quarta-feira, 3 de agosto de 2016

COMANDO PARA MATAR / COMMANDO (1985) - ESTADOS UNIDOS

  
SALVANDO A FILHA E CONQUISTANDO FÃS

Coronel  John Matrix, aposentado das forças especiais, vive recluso com a filha quando aparece um grupo de mercenários e a sequestram, lhe impondo uma condição: ele terá de retornar com eles a uma república (fictícia) na América do Sul e depor o atual presidente que, na época, ajudou a colocar no poder. Matrix (Schwarzenegger) sabe que, mesmo concordando, eliminarão sua filha. Só lhe resta chegar ao país antes que o líder dos sequestradores perceba.
 


Este talvez seja o ícone dos filmes de ação, sem noção, dos anos 80. Ação cavalar, exército-de-um-só-homem e situações completamente implausíveis. Schwarzenegger dirige um 4x4 em queda livre, numa mini floresta, sem bater em uma árvore; pula de avião; arranca poltrona de carro com as mãos; levanta cabine telefônica no shopping;  bate com carro no poste; segura um homem à beira do penhasco com uma das mãos (e com o fio de aço que aparece claramente); sofre o efeito de uma explosão de granada e, de peito aberto, enfrenta uns 150 homens que atiram em sua direção, mas não lhe acertam. O Coronel  John Matrix  (alguém lembrou de John Rambo?) segue em linha reta e nada é capaz de detê-lo. Mais absurdo e divertido impossível. E foi um sucesso avassalador.


Revendo 31 anos depois, com um olhar mais crítico, é tudo uma grande bobagem, mas acrescentando pipoca e guaraná o filme flui muito bem. Schwarzenegger já vinha de “Conan - O Bárbaro”, “Conan , O Destruidor” e “O Exterminador do Futuro” e esse filme o fez entrar definitivamente no hall dos heróis de ações dos anos 80, bem no estilo "bate-massacra-mata" de Stallone; Chuck Norris, Charles Bronson, Dolph Lundgren e outros. 



Comando Para Matar também tem seus méritos.  Ao contrário de Rambo, o diretor Mark L. Lester (também assinando Mark Lester) de filmes como “Os Donos do Amanhã”” (1982), “Chamas da Vingança” (1984) e “Massacre no Bairro Japonês”,  preferiu centrar o filme em pura ação e nos músculos de Swarzie (tido como o exemplo clássico de mesomorfo) e o resultado não poderia ser outro: os espectadores torcem de cara pelo herói que tem sua filha sequestrada (pronto captou o espectador !), foge do estereótipo  Rambo (ou seja, nada de Vietnã ou outro país inimigo dos EUA !)  e invade as telas com ação ininterrupta, com direito a muitos tiros e explosões, falas sarcásticas e situações propositadamente cômicas. 



Vindo do sucesso "O Exterminador do Futuro", o ator fez aquele olhar de "Terminator"  o tempo todo, mas já mostrava que seria uma das referências do novo cinema de ação que surgia. Comando Para Matar estreou no Brasil um pouco antes de Rocky IV, outro peso pesado nas bilheterias, protagonizado por Stallone. A silhueta dos dois atores era um chamariz fortíssimo para uma geração que descobriu as academias e nomeou a musculação e o fisiculturismo como símbolos da perfeição corpórea. Interessante ver que Schwarzenegger moldou seu corpo à semelhança dos atores  fisiculturistas que haviam desaparecido dos cinemas como Reg Park, Gordon Scott, Steve Reeves... heróis de uma outra geração e de outro cinema. Swarzie voltou ao modelo, agora adaptado à realidade da época e conquistou uma legião de fãs, muitos, filhos dos pais que assistiam aos Hércules dos anos 60.


O elenco é composto de alguns atores pouco conhecidos do grande público, mas que estiveram em produções marcantes.  A canadense Rae Dawn Chong (que faz a aeromoça) ficou conhecida na produção “A Guerra de Fogo” (1981) e “Um Diretor Contra Todos”; o australiano Vernon Wells vinha, com seu corte moicano, de “Mad Max 2: A Caçada Continua ” (1981) e David Patrick Kelly era o vilão de” Warriors - Os Selvagens da Noite”, além de Bill Duke que estaria em “O Predador” e de Bob Minor  de filmes como “Vingança Forçada” (com Chuck Norris) e “O Fundo do Mar” (com Nick Nolte e Jaqueline Bisset). Com um  elenco de bons atores de apoio, Comando Para Matar arrebentou as bilheterias  ao redor do mundo e Swarzie assim fugiria do perigo de se tornar ator de filmes de Hércules (que sobrou para Lou  Ferrigno) ou fazer eternas sequências de Conan.


O filme elevou o ator a salários estratosféricos, abrindo caminho para uma dezena de filmes de sucesso ao longo da década, mostrando à indústria cinematográfica qual o caminho que a geração anos 80 seguiria. Uma geração (principalmente a americana) ávida pelo consumismo, ostentação e busca por novos valores. Schwarzenegger era um desses símbolos. O homem forte da Áustria chegou nos Estados Unidos e venceu. Soube, como poucos, trilhar uma carreira de sucessos, mas que, atualmente, começa a perder seu prestígio junto a uma nova geração que tem seus próprios heróis de ação.


Trailer :




Curiosidades:

Nick Nolte foi a escolha original para John Matrix, mas Arnold Schwarzenegger foi escalado em seu lugar.

O roteirista Jeph Loeb originalmente escreveu o roteiro com a intenção de fazer Gene Simmons (vocalista do grupo Kiss) interpretar Matrix, mas Simmons o desisitiu no início do estágio de desenvolvimento. Loeb então reescreveu o roteiro com Nick Nolte em mente como um ex-Comando fora de condição. O enredo era para falar de um agente das forças especiais trabalhando no Oriente Médio que fica doente com a morte e destruição contínuas. Ele deixa Israel, retorna aos Estados Unidos e se aposenta, mas é forçado a deixar a aposentadoria após o sequestro de sua filha.

Winona Ryder, Shannen Doherty, Elisabeth Shue, Drew Barrymore, Jennifer Connelly e Patricia Arquette fizeram o teste para o papel de Jenny.

Em algumas versões do filme em DVD, foi cortada a cena em que Matrix mata Henriques ao quebrar seu pescoço. Mostra Matrix dando uma cotovelada no rosto de Henriques, colocando o cobertor sobre ele e encostando-o em sua cabeça. A edição faz com que pareça que Matrix matou Henriques instantaneamente quando ele o nocauteou com o cotovelo.

Uma cena que foi filmada, mas cortada, mostra o General Kirby chegando ao shopping após a agitação de Matrix e diz ao policial investigador para reconsiderar ir atrás de Matrix. Ele avisa o policial que Matrix foi treinado para não se render e não cair sem lutar e que a polícia não pode detê-lo. A cena foi incluída nos recursos especiais do Director's Cut.

Rae Dawn Chong acertou em cheio em sua audição e recebeu esse papel na hora. Ela aceitou, dizendo: "Eu sabia que Arnold faria do filme um sucesso e queria fazer parte disso."

Vernon Wells afirmou em uma entrevista que nunca tinha ouvido falar de Arnold Schwarzenegger antes da produção do filme.

O corte na testa de Arnold Schwarzenegger no início do filme era real.

Vernon Wells descreveu seu visual como "Freddie Mercury com esteróides".

O shopping (Sherman Oaks Galleria) utilizado é o mesmo de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), também estrelado por Arnold Schwarzenegger. Com a finalização dos dois filmes, o shopping foi reformado.

Mark L. Lester realmente queria que Arnold Schwarzenegger balançasse David Patrick Kelly (Sully)  sobre a borda do penhasco sem qualquer ajuda. Arnold disse: "Você está louco?" Então, eles usaram um guindaste para pendurar Sully no penhasco.

Arnold Schwarzenegger e Vernon Wells permaneceram amigos íntimos desde a produção do filme.

Arnold Schwarzenegger e Rae Dawn Chong filmaram uma cena de amor, mas não foi considerada convincente e foi retirada do filme.

Vernon Wells não era o ator original do elenco para interpretar Bennett. Ele fez o teste para o papel e perdeu para Wings Hauser. No primeiro dia de filmagem, no entanto, o diretor Mark L. Lester demitiu Hauser e contratou Wells. Por isso as roupas de Bennett parecem tão justas, porque Wells era maior que Hauser e a produção não teve tempo de fazer um novo figurino. Ao longo dos anos, surgiu um boato de que Wells originalmente fez um teste para o papel de Matrix, mas isso é falso.

A mansão usada no tiroteio final entre Matrix e Arius (a antiga propriedade de Harold Lloyd em Beverly Hills) é a mesma mansão vista no tiroteio final entre Axel Foley e Victor Maitland em Um Tira da Pesada (1984). Coincidentemente, Matrix e Foley estavam tentando resgatar alguém chamada Jenny naquela mansão em seus respectivos filmes. E foi a mesma mansão usada para a Embaixada dos Visitantes em V: Os Extraterrestres no Planeta Terra ou V: A Batalha Final (1984).

Este é o segundo filme de Arnold Schwarzenegger em que ele usa pintura corporal. O outro filme foi Conan, o Bárbaro (1982).

Arnold Schwarzenegger realizou muitas de suas próprias acrobacias, já que os produtores acharam difícil encontrar um dublê para o fisiculturista. O ator sofreu uma luxação do ombro e vários pontos durante a filmagem.

Arnold Schwarzenegger podia levantar pesos acima de 450 libras, mas mesmo assim eles fizeram a cabine telefônica de madeira balsa.

Arius (Dan Hedaya) é considerado um ditador deposto do país de Val Verde. Val Verde foi um país fictício da América do Sul / Central usado por Hollywood dos anos 1980 ao início dos anos 1990 para representar um país de língua espanhola semelhante a Cuba ou Nicarágua, sem encontrar problemas diplomáticos. Também é citado nos filmes O Predador (1987), Duro de Matar 2 (1990) e no filme para TV Asas de Aço: Deadly Enemies (Pilot) (1988).

Matrix diz: "Errado", quando ele atira e mata Diaz. Em O Exterminador do Futuro (1984), Arnold Schwarzenegger também diz: "Errado", quando atira e mata o balconista da loja de armas.

O filme é inspirado no personagem Sgt. Rock da DC Comics que Schwarzenegger e o produtor Joel Silver há muito tentavam transformar em filme. O roteirista Jeph Loeb havia escrito para quadrinhos e deu ao Sgt. O primeiro nome de Rock (Franklin) para o General Kirby, e seu nome do meio (John) para Matrix.

Arnold Schwarzenegger foi transportado para o hospital três vezes durante as filmagens enquanto realizava muitas de suas próprias acrobacias.

John McTiernan teve a chance de dirigir este filme e recusou. Posteriormente, durante a edição de Delírios Mortais (1985), seu primeiro longa-metragem, teve a chance de dirigir o segundo filme de Arnold Schwarzenegger para a 20th Century Fox, O Predador (1987), que aceitou. Também dirigiu Arnie em O Último Grande Herói (1993).

David Patrick Kelly se referiu ao filme como "péssimo".

Arnold Schwarzenegger recebeu um salário de $ 1,5 milhão por este filme.

O filme foi lançado no mesmo ano de Rambo II: A Missão (1985), com o mesmo tema, e estrelado por Sylvester Stallone. Ambos os filmes tiveram um bom desempenho de bilheteria, embora o filme de Stallone tenha sido um sucesso muito maior e um fenômeno cultural / global. O fato de Stallone e Schwarzenegger terem lançado filmes concorrentes no mesmo ano alimentou a rivalidade "Stallone vs. Schwarzenegger" que durou anos, tanto entre si quanto na mídia.

Originalmente, os executivos do estúdio não queriam que Arnold Schwarzenegger falasse no filme. Isso teria sido uma perda real, já que as hilariantes frases de Arnold teriam feito muita falta.

Alyssa Milano (a garotinha) cresceu e teve participação regular nas séries "Jovens Bruxas" (1998-2006) e "Mistresses' (2013-2014) além de participações em várias outras séries e em alguns filmes (ver filmografia parcial abaixo).


 














 We Fight For Love - Power Station (música do final do filme)




Poster:

 
























Capa da Revista Cinemin nº 20




















Filmografia Parcial:
Arnold Schwarzenegger :

 












Hercules in New York (1970); Cactus Jack, o Vilão (1979); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); Contágio: A Transformação (2105); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio - Epidemia Mortal (2015); A Máscara de Ferro (2019);  O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019);


Rae Dawn Chong:.


 












A Guerra do Fogo (1981); Cidade do Medo (1984); Os irmãos Corsos (1984); Comando Para Matar (1985); A Cor Púrpura (1985); Uma Escola Muito Louca (1986); Os Trapaceiros da Loto (1987); Um Diretor Contra Todos (1987); Contos da Escuridão (1990); O Esconderijo (1995); Cyrus (2010); Pegasus Vs. Chimera (2012).


David Patrick Kelly




 






 


Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); 48 Horas (1982); A Morte nos Sonhos (1984); Comando Para Matar (1985); Rodas do Terror (1987); Coração Selvagem (1990); As Aventuras de Ford Fairlane (1990); Malcolm X (1992); O Corvo (1994); O Último Matador (1996); Um Adolescente em Apuros (1997); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Golpe Baixo (2005); A Conquista da Honra (2006); De Volta aoJogo (2014).



Vernon Wells


 








Mad Max 2: A Caçada Continua (1981); Mulher Nota Mil (1985); Comando Para Matar (1985); A Fortaleza ou Sequestrados (1985); Viagem Insólita (1987); Assassinato em Hollywood (1988); A Fortaleza (1992); Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Piratas do Espaço (1996); Silent Night,  Zombie Night (2009); Jurassic City (2015); The Perfect Weapon (2016); Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2016).


Alyssa Milano  

 













Comando Para Matar (1985); A Corrida Maluca (1989); A Lei de Cada Dia (1991); Os Segredos da Fraternidade (1994); Double Dragon (1994); A Sedução do Mal (1995); Os Pecados Mortais (1995); Medo (1996); Horas de Medo (1997); O Beijo da Noiva (2002); Dickie Roberts - O Pestinha Cresceu (2003); Autópsia de um Crime (2008); O Namorado da Minha Namorada (2010); Passe Livre (2011).


Bill Duke











Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976); Gigolô Americano (1980); Comando Para Matar  (1985);  O Predador (1987); Atraídos pelo Perigo (1987); Ação Total (1988); Alta Tensão (1990); Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento  (1993);  O Troco (1999); Instinto Sombrio (1999); Rede de Corrupção (2001);  Dragão Vermelho (2002); Fique Rico ou Morra Tentando (2005); X-Men: O Confronto Final (2006); Morte por Encomenda (2010); A Lista (2014); Mandy: Sede de Vingança (2018); Na Ponta da Bala (2019); Raio Negro (2018 -2021); Nem um Passo em Falso (2021)


Bob Minor











Os Gritos de Blácula (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); Lutador de Rua (1975); O Fundo do Mar  (1977); Norma Rae (1979); Fuga de Nova York (1981); Rocky III (1983);  Angel City (1980); O Desafio Supremo (1983); Cão Branco (1982); Vingança Violenta ou Vingança Forçada  (1982); Golpe de Mestre II (1983); Comando Para Matar  (1985); A Manhã Seguinte (1986); Ação Total (1988); Tempo de Glória (1989); Águia de Aço 3 - Ases do Céu (1992); Obsessão Fatal (1992); Inocente Mordida (1992); Justiça Extrema (1993); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Assassinos (1995); O Juízo Final (1996); Plantão Médico (1999-2005).

Charles Meshack (1945–2006)











Zack (1983); Comando para Matar (1985); Ação Total (1985); Momentos de Terror (1988); Lambada! A Dança Proibida (1990); Brinquedo Assassino 2 (1990);  CIA: Operação Alexa (1992)

Dan Hedaya











The Prince of Central Park (1977); A Vida Íntima de um Político (1979); Confissões Verdadeiras (1981);  Dançando como Loucos (1982); Fome de Viver (1983); Jovens sem Rumo (1984); Gosto de Sangue (1984);  As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984);  Um Agente na Corda Bamba (1984);  Comando para Matar (1985);  Dois Policiais em Apuros (1986); Amor e Coragem  (1986);  Joe Contra o Vulcão (1990);  Morando com o Perigo (1990);  A Família Addams (1991); Benny & Joon: Corações em Conflito (1993); Lances Inocentes (1993); Por Amor ou por Dinheiro (1993); Um Amor de Verdade (1993); Acerto de Contas (1994); Maverick (1994); Os Suspeitos (1995); Um Sonho sem Limites (1995); As Patricinhas de Beverly Hills (1995); Nixon (1995); O Clube das Desquitadas (1996); O Preço de um Resgate (1996); Daylight (1996); As Filhas de Marvin (1996); Será que Ele é? (1997); Por uma Vida Menos Ordinária (1997); Alien, a Ressurreição (1997); A Qualquer Preço (1998); Preso ao Silêncio (1999); Hurricane, o Furacão (1999); Shaft (2000); Cidade dos Sonhos (2001); Onde Está Ally? (2006); O Último Ato (2014); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Funny Face (2020); Slapface (2021); The God Committee (2021)

Chelsea Field











Perfeição (1985); Comando para Matar (1985); Mestres do Universo (1987); Condenação do Além (1987); As Confusões De Um Sedutor (1989); Spa Diabólico (1989); A Morte Pede seu Preço  (1990); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); O Último Boy Scout (1991); O Colecionador de Almas (1992); A Metade Negra (1993); A Flor Mortal (1993); Disposto a Tudo (1994); Os Pássaros 2 (1994); Royce, um Agente Muito Especial  (1994); André, uma Foca em Minha Casa (1994); Flipper (1996); Diabólica (1998); No Limite do Silêncio (2001); Virando a Mesa (2008); NCIS: Nova Orleans (seriado 2017 a 2020) 

2 comentários:

  1. Bom dia, Luis. Realmente tratava-se de outra época onde achávamos possível realizar algumas peripécias dentro dos limites de nossa inocência e não dávamos atenção para certos exageros e situações absurdas. Muitos filmes seguiram nesse segmento e os clichês se repetiam trocando, às vezes, os protagonistas. Era uma diversão instantânea e comentada por dias entre os colegas de escola e que, ao seu modo, se tornou clássica. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Janerson.
    Os anos 80 trouxeram dezenas de filmes de ação e Schwarzenegger e Stallone foram os seus maiores expoentes. Sim, os filmes passaram a seguir o padrão desses filmes e os clichês eram perceptíveis. Muito obrigado por mais este comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre