segunda-feira, 19 de abril de 2021

TARZAN E O VALE DO OURO / TARZAN AND THE VALLEY OF GOLD (1966) - ESTADOS UNIDOS / SUIÇA

MEIO TARZAN, MEIO 007

Tarzan (Mike Henry) é convidado para ir ao México por seu amigo Ruíz (Frank Brandstetter ) que dera abrigo a um pequeno menino chamado Ramel (Manuel Padilha Jr), que fora capturado ao sair da selva, com um colar de ouro na qual guardava um mapa do local da Cidade de Ouro, por homens de um criminoso internacional chamado Vinero (David Opatoshu), mas acabou escapando e sendo encontrado pelo amigo de Tarzan. Vinero tenta impedir que Tarzan se encontre com as autoridades locais, mas falha em sua primeira tentativa. Após tomar ciência de que Vinero é um perigoso assassino que envia explosivos a seus desafetos, parte ao encontro de Ruiz apenas para encontrá-lo em seus minutos finais de vida e descobrir que Ramel está de posse novamente do criminoso que montou um exército e avança floresta adentro em direção a cidade perdida de Tucumay. Tarzan parte em companhia do leão Major, do chimpanzé Dinky e de um Jaguar chamado Bianco, animal de estimação de Ramel. Sua missão é impedir que Vinero tome de assalto a cidade e que consiga devolver com segurança o garoto ao seu local de origem.

Décimo Quarto ator a interpretar Tarzan no cinema, Mike Henry era um ex-atleta profissional de football americano (NFL) onde atuara como linebacker  pelo Pittsburgh Steelers (1959-1961) e depois nos Los Angeles Rams (1962-1964). Após a saída de Jock Mahoney, que apenas fez dois filmes, “Tarzan Vai à índia” e “Os Três Desafios de Tarzan” o produtor Sy Weintraub (1923-2000), que passara a produzir os filmes a partir de 1959, queria um biotipo mais próximo ao personagem do escritor Edgar Rice Bourroughs. Mike Henry estrelaria três filmes para Weintraub e processaria o produtor pelo mesmo motivo que Jock: maus tratos e péssimas condições de trabalho. No filme seguinte Mike Henry seria mordido pelo chimpanzé Dinky o que lhe rendeu 20 pontos no queixo, uma febre oriunda da mordida, além de disenteria e lesões. O produtor planejara para Henry uma série televisiva que acabou nas mãos de Ron Ely, que se tornaria muito conhecido, e que suportou diversas lesões e até mordidas de leões para dar seguimento a série.  Muitos se lembram de Henry pelos filmes de Burt Reynolds e Sally Fileds “Agarra-me se Puderes” e “Desta Vez te Agarro” onde fazia Junior, o auxiliar do Xerife. O ator chegou até fazer teste para o papel principal do seriado Batman que acabou nas mãos de Adam West.

Esta primeira aventura do Tarzan de Mike Henry (aos 30 anos) apresenta aspectos bem peculiares. Assim como o Tarzan de Jock Mahoney, este personagem também está fora de seu habitat natural atuando em outros países e saindo dos filmes da selva africana. Temos também um Tarzan que não é mais monossilábico (assim como o de Jock Mahoney e de Gordon Scott que foi sendo “melhorado” ao longo de seus 5 filmes). Jane também não dá as caras sendo substituída por uma bela atriz. Mas há algo que o difere de seus antecessores: uma tentativa de aproximação junto ao público com o agente 007 de Sean Connery, que já havia protagonizado quatro filmes: “007 Contra o Satânico Dr. No”; “Moscou Contra 007” (o confronto de Tarzan contra um  helicóptero teve nítida inspiração com este filme); “007 Contra Goldfinger” (a inspiração é bem evidente: os vilões são sedentos por ouro) e “007 Contra a Chantagem Atômica”. Temos uma abertura com uma música em estilo Jazz / Bossa Nova, quase psicodélica, com nosso herói chegando na Cidade do México de terno e gravata e carregando uma maleta, uma clara evidência ao agente britânico. Logo é atacado numa arena de touradas (Plaza Mexico) por um franco-atirador, na qual resolve o problema com uma garrafa gigante de Coca-Cola. É apresentado a um vilão excêntrico que cria artefatos explosivos e os envia a quem deseja eliminar. Só percebemos que estamos em um filme de Tarzan quando ele se embrenha na selva para salvar o menino. 

E há bons momentos: Tarzan enfrenta os bandidos com uma potente metralhadora (ponto alto do filme) a la Rambo e improvisa uma funda (ou boleadeira) com duas granadas. Adeus bandidos. Consegue desarmar um artefato explosivo e até manusear um tanque de guerra (onde aprendeu isso??). Fora que temos um convívio real com um jaguar (também chamada de onça-pintada, já que o leopardo vive na África e Ásia), um leão e um chimpanzé (sim o mencionado chimpanzé). Nos idos anos 60 o ator que interpretasse o personagem tinha que conviver com esses animais, sujeito a qualquer mudança inesperada de comportamento. E até a criança ficou exposta ao montar em um leão (parecia até o leão Clarence da série Daktari). Alguém consegue imaginar uma cena dessas atualmente no cinema sem os tradicionais efeitos?  Pra não dizer que nos anos 80 isso não acontecia podemos citar a trilogia Príncipe Guerreiro (já analisada por aqui), na qual o herói interagia com animais. E a forma física de Henry era impecável permitindo o ator correr (como um profissional do football) e fazer acrobacias, no que Ron Ely também era bom. Já Gordon Scott era muito forte e mais lento e Jock Mahoney ficou estranhamente fraco (não por sua culpa, perdeu mais de 20Kg durante as filmagens com as doenças que lhe afetaram). Infelizmente Henry se afastaria das telas em 1988. Posteriormente seria diagnosticado com Mal de Parkinson. Seu falecimento aos 84 anos, neste ano, nos mostrou que sofria também de encefalopatia traumática crônica decorrente dos traumas sofridos na cabeça durante sua época de atleta.

Podemos dizer que o elenco deu consistência ao filme. Mike Henry tinha o físico adequado e fez um Tarzan mais realista e mais inserido na época que vivia,  mas não foi o melhor deles. Fez mais dois filmes rodados no Brasil, Tarzan e o Grande Rio (1966) e Tarzan e o Menino da Selva (1968). Podemos dizer que, para o cinema, foi o último Tarzan clássico. Teríamos outros atores posteriormente, mas o período mais conhecido terminaria nos dois próximos longas de Henry. Nancy Kovack (casada com o renomado maestro indiano Zubin Mehta – aquele de “Os Três Tenores) de Jasão e os Argonautas foi uma justificativa para não termos uma Jane. A atriz esteve e bem atuou mais perto do quarto final de projeção. David Opatoshu, ator mais voltado a seriados e telefilmes fez um vilão sem maniqueísmos o que funcionou e impediu o filme de fracassar. Don Megowan como o capanga Mr Train tem seu momento reservado para o final e parece mesmo um típico vilão dos filmes de 007 dessa época. O ator faleceu aos 59 em decorrência de um câncer na garganta. Megovan foi fumante entre os 12 e 48 anos. Sua morte foi atribuída a esse fator. Manuel Padilla Jr. fez dois filmes com Mike Henry interpretando personagens diferentes, mas ficou famoso na série Tarzan com o ator Ron Ely. O ator faleceria em 2008, aos 52 anos, de causas não reveladas. 

Dirigido por Robert Day (1922–2017),  que esteve a frente de 4 filmes do personagem "Tarzan, o Magnífico" (1960); "Os Três Desafios de Tarzan" (1963); "Tarzan e o Vale do Ouro" (1968); "Tarzan e o Grande Rio" (1967) e um episódio da série "Tarzan" podemos dizer que este filme tem seus altos e baixos. Foi uma tentativa de atualizar o personagem (com um roteiro escrito em um estilo mais próximo ao de Ian Fleming do que ao de Edgar Rice Burroughs) e atrair um público cansado de vê-lo apenas na selva africana. Essa mudança de ares já era um indício de que nos próximos anos o conceito de herói seria remodelado, assim como o nível de violência no cinema. Tarzan e o Vale do Ouro, apesar de ser assumidamente anos sessenta, do meio para o final é bem interessante até por mostrar as famosas Pirâmides e Templos Aztecas de Teotihuacan como a Cidade Perdida. Um filme que foi desaparecendo ao longo dos anos, mas que pode ser um passatempo interessante para os fãs do personagem . E fica uma pergunta final: o que havia na maleta?

 

Trailer:




Curiosidades:

A atriz Sharon Tate foi a escolha do elenco original para a protagonista feminina. Existem fotos de 1965 dela com Mike Henry junto com um leão em uma conferência de imprensa que foi realizada para promover os dois recém-chegados. Martin Ransohoff, que tinha a estrela sob contrato exclusivo, mudou de ideia sobre o fato de ser o primeiro filme dela, e o papel foi reformulado com Nancy Kovack.












David Opatoshu faleceu aos 78 anos de causas não reveladas


Nancy Kovack e Zubin Mehta












Nancy Kovack em Jasão e o Velo de Ouro









Mike Henry em Agarra-me se Puderes



Manuel Padilha Jr e Ron Ely no seriado Tarzan








Don Megovan no Seriado Tarzan - O Último Duelo - Eps 15 - Temp 1


Filmografia Parcial:

Mike Henry (1936 -2021)






 

Curfew Breakers (1957); Os Nove Irmãos (1963); Tarzan e o Vale do Ouro (1966), Tarzan e o Grande Rio (1967); Tarzan e o Menino da Selva (1968); Os Boinas Verdes (1968); Rio Lobo (1970); Vôo 502: Em Perigo (1972); No Mundo de 2020 (1973); Golpe Baixo (1974); Adeus Amigo (1975); Agarra-me se Puderes (1977); Desta Vez Te Agarro (1980):  Agora Você Não Escapa  (1983); Que Sorte Danada! (1987).


Manuel Padilla Jr. (1955–2008)







A Moeda da Sorte (1963); Brincando de Guerra (1963); Robin Hood de Chicago (1964); O Pistoleiro de Esporas Negras (1965); Tarzan e o Vale do Ouro (1966); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Tarzan e o Grande Rio (1967); Tarzan (seriado 1967-1968); Um Homem Chamado Cavalo (1970); A Grande Esperança Branca (1970) Loucuras de Verão (1973); American Graffiti - E a Festa Acabou (1979); Scarface (1983) 

 

Nancy Kovack  (1935)







O Nono Mandamento (1960); No Tempo dos Pioneiros (1962); Diário de um Louco (1963); Jasão e o Velo de Ouro (1963); Os Reis do Faroeste (1965); Silvia (1965); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Entre a Loura e a Ruiva (1966);  Tarzan e o Vale do Ouro (1966); Almaas 33 (1967);  A Feiticeira (seriado - 5 episódios 1964-1969); Sem Rumo no Espaço (1969)


David Opatoshu (1918–1996)







Uma Esperança a Menos (1950);  O Inimigo Público Nº 1 (1953); Os Irmãos Karamazov (1958); A Bela do Bas-Fond (1958); Cimarron - Jornada da Vida (1960); Exodus (1960); O Rei dos Ladrões (1961); O Melhor dos Inimigos (1961); Cortina Rasgada (1966); Tarzan e o Vale do Ouro (1966); Talvez Seja Melhor Assim (1966); O Homem de Kiev (1968); Romance de um Ladrão de Cavalo (1971); Portrait: A Man Whose Name Was John (1973); Conspiracy of Terror (1975); U-2 - Vôo Clandestino (1976); Resgate Fantástico (1976); Ziegfeld: The Man and His Women (1978); Soldados da Morte (1978); Americathon (1979); Beyond Evil (1980); Terrorismo em Washington (1986)


Don Megowan (1922–1981)







Contrabandistas da Fronteira (1951); O Príncipe Valente (1954); Ladrão de Casaca (1955); Obrigado a Matar (1955); Têmpera de Bravos (1956); O Lobisomem (1956); Atirar para Matar (1956); O Delinquente Delicado (1957); Um Conto de Fadas (1957); 4 Pistoleiros e um Homem (1957); A História da Humanidade (1957); Desejo de Matar (1958); Falta um para Vingar (1958); Lafite, o Corsário (1958); Tales of Frankenstein (1958); Na Encruzilhada dos Facínoras (1959); A Estrada dos Gigantes (1960); A Rebelião dos Piratas (1961); The Beachcomber (seriado 1962); Tarzan e o Vale do Ouro (1966); A Brigada do Diabo (1968); Caminho do Patíbulo (1968); O Grito do Lobo (1974); Banzé no Oeste (1974); Truck Turner (1974); The Kansas City Massacre (1975); O Grande Tiroteio (1977); Mrs. R's Daughter (1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre