quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AS INVASÕES BÁRBARAS / LES INVASIONS BARBARES / THE BARBARIAN INVASIONS (2003) - CANADA / FRANÇA




 

Continuação Superior
 
As Invasões Bárbaras é a continuação direta do filme “O Declínio do Império Americano”, mas que não necessariamente obriga o espectador a assistir o primeiro. O diretor pinçou seus personagens da década de 80 e os colocou 17 anos depois (quinze na trama) em uma maravilhosa continuação.


O incorrigível sedutor Rémy é hospitalizado e diagnosticado com um câncer terminal raro. Seu filho Sébastien (Stéphane Rousseau), um importante profissional do meio bancário, radicado nos EUA, chega ao Canadá e entra inicialmente em conflito com o pai, da qual manteve certa distância após os fatos ocorridos no primeiro filme. A filha viaja pelo mundo em um veleiro e só consegue se comunicar através da disponibilidade do sinal de um satélite no laptop do irmão. Rémy não vive mais com a esposa. Seus amigos estão distantes e ele tem que repensar a vida. Seu filho inicia uma aproximação e tenta dar algum conforto ao pai que não estará com ele em breve. Seus amigos são informados de sua condição e reaparecem. Inicia-se uma nova reflexão sobre a vida de cada um, nesse hiato de anos e como veem o mundo atual.



As Invasões Bárbaras sem dúvida é muito superior ao primeiro filme “O Declínio do Império Americano”. O título do filme faz uma alusão as invasões dos bárbaros, pelo personagem Alain Lussier (Daniel Brière). O jovem rapaz do primeiro filme explica, pela tv, o atentado de 11 de setembro americano que classificou como um ataque bárbaro ao coração da América ou o ataque dos velhos costumes à modernidade em que vivemos. O espectador poderá fazer uma rápida alusão ao ataque do câncer ao corpo de Rémy com o título do filme. Uma nova personagem entra de forma fundamental em cena, Nathalie (Marie-Josée Croze ), filha de  Diane  (Louise Portal), que não tem um bom relacionamento com a mãe e é usuária de heroína. 



O filme trata de vários elementos simultaneamente, na maioria no formato de crítica e o faz de uma forma impecável. Temos uma crítica ao sistema médico canadense que se tornou público em sua totalidade e na qual os pacientes lotam as enfermarias e corredores em macas em meio a  aparência de caos reinante. Um duelo entre Rémy e uma freira. Ela tenta lhe trazer conforto espiritual e este lhe retribui com histórias da atuação, não tão digna, da Igreja ao longo de sua existência. Trata também, indiretamente, do uso de drogas para amenizar o sofrimento de pacientes terminais. Mostra que a corrupção existe no país, apesar da frase de um dos subornados que diz que “o país não é de terceiro mundo onde se aceitam dinheiro em troca de favores”. Temos uma dura crítica ao sindicato que parece controlar o hospital, mas que é altamente subornável. 



O diretor Denys Arcand (novamente na direção) chega a retratar os membros dos sindicatos como uma gangue, tanto nas vestimentas como no modo de agir. Critica também, através dos diálogos dos seus personagens, os pensadores, iconoclastas, líderes políticos, sistemas de governo, ideologias e os sistemas econômicos. Todos estes ingredientes que poderiam dar errado pelo excesso de informação, fluem adequadamente e, para um espectador mais atualizado, fica muito fácil de entender. Mostra o homem frente ao seu destino, as amizades verdadeiras, o amor dos que ficam e que a vida que continua apesar de tudo.




Filme para adultos que já viveram o suficiente e que conseguem acompanhar a constante evolução de nossa sociedade. Para os mais jovens é um daqueles filmes que, quando revistos décadas depois, revelam -se mais interessantes de acordo com que as experiências de vida que cada um  acumula. Merecidamente, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e  dois prêmios em Cannes. O diretor faz uma ponta na cena em que devolve o laptop a Sébastien.

Trailer: 



Curiosidades:
Incluído no livro "1001 filmes para ver antes de morrer".

Principais Prêmios:
Cannes Film Festival
Broadcast Film Critics Association Awards
Cinema Brazil Grand Prize
Cinéfest Sudbury
César Awards, France
Directors Guild of Canada
European Film Awards
Jutra Awards
Lumiere Awards, France
New York Film Critics, Online
San Diego Film Critics Society Awards
SESC Film Festival, Brazil
Toronto International Film Festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre