segunda-feira, 3 de outubro de 2016

HOLLYWOO - HOLLYWOO (2011) - FRANÇA / BELGICA




DIVERTIDA COMÉDIA FRANCESA

Jeanne (Florence Foresti) trabalha em uma produtora, com um bom emprego, dublando a atriz principal de um seriado americano, Jennifer Marshall (Nikki Deloach). Tudo parece dar certo em sua vida: ela negocia um novo contrato vultoso para manter sua voz, e até compra um novo carro. 
No dia seguinte sua vida vira de ponta a cabeça ao ouvir no noticiário que, a referida atriz, entrou em depressão e desistiu da terceira temporada, encerrando assim seu papel e, por conseguinte, colocando Jeanne na fila dos desempregados. Sem conseguir novo emprego, toma uma decisão radical: viajará aos Estados Unidos onde conversará com o empresário da atriz e tentará convencê-la a voltar ao papel.




Ao chegar ao país, Jeanne percebe que sua empreitada será muito mais difícil do que imaginava, pois em todos os lugares é barrada. Com a ajuda de um conterrâneo trambiqueiro, Farres (o ator Jamel Debbouze de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"), se aproximará de Jeniffer e descobrirá que, na verdade, a separação de seu namorado e par central Mike (Jeff Roop), na série, é o motivo de todo o problema. Jeanne fará de tudo para reunir o casal, porém Mike não é um cara fiel.




Comédia franco-belga com humor light e crítica aos costumes americanos. Jeanne é uma mistura de cara de pau, desespero e criatividade, tudo em prol de sua missão. Farres é um sobrevivente das ruas, que consegue entrar em qualquer festa ou local, utilizando-se de igual criatividade e pensamento rápido. A dupla é responsável pelas melhores cenas do filme, na qual o roteiro satiriza o way of life americano em que todos parecem estressados, com má vontade de atender estrangeiros e que, para qualquer lugar que se queira ir, tem que ter o nome em uma lista ou marcar hora. 



As cenas do casal preso e sendo interrogado por agentes do governo neuróticos, mostra bem a histeria a respeito do medo terrorista atual. O funcionário do hotel e seus tiques nervosos, assim como, a cena final da prisão, também são divertidas. O roteiro satiriza, através de diversos personagens, como o americano lida com a vida: a secretária zangada, a agente da alfândega mal-humorada, os guardas dos estúdios, a polícia (branca) em oposição aos latinos e afrodescentes, a recepcionista do hotel caro e o recepcionista do hotel barato, as rodas sociais e como uma moda surge. Tudo isso de maneira rápida e sutil pela câmera ágil dos diretores Frédéric Berthe e Pascal Serieis que colocaram, como pano de fundo, o relacionamento amigável da dubladora e da atriz americana. 




Jeanne cria um personagem para se aproximar de Jennifer e tornar-se a melhor amiga desta, mas tudo que começa como mentira acaba por dar errado. A destacar ainda a cenas das hienas e do afogado.



Para se assistir com calma e apreciar o humor mais requintado do cinema francês, num filme cuja a trilha sonora foi bem utilizada e adequada ao espírito do filme. O título Hollywoo será desvendado pelo espectador ao longo do filme, numa ideia bem sacada do roteiro.

Trailer:




Filmografia Parcial:
Jamel Debbouze
Pai de Aluguel (1996);  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001);  Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002); Elas Me Odeiam, Mas Me Querem (2004); Um Anjo da Guarda (2005); Dias de Glória (2006); Asterix nos Jogos Olímpicos (2008); Enquanto o Sol Não Vem (2008); Fora da Lei (2010); Hollywoo (2011); A Marcha (2013);  A Incrível Jornada de Jacqueline (2016); Alad'2 (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre