quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

SCARFACE (1983) - ESTADOS UNIDOS

 O OCASO DE UM GÂNGSTER

1980. Fidel Castro abre o Porto de Mariel permitindo a saída de 125 mil cubanos expatriados que desejavam ir para os EUA (no governo Reagan) ficar com seus parentes. Mas não apenas parentes e refugiados políticos chegam à Flórida. Fidel manda “de presente” vários criminosos que lotavam suas cadeias. Nesse pacote, chegam Tony Montana (Al Pacino) e seu amigo Manni Ribera (Steven Bauer).  De imediato, lhes é negado o sonho americano, sendo-lhes destinado o lugar dos indesejados, um centro de detenção que abriga aqueles que não conseguiram ingressar no país.

Depois de um bom tempo recolhidos, Manni consegue a chance de sair do local: precisarão eliminar um desafeto político, durante uma rebelião, a mando de um figurão das drogas em Miami, Frank Lopez (Robert Loggia), na condição de serem “liberados”. Com o Green Card, acabam trabalhando em um trailer de comida até que conhecem Omar Suárez (F. Murray Abraham), que lhes dá uma tarefa: negociar uma transação de drogas. Apesar da situação terminar em um banho de sangue, a dupla colhe a atenção de Frank que deseja um homem de confiança com o perfil de Montana. Montana também conhece Elvira (Michelle Pfeiffer) demonstrando imediato interesse pela amante de Frank. Ele e Omar vão para a Bolívia negociar com Alejandro Sosa (Paul Shenar), um poderoso narcotraficante. Na volta Frank adverte Montana que Alejandro é um homem muito perigoso e se mostra descontente por Montana ter tomado decisões que não lhe cabiam.

Montana pega sua fatia do sonho americano e começa a ascender rapidamente, tendo sempre Manny ao seu lado. Ele reencontra a mãe que o repudia, por ter uma vida criminosa, mas colhe o afeto da irmã que não via há anos, Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio), enquanto Manny se admira da beleza da irmã de seu amigo. Uma admiração perigosa. Quando Montana sofre um atentado, tudo muda. Montana se tornará o rei de Miami numa escalada exponencial que também o levará um inevitável declínio. Seu tempo de vida já está traçado, só que ele ainda não sabe.

Versão livre de “Scarface - A Vergonha de uma Nação” (1932) – que fora uma biografia disfarçada de Al Capone. Esta nova versão de Scarface não teve uma vida nada fácil até chegar às telas, e mesmo depois de sua estreia. Al Pacino encantado com a atuação de Paul Muni no clássico de 32 sugeriu a Martin Bregman, seu empresário e produtor em “Serpico” e “Um Dia de Cão”, uma refilmagem. A direção caberia inicialmente a Sidney Lumet (Doze Homens e uma Sentença, O Veredicto ...). O Roteiro foi entregue a Oliver Stone (Platoon, Wall Street, Conan) que recebera o Oscar por “O Expresso da meia-Noite” e fez mais do que uma releitura, ele fez uma atualização para os anos 80, na qual a ação passou de Chicago para Miami e o italiano Tony Camonte viraria o cubano Tony Montana. A fim de criar a imagem mais precisa possível, Stone passou um tempo na Flórida e no Caribe entrevistando pessoas de ambos os lados da lei para pesquisa. Com a desistência de Lumet  de refilmar o clássico de Howard Hawks (por, segundo Stone, não gostar de seu roteiro), De Palma (“Carrie - A Estranha”, “Vestida para Matar”, “Um Tiro na Noite”, “Dublê de Corpo” e “Os Intocáveis”) entraria no projeto como indicação de Robert De Niro a Pacino. Ele gostou tanto do roteiro que desistiu de dirigir “Flashdance: Em Ritmo de Embalo” (1983).

Grande parte do que se vê nas telas foi filmada em Los Angeles, Califórnia, substituindo Miami, diante das ameaças decorrentes de protestos de cubano-americanos furiosos sobre o tema relatado no filme. Com isso o Conselho de Turismo de Miami decidiu não permitir as filmagens, pois temia que o filme desencorajasse o turismo, principalmente porque mostrava os imigrantes cubanos de Miami como gangsters e traficantes de drogas. Mas o pior estava por vir: terminada a montagem do filme, foi submetido quatro vezes à MPAA (The Motion Picture Association of América) obtendo em todas as ocasiões a classificação X (normalmente destinado a filmes pornográficos, muitos violentos e que podem ser considerados ofensivos) enquanto De Palma sempre sustentava a classificação R (restrito, material voltado ao público adulto). O diretor sempre sustentou que os problemas de seu filme anterior, “Vestida para Matar” (Dressed to Kill) ,com a Associação, criou essa situação. O que sempre foi negada pela entidade. No final, o filme estreou com cortes e a classificação R. Nos cinemas brasileiros, quase foi proibida sua exibição pelo (hoje extinto) Conselho Federal de Censura, sendo exigido mais um corte de 1m e 15s (cenas de uso de drogas e todas as cenas de Elvira se drogando) sobre o filme exibido na América. Quando exibido pela Globo (em 21 jan 89), houve em torno de 4 minutos de corte, picotado por causa do horário e do público que o assistiria. Lembrando que a projeção oficial é de 2h e 50 min.

Scarface não foi bem recebido por grande parte da imprensa. Os críticos o consideraram um filme muito violento (a notória cena da motosserra chocou muitas pessoas), com linguagem ofensiva, um tema de pouca importância e com uma visão dos latino-americanos (em especial os cubanos chamados aqui de “marielitos” – do Porto de Mariel) discutível. Ironicamente, foi considerado superficial e, anos depois, após uma revisão por novos críticos, recebeu elogios por ser um estudo sobre a superficialidade. E o que muitos não sabem é que Brian De Palma convidou Steven Spielberg para filmar uma cena. Há anos querendo colaborar com Spielberg em um projeto, De Palma permitiu-lhe co-dirigir a sequência clímax final, na qual Spielberg preferiu não ser creditado. E não foi só a crítica especializada que criticou ou elogiou a produção, de acordo com "DVD TV: Much More Movie" da AMC, a atriz Cher e o diretor Martin Scorcese adoraram o filme, já Lucille Ball foi com a família e ficou chocada com a cena da motosserra. O escritor Kurt Vonnegut Jr. e o diretor John Irving estavam entre aqueles que supostamente saíram enojados após essa cena (a cena acontece em um box de banheiro como em “Psicose”, uma homenagem a Hitchcock por De Palma). Dustin Hoffman teria dormido. Mas o filme também influenciou diversos artistas: A música "Lobo Espiatório", do grupo Camisa de Vênus, utiliza em sua introdução um áudio da cena do restaurante onde Tony Montana grita com os clientes; A música de Prince, "The Flow", cita duas falas do filme: "Não me mate, por favor" e "Não, não, eu não vou te matar, cara. Tony, atire nesse pedaço de m..." O filme inclusive alcançou um outro público ao longo das décadas: estrelas do hip-hop e gangstas rappers que passaram a idolatrar o filme, uma amostra de como um filme pode ser mal compreendido.

Scarface tem mensagens muito claras: nesse mundo de vários Montanas a fonte de sua ascensão e riqueza será a causa de sua destruição, envolve vender a alma.  Montana arruinará sua vida e a de todos ao seu redor, só quem corta relações com ele termina vivo. O diretor defendeu o excesso de violência como uma forma de mostrar o crime organizado. Não há, em nenhum momento, glorificação da droga. Na verdade, ela é a origem de tudo que acontece de ruim no filme. Enquanto Montana sobe no império do crime ele, proporcionalmente, naufraga no mundo das drogas flutuando entre agressividade, paranoia e um estado de anestesia. Montana fica com tudo e perde tudo. Totalmente previsível. E tudo que Frank contou a Tony sobre Sosa era verdade.

Quanto ao elenco, Montana surge em cena como um mero peão no jogo entre duas nações, mas suas aspirações são maiores e sua ascensão se torna meteórica, esmagando implacavelmente qualquer um que se atreva a ficar em seu caminho, um homem disposto a tudo para se impor no país das oportunidades. Pacino fez um personagem bruto e desagradável, claramente com influências shakespearianas. Ao impedir um atentado com crianças, Montana se humaniza mostrando que até para ele há limites. O sotaque espanhol de Pacino para Montana não foi transposto para a dublagem brasileira. Foi a estreia de Steven Bauer, único cubano do elenco principal, que veio ao Brasil para divulgação. Chegou a ser indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante por sua participação neste filme. O ator chegou nos Estados Unidos aos 3 anos com seus pais fugidos do regime cubano. John Travolta chegou a ser considerado para o papel de Bauer.  Michelle Pfeifer, em um de seus primeiros papeis de destaque, interpretou a viciada Elvira, “mulher” de Frank, da qual Montana se mostra completamente apaixonado, mas aos poucos revela-se mais como um troféu a ser conquistado pelo gangster. Um casamento fadado ao fracasso desde o início. De Palma hesitou em fazer o teste com Michelle porque ela não era uma atriz conhecida na época. Pacino queria que Glenn Close (Atração Fatal) interpretasse Elvira, mas os produtores não aceitaram. Kristy McNichol (“Romance Pirata” e “Cão Branco”) supostamente queria o papel de Elvira, mas Brian De Palma recusou. Al Pacino e Michelle Pfeiffer voltariam a atuar juntos em Frankie & Johnny (1991). F. Murray Abraham (Oscar pelo personagem Salieri em “Amadeus”) teve uma rápida aparição. Ele e Pacino também trabalharam juntos em Sérpico (1973). Mary Elizabeth Mastrantonio (“Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões” e “O Segredo do Abismo”) interpretou Gina Montana, até então morando com a mãe, que começará a gostar do luxo e das baladas que o prestígio de seu irmão proporciona, gerando uma fúria deste por qualquer um que se aproxime dela. A crítica viu como um sentimento quase incestuoso por parte de Montana, mas como Manny explica ela representa a única coisa boa e pura na vida de Montana, protegê-la é como proteger uma parte de sua alma que ainda não se perdeu totalmente.  Robert Loggia interpretou Frank Lopez, um poderoso traficante, cujo destino o coloca em rota de colisão com Montana. Paul Shenar interpretou Alejandro Sosa, um perigoso narcotraficante que tem seus próprios planos e que trabalhará com Montana enquanto este seguir a risca sua cartilha. Para ele, Montana é peça descartável, substituível nesse jogo e ser prejudicado é algo que Sosa não admite.  Miriam Colon interpretou a mãe de Montana. A atriz era apenas 4 anos mais velha que Al Pacino. Harris Yulin interpretou o policial corrupto Mel Bernstein. Arnaldo Santana interpretou o segurança Ernie que perde um patrão e ganha outro no mesmo momento. O ator faleceria em 1987, aos 37 anos, de causas não reveladas. Mark Margolis interpretou Shadow, braço direito de Sosa. Steven Bauer e Mark Margolis estrelam Breaking Bad (2008) e Better Call Saul (2015). Geno Silva interpretou o assassino de óculos escuros do final (ele aparece lá no início, ao fundo, na mansão de Sosa).  Último filme de Manuel Padilla Jr. (aqui com 28 anos) que faleceria em 2008, aos 52 anos aparentemente de Câncer de Colón (não confirmado oficialmente). Padilha participou de vários filmes de Tarzan e o seriado Tarzan com Ron Ely, na qual fazia o pequeno Jay. Ele está na cena da motossera (e luta com Montana). Seu rosto praticamente fica ocultado durante toda a cena.

Scarface foi e é uma obra visceral, sombria, agressiva e altamente reflexiva. Uma obra que destrói os convencionalismos cotidianos, que nos tira da zona de conforto e nos mostra o que muitos preferem ou fingem não ver. De Palma poderia ter contado a estória de uma forma mais acadêmica, mais cadenciada, porém preferiu sacudir o espectador na poltrona dando-lhe uma constante aura de desconforto, com Al Pacino em um dos grandes momentos de sua carreira. Música de Giorgio Moroder, fotografia de John Alonzo (Barry Lyndon) e Desenho de Produção de Ferdinando Scarfiotti (Gigolô Americano) que nos apresenta um vestuário que transita do chique ao cafona.

 

Curiosidades:

Al Pacino, Mary Elizabeth Mastrantonio e Robert Loggia são ítalo-americanos.

Miriam Colon é porto-riquenha.

F. Murray Abraham, cujo personagem é de ascendência latina não especificada, é sírio-americano e ítalo-americano.

Angel Salazar, que interpreta Chi Chi, é cubano-americano.

Bauer e Salazar foram frequentemente consultados por seus colegas de elenco e pelo diretor Brian De Palma para obter conselhos sobre as atitudes e a cultura cubana.

Oliver Stone nomeou Tony Montana em homenagem a seu jogador de futebol americano favorito, Joe Montana.

Os atores Al Pacino, Al Israel e Angel Salazar também apareceram juntos em O Pagamento Final (1993) .

Durante a cena em que Tony e Elvira estão sentados no Cadillac da concessionária, Al Pacino discretamente coloca o chapéu que Michelle Pfeiffer usava enquanto desviava o olhar, o que não estava no roteiro. Quando ela se vira e o vê usando, sua reação divertida foi genuína e, para seu crédito, ela permaneceu no personagem e improvisou uma frase. Brian De Palma decidiu manter aquela troca improvisada no filme para mostrar o aquecimento gradual de Elvira em relação a Montana. 

Quando o diretor Brian De Palma submeteu o filme à MPAA, eles deram-lhe uma classificação "X". Ele então fez alguns cortes e reenviou pela segunda vez; novamente, o filme recebeu uma classificação "X" (uma das razões aparentemente é que Octavio, o Palhaço, foi baleado muitas vezes). Ele mais uma vez fez mais alguns cortes e finalizou pela terceira vez; mais uma vez recebeu um "X". De Palma recusou-se a cortar mais o filme para qualificá-lo para R. Ele e o produtor Martin Bregman marcaram uma audiência com a MPAA. Eles trouxeram um painel de especialistas, incluindo verdadeiros oficiais antidrogas, que afirmaram que o filme não era apenas um retrato preciso da vida real no submundo das drogas, mas, em última análise, era um filme antidrogas e deveria ser amplamente visto. Isso convenceu os árbitros de que a terceira versão do filme submetida merecia uma "classificação R" por uma votação de 18-2. No entanto, De Palma supôs que se o terceiro corte do filme fosse julgado como um "R", então o primeiro corte deveria ter sido um "R" também, com o que a MPAA discordou. No entanto, por acreditar que os executivos do estúdio não saberiam as diferenças entre os diferentes cortes apresentados, De Palma lançou o primeiro corte do filme nos cinemas de qualquer maneira, confessando o fato somente após o lançamento do vídeo caseiro, vários meses depois.

Steven Bauer conseguiu seu papel sem sequer fazer um teste. Durante o processo de audição, a diretora de elenco Alixe Gordin viu Bauer e imediatamente notou que ele era o certo para o papel de Manny, um julgamento com o qual Brian De Palma e Martin Bregman concordaram.

Tony Montana usa "yeyo" como gíria para cocaína. Al Pacino aprendeu a palavra enquanto aprendia o sotaque cubano e improvisou durante a cena da serra elétrica. Brian De Palma gostou o suficiente para continuar usando durante todo o filme.

Quando Scarface (1983) foi relançado nos cinemas em 2003, o estúdio queria que Brian De Palma mudasse a trilha sonora para que pudessem ser utilizadas canções de rap inspiradas no filme. De Palma recusou.

Embora exista há muito tempo o mito de que Pacino cheirava cocaína de verdade diante das câmeras, a "cocaína" usada no filme era supostamente leite em pó (mesmo que De Palma nunca tenha declarado oficialmente o que a equipe usou como substituto da droga). Mas seja lá o que for, criou problemas para as passagens nasais de Pacino. “Durante anos depois, tive coisas lá”, disse Pacino em 2015. “Não sei o que aconteceu com meu nariz, mas mudou”.

Tammy Lynn Leppert , que interpretou a garota loira de biquíni azul que conversa com Manny durante a sequência da motosserra, desapareceu em 6 de julho de 1983 em circunstâncias suspeitas e nunca mais se ouviu falar dela. Enquanto trabalhava neste filme, Leppert teve um colapso nervoso no set enquanto assistia a uma cena violenta. Depois de ser levada para seu trailer, ela expressou a um amigo da família seus temores sobre uma suposta lavagem de dinheiro e pessoas que supostamente queriam matá-la. Tammy saiu do filme logo depois. Ela desapareceu em 6 de julho de 1983, pouco mais de cinco meses antes do filme ser lançado nos cinemas dos Estados Unidos. A mãe de Tammy morreu alguns anos depois, mas a irmã de Tammy ainda está procurando por ela.

Steven Spielberg e De Palma eram amigos desde que os dois começaram a fazer filmes de estúdio em meados da década de 1970 e adquiriram o hábito de visitar os sets um do outro. Spielberg estava presente em um dos dias de filmagem do ataque inicial dos colombianos à casa de Tony Montana no final do filme, então De Palma deixou Spielberg dirigir a tomada de ângulo baixo onde os agressores entram pela primeira vez na casa. Há uma cena perto do final do filme, de um capanga jogando um gancho no topo da mansão de Tony. Aquela cena foi dirigida por Steven Spielberg

Apesar do título, Tony Montana é chamado de “Scarface” apenas uma vez ao longo do filme, e ainda em espanhol (“Cara cicatriz”).

Lana Clarkson é creditada como uma das mulheres na cena do Babylon Club, que apresenta um intenso tiroteio. Vinte anos depois, em 2003, ela seria morta a tiros pelo produtor musical Phil Spector em sua casa em Los Angeles. Al Pacino interpretou Spector em Phil Spector (2013)

Al Pacino usou a interpretação de um imigrante feita por Meryl Streep em A Escolha de Sofia (1982) como inspiração para sua interpretação de Tony.

Oliver Stone recebeu US$ 300 mil para escrever o roteiro. Naquela época, isso fez dele o roteirista mais bem pago de todos os tempos.

Alegadamente, John Travolta se encontrou com Al Pacino em Nova York em 1981 para aparecer neste filme.

As réplicas do rifle de assalto usadas por Al Pacino no tiroteio final, um Colt AR-15 personalizado com um lançador de granadas M203, dos quais eram vários, foram vendidas para uma empresa de acessórios chamada Stembridge Armory após o término da produção do Scarface. Mais tarde, eles foram usados ​​​​em “O Destemido Senhor da Guerra”, de Clint Eastwood, e depois por Arnold Schwarzenegger em “Predador”.

Este filme foi lançado apenas um ano depois de O Enigma de Outro Mundo (1982), e tem uma série de semelhanças. Ambos são baseados em livros publicados na década de 1930. Ambos são remakes soltos de filmes de Howard Hawks, O Monstro do Ártico (1951) e Scarface: A Vergonha de uma Nação (1932). Ambos foram feitos pela Universal Pictures, que não esteve envolvida nos filmes originais. Ambos os filmes foram fortemente criticados no lançamento por sua violência e tons sombrios. Ambos foram indicados ao Golden Raspberry Awards (prêmio para os piores filmes), mas nenhum "ganhou". Ambos foram reavaliados sendo considerados entre os melhores em seus respectivos gêneros. Ambos tiveram um impacto significativo na cultura pop sendo referenciados em inúmeras outras obras. Ambos receberam sequências de videogame na década de 2000 ambientadas logo após o final dos filmes, The Thing (2002) e Scarface: The World Is Yours (2006) .

Tony quebra todas as regras que Frank lhe diz no Babylon Club.

Quando Tony Montana morre, o globo diz: "O mundo é seu", que foi o que apareceu em um outdoor quando Tony Camonte ( Paul Muni ) morreu no Scarface original: A Vergonha de uma Nação (1932), bem como o que o dirigível é exibido em uma cena anterior.

Glenn Close foi a escolha original para o papel de Elvira, enquanto outras atrizes também foram testadas ou foram consideradas ou receberam a oferta do papel. Courteney Cox , Geena Davis , Carrie Fisher , Camryn Manheim , Kelly McGillis , Laraine Newman , Sharon Stone e Sela Ward fizeram o teste, mas não conseguiram. Rosanna Arquette , Kim Basinger , Jodie Foster, Melanie Griffith, Sylvia Kristel, Jennifer Jason Leigh, Kathleen Turner e Debra Winger recusaram o papel. Isabelle Adjani, Karen Allen, Sandra Bernhard, Jamie Lee Curtis, Dana Delany, Jessica Lange, Kay Lenz, Annie Potts e Sigourney Weaver também foram consideradas. Brooke Shields também recebeu o papel, mas sua mãe, forçou-a a recusar em favor de Sahara (1983).

 

 Al Pacino & Michelle Pfeiffer em Frankie & Johnny








Robert Loggia em Big, Quero Ser Grande




Steven Bauer no seriado Better Call Saul








Mark Margolis no seriado Better Call Saul










Mary Elizabeth Mastrantonio em Robin Hood








F. Murray Abraham em Amadeus








Paul Shenar no seriado Logan's Run


 

 







Cartazes:



Filmografias Parciais:

Al Pacino







O Poderoso Chefão (1972); Serpico (1973); O Poderoso Chefão II (1974); Um dia de Cão (1975); Justiça Para Todos (1979); Autor em Família (1982); Scarface (1983);  Vítimas de uma Paixão (1989); Dick Tracy (1990); O Poderoso Chefão III (1990); Frankie & Johnny (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Perfume de Mulher (1992); O Pagamento Final (1993);  Fogo Contra Fogo (1995); Donnie Brasco (1997);  Advogado do Diabo (1997); O Informante (1999); O Novato (2003); Contato de Risco (2003); O Mercador de Veneza (2004) 88 Minutos (2007); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Salomé (2013); Má Conduta (2016); O Irlandês (2019)

 

Steven Bauer







Scarface (1983); Ladrão de Corações (1984); Dois Policiais em Apuros (1986); A Fera da Guerra (1988); Doce Veneno (1991); Síndrome de Caim (1992); Conduta Imprópria (1994); As Duas Faces de Um Crime (1996); Blackout (1997); O Amor tem Duas Caras (1999); Eternamente Lulu (2000); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Cidade Perdida (2005); O Ditador (2005); O Último Sentinela (2007); Amaldiçoada (2008); Luta Pela Honra (2009); Os Reis da Noite (2011); Pecados Mortais (2012); Lobisomem: A Besta Entre Nós (2012); Código da Máfia (2013); Culture of Fear (2017) 


Michelle Pfeiffer







Quando o Amor Renasce (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); As Crianças que Ninguém Queria (1981); Callie & Son (1981); Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); Scarface (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985); As Bruxas de Eastwick (1987); As Amazonas na Lua (1987); De Caso com a Máfia (1988); Conspiração Tequila (1988); Ligações Perigosas (1988); Susie e os Baker Boys (1989); A Casa da Rússia (1990); Frankie & Johnny (1991); Batman: O Retorno (1992); A Época da Inocência (1993); Lobo (1994); Mentes Perigosas (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Revelação (2000); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); Sombras da Noite (2012); Mãe! (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018), Vingadores: Ultimato (2019); Malévola 2: Dona do Mal (2019), Saída à Francesa (2020), The First Lady (série - 2022), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023) 


Robert Loggia (1930–2015)







Marcado pela Sarjeta (1956); Clima de Violência (1957); Pistola do sertão (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965);  Resgate Fantástico (1976);  Morte na Rua (1976); A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978); A Força do Destino (1982); Psicose - 2ª Parte (1983); Scarface (1983); A Honra do Poderoso Prizzi (1985); O Fio da Suspeita (1985); Adoradores do Diabo (1987); Big - Quero Ser Grande (1988); Gladiator- O Desafio (1992); Inocente Mordida (1992); Apóstolo Pedro e a Última Ceia (2012). 


Mary Elizabeth Mastrantonio







Scarface (1983); A Cor do Dinheiro (1986); Dançando Com o Perigo (1987); O Segredo do Abismo (1989); Julgamento Final (1991); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); Areias Brancas (1992); Jogos de Adultos (1992); Lei & Ordem: Crimes Premeditados  (seriado 2010); Limitless (seriado 2015 a 2016); Amok (2015); O Justiceiro (seriado 2017 a 2019); Ponto Cego (seriado 2018 a 2019)


F. Murray Abraham







O Prisioneiro da Segunda Avenida (1975); Todos os Homens do Presidente (1976); Scarface (1983); Amadeus (1984); O Nome da Rosa (1986); A Revanche Final (1989); Império do Crime (1991); O Último Duelo (1991); Máquina Quase Mortífera (1993); O Último Grande Herói (1993); Sobrevivendo ao Jogo (1994);  Nostradamus (1994);  Poderosa Afrodite (1995); Mutação (1997); Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998);  Encontrando Forrester (2000); 13 Fantasmas (2001);  Ataque dos Tubarões (2008);  11 settembre 1683 (2012);  O Grande Hotel Budapeste (2014); Homeland (seriado 2012 a 2017).

 

Mark Margolis (1939-2023)







The Other Side of Victory (1976), Vivendo com Estilo (1979), Vestida para Matar (1980), Natal Diabólico (1980), Arthur, o Milionário Sedutor (1981), A Vingança (1982), A Ira dos Anjos (1983), Caçada Impiedosa (1983), Scarface (1983), Cotton Club (1984), Uma Janela Suspeita (1987), O Segredo do Meu Sucesso (1987), Tempo de Glória (1989), Contos da Escuridão (1990), Comando Delta 2: Conexão Colômbia (1990), O Poço e o Pêndulo (1991), 1492: A Conquista do Paraíso (1992), Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994), Poder Absoluto (1997), Thomas Crown, a Arte do Crime (1999), Um Sinal de Esperança (1999), Fim dos Dias (1999), Ninguém é Perfeito (1999), Réquiem para um Sonho (2000), Hannibal (2001), O Alfaiate do Panamá (2001), Hardball - O Jogo da Vida (2001), Bridget (2002), Infested - A Invasão (2002), Oz (seriado 1997 - 10 episódios), Demolidor - O Homem sem Medo (2003), Reflexos da Amizade (2004), A Passagem (2005), Fonte da Vida (2006), A Garota da Casa ao Lado (2007), Medo da Verdade (2007), O Lutador (2008), Um Ato de Liberdade (2008), Cisne Negro (2010), Breaking Bad (seriado 2008 - 08 episódios), Imortais (2011), O Perigo Vem do Lago (2013), Noé (2014), Casamento Grego 2 (2016), Reencontrando o Amor (2016), O Despertar da Juventude (2020), Better Call Saul (seriado 2015 - 22 episódios)

 

Paul Shenar (1936-1989)







A Execução do Soldado Slovik (1974), The Night That Panicked America (1975), A Coragem e a Paixão (1978), Lulu (1978), Força Mortal (1983), Scarface (1983), O Preço de uma Carreira (1985), Violência nas Ruas (1985), Pesadelo Cruel (1986), Jogo Bruto (1986), A Ira dos Anjos 2 (1986), Uma Janela Suspeita (1987), Um Homem em Fogo (1987), A Marca da Corrupção (1987), Imensidão Azul (1988) e participação em vários seriados 


Pepe Serna




 

 


Céu Vermelho ao Amanhecer (1971), Johnny Vai à Guerra (1971), O Parceiro do Diabo (1971), Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976), O Pirata Escarlate (1976), Tarântulas (1977), Força Destruidora (1979), Corredor Polonês (1979), As Ruas de Los Angeles (1979), O Panaca (1979), Minha Estrada Minha Vida (1980), A Balada de Gregório Cortez (1982), Scarface (1983), Por trás de um Segredo (1984), Amanhecer Violento (1984), Silverado (1985), Violência nas Ruas (1985), Clube dos Pilantras 2 (1988), Jim - A Fúria do Oeste (1990), Lembranças de Hollywood (1990), Rookie: Um Profissional do Perigo (1990), América do Medo (1992), O Paraíso te Espera (1992), Viagem pelo Perigo (1995), Terra de Leite e Mel (1996), O Bravo (1997), Pão e Rosas (2000), Desastre na Linha 7 (2000), Vespas Assassinas (2003), Latin Dragon (2004), A Virgem De Juarez (2006), Aguruphobia (2015), Lowriders: A arte nos Carros (2016), Pequena Grande Vida (2017), Flamin' Hot - O Sabor que Mudou a História (2023)


Harris Yulin






 

O Massacre dos Pistoleiros (1971), O Homem da Meia-Noite (1974), Um Lance no Escuro (1975), Cinco Dias de Conspiração (1976), Vitória em Entebbe (1976), Quando Cada Dia Era 4 de Julho (1978), O Cavaleiro da Noite (1979), O Fim da Quadrilha Dalton (1979), Scarface (1983), Adoradores do Diabo (1987), Beleza Fatal (1987), Sonho Mortal (1988), Julgamento em Berlim (1988), A Outra (1988), Os Caça-Fantasmas 2 (1989), De Frente para o Perigo (1990), Face a Face com a Vida (1991), Desejos (1992), O Coração da Justiça (1992), Meus Vizinhos Picaretas (1992), Perigo Real e Imediato (1994), Como Salvar Sua Família (1995), Truman (1995), A Ilha da Garganta Cortada (1995), O Mistério do Lago (1996), Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias (1996), O Preço de uma Escolha (1996), Crime na Casa Branca (1997), O Poder Vai Dançar (1999), Hurricane, o Furacão (1999), O Homem do Oeste (2000), Perfume (2001), A Hora do Rush 2 (2001), Jovens Justiceiros (2001), Dia de Treinamento (2001), O Clube do Imperador (2002), Desafiando o Perigo (2005), A Pele (2006), A Sétima Alma (2010), O Lugar Onde Tudo Termina (2012), A Grande Luta de Muhammad Ali (2013), Desafiando a Arte (2015), O Lado Americano (2016), Norman: Confie em Mim (2016), Ozark (seriado 2017)


Arnaldo Santana (1950-1987)





 


Parceiros da Noite (1980), A Ira dos Anjos (1983), Scarface (1983)


Gary Carlos Cervantes







1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Segundas Intenções (1983);  Pesadelos Diabólicos (1983); Scarface (1983); Perigo na Montanha (1984); Um Homem Destemido (1985);  Comando para Matar (1985); O Limite da Traição (1987); Um Tira da Pesada II (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Beleza Fatal (1987); Querem me Enlouquecer (1987); As Cores da Violência (1988); Clube dos Pilantras 2 (1988); Loucademia de Polícia 6: Cidade em Estado de Sítio (1989); Cartel de Mafiosos (1989); Backstreet - Sonhos de um Rebelde (1990);  Garantia de Morte (1990); Rodas do Terror (1990); Marcado Para a Morte (1990); Grito de Horror 6 (1991); Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Marcados Pelo Sangue (1993); Warlock 2: O Armageddon (1993); A Família Buscapé (1993); Justiça Cega (1994); The O.J. Simpson Story (1995); Picket Fences (seriado 1992 e 1996); Volcano: A Fúria (1997); Terra da Liberdade (1998); Pacto do Silêncio (1998); As Loucas Aventuras de James West (1999); Enigma do Espaço (1999); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); O Chamado (2002); Garotas Selvagens 3 (2005); Um Crime de Mestre (2007); Vôo Explosivo (2007); Paixão Obsessiva (2011); Don Quixote (2015) e participação em diversos seriados


Gregory Cruz







Act of Violence (1979), Scarface (1983), Contrato de Risco (seriado - episódio piloto -1985), Stallone: Cobra (1986), Police Story: Gladiator School (1988), Manhunt: Search for the Night Stalker (1989), Impacto Mortal (1990), A Saga de um Guerreiro (1995), Os Quase Heróis (1998), Duelo Sem Fronteiras (2001), Totalmente Sem Rumo (2004), Unnatural (2015), A Qualquer Custo (2016), Toda Arte é Perigosa (2019)


Miriam Colon (1936-2017)






A Face Oculta (1961), Sangue na Praia (1961), O Sexto Homem (1961), Sangue em Sonora (1966), Possuídos Pelo Mal (1972), Gunsmoke (seriado 1955 - 8 episódios), Uma Vida em Pecado (1979), De Volta à Estrada (1981), Scarface (1983), Por Trás de um Segredo (1984), Vida de Cidade (1991), A Casa dos Espíritos (1993), Nova Iorque Contra o Crime (1993), Sabrina (1995), Justiça a Qualquer Preço (1996), Espírito Selvagem (2000), Gol!: O Sonho Impossível (2005), Gol II: Vivendo o Sonho (2007), Gritos da Morte (2007), Gol! III: Assumindo o Mundial (2009), Abençoe-me Ultima: A Feiticeira (2012) e participação em várias séries


Manuel Padilla Jr. (1955–2008)








A Moeda da Sorte (1963); Brincando de Guerra (1963); Robin Hood de Chicago (1964); O Pistoleiro de Esporas Negras (1965); Tarzan e o Vale do Ouro (1966); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Tarzan e o Grande Rio (1967); Tarzan (seriado 1967-1968); Um Homem Chamado Cavalo (1970); A Grande Esperança Branca (1970) Loucuras de Verão (1973); American Graffiti - E a Festa Acabou (1979); Scarface (1983) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre