BAIXO ORÇAMENTO, GRANDE PRODUÇÃO
Oeste
do Texas. Após a morte da mãe Toby Howard (Chris Pine) herda o rancho da família, mas
sem condições de pagar a hipoteca. Toby resolve que pagará a dívida e deixará o
rancho para a ex-esposa e filhos. Com a saída da cadeia do irmão mais velho,
Tanner Howard (Ben Foster), decidem realizar pequenos assaltos para que possam quitar
a dívida de $ 43 mil, próximo da data de execução, a ser realizado pelo banco Texas Midland,
num artifício pouco ético, mas dentro da lei. A dupla rouba pequenas quantias
de várias agências bancárias da própria Texas Midland para não serem
rastreados, só que uma dupla de Texas Rangers: Marcus Hamilton (Jeff Bridges) e
o nativo descendente Alberto Parker (Gil Birmingham) resolvem ir no encalço da
dupla. Enquanto tentam antever os próximos passos dos irmãos Howard, Marcus
quer apenas se aposentar fechando um grande caso, enquanto Parker, que o
acompanha, se ressente de seu parceiro ser tão preconceituoso com sua herança
índio-mexicana.
A
Qualquer Custo, ou no original "Hell or High Water" ("come hell
or high water" é uma expressão que diz que a pessoa fará o que for
necessário para alcançar seus objetivos - Ver também "Curiosidades"), à
primeira vista, parece ser mais um daqueles filmes iguais e previsíveis como
tantos outros, mas passados dez minutos, percebemos que há muita
estória a ser contada até o final de sua projeção. Dirigido por David
Mackenzie, um diretor sem grandes filmes (no "padrão Hollywoodiano") no currículo
e escrito por Taylor Sheridan de "Terra Selvagem" (2017) e "Sicário:
Dia do Soldado" (2018) este filme independente conseguiu a proeza de ser
candidato a 4 Oscar: Melhor Filme (perdeu para "Moonlight: Sob a Luz do
Luar"); melhor ator Coadjuvante (Jeff Bridges perdeu para Mahershala Ali de "Moonlight: Sob a Luz
do Luar"); Melhor Roteiro original (perdeu para "Manchester À Beira-Mar') e Melhor
Montagem (perdeu para "Até o Último Homem'), interessante que a linda
fotografia do filme e a trilha sonora não tenham concorrido a nada. Mas a força do filme se
concentra no trinômio: estória, direção e atores. Principalmente os atores.
O filme começa a se tornar interessante de acordo com que conhecemos a vida e a motivação de cada um dos envolvidos em suas ações. Toby e Tanner não são ladrões de banco, aliás Toby nunca estivera preso por qualquer delito. Ele não quer perder o rancho, há uma estória do passado e outra para o futuro. Ele descobre que pagar o banco "trapaceiro", trapaceando, é uma grande ideia, assim como sua ideia de "lavar" o dinheiro roubado. Já Marcus e Parker trabalham juntos num convívio em que Parker pouco pode fazer para mudar, já que seu parceiro não vê problemas em seu racismo e preconceitos explícitos. O meio-comanche sente na carne o que é conviver com uma pessoa que despreza nativos americanos por apenas desprezar. É um resquício de uma cultura que há séculos atrás gerou infinitos conflitos e divisões de terra. Seja dito de passagem um dos melhores momentos ocorre quando Parker faz uma excelente analogia à chegada do homem branco na época de seus antepassados comanches tomando suas terras, e as corporações financeiras (aqui, no caso, os bancos) que tomam agora as mesmas terras dos homens brancos. E aí a estória ganha força: há um motivo por trás da ações de Toby e Tanner e há a lei que deve ser cumprida independente de quem se ache prejudicado (no poster há a frase "justiça não é crime". Será mesmo?). Tanner se torna mais ambicioso e isso significa um risco muito maior e menos planejamento e está pronto para a ação enquanto Marcus está à procura da mesma ação, em talvez seu último caso, antes que a aposentadoria chute a sua porta. De certa maneira será um trágico réquiem para os envolvidos em um conflito em que tudo poderá acontecer. E quando passamos a entender que há mais coisas acontecendo paralelamente do que podemos saber é que o filme cresce.
Como
já dito é o elenco uma das forças motrizes desse filme e o diretor deu tempo para
todos brilharem. Jeff bridges é um ator que dificilmente entrega uma
interpretação ruim, mesmo em um filme de baixo orçamento e como coadjuvante. Não é à toa que é considerado
um dos mais completos de sua geração. Outro ator que vem se destacando é Chris
Pine (filho de Robert Pine do antigo seriado "CHIPS"). O ator de filmes como
"Star Trek" e "Mulher Maravilha" tem um desempenho mais
maduro o que dá o tom exato do que o filme precisava. Ben Foster conseguiu
aquela química que convence o espectador de que é o irmão mais velho e louco do
personagem Toby. Sua personalidade é complemente dispare do irmão e entrega um
belo trabalho. Outro que está muito bem em cena é Gil Birmingham. São dele os
momentos mais dolorosos quanto a questão da estigmatizarão de um povo subjugado
por outro e, ainda no século XXI, discriminado. Destaque para a rápida e
hilária aparição da atriz Katy Mixon como a garçonete que recebe uma bela
gorjeta e descobre que não poderá ficar com ela.
A Qualquer Custo é uma pequena produção em termos orçamentários, mas grande no que oferece. É dinâmico, divertido, reflexivo e munido de certa consciência social. Tem um ar de Western moderno, um final previsível, mas, no cômputo final, é bem realizado.
Trailer:
Curiosidades:
"come
hell or high water" também se refere à "cláusula do inferno ou da
maré alta" em um contrato, geralmente um arrendamento, que afirma que os
pagamentos devem continuar independentemente de quaisquer dificuldades que a
parte pagadora possa encontrar. Ambas as definições se aplicam a diferentes
partes da trama neste filme.
O
filme é dedicado a David John Mackenzie (1929-2015) e Ursula Sybil Mackenzie
(1940-2015), os pais do diretor David Mackenzie. Ambos morreram enquanto ele
estava fazendo este filme.
Toby
oferece uma cerveja ao filho. O Texas é um dos dez estados que permite que
menores de idade consumam álcool em locais específicos, como a privacidade do
lar ou na presença de consentimento e supervisão de membros da família.
Este
filme se passa no Texas, mas nenhuma cena foi filmada lá. A Assembléia
Legislativa removeu os incentivos fiscais, então filmou-se no Novo México.
Devido
à sua agenda apertada com Star Trek: Sem Fronteiras (2016), Chris Pine estava
disponível apenas por duas semanas e meia, então todas as suas cenas tiveram
que ser filmadas muito rapidamente e em sequência para manter o nível de
energia necessário.
Foi
originalmente intitulado "Comanchería" (que é a região do Novo
México, oeste do Texas e áreas próximas ocupadas pelo Comanche antes da década
de 1860)., O título que permaneceu foi "Hell or High Water" No
entanto, em alguns países (como a Espanha), o título é "Comanchería",
provavelmente porque o título original não se traduz adequadamente.
Chris
Pine, que interpreta o irmão mais novo, é na verdade dois meses mais velho que
Ben Foster.
Qualquer
pessoa que mora no oeste do Texas pode dizer instantaneamente que este filme
foi filmado no Novo México, notando nada além das placas de trânsito. Os sinais
de trânsito do Texas são montados em postes redondos. As placas de trânsito do
Novo México são montadas em dois postes em forma de u, até os sinais de parada.
O
roteirista Taylor Sheridan se inspirou na minissérie de TV Os Pistoleiros do
Oeste (1989), tendo lido anteriormente o romance vencedor do Prêmio Pulitzer de
Larry McMurtry em 1985, no qual a série se baseava.
Incluído
entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por
Steven Schneider.
Katy
Mixon, que interpreta a garçonete Jenny Ann, apareceu no Encontro às Escuras
(2006), que também estrelou Chris Pine
Taylor
Sheridan: O ator que virou escritor interpreta no filme um vaqueiro cujo gado é
perseguido por um incêndio na grama.
Poster:
Trilha Sonora:
Dollar Bill Blues - Townes Van Zandt
Dust of the Chase - Ray Wylie Hubbard
You Ask Me To - Waylon Jennings
Hate Me - Attila
Blood, Sweat and Murder - Scott H. Biram
Sleeping On The Blacktop - Colter Wall
Bakerman - Laid Back
Playing the Part - Jamey Johnson
You Just Can't Beat Jesus Christ - Billy Joe Shaver
I'm Not Afraid To Die - Gillian Welch
Outlaw State of Mind - Chris Stapleton
For The Love of God - Bellevue Suite
Comancheria - Nick Cave & Warren Ellis
Walkin' Out The Door - Jim Wolfe
Outlaw State of Mind - Chris Stapleton
Dust of the Chase - Ray Wylie Hubbard
Dollar Bill Blues - Townes Van Zandt
Comancheria - Nick Cave & Warren Ellis
Filmografia
Parcial:
Jeff Bridges
Muralhas de Ódio (1970); A Última Sessão de Cinema (1971); Cidade das Ilusões (1972); Quando o Ódio Explode (1973); O Importante é Vencer (1973); O Homem de Gelo (1973); O Último Golpe (1974); O Guarda-Costas (1976); King Kong (1976); Morte no Inverno (1979); O Portal do Paraíso (1980); Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982); Paixões Violentas (1984); Starman - O Homem das Estrelas (1984); O Fio da Suspeita (1985); Morrer Mil Vezes (1986); A Manhã Seguinte (1986); Nadine - Um Amor à Prova de Bala (1987); Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988); Susie e os Baker Boys (1989);O Pescador de Ilusões (1991); Nada a Perder (1992); O Silêncio do Lago (1993); Sem Medo de Viver (1993); Contagem Regressiva (1994); O Espelho tem Duas Faces (1996); O Grande Lebowski (1998); O Suspeito da Rua Arlington (1999); A Musa (1999); Cenas do Crime (2001); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Homem de Ferro (2008); Coração Louco (2009); Um Caminho para Recomeçar (2009); Os Homens que Encaravam Cabras (2009); Tron: O Legado (2010); Bravura Indômita (2010); O Doador de Memórias (2014); O Sétimo Filho (2014); A Qualquer Custo (2016); Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Homens de Coragem (2017); Maus Momentos no Hotel Royale (2018)
Chris Pine
O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); Sorte no Amor (2006); Encontro às Escuras (2006); O Julgamento de Paris (2008); Star Trek (2009); Vírus (2009); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); Quero Matar Meu Chefe 2 (2014); Os Últimos na Terra (2015); Horas Decisivas (2016); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); A Qualquer Custo (2016); Mulher-Maravilha (2017); Uma Dobra no Tempo (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz - 2018)
Ben
Foster
Flash Forward (seriado 1995 a 1997); Eu Estou Esperando por Você (1998); Meu Amigo Einstein (1998); Ruas da Liberdade (1999); Volta por Cima (2001); O Justiceiro (2004); Refém (2005); A Sete Palmos (seriado 2003 a 2005); Alpha Dog (2006); 30 Dias de Noite (2007); Pandorum (2009); Assassino a Preço Fixo (2011); Um Tira Acima da Lei (2011); Versos de um Crime (2013); O Grande Herói (2013); Horas Decisivas (2016); A Qualquer Custo (2016); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016); Inferno (2016); Rock'n Roll: Por Trás da Fama (2017); Sem Rastros (2018); Galveston (2018); Medieval (2020); Harry Haft (2020)
Gil
Birmingham
A Casa do Espanto II (1987); Em Busca de Identidade (2002); Meu Amigo Ben: Aventura na Montanha (2002); O Cavaleiro Solitário (2003); Ouro Negro (2003); A Longa Viagem do Amor (2005); Pânico no Deserto 2 (2008); Crepúsculo (2008); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009); A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011); Uma Equipe de Honra (2012); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012) O Cavaleiro Solitário (2013); A Qualquer Custo (2016); Terra Selvagem (2017); O Espaço Entre Nós (2017); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); Animal Kingdom (seriado 2017 a 2019); Siren (seriado 2018 a 2019); Yellowstone (seriado 2018 a 2020)
Fontes:
IMDB
Variety
NY Times
New Yorker
Rolling Stones
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre