sexta-feira, 22 de março de 2024

CALLIE & SON (1981) - ESTADOS UNIDOS


O AMARGO SABOR DO PODER

Cidade de Chillacott, Texas, metade dos anos 40. Callie Lord (Lindsay Wagner) é uma mulher que se vê obrigada a entregar o seu filho para a adoção na impossibilidade de poder criá-lo, nem conseguindo pegá-lo no colo após o parto. Ela desiste da decisão, mas fica de mãos atadas quando o advogado do casal, que ficará com a criança, lhe informa que os custos do pré-natal e parto foram custeados por eles e ela seria processada. Logo, muda-se para Dallas, aluga um pequeno quarto e consegue um emprego como garçonete. Durante a noite, passa a estudar para tentar melhorar de vida, fazendo um curso de Estenotipista, ao mesmo tempo que tenta, através de um investigador, descobrir o paradeiro do filho.

 


Callie conhece Randall Bordeaux (Dabney Coleman), um poderoso dono e editor do jornal Dallas Post Dispatch. Ambos se apaixonam e o casamento não tarda a acontecer. Callie sofre um aborto ficando três meses no hospital e findando suas chances de engravidar. Ela confessa ao marido que aquele não fora o seu primeiro filho. Diante da notícia,  Randall resolve localizar o menino que estaria em torno de seus doze anos. Utilizando o seu poder e prestígio o recupera, agora chamado de Randy, que passa a viver com o casal, mas o inesperado acontece: um homem enlouquecido e armado invade a redação comandada por Randall, tirando-lhe a vida. Callie, agora viúva, se vê obrigada a assumir o jornal, ao mesmo tempo que precisará cuidar de seu filho que considera o futuro herdeiro da empresa.  

Os anos passam e Randy (Jameson Parker) se torna um homem cerceado por uma mãe dominadora e obsessiva,  que não o deixa tomar decisões e não aceita publicar seu artigo no jornal por questões políticas. Randy sai de casa e passa a trabalhar em uma associação que possa lhe dar independência. A situação começará a fugir do controle quando este conhece e se casa com Sue Lynn (Michelle Pfeiffer), uma jovem com um passado complicado, envolvida em pornografia, e que se transforma em um alvo perfeito de chantagem. Callie, uma figura proeminente e poderosa no meio jornalístico, passa a entrar em conflito com a nora, pois seu passado impedirá seu filho de alcançar voos na carreira política que agora abraçou. Após as duas entrarem em uma dura discussão e briga corporal, Sue é encontrada morta pelo disparo de uma arma de fogo. A suspeita recai em Randy que vivia uma vida conturbada com a esposa. O promotor resolve acusá-lo por assassinato, com pena de morte. Randy não tem álibi, há várias possíveis evidencias que justificariam ter assassinado sua esposa e Callie não consegue convencer o promotor de que cometera o crime. 

O telefilme, da rede televisiva americana CBS, começa com a narração feita por Kimball Smythe (Andrew Prine) amigo e confesso apaixonado por Callie, que rejeita o seu amor em prol do jornal e de seu filho. Para situar o espectador, vemos Callie, no início, em frente a um cinema que passa o filme “Alma em Suplício” (Mildred Pierce), estrelado por Joan Crawford, que foi lançado em 1945. Então podemos dizer que a estória está se iniciando neste período, ou mais para frente, se o cinema reprisava o filme. Coube ao diretor Waris Hussein conduzir o filme em forma de saga, escrito por Thomas Thompson (1913-1993) que roteirizou vários seriados, entre eles “Bonanza” (43 episódios) e que ficou conhecido por ter sido o autor do best-seller ''Blood and Money" ("Sangue e Dinheiro"). 

A exibição de um telefilme de 2h22min não era algo muito comum nas grades das TVS, visto que vários programas precisavam se adequar a longa exibição do filme. Mas a CBS apostou no empreendimento e resolveu nos mostrar essa estória que afeta a todos que circundam Callie, uma mulher que se acostuma com o dinheiro, o poder e o prestígio que consegue alcançar, através de um poderoso jornal que passa a comandar.  O filme começa nos revelando uma jovem emocionalmente frágil, sem posses, que sobe vertiginosamente na sociedade ao casar-se com um homem influente. Callie não é apenas a dona de um jornal, ela decide o que se publica ou não, que laços deve criar, que favores deve contrair e cumprir. O filho, seguindo carreira política, é uma fora de poder que a deixa ainda mais satisfeita, mas uma nora presa a um passado conturbado é visto como um obstáculo para um filho que pretende ir cada vez mais longe na política e uma ameaça ao seu amor obsessivo e protetor que tenta manter e controlar a todo custo.

O telefilme tem pontos altos e baixos. Lindsay Wagner (aqui morena) mostra-se capaz de conduzir o filme com segurança e sua atuação dá a sua personagem as características necessárias para que o espectador reflita sobre suas atitudes e como esta conduz sua vida. Mas há momentos em que o filme se mostra muito longo, com cenas que talvez não fossem tão importantes. Mas, sem dúvida, o momento clímax é o embate da personagem de Wagner com a da personagem de Pfeiffer, em início de carreira, que culmina em um assassinato. Deste ponto em diante, temos um filme de tribunal, com um promotor implacável em sua busca por condenar quem ele considera ser o culpado e mostrar que nem todos estão acima da lei, e que a justiça alcança a todos. Amor, ódio, traições, corrupção e chantagens são os ingredientes dessa estória que quase se assemelha a uma novela.

Quanto as atuações, como já dito, Lindsay Wagner foi construindo uma sólida carreira em telefilmes depois de “A Mulher Biônica”, sendo muito elogiada em suas atuações mesmo que os telefilmes não fossem tão bons. E aqui não foi diferente.  Michelle Pfeiffer (fazendo sotaque texano) ainda não era uma atriz conhecida (era a garota propaganda dos sabonetes Lux Luxo). Após esse filme faria “As Crianças que Ninguém Queria”, “Grease 2” e “Scarface” que a transformaria em uma atriz de vários filmes de sucesso. Interpretou bem a jovem de passado duvidoso e que se mostra um desafeto e obstáculo para Callie. Jameson Parker (Cão Branco) fez o filho já adulto, que tenta fugir da obsessão da mãe e termina vítima, sentado no banco dos réus, por um crime que não cometera. Dabney Coleman (Como Eliminar Seu Chefe e Tootsie) interpretou o marido de Callie que falece em decorrência de um atentado. James Sloyan (Golpe de Mestre) interpretou o promotor, ávido por provar a culpa de Randy e que não acredita quando Callie lhe confessa o assassinato. Sloyan participou de várias séries (normalmente em 1 episódio) dos anos 80.  Andrew Prine (com extensa filmografia entre séries, telefilmes e filmes)  interpretou o amigo que Callie conhecera em uma festa do marido e que se mostra apaixonado ficando sempre ao seu lado. Sua participação permeia a estória, em poucos momentos, mas mostrando-se importante no final. Joy Garrett interpretou Jeannie, a melhor amiga de Callie. 

Callie & Son não foi exibido no Brasil, sendo um filme indicado a quem não se importa com uma condução mais lenta e que tem uma estória bem dirigida. A grande curiosidade é descobrir Lindsay Wagner e Michelle Pfeiffer atuando juntas com um bom elenco de suporte. Por ser um telefilme, o investimento não pode ser comparado a um filme de cinema. Devido a sua longa duração, poderá dividir opiniões, pois teremos aqueles que desejariam uma metragem menor com uma edição mais enxuta e aqueles que acreditam que a longa duração permitiu contar a estória sem atropelos. Outro aspecto interessante é o curioso final dado, para uns interessante, para outros dispensável.

 

Curiosidades:

Até este momento, disponível no YouTube no idioma original com a opção de legendas traduzidas automaticamente para português e outros idiomas.

Andrew Prine faleceu aos 86 anos de causas naturais

Som: Mono

 

Cartazes:








 





Filmografias Parciais:

Lindsay Wagner







Amor Sem Promessas (1973); O Homem que Eu Escolhi (1973); Arquivo Confidencial (piloto da série - 1974); Second Wind (1976); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1975-1976) ; A Mulher Biônica (seriado 1976-1978);  A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979); Os Dois Mundos de Jennie Logan (1979); Falcões da Noite (1981); Alto Risco (1981); Callie & Son (1981); As Lembranças São Eternas (1982), Dois Tipos de Amor (1983); I Want to Live (1983); Martin's Day (1985); O Outro Amante (1985); Esta Criança é Minha (1985); Jovem de Novo (1986);  Um Estranho em Minha Cama (1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Intercâmbio de Alunos (1987); As Leis do Ódio (1988); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988); Nos Braços da Morte (1989); O Desafio Final (1989); Relações de Ódio (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Sombras do Passado (1992);  Travessia Fatal (1992); Enfermeiras em Perigo (1993); Biônicos Para Sempre (1994); Men Who Hate Women & the Women Who Love Them (1994);  Fighting for My Daughter (1995); Contágio - Fora de Controle (1997); Um Cruzeiro Para o Inferno (1998); Legado de família (2005); Who Killed Soul Glow? (2012); A Casa de Ação de Graças (2013); Comer, Brincar e Amar (2017); Sansão (2018); Aplicativo para o Natal (2018); Christmas on the Range (2019); Christmas at the Ranch (2021) 


Michelle Pfeiffer







Quando o Amor Renasce (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); As Crianças que Ninguém Queria (1981) Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); Scarface (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985); As Bruxas de Eastwick (1987); As Amazonas na Lua (1987); De Caso com a Máfia (1988); Conspiração Tequila (1988); Ligações Perigosas (1988); Susie e os Baker Boys (1989); A Casa da Rússia (1990); Frankie & Johnny (1991); Batman: O Retorno (1992); A Época da Inocência (1993); Lobo (1994); Mentes Perigosas (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Revelação (2000); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); Sombras da Noite (2012); Mãe! (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018), Vingadores: Ultimato (2019); Malévola 2: Dona do Mal (2019), Saída à Francesa (2020), The First Lady (série - 2022), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023) 


Jameson Parker







Crossfire (1975), The Immigrants (1978), Anatomia de uma Sedução (1979), Lembranças do último Natal (1979), Amigo é para Essas Coisas (1980), Callie & Son (1981), Cão Branco (1982), Mistério no Caribe (1983), Príncipe das Sombras (1987), Simon & Simon (seriado 1981-1989), A Terrível Suspeita (1991), Olho de Cristal (1991), Crime ao Amanhecer (1993), Onde está meu filho? (1996), JAG: Ases Invencíveis (seriado 2003-2004 - 4 episódios) 


Dabney Coleman







Quinta Dimensão (seriado - 3 episódios - 1963), Uma Vida em Suspense (1965), O Fugitivo (1964-1966 - 44 episódios), Revanche Selvagem (1968), Os Amantes do Perigo (1969), A Irmandade do Sino (1970), Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973), Entre Dois Destinos (1974), Inferno na Torre (1974), Operação Dragão Negro (1975), Ataque ao Terror (1975), O Risco de uma Decisão (1975), Uma Janela para o Céu (1975), A Batalha de Midway (1976), A Outra Face da Violência (1977), Uma Janela para o Céu 2 (1978), Inferno Sem Saída (1978), Mais do que Amigos (1978), Heróis Sem Amanhã (1979), Barnaby Jones, O Detetive (seriado -1973-1979 - 5 episódios), A Ocasião faz o Herói (1980), Ladrão, Questão de Ocasião (1980), Melvin e Howard (1980), Como Eliminar Seu Chefe (1980), Callie & Son (1981), Num Lago Dourado (1981), Médicos Loucos e Apaixonados (1982), Tootsie (1982), Jogos de Guerra (1983), Os Heróis Não Têm Idade (1984), Os Muppets Conquistam Nova York (1984), O Homem do Sapato Vermelho (1985), Murrow - O Desafio de um Homem (1986), O Injustiçado (1987), Juramento ao Silêncio (1987), Dragnet: Desafiando o Perigo (1987), Quero um Bebê (1988), Onde Está o Coração (1990), Sem Jeito para Morrer (1990), A Família Applegate (1990), Esquecer Jamais (1991), Meus Vizinhos Picaretas (1992), A Família Buscapé (1993), Meu Sobrinho é um Terror (1994), A Suspeita (1995), Duelo de Bruxos (1997), Mens@gem para Você (1998), Inspetor Bugiganga (1999), O Pequeno Stuart Little (1999), O Reserva de Papai Noel (1999), Como Casar com uma Bilionária (2000), Hora do Recreio (2001), Hora do Recreio: Em Clima de Natal (2001), Vida que Segue (2002), Hora do Recreio: Novas Aventuras na 5ª Série (2003), Hora do Recreio: O Início de Tudo (2003), Domino, a Caçadora de Recompensas (2005), Boardwalk Empire: O Império do Contrabando (seriado 2010-2014), Regras Não Se Aplicam (2016) 


James Sloyan







Carrasco (1970), Quase, Quase uma Máfia (1971), Honra Teu Pai (1973), Golpe de Mestre (1973), O Roubo de um Milhão de Dólares (1976), O Desaparecimento de Aimee (1976), Xanadu (1980), Escola Perigosa (1981), Callie & Son (1981), Sinais Vitais (1986), Quem Fica com os Amigos? (1988), Um Mundo que Mudou (1991), Marcada pelo Passado (1992), Idéias Assassinas (1992), Justiça Cruel (1996) 


Andrew Prine







Kiss Her Goodbye (1959); O Milagre de Anne Sullivan (1962); Dois Contra o Oeste (1966); O Preço de um Covarde (1968); Escravos da Noite (1970); Hannah, na Ilha dos Vampiros (1973); O Pequeno Índio (1973); Nightmare Circus (1974); Grizzly, A Força Assassina (1976); Pânico ao Anoitecer (1976); Abe Lincoln: Freedom Fighter (1978); Callie & Son (1981); Terror em Amityville (1982); Brincando com Fogo (1984); V: The Final Battle (seriado 1984);  Mandroid, O Exterminador (1986); Anjos Assassinos (1993); Em Busca da Liberdade (1993); Justiça Sob Suspeita (1995); Serial Killer - Desejo Assassino (1995); As Duas Faces do Desejo (1995); Programados Para Matar (2001); Deuses E Generais (2003); Os Gatões: Uma Nova Balada (2005); As Senhoras de Salem (2012); Beyond the Farthest Star (2015).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre