quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

RELÍQUIA MACABRA / THE MALTESE FALCON (1941) - ESTADOS UNIDOS


"AQUILO DA QUAL OS SONHOS SÃO FEITOS”

Samuel Spade (Humphrey Bogart) e Miles Archer (Jerome Cowan) são dois detetives que recebem em seu escritório uma bela mulher chamada Miss Wonderly (Mary Astor). Ela relata à dupla que sua irmã parara de se comunicar com ela, suspeitado de Floyd Thursby, um homem que acompanha sua irmã e se mostra bem violento. Archer inicia sua investigação até que Spade recebe uma ligação: seu sócio terminou morto a tiros por alguém ainda não identificado. A polícia passa a suspeitar da atitude de Spade, que pouco parece ter se importado, enquanto o próprio tenta localizar a misteriosa mulher que os contratara. Sua secretária Effie (Lee Patrick) é a única pessoa em que pode confiar. 

Após localizar a misteriosa mulher, descobre que seu nome é Brigid O'Shaughnessy e que sua motivação é outra. Quando entra em cena Joel Cairo (Peter Lorre), um homem que anda armado e lhe faz ameaças, Spade percebe que há algo muito maior na estória contada por sua cliente. Logo percebe estar sendo seguido por um pistoleiro Wilmer Cook (Elisha Cook Jr.) a mando de um ambicioso homem chamado Kasper Gutman (Sydney Greenstreet). Spade descobre que todos estão atrás de uma relíquia da época dos templários: o Falcão Maltês, uma peça encrustada de joias, valiosíssima, dada como desaparecida há séculos e que Gutman acredita ter rastreado. O mafioso lhe oferece uma alta quantia se conseguir localizar o paradeiro do artefato. Mas em quem Spade pode confiar? 

“Relíquia Macabra” (tradução pouco inspirada para “O Falcão Maltês”) tornou-se um clássico por vários fatores, mas sua origem precisa ser melhor dissecada. “The Maltese Falcon” foi escrito em 1929 por Dashiell Hammett (um famoso escritor de livros e inúmeros contos) e publicado em 1930 na revista de ficção "Black Mask" sendo, logo em seguida, transformado em livro e em um “best seller” imediato. Logo a Warner lançaria dois filmes baseados no livro: “O Falcão Maltês” (1931) e “Satan Met a Lady” (1936 - não exibido no Brasil) com Bette Davis. Hammett teria criado o detetive Spader baseado em sua própria vivencia como detetive particular na agência Pinketon, de São Francisco. A Warner planejou mudar o nome do filme para "The Gent from Frisco" porque o título do romance já havia sido usado para “O Falcão Maltês” (1931). O estúdio acabou concordando em manter o título original por insistência de John Huston, mas, como vimos, no Brasil recebeu título próprio. 

A história de Relíquia Macabra começa quando John Huston ainda era apenas um conhecido roteirista em Hollywood. Huston convenceu a Warner a levar uma terceira versão para as telas com ele na direção. A apreensão era grande. Huston nunca dirigira e a aposta era alta para os Estúdios (deram-lhe apenas seis semanas para filmar com um orçamento de US$ 300 mil).  Ele compactou o romance de uma forma tensa, em uma São Francisco rodada todo em estúdio, e percebeu que a estória não era sobre o enredo, mas sobre os personagens, além de uma surpreendente tomada ininterrupta de sete minutos (a maioria dos espectadores não percebeu). Nascia ali um dos diretores mais celebrados de todos os tempos, que recebeu 13 indicações ao Oscar (conquistando dois) e produções elogiadas como “O Tesouro de Sierra Madre” (uma parábola da ambição humana condenada ao fracasso). A crítica logo reconheceu um talento: estilo próprio, diálogos afinados, cortes precisos, ângulos inspirados e personagens com forte estrutura narrativa e mais próxima ao livro do que suas versões anteriores. Relíquia Macabra apresentava um novo diretor e lançou as bases para um novo conceito de cinema: o cinema Noir (noir em francês significa “negro”) que trazia crimes, humor negro, detetives bêbados, personagens cínicos, ambíguos e individualistas, mulheres ambiciosas, expressionismo sombrio, solidão, herói pragmático... e uma impactante fotografia em preto e branco radical que acentuava as luzes e as sombras (vejam a cena do elevador, as barras deste se assemelham as barras de uma prisão). Muitos críticos consideram o filme como o real primeiro filme noir. 

Relíquia Macabra se tornou um divisor de águas para Humphrey Bogart, transformando-o em um novo astro e definindo suas atuações dali em diante. Entre 1936 e 1940 Bogart tinha feito em torno de 28 filmes e ficara conhecido em papéis de gangsteres. E tudo começou quando o ator George Raft se negou a interpretar o papel (porque "não era um filme importante" e seu contrato permitia não atuar em remakes – mas dizem que era porque o diretor Huston era estreante e não quis arriscar) que foi para Bogart (e aconteceria o mesmo com Casablanca). A Warner tinha suas reservas: o ator fugia dos padrões de Hollywood. Não era alto, não era bonito e nem tinha porte físico. Para escalá-lo, a Warner retirou-o de uma imposta suspensão por se recusar a aparecer em “Três Homens Maus” (1941). Era o fim de seus papéis medianos e de gângster, ainda que seus detratores dissessem que o ator tinha apenas duas expressões: com e sem cigarro na boca.

Foi a estreia de Sydney Greenstreet, aos 61 anos, altamente elogiada pela crítica e que em “Casablanca” consolidou-se como um dos atores mais marcantes da história do cinema. Junto com Peter Lorrre fez outros nove filmes. Casablanca teria feito o sucesso sem Bogart, Lorrre e Greenstreet? (podemos dizer que sem “Relíquia Macabra”, Casablanca poderia hoje ser apenas mais um filme). Podemos lembrar que Casablanca tem as características do noir, mas vem incorporado de romance e política. 

Quanto ao elenco, podemos dizer que o trio Bogart (sóbrio, cínico, individualista, ambíguo e com um código de moralidade bem interessante, um homem de sonhos desfeitos), Lorrre (nervoso, perfumado e escorregadio) e Greenstreet (com presença cênica imponente e envolto em uma aura de constante ameaça que acredita que no fundo todos são como ele) comandaram o espetáculo e cada um à sua maneira conquistou um espaço na competitiva indústria de Hollywood. Mas não podemos esquecer do elenco de apoio.  Mary Astor (que diziam estar tendo um caso na época com John Huston) interpretando Brigid O'Shaughnessy era a dualidade que o filme precisava. Ela ama ou não ama Spader? Seus sentimentos são verdadeiros ou tudo é um jogo de cena? E Spader: ele ama ou não a ama? (essa resposta será uma surpresa para o espectador). Gladys George faz a esposa de Miles (vítima da ambição desmedida) e a razão pela qual os detetives desconfiam que Spader o eliminou. Effie (Lee Patrick) parece ser a única em que Spader confia se mostrando sempre pronta a seguir os mandos e desmandos de seu chefe sem reclamações. Uma cumplicidade marcada por convivência e conveniência. Elisha Cook Jr. faz Wilmer Cook, um assassino covarde, irritado e mesquinho e pela qual Greenstreet diz considerá-lo quase como um filho. Cook descobrirá até que ponto essa constante afirmação é verdadeira. Temos também o ator Ward Bond como o detetive mais contido, Tom Polhaus.

Desmentindo a teoria da superioridade de todas as primeiras versões de filmes feitos em Hollywood, Relíquia Macabra pode ser visto como um marco do cinema, numa versão inolvidável, a partir de vários aspectos como os narrados acima. Huston mostrou uma estória de ganância, um cinismo cinza, cobiça e loucura pela posse de um antigo artefato numa época de homens endurecidos, de uma sociedade que emergia da Depressão Econômica e se via  mergulhando em uma grande guerra. Uma sociedade onde muitas pessoas motivadas pela ganância se revelariam capazes até de matar. Personagens marginalizados que se esgueiram nas sombras de um mundo cão.

 

Trailer:



Curiosidades:

O pergaminho de abertura sobre a história do Falcão Maltês é pura invenção.

O filme foi indicado a 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante: Sydney Greenstreet. 

Para se preparar para trabalhar com Humphrey Bogart em Casablanca, Ingrid Bergman assistiu muitas vezes a Relíquia Macabra (1941).

Três das estatuetas ainda existem e são avaliadas em mais de US$ 1 milhão cada, o que as torna alguns dos adereços cinematográficos mais valiosos já feitos; na verdade, cada uma vale agora mais de três vezes o que o filme custou para ser feito.

Humphrey Bogart teve que fornecer seu próprio guarda-roupa, o que era uma prática comum na Warner Brothers como forma de o estúdio economizar algum dinheiro.

Oito falcões malteses foram usados ​​para o filme - dois de chumbo e seis de gesso. Os falcões de chumbo pesavam cerca de 50 libras cada, e Lee Patrick acidentalmente deixou cair um no pé de Humphrey Bogart durante as filmagens. Ele está em exibição no museu do cinema da Warner Bros. estúdios, e as penas de sua cauda estão visivelmente amassadas desde quando caiu.

John Huston fez Mary Astor correr pelo set várias vezes antes de cada uma de suas cenas, a fim de dar-lhe uma aparência nervosa e sem fôlego na tela.

"The stuff that dreams are made of" "Aquilo da qual os sonhos são feitos" (uma frase sugerida por Humphrey Bogart) foi eleita a 14ª frase do filme em 2005 pelo American Film Institute. A frase é parafraseada de "A Tempestade" de William Shakespeare: "Nós somos essas coisas à medida que os sonhos são feitos, / E nossa pequena vida é completada com um sono.

Grande parte do filme é filmado sobre o ombro de Humphrey Bogart para que o público possa entender seu ponto de vista.

Depois que a Warner Brothers viu o sucesso do filme, decidiu produzir uma sequência. O diretor John Huston escreveu um roteiro para a sequência, intitulada "Três Desconhecidos" (Three Strangers). O filme deveria conter muitos dos personagens principais deste filme, especificamente Sam Spade. Antes do filme chegar à produção, no entanto, Dashiell Hammett informou à Warner Brothers que ele possuía os direitos dos personagens e, embora o Estúdio tivesse comprado os direitos do romance, ele não possuía os direitos dos personagens. "Três Desconhecidos" (1946) acabou sendo filmado com personagens diferentes. Peter Lorre e Sydney Greenstreet apareceram no filme.

Quando Kasper Gutman (Sydney Greenstreet) diz a Sam Spade (Humphrey Bogart) que a história do Falcão Maltês "não é a história dos livros escolares, não é a história do Sr. Wells", ele está se referindo a "The Outline of History" de HG Wells, publicado em 1919.

Na vida real, Dashiell Hammett foi um agente da Agência de Detetives Pinkerton. Brigid O'Shaughnessy foi parcialmente baseada em sua secretária, Peggy O'Toole, e parcialmente em uma mulher que uma vez o contratou para demitir sua governanta. Joel Cairo foi baseado em um homem que Hammett prendeu sob a acusação de falsificação em 1920, enquanto Wilmer, o atirador, foi escolhido a partir de um pequeno criminoso que atendia pelo apelido de "O Bandido Anão".

Um dos adereços originais do falcão pode ser visto em um balcão em "Era Uma Vez Em... Hollywood" (2019), de propriedade de Leonardo DiCaprio.

Em 2007, o American Film Institute classificou-o como o 31º melhor filme de todos os tempos.

A Warner considerou brevemente escalar Edward G. Robinson como Sam Spade.

Warner Baxter, Brian Donlevy, Melvyn Douglas, Henry Fonda, Preston Foster, Fred MacMurray, Fredric March, Robert Montgomery, Paul Muni, Lloyd Nolan, Anthony Quinn, Edward G. Robinson, Franchot Tone e Richard Whorf foram considerados para Sam Spade

Annabella, Joan Bennett, Ingrid Bergman, Laraine Day, Frances Dee, Olivia de Havilland, Betty Field, Janet Gaynor, Paulette Goddard, Rita Hayworth, Ruth Hussey, Dorothy Lamour, Brenda Marshall e Loretta Young foram consideradas para Brigid O'Shaughnessy.

Durante as Cruzadas, a ilha grega de Rodes era conhecida como Rhodes Hospitalária. Foi supervisionada pela Ordem dos Cavaleiros do Hospital de São João de Jerusalém, e seu reinado durou de 1320 a 1522. Sidney Greenstreet menciona brevemente esta história ao dar uma visão geral de como o Falcão Maltês foi criado e o que aconteceu com ele.


Cartazes:

 


 

Filmografias:

Humphrey Bogart (1899-1957)







Querido das Mulheres (1930); Corpo e Alma (1931); Garota Rebelde (1931); Sede de Justiça (1934); Floresta Petrificada (1936); O Grande O'Malley (1937); Talhado Para Campeão (1937); Assim é Hollywood (1937); O Gênio do Crime (1938); A Lei do Mais Forte (1939); Vitória Amarga (1939); Heróis Esquecidos (1939); Caravana de Ouro (1940; Seu Último Refúgio (1941); Relíquia Macabra (1941); Casablanca (1942); Sahara: Em Busca da Sobrevivência (1943); Uma Aventura na Martinica (1944); À Beira do Abismo (1946); Inspiração Trágica (1947); Prisioneiro do Passado (1947); O Tesouro da Sierra Madre (1948); Paixões em Fúria (1948); O Crime não Compensa (1949); No Silêncio da Noite (1950); Uma Aventura na África (1951); A Hora da Vingança (1952); O Diabo Riu por Último (1953); A Nave da Revolta (1954); Sabrina (1954); A Condessa Descalça (1954); Horas de Desespero (1955); A Trágica Farsa (1956); A Trágica Farsa (1956) 


Mary Astor (1906-1987) 







Filhos Prediletos (1923), O Chale Brilhante (1923), Hollywood (1923), Quanto Custa a Virtude (1924), Excelso Sacrifício (1925), Vida Fascinante (1925), O Demônio (1925), Missão de Amor (1926), Amar e Esperar (1926), O Tigre do Mar (1927), Amargores da Fama (1927), Irmãos na Luta, Irmãos no Amor (1927), Dois Cavaleiros Árabes (1927), Amar para Morrer (1928), O Passado não Morre (1928), As Mulheres Amam os Brutos (1930), O Marido da Rainha (1931), A Nau do Pecado (1931), A Esquadrilha Perdida (1932), Precioso Ridículo (1933), O Caso de Hilda Lake (1933), O Homem de Duas Caras (1934), A Divina Glória (1935), Fogo de Outono (1936), O Prisioneiro de Zenda (1937), O Furacão (1937), Sempre a Mulher (1938), Meia-Noite (1939), O Filho dos Deuses (1940), A Grande Mentira (1941), Relíquia Macabra (1941), Mulher de Verdade (1942), Agora Seremos Felizes (1944), O Eterno Conflito (1947), Ato de Violência (1948), Quatro Destinos (1949), Amor, Prelúdio de Morte (1956), Os Grandes Deste Mundo (1956), Tudo Pelo Teu Amor (1958), De Volta à Caldeira do Diabo (1961), O Preço da Ambição (1964), Com a Maldade na Alma (1964)


Peter Lorre (1904-1964)







O Diabo Branco (1930); M, o Vampiro de Dusseldorf (1931); O Homem que Sabia Demais (1934); Crime e Castigo (1935); Supremo Sacrificio (1936); Obrigado, Sr. Moto (1937); O Palpite de Mister Moto (1938); Mr. Moto Se Aventura (1938); Almas Rebeldes (1940); O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940); Relíquia Macabra (1941); Casablanca (1942); A Cruz de Lorena (1943); A Máscara de Dimitrios (1944); Anjo Diabólico (1946); Os Dedos da Morte (1946); Casbah, O Reduto da Perdição (1948); Areia Movediça (1950); O Diabo Riu por Último (1953); 20.000 Léguas Submarinas (1954); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); O Palhaço que não Ri (1957); A História da Humanidade (1957); O Bamba do Regimento (1957); O Grande Circo (1959); Viagem ao Fundo do Mar (1961); O Corvo (1963); Farsa Trágica (1963); O Otário (1964)  


Sydney Greenstreet (1879-1954)







Relíquia Macabra (1941); O Intrépido General Custer (1941); Casablanca (1942); Passagem Para Marselha (1944); Um Sonho em Hollywood (1944); Três Desconhecidos (1946); Mercador de Ilusões (1947); A Mulher de Branco (1948); Caminho da Redenção (1949); Malaia (1949) 


Jerome Cowan (1897-1972)







Bem Amada Inimiga (1936), Vive-se uma Só Vez (1937), Vamos Dançar? (1937), O Furacão (1937), A Volta do Santo (1939), Eu Soube Amar (1939), Zona Tórrida (1940), Dois Contra uma Cidade Inteira (1940), Seu Último Refúgio (1940), A Grande Mentira (1941), Volta Para Mim (1941), Mulher Fatídica (1941), Garota de Encomenda (1941), Relíquia Macabra (1941), Vida Contra Vida (1942), Caminho Trágico (1943), Singrando Mares (1943), Dilema de Médico (1943), A Canção de Bernadette (1943), Vaidosa (1944), Uma Noite Trágica (1944), O Escorpião Vermelho (1946), Morte ao Amanhecer (1946), Uma Noite no Paraíso (1946), A Cruz de um Pecado (1947), Uma Aventura no Panamá (1947), De Ilusão Também se Vive (1947), Mansão da Loucura (1947), Noiva da Primavera (1948), Vontade Indômita (1949), Vênus da Praia (1949), Êxito Fugaz (1950), O Foguete Errante (1959), Rabo de Foguete (1960), A Dama da Madrugada (1961), Dama por um Dia (1961), Tormentas do Matrimônio (1963), Feras Sanguinárias (1963), O Otário (1964), O Harém das Encrencas (1965), Fuzileiro das Arábias (1964), Os Prazeres de Penélope (1966), Glória e Lágrimas de um Cômico (1969)

 

Lee Patrick (1901-1982)






A Grande Surpresa (1937), Heróis Sem Glória (1937), O Secreto Galanteador (1938), Vidas Pecadoras (1938), Triunfo às Avessas (1938), As Irmãs (1938), Homens Marcados (1939), A Mulher e o Dinheiro (1940), Dois Contra uma Cidade Inteira (1940), Lua de Mel para Três (1941), Caminhando nas Sombras (1941), Reliquia Macabra (1941), Nascida para o Mal (1942), Ainda Serás Minha (1942), A Estranha Passageira (1942), Uma Noite Inesquecível (1942), Ladrão que Rouba Ladrão (1943), Órfãos da Fama (1943), Éamos Três Mulheres (1945), Alma em Suplício (1945), Estranha Jornada (1946), ...E os Anos Passaram (1947), A Lei é Implacável (1949), O Fugitivo de Santa Marta (1950), Mulher de Fogo (1953), Um Corpo que Cai (1958), A Mulher do Século (1958), Confidências à Meia-Noite (1959), Rabo de Foguete (1960), Uma Garota Chamada Tamiko (1962), As Sete Caras do Dr. Lao (1964).

 

Elisha Cook Jr (1903-1995)







Segredo de Justiça (1939); O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940); A Vida é uma Canção (1940); Sargento York (1941); Relíquia Macabra (1941); Dillinger (1945); Cinderella Jones (1946); O Álibi do Falcão (1946); Nascido para Matar (1947); A Máscara da Traição (1949); Almas Desesperadas (1952); Os Brutos Também Amam (1953); Torrentes de Vingança (1953); Rajadas de Ódio (1954); A Fúria dos Justos (1955); O Grande Golpe (1956); O Bandoleiro Solitário (1957); Assassino Público Número Um (1957); A Casa dos Maus Espíritos (1959); A Face Oculta (1961); O Estado Interessante de Papai (1963); O Castelo Assombrado (1963); O Mensageiro da Vingança (1963); O Bebê de Rosemary (1968); O Grande Roubo do Banco (1969); Sem Lei e Sem Esperança (1972); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); A Volta dos Bravos (1975); Cinco Dias de Conspiração (1976); 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); O Circo da Morte (1980); Terror at Alcatraz (1982) e participação em vários seriados

  

Gladys George (1900-1954)






O Bom Caminho (1934), O Crime de Ser Boa (1936), O Mundo Ensinou-me a Matar (1937), O Amor é uma Dor de Cabeça (1938), Maria Antonieta (1938), Heróis Esquecidos (1939), Quando a Vida Começa (1939), Seu Único Pecado (1940), Paixão e Vingança (1941), Relíquia Macabra (1941), Órfãos da Fama (1943), Os Melhores Anos de Nossa Vida (1946), Caminho da Redenção (1949), Cinzas ao Vento (1950), Por Amor Também se Mata (1951), Chaga de Fogo (1951), O Amor Resolve Tudo (1953)


Ward Bond (1903-1960)







Letra e Música (1929); Galanteador Audaz (1930); A Grande Jornada (1930); Virtude (1932); O Vale da Morte (1933); O Código de um Herói (1933); O Último Favor (1934); Um Grito na Noite (1934); Fuzileiros do Ar (1935); Inferno Negro (1935); Sangue na Neve (1935); Os Últimos Dias de Pompéia (1935); O Homem que Viveu Duas Vezes (1936); Campeão de Luvas Brancas (1937); Beco sem Saída (1937); Do Mundo Nada se Leva (1938); A Lei do Mais Forte (1939); A Volta de Cisco Kid (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); A Longa Viagem de Volta (1940); A Estrada de Santa Fé (1940); Sargento York (1941); Relíquia Macabra (1941); Terra Selvagem (1942); Dakota (1945); Paixão dos Fortes (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue de Heróis (1948); Joana D'Arc (1948); O Céu Mandou Alguém (1948); Caravana de Bravos (1950); A Vinganca de Jesse James (1951); Depois do Vendaval (1952); Sangue da Terra (1953); Johnny Guitar (1954); A Paixão de uma Vida (1955); Rastros de Ódio (1956); Asas de Águia (1957); Onde Começa o Inferno (1959); Caravana (seriado 1957 a 1961)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre