quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O GRANDE MESTRE 2 / IP MAN 2 (2010) - HONG KONG / CHINA




A SAGA CONTINUA

Ip Man (Donnie Yen) e sua família fogem para Hong Kong, como visto no filme anterior. O grande mestre de Wing Chun tenta conseguir alguns discípulos, para iniciar o ensino de sua arte e manter sua subsistência e de sua família. Com alguns alunos, Ip descobre que não será fácil ministrar suas aulas, pois o lugar possui outros mestres, entre eles,  seu líder, Mestre Master Hung Chun-Nam (Sammo Kam-Bo Hung), que lhe informa que deverá passar por um desafio que consiste em enfrentar outros mestres (de outros estilos) em circunstâncias especiais. Ip Man aceita o desafio e descobre que, em Hong Kong (colônia britânica até junho de 1997), quem manda são os ingleses e, entre eles, um chefe de polícia local corrupto. A chegada de um famoso boxeador inglês acirra ainda mais as rivalidades entre colonizador e colonizados. Um trágico evento forçará Ip Man a testar sua técnica contra a nobre arte.



O Grande Mestre 2, com o mesmo diretor, Wilson Yip, e tendo novamente no papel o ator Donnie Yen, como o grande mestre de Wing Chun acerta no alvo. Se no primeiro filme há toda uma história de construção da vida de IP, com direito a narrativa do conflito Japão / China, neste segundo exemplar a ação é muito mais presente. E as cenas de lutas estão ótimas


O filme é um daqueles raros casos em que a seqüência é tão boa quanto o original. O interessante é que a ambientação muda radicalmente, mas o apuro em levar ao espectador um produto de qualidade fez toda diferença. O filme traz alguns personagens muito simpáticos do primeiro filme: o grande amigo de Ip que tem o seu destino revelado em uma cena como se pertencesse ao primeiro filme; a volta do desafiador fanfarão, que enfrenta os mestres do primeiro filme , agora com uma roupagem mais light, visto que já temos um vilão interessante: Furação (ou Twister, no original) interpretado pelo falecido ator Darren Shahlavi.


Ao custo de pouco mais de 12 milhões de dólares contra 11 milhões do primeiro filme (e com uma arrecadação 4 vezes maior), O Grande Mestre 2 tem várias qualidades: ótimas lutas, ambientação, direção e roteiro. Mas novamente quem faz a diferença são os atores: Donnie Yen consegue novamente dar vida a um IP Man até então desconhecido do público ocidental, de uma maneira simpática e com grandes coreografias de luta. Mesmo com a presença do famoso ator Sammo Kam-Bo Hung (da série que passou no Brasil “Um Policial da Pesada” e de inúmeros filmes) que literalmente "rouba" todas as cenas, Yen consegue transmitir toda força do personagem e seu confronto contra um boxeador profissional ficou de ótimo gosto. A produção otpou acertadamente por mostrar que as duas artes marciais tem o seu valor, o que tornou o confronto excelente, sem aquela supremacia absoluta que filmes de artes marciais tentam mostrar. Algo como se apenas a arte marcial do protagonista de um filme fosse a mais incrível e invencível.
O grande Mestre passa uma lição bem subjetiva: independente da arte marcial, quem a pratica é que faz a diferença. Aquele que melhor desenvolver seu  corpo, espírito, técnica, disciplina e domínio sobre suas emoções é que no final, sempre fará a diferença. Técnica nenhuma salva um atleta (ou mestre) que não se prepare.


Esta segunda parte, pelo menos para mim, é quase tão boa quanto a primeira e está há anos luz de produções do gênero, pelas qualidades acima descritas. São duas produções que se completam e que se tornaram referência. O cinema de Hong Kong é muito querido pelos chineses que nem sempre se empolgam com produções vindas de Hollywood. E esses dois filmes mostraram que há vida fora do cinema americano. 

Trailer:




Curiosidades:
Darren Shahlavi faleceu, aos 42 anos, de ataque cardíaco, devido a arterioesclerose cardíaca, onde 95% de uma de suas artérias encontrava-se bloqueada.
 
Filmografia Parcial: 
Donnie Yen
Arena do Tigre II (1990); Missão Cristal (1991); Era Uma Vez na China 2 (1992); A Virgem Sagrada x Uma Noite Alucinante (1991); Mestre Kam: A Lenda (1993); Lone Seven - Olhos de Serpente (1995); Highlander: A Batalha Final (2000); Highlander: A Batalha Final (2000); Blade II - O Caçador de Vampiros (2002); Herói (2002); Bater ou Correr em Londres (2003); O Grande Mestre (2008); O Grande Mestre 2 (2010); O Grande Mestre 3 (2015); O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (2016); Rogue One: Uma História Star Wars (2016); xXx: Reativado (2017); ip Man 4 (2018).

Sammo Kam-Bo Hung
A Tocha de Zen (1971); Operação Dragão (1973); O Domador de Dragões (1975); Jogo da Morte (1978);Dois Tigres Banguelos (1980); A Vingança do Filho Pródigo (1981);  Projeto China (1983); Mr. Nice Guy - Bom de Briga (1997); Protetores do Universo (2001); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Três Guerreiros - A Ressurreição do Dragão (2008); O Grande Mestre 2 (2010); Ip Man: Nasce Uma Lenda (2010); God of War (2017);  


Darren Shahlavi (1972–2015); 
Os Anjos da Guarda (1995); Rebeldes de Aço (2000); Vingança Sem Limites (2001); Violação de Privacidade (2004); Alone in the Dark: O Despertar do Mal (2005); 300 (2006); Watchmen: O Filme (2009); O Grande Mestre 2 (2010); Vingança Implacável (2010);A Garota da Capa Vermelha (2011); Kickboxer: Vengeance (2016).


Poster Promocional:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre