terça-feira, 31 de março de 2020

FLASHDANCE - EM RITMO DE EMBALO / FLASHDANCE (1983) - ESTADOS UNIDOS


NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS

Alex Owens (Jennifer Beals) é uma jovem que trabalha como soldadora em uma fábrica metalúrgica durante o dia, a noite se apresenta como dançarina em uma boate e, nas horas vagas, treina intensamente. Alex sonha entrar para uma companhia de dança, mas não possui formação formal sendo muito insegura quanto as suas reais chances, mesmo que sua amiga e mentora Hanna Long (Lilia Skala) lhe incentive a tentar. Enquanto isso a jovem dançarina conhece Nick Hurley (Michael Nouri) dono da empresa em que trabalha e um romance entre a dupla se inicia timidamente.


Flashdance chegou aos cinemas americanos em 1983 e colheu críticas negativas por quase toda mídia especializada. O filme foi taxado de fútil, desnecessário, inverossímil, um longo videoclipe, desastroso, mal realizado e outras infinidades de adjetivos pejorativos. Só que o filme emplacou logo na sua estreia e virou um sucesso mundial que a partir de 4 milhões de dólares investidos gerou uma receita global de um pouco mais de 92 milhões. Sua trilha sonora teve 700 mil discos vendidos em duas semanas e a vendagem só foi aumentado. Quando chegou às prateleiras das videolocadoras (era esse o nome) manteve-se um bom tempo entre os mais alugados e muitos daqueles que só o viram na Tv (por aqui estreou em agosto de 1987 na Globo) descobriram um filme muito interessante e de forte identificação.


O diretor Adrian Lyne (de 9 1/2 Semanas de Amor; Atração Fatal; Alucinações do Passado; Proposta Indecente) era oriundo da área publicitária e percebeu astutamente como montar uma fórmula de sucesso para aquele momento: criar um conto de fadas contemporâneo de uma jovem que através de perseverança, otimismo e garra luta para conquistar seu sonho: operária que quer se tornar bailarina. E Adrian sabia que os críticos não conseguiam entender aquela geração, cuja música, juventude e sonhos a serem realizados eram as forças motrizes daqueles tempos e Flashdance era uma parcela do que essa juventude (boa parte dela) buscava em seu íntimo. Usar cortes (cenas curtas) entre um movimento e outro, coreografias modernas e sensuais, números de dança break, e músicas de artistas famosos como Donna Summer, Kim Karnes e Laura Branigan, uma trilha sonora que ajudou ao filme e um filme que ajudou a divulgar as músicas e seus interpretes. E “What a Feeling” de (Moroder, Keith Forser e Irene Cara) foi o carro chefe que arrebatou até o Oscar de Melhor Canção. Trazer Giorgio Moroder (Oscar por “Expresso da Meia Noite” e “Top Gun”) para compor a trilha sonora foi um acerto.


Flashdance – Em Ritmo de Embalo teve esse subtítulo brasileiro bem sacado quando vemos que a inspiração direta vem de “Os Embalos de Sábado à Noite”, um sucesso incontestável. O paralelo entre Travolta e Beals se revela quando percebemos que ambos vivem para dançar, ambicionam o mundo artístico e lutam por independência. A frase de Beals: "não sei o que te deu o direito de me ajudar" exemplifica bem a questão. E o sucesso do filme levou a indústria a lançar filmes como “Beat Street – Na Onda do Break”, “Breakdance”, “Salsa” e “Footloose”, este último, outro sucesso.



Quanto ao elenco, Jennifer Beals, que teve uma participação não creditada em Cuidado com Meu Guarda-Costas (1980), estreava após concorrer contra quatro mil candidatas. A estudante da faculdade de Yale emprestou a personagem um ar de “beleza doce”, candura e atitude e seguiu em frente com a carreira em dezenas de filmes. A atriz foi dublada pela francesa Mahine Jahan (que aparece dançando em “Ruas de Fogo”) em todas as danças. Houve um processo por parte de Jahan aos produtores "Don" Simpson  (1943-1996) e Jerry Buckheimer por “esquecerem” de a mencionarem nos créditos do filme. Michael Nouri tinha alguma experiência em telefilmes e séries e continuou alternando seus trabalhos nessa área com cinema. Cynthia Rhodes também estreava nesta produção. Vinha, basicamente, de um clip do grupo Toto (Rosana) e depois fez Os Embalos de Sabado à Noite Continuam (era a namorada do personagem de Travolta) e Dirty Dancing ao lado de Patrick Swayze.  Rhodes encerrou a carreira em 1991 para se dedicar à família. É casada com o cantor Richard Marx. O cantor Lee Ving estreou nesta produção como o dono de boate que seduz financeiramente a  amiga de Alex. Ving fez outras participações e ficou conhecido por ser o braço direito de Willem Dafoe  em “Ruas de Fogo”. Sunny Johnson (1953–1984), como Jeannie, a jovem que era garçonete e almejava ser patinadora, faleceu no ano seguinte, aos 30 anos, em decorrência de uma ruptura de um vaso sanguíneo em seu cérebro. Belinda Bauer fez Katie, a ex-esposa de Kick. Sua filmografia vai até 1996 e podemos destacar “O Arqueiro e a Feiticeira”, “O Cavaleiro do Tempo”, “Amor do Futuro” e “Robocop 2”. A atriz se aposentou na década de 90 e hoje atua como psicóloga.




Flashdance é um filme marcado na memória de muitas pessoas. Possui uma trilha sonora que resistiu ao tempo rebocada por “What a Feeling”, um sucesso insofismável, atores bem escalados, uma montagem dinâmica e uma direção que soube falar a linguagem dos jovens da época. A questão que fica é se os jovens dos dias atuais ainda sentem empatia com o filme ou se este ficou datado. No final das contas, um filme a ser revisto e apreciado por quem viveu essa época.

Trailer:




Curiosidades:
A blusa sem gola de Jennifer Beals surgiu por acidente. O moletom, que Beals trouxe de casa, encolheu na lavagem e ela teve que cortar a gola para passar por cima da cabeça.

Jamie Lee Curtis, Bridget Fonda, Melanie Griffith, Mariel Hemingway, Helen Hunt, Jennifer Jason Leigh, Kathy Najimy e Michelle Pfeiffer fizeram o teste para o papel de Alex Owens.  Debra Winger recusou o papel para estrelar Laços de Ternura (1983). Holly Hunter recusou o papel porque ela não gostou do roteiro. Andie MacDowell foi considerada para o papel.

Baseado na vida do trabalhador da construção civil / soldador que virou dançarino Maureen Marder.

Em 1982, Maureen Marder, cuja vida o filme é vagamente baseada, assinou um acordo com a Paramount, liberando-o de qualquer reivindicação sobre sua história de vida. Em troca, recebeu um cheque de 2.300 dólares. Mais tarde, o filme arrecadou mais de US $ 150 milhões.

Marine Jahan era a dublê de corpo de Jennifer Beals nas cenas de dança. Jahan foi mantida escondida da imprensa porque os cineastas não queriam arruinar a ilusão. O salto de Alex no ar na cena da audição foi feito pela ginasta Sharon Shapiro e a dança de break foi realizada por Crazy Legs. Jahan apareceu no videoclipe de "Maniac".

Durante a dança de gelo de Jeanie (Sunny Johnson), a música tocada foi "Gloria", realizada por Laura Branigan. Sunny e Laura faleceram em decorrência de aneurismas cerebrais.




Phil Collins recusou a oportunidade de escrever uma música para o filme.

Kevin Costner fez o teste para o papel de Nick Hurley, mas perdeu para Michael Nouri. Ele foi o segundo colocado no papel.

A cantora Irene Cara faleceu em novembro de 2022 aos 63 anos

Al Pacino recusou a parte de Nick Hurley, porque comprometeria sua imagem de "gangster".

Foi oferecido a Gene Simmons, da banda de rock KISS, o papel masculino principal como Nick Hurley, mas o recusou com medo de ferir sua imagem de "demônio".

O diretor Adrian Lyne havia decidido que a história de Alex incluía ela ter sido molestada quando criança. O roteirista Joe Eszterhas ficou horrorizado, dizendo que "afundaria toda a história" e brigou furiosamente com Lyne. Os produtores depois ficaram do lado de Eszterhas e Lyne desistiu da ideia.

Brian De Palma foi escalado para dirigir e levou algumas semanas para a pré-produção desistir dele, pois estava lançando o filme Scarface (1983). Quatro anos depois, De Palma também recusaria a direção de Atração Fatal (1987), que por sua vez também foi dirigida por Adrian Lyne.

David Cronenberg teve a chance de dirigir, mas recusou.

A data de nascimento que Alex preenche o formulário de inscrição é 19/12/63. Esta é a data real de nascimento de Jennifer Beals.

Acredita-se que o hit "Maniac" tenha sido originalmente destinado ao filme O Maníaco (1980), no entanto, essa é uma lenda urbana.

Pierce Brosnan, Robert De Niro, Richard Gere, Mel Gibson, Tom Hanks, Jack Nicholson, Joe Pesci e John Travolta foram considerados para o papel de Nick Hurley. Foi oferecido a Burt Reynolds o papel, mas recusou devido a conflitos de agendamento. 

Difícil de acreditar, mas a música tema; Flashdance ... What a Feeling foi originalmente escrita e cantada por um homem, Joe Esposito; que cantou outra música na trilha sonora: Lady Lady Lady

Irene Cara - What a Feeling



Maniac - Michael Sembello




Kim Carnes - I'll Be There Where The Heart Is




Joe Esposito - Lady,Lady,Lady




Laura Branigan (1952-2004)  - Gloria 




Cartaz:

















Trilha Sonora
Flashdance... What a Feeling - Irene Cara
I'll Be Here Where the Heart Is - Kim Carnes
Maniac - Michael Sembello
Lady, Lady, Lady - Joe Esposito
Gloria - Laura Branigan
Imagination - Laura Branigan
I Love Rock 'n Roll -  Joan Jett & The Blackhearts
Seduce Me Tonight - Cycle V
Manhunt - Karen Ichiuji-Ramone 
Love Theme From Flashdance -Helen St. John
He's a Dream - Shandi Sinnamon 
Romeo - Donna Summer
It's Just Begun - Jimmy Castor & The Jimmy Castor Bunch
Prélude à l'Après-midi d'un Faune - Claude Debussy
Resolution -Jacques Noel
Adagio for Strings - Tomaso Albinoni  
Carmen Suite No. 2: Garde montant - Georges Bizet

Filmografia Parcial:
Jennifer Beals













Cuidado com Meu Guarda-Costas (1980); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); A Prometida (1985); Um Estranho Vampiro (1988); Punhos de Vencedor (1988); Dr. Mabuse e o Seu Destino (1990); Narcodólares: Uma Cilada de Filho para Pai (1992); O Círculo do Vício (1994); O Diabo Veste Azul (1995); Grande Hotel (1995); Vem Dançar Comigo 2 (1995); Questão de Sensibilidade (1996); Anjos Rebeldes 2 (1998); Os Últimos Embalos da Disco (1998); Turbulência 2 (1999); Corpo e Alma (1999); Aniversário de Casamento (2001); O Júri (2003); O Grito 2 (2006); Sequestro Sem Provas (2006); The L Word (seriado 2004 a 2009); Xeque-Mate (2009); O Livro de Eli (2010); Antes que Eu Vá (2017); Monstro do Pântano (seriado 2019); The L Word: Generation Q (seriado 2019 a 2020)

Michael Nouri 











Quero Apenas meus Direitos (1980); Guerra Entre Gangsters (1981); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Entre Duas Mulheres (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); O Escondido (1987); Capitão América (1990); As Areias do Tempo (1992); Retrato de um Assassinato (1994); O Santuário do Medo 2 (1994); Encontrando Forrester (2000); O Terminal (2004); Searching for Bobby D (2005); O Invencível (2006); O.C.: Um Estranho no Paraíso (seriado 2004 a 2007); A Proposta (2009);  All My Children (seriado 2010 a 2011); O Assassino do Labirinto (2013); Uma Mulher Exemplar (2017); Con Man (2018)

Lee Ving 











Flashdance - Em Ritmo de Embalo (1983); Em Busca da Fama (1987); Sonhos e Vingança(1987); Mestres da Desordem (1990); Invasão a Beverly Hills (1991); Get Crazy - Na Zorra do Rock (1993); Pesadelos Diabólicos (1993); Ruas de Fogo (1984); Os 7 Suspeitos (1995); O Super Carro Negro (1995); Endless Bummer (2009); Death Rider in the House of Vampires  (2020)


Cynthia Rhodes 










Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Runaway: Fora de Controle (1984); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Olho de Cristal (1991)

Belinda Bauer 







Morte no Inverno (1979); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); Flashdance: Em Ritmo de Embalo  (1983); Sansão e Dalila (1984); Águia de Fogo (1984); Amor do Futuro (1985); O Mistério do Rosário Negro (1987); RoboCop 2 (1990); Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos (1993); Instinto Sedutor (1996)



Stacey Pickren










Amargo Regresso (1978); Fronteira da Violência (1982); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Expresso para o Inferno (1985); The Penalty Phase (1986); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Exit in Red (1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre