para organizar eventos em homenagem a 'Romeu e Julieta'.

O papel de Claire teve uma ressonância particular para Vanessa Redgrave, já que ela também tinha viajado para a Itália quando era mais nova e ficou por um período de tempo, bem como sua personagem.

O diretor Gary Winick (1961–2011) faleceu de câncer no cérebro.

A ideia do filme foi inspirada no livro de não ficção de 2006, "Cartas para Julieta", de Lise Friedman e Ceil Friedman, que narra o fenômeno de escrever cartas para a heroína romântica mais famosa de William Shakespeare.

Esta é a segunda vez que Amanda Seyfried interpreta uma personagem chamada Sophie. Também era o nome de sua personagem em Mamma Mia! O Filme (2008).

A maioria dos macarrões vistos pendurados na cozinha de Gael García Bernal no início são na verdade elásticos.

Vanessa Redgrave e Franco Nero também estrelaram Um Lugar Tranquilo no Campo em 1968

Vanessa Redgrave e Gael García Bernal frequentaram a Escola Central de Fala e Drama para estudar atuação. Redgrave em 1954 e García Bernal em 1998.

Orçado em 30 milhões de dólares, com arrecadação mundial de 79 milhões.


Trilha Sonora:

You Got Me -  Colbie Caillat

Chianti Country - Reg Tilsley

Verona - Andy Georges

Un Giorno Così -  883

Per Avere Te -  Franco Morselli

Quando, Quando, Quando - Laura Jane aka Laura Jane Jones and Chris Mann

Variations On A Theme By Mozart (Magic Flute) Op. 9 -  Jim Long

Sospesa -  Malika Ayane and Pacifico

Per Dimenticare -  Zero Assoluto

Sono Bugiarda (I'm A Believer)- Caterina Caselli

Guarda Che Luna -  Fred Buscaglione

Love Story (Pop Mix / Audio) - Taylor Swift

What If - Colbie Caillat


Love Story (Pop Mix / Audio) - Taylor Swift


What If - Colbie Caillat



You Got Me -  Colbie Caillat



Cartazes:





Filmografia Parcial:

Amanda Seyfried







Meninas Malvadas (2004); Questão de Vida (2005); Pesadelo Americano (2005);Alpha Dog (2006); Conversando com os Mortos (2008); Mamma Mia! O Filme (2008); Garota Infernal (2009); O Preço da Traição (2009); Querido John (2010); Cartas para Julieta (2010);  A Garota da Capa Vermelha (2011); O Preço do Amanhã (2011); O Fim do Amor (2012); 12 Horas (2012); Os Miseráveis (2012); Lovelace (2013); O Casamento do Ano (2013); Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (2014); Enquanto Somos Jovens (2014); Ted 2 (2015); Fé Corrompida (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018); Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018); Meu Amigo Enzo (2019); Você Deveria Ter Partido (2020)

Vanessa Redgrave







O Homem que Não Vendeu sua Alma (1966); Blow-Up - Depois Daquele Beijo (1966); Camelot (1967); A Carga da Brigada Ligeira (1968); Isadora (1968); Oh! Que Bela Guerra! (1969); Os Demônios (1971); Mary Stuart, Rainha da Escócia (1971); Visões de Sherlock Holmes (1976); O Mistério de Agatha (1979); Sombras do Passado (1985); O que Terá Acontecido a Baby Jane ?(1991); A Jovem Catarina (1991); Retorno a Howards End (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Paixão Assassina (1993); Fuga para Odessa (1994); Missão: Impossível (1996); Wilde - O Primeiro Homem Moderno (1997); Déjà Vu (1997); Impacto Profundo (1998); Garota, Interrompida (1999); Quando os Anjos Falam (2000); A Condessa Branca (2005); O Senhor dos Ladrões (2006); Desejo e Reparação (2007); Aprisionados (2008); Cartas para Julieta (2010); A Informante (2010); Anônimo (2011); Canção para Marion (2012); O Mordomo da Casa Branca (2013); Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014); Richard III (2016); Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017); Mrs Lowry & Son (2019)

Franco Nero







Django (1966); A Bíblia (1966); Camelot (1967); Os Violentos Vão Para O Inferno (1968); A Virgem e o Cigano (1970); Joana, a Mulher que Foi Papa (1972); Implacável Perseguição (1973); O Vingador Anônimo (1974); Presas Brancas (1974); Pânico em Munique (1976); Keoma (1976); O Comando 10 de Navarone (1978);Ninja - A Máquina Assassina (1981); Querelle (1982); Django - A Volta do Vingador (1987); Magdalene (1988); Toque Mortal (1992); Paulo, o Apóstolo (2000); Bathory (2008); Cartas Para Julieta (2010); Django Livre (2012); A Sereia Assassina (2014);

Gael Garcia Bernal







Amores Brutos (2000); E sua Mãe Também (2001); Sem Notícias de Deus (2001); Fidel (2002);  O Crime do Padre Amaro (2002); Jogo de Sedução (2003); Cuba Libre (2003); Diários de Motocicleta (2004); Má Educação (2004); Babel (2006); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Corações em Conflito (2009); Cartas para Julieta (2010); Pronta para Amar (2011); Planeta Solitário (2011); Ardor (2014); Deserto (2015); Neruda (2016); Deserto em Fogo (2016); Acusada (2018); Ema (2019); Aqui na Terra (seriado 2018 A 2020) 

Christopher Egan







Home and Away (seriado 200 a 2003); Eragon (2006); Resident Evil 3: A Extinção (2007); Cartas para Julieta (2010);  Gothica (2013); Dominion (seriado 2014 a 2015); 

Oliver Platt







De Caso com a Máfia 1988; Uma Secretária de Futuro 1988; Linha Mortal (1990); Lembranças de Hollywood (1990);  Beethoven: O Magnífico (1992); Golpe Perfeito (1992); Proposta Indecente (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Proposta Indecente (1993); Momento Crítico (1996); Tempo de Matar (1996); Dr. Dolittle (1998); Pânico no Lago (1999); O Homem Bicentenário (1999); Refém do Silêncio (2001); Obsessão (2005); A Sangue Frio (2005); Ensinando a Viver (2007); Frost/Nixon (2008); 2012 (2009); Cartas para Julieta (2010); Amor e Outras Drogas (2010); X-Men - Primeira Classe (2011); A Filha do Meu Melhor Amigo (2011); Operação Zodíaco (2012); Cut Bank: Assassinato por Encomenda (2014); O Mensageiro (2014); A Nona Vida de Louis Drax (2016); Refém do Medo (2016); Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (2017); Chicago Med: Atendimento de Emergência (seriado 2015 a 2018).

2 comentários:

  1. Ótima resenha!Acho Amanda Seyfried uma atriz bastante expressiva e talentosa.Triste em saber que o roteirista faleceu.
    Peço uma resenha de um filme não muito falado de Brad Pitt chamado o Príncipe das sombras.Fiquei muito comovida com a história do personagem que não podia sair no sol,e me identifiquei em relação a amizade que o personagem tem com o pai.Acho que esse filme nem foi sucesso mas tocou o meu coração.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana.
    O Príncipe das Sombras (1988) realmente, dentro da filmografia do ator, não é muito conhecido, mas vale a pena uma postagem. Estou trabalhando em duas análises e, logo em seguida, iniciarei a do filme. Muito obrigado por mais este comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre