quarta-feira, 8 de novembro de 2017

LADYHAWKE, O FEITIÇO DE AQUILA / LADYHAWKE (1985) - ESTADOS UNIDOS



A AURORA E O CREPÚSCULO

O filme se inicia no século XIII, com  Phillipe Gaston (Matthew Broderick), o rato, sendo  o primeiro preso a fugir das masmorras de Áquila. O bispo (John Wood) solicita ao seu capitão da guarda, Marquet (Ken Hutchison), que o recapture. O jovem consegue alguma vantagem, mas logo  é alcançado pelo guardas. Eis que surge um cavaleiro (Rutger Hauer) vestido de negro, em um cavalo de mesma cor, trazendo em seu braço um falcão. O cavaleiro, chamado Etienne Navarre, luta com os guardas e foge com o garoto. 


Quando chega o entardecer, Etienne solicita ao jovem que cuide de seu cavalo e vá buscar lenha. Na floresta, Gaston é perseguido por um enorme lobo negro. Ao tentar pedir ajuda ao cavaleiro,  é surpreendido por uma linda e misteriosa mulher (Michelle Pfeiffer), de capuz, que lhe impede de matar o lobo. Minutos depois Gaston a vê desaparecer  na mata com o animal. 


Ladyhawke foi um enorme sucesso em seu lançamento. Um conto de fadas medieval mesclado a uma aventura mitológica, uma fábula sobre o amor, com boas cenas de luta, cenários reais (o diretor abriu mão de cenários artificiais e as filmagens foram feitas em três castelos na Itália), efeitos e uma trilha sonora assinada por Alan Parsons (Alan Parsons Project, dos famosos hits "Eye in the Sky" e "Time") que utilizou uma sonoridade pop, com uso de sintetizadores.


Existem cenas belíssimas tais como: o momento em que ambos se tocam, o lobo no gelo e o duelo de espadas. Sua qualidade de filme atemporal lhe permite uma longevidade que ainda hoje é bem vista. Essa belíssima estória (escrita por Edward Khmara) de amor clássica, amparada em um roteiro inovador e a elogiada  direção de  Richard Donner  ("A Profecia", “Superman 1 e 2”, “Goonies” e os “Máquina Mortífera”), deu um status de filme cult a essa produção. 


A química entre Hauer (Etienne) e Pfeiffer (Isabeau d'Anjou) foi o grande destaque desse filme, amparado por um Matthew Broderick (que no ano seguinte faria o clássico juvenil Curtindo a Vida Adoidado) inspiradíssimo e por Leo McKer (o padre) com uma atuação na medida certa, tendo apenas com ressalva a trilha de Alan Parsons, que destoa do clima, chegando a soar estranho em alguns momentos. Como exemplo, podemos citar a abertura, embalada por sintetizadores eletrizantes, mas que fica parecendo uma longa abertura de um seriado  francês da década de 80, chamado "Guilherme Tell" que era exibido pela extinta Rede Manchete. 


A estória é universal. O filme, muitas vezes, parece uma produção de capa e espada antiga e, mesmo trinta e poucos anos depois, ainda seduz muitas pessoas que gostam de uma história de amor verdadeiro, situado  na época medieval, com toques de magia e final feliz.


Trailer:




Curiosidades:

Richard Donner convidou Kurt Russell para o papel de Navarrre e Hutger Hauer para o papel de capitão da guarda. O papel não interessou a Hauer. Quando Russel não pode aceitar o papel, Hauer ficou com o personagem.

Sean Penn e Dustin Hoffman foram cogitados para o papel de  Phillipe Gaston.

A ave do filme é da espécie Búteo-de-cauda-vermelha (red-tailed hawk), sendo nativa dos Estados Unidos e não da Europa. Foram utilizadas várias aves durante o filme.

Os castelos cedidos para as filmagens pertencem ao diretor italiano Luchino Visconti ("Morte em Veneza" e "O Leopardo") e familiares.

Áquila é o nome latin para Águia.

Edward Khmara que escreveu a estória, escreveu em seguida "Inimigo Meu" (1985).
 

Foram importados quatro lobos siberianos, maiores que os lobos europeus.

O filme custou $ 20.000,00.

Quando o produtor e diretor Richard Donner estava considerando Dustin Hoffman para o papel de Philippe Gaston, ele tinha Sir Sean Connery em mente para o papel do capitão Etienne Navarre.

Foi indicado a 2 Oscars: Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som

Spike II, o falcão apresentado neste filme, trabalhou no Universal Bird Show até 2000, quando foi transferida para a sociedade National Audubon e tornou-se embaixadora do Audubon até morrer em maio de 2007. Outro falcão foi usado para cenas de voo e outro sentar no braço de Rutger Hauer. Um gostava tanto da companhia de Hauer que arrepiava suas penas quando sentado em seu braço, fazendo com que parecesse mais uma galinha.

Baseado em fatos geográficos, históricos e astronômicos, a ação deste filme presumivelmente se passa em 1386, na Itália, trinta e seis anos após a Peste Negra. No entanto, embora um eclipse total real tenha ocorrido do sul da França para a Itália em 1º de janeiro de 1386, o diálogo refere-se especificamente às Cruzadas e não há nenhum sobre a Peste Negra - e o marketing do filme indicou que este filme ocorre durante o século XIII. No entanto, como este filme é uma obra de ficção completa, nada disso importa.

O produtor e diretor Richard Donner disse que considerou o cantor Mick Jagger para o papel do Bispo.

Filmografia Parcial:

Rutger Hauer (1944-2019)

 








Louca Paixão (1973); Conspiração Violenta (1975); Soldado de Laranja (1977); Os Falcões da Noite (1981); Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982); O Casal Osterman (1983); Uma Raça a Parte ou O Senhor das Águias (1984) O Feitiço de Áquila (1985); Conquista Sangrenta (1985); A Morte Pede Carona (1986); Exterminador Implacável (1987); A Lenda do Santo Beberrão (1988); Fuga de Sobibor (1987); Fúria Cega (1989); Aliança Mortal (1991); O Destruidor (1992); A Nação do Medo (1994); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Omega Doom (1996); Linha Vermelha (1997); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Batman Begins (2005); O Ritual (2011); Dracula 3D (2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015).

Michelle Pfeiffer
 

 









Quando o Amor Renasce (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); Scarface (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985); As Bruxas de Eastwick (1987); As Amazonas na Lua (1987); De Caso com a Máfia (1988); Conspiração Tequila (1988); Ligações Perigosas (1988); Susie e os Baker Boys (1989); A Casa da Rússia (1990); Frankie & Johnny (1991); Batman: O Retorno (1992); A Época da Inocência (1993); Lobo (1994); Mentes Perigosas (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Revelação (2000); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); Sombras da Noite (2012); Mãe! (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018), Vingadores: Ultimato (2019); Malévola 2: Dona do Mal (2019), Saída à Francesa (2020), The First Lady (série - 2022), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)


Matthew Broderick












A Volta de Max Dugan (1983); Jogos de Guerra (1983); O Feitiço de Áquila (1985); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Projeto Secreto - Macacos (1987); Metido em Encrencas (1988); Negócios de Família (1989); Tempo de Glória (1989); Um Novato na Máfia (1990); O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg (1994); O Pentelho (1996); Godzilla (1998); Conte Comigo (2000); Um Natal Brilhante (2006); Roubo nas Alturas (2011); O Lado Americano (2016); The Gettysburg Address (2017); Look Away (2017); To Dust (2018).

4 comentários:

  1. Olá,bom dia!
    Amo suas análises.O Feitiço de Áquila foi um dos vários filmes que marcaram minha infância.Abraço.
    Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fabiana. Desculpe pela demora em responder.
      Quem bom que você tem gostado das postagens que coloco no Blog. Ladyhawke foi um filme de imenso sucesso e que se tornou uma obra que cativa gerações.
      Obrigado por comentar e pelo elogio. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
    2. Excelente filme. Daqueles que a gente assiste todas as tardes (principalmente nas chuvosas), com uma deliciosa taça de vinho bordô na mão e nunca se cansa de admirar a beleza de sua história e de suas imagens. Doner tinha em mente várias pessoas para os papéis, mas, no fim, esses que compuseram a filmagem foram, a meu ver, os melhores que poderiam ter sdo escolhidos. Mesmo Rutger Hauer (com sua sisudez e seu sempre mau humor) estava perfeito. Michele Pfeifer nem se fala. Linda e maravilhosa. E, Broderick, o jovem certo para dar ao filme um tom caricato e juvenil. Obrigado por nos deliciar com esse filme.

      Excluir
    3. Boa Tarde.
      Sem dúvida, a escolha do elenco revelou-se acertadíssima e Richard Donner fez um filme que agrada através dos tempos. Obrigado por visitar o site e tecer comentários. Volte sempre.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre