domingo, 9 de outubro de 2016

A FITA BRANCA / DAS WEIßE BAND / THE WHITE RIBON (2009) - ALEMANHA /AUSTRIA / FRANÇA / ITÁLIA




AVISOS QUE CHEGAM MUITO TARDE

Filme que mostra umas das raízes do nazismo: a falta de compaixão, os segredos em família, a dura educação, o ressentimento de ricos e pobres, intolerância e indiferença e a punição para garantir a disciplina. A Fita Branca simboliza a pureza que os pais consideravam existir em seus filhos, algo que vai se diluindo através das más ações dos adultos personificados nas figuras do médico, do barão e do pastor. Uma forma também de punição e segregação da comunidade ao praticarem algo reprovável. Uma atitude que se desencadeia em uma série de “maldades” crescentes e improváveis. O diretor austríaco, Michael Haneke (do filme “Caché”), em entrevista, revelou que o filme trabalha sob a ótica dos filhos assumindo a moral dos pais.


Não se pode achar que este filme vai realmente mostrar o que causou o nazismo. É uma de suas facetas. O filme parte do ponto de vista de um professor de escola, no norte da Alemanha, em 1914,  que testemunha alguns fatos considerados cruéis para época (às vésperas da primeira guerra mundial e aí está a sacada do filme), como colocar um arame no caminho para o cavalo tropeçar com o cavaleiro, sequestrar e espancar crianças e a segregação dos considerados não aptos.   




Há uma ótima reconstituição de época, mostrando o “way of life” da sociedade: rígida, conservadora, seletista, religiosa e hipócrita. O duro regime patriarcal mostra-se extremamente forte, como vemos na casa do pastor e do médico. Está tudo nas entrelinhas, ou melhor, entre fonogramas, com sutilezas bem interessantes. O filme praticamente revela logo no início, aos mais atentos, o (s) criminoso(s). Basta entender o porquê e aí está a grande façanha do filme.


Fala basicamente sobre ódio, abuso físico e psicológico e desprezo. De como a sociedade mostra alguns avisos que só são percebidos quando já é muito tarde. O clima sombrio é valorizado ainda mais pela fotografia em preto e branco. Aconselho aos que gostam do tema, a darem uma pesquisada na Europa antes e depois da Primeira Grande Guerra, porque o diretor habilmente não situou o drama próximo a Segunda Grande Guerra, ele voltou um pouco mais para nos revelar uma sociedade que já apresentava uma transformação antropológica e sociológica, aqui representada em um vilarejo alemão.




Vale a pena ser visto por quem curte filmes europeus de arte e por quem gosta do assunto nazismo, holocausto, temas políticos e sociais. Não é um filme de guerra, é um drama com suspense que funciona como complemento à outras produções que tentam explicar como tudo começou. É uma critica e, ao mesmo, tempo uma constatação. É o típico filme para se assistir no cinema, já que na telinha perde (e muito) seus enquadramentos e os efeitos de sombra e luz. O difícil é ficar indiferente.  


Trailer:

 
Curiosidades:

O diretor Michael Haneke dirigiu "Amor" (2012) que foi vencedor do Oscar  de Melhor Filme Estrangeiro.
Indicado ao Oscar nas categorias: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia
O título seria algo como: A Fita Branca - Uma História de Crianças Alemãs
Vencedor do prêmio dos Críticos da Federação de Imprensa Cinematográfica.
O filme perdeu a disputa de Melhor Filme para o argentino “O Segredo de Seus Olhos”.
O filme consta no livro "1001 Filmes para ver Antes de Morrer".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre