VONTADE FÉRREA
Início dos anos 30. Partindo da
França, em um navio rumo a Saint Laurent, na Guiana Francesa, um grupo de
homens é condenado a cumprir pena na famosa Ilha do Diabo, um local tido como a
prova de fugas, cuja maré traz de volta aqueles que tentam escapar, além de
tubarões que rondam a área por se acostumaram com os corpos dos mortos jogados
ao mar. Nesse ínterim, dois prisioneiros travam contado: Papillon (Steve
McQueen), condenado a prisão perpétua por assassinato de um gigolô (que alega
ter sido vítima de uma armação), considerado perigoso e rebelde e Louis Dega (Dustin
Hoffman), um famoso falsário que leva dinheiro escondido em seu corpo o
suficiente para subornar os guardas e o alto escalão para manter uma vida
confortável na prisão, além de uma amante do lado de fora que o “apoiará” na
falta de dinheiro. Papillon lhe oferece segurança contra os outros prisioneiros
e Dega, em contrapartida, tentará compartilhar de alguns de seus confortos,
além de financiar uma tentativa de fuga para o seu protetor, parte do acordo.
Ao chegarem à colônia
prisional, os prisioneiros presenciam uma execução na guilhotina e são
advertidos: numa primeira tentativa de fuga, a pena será de dois anos em uma
cela de isolamento com pouca iluminação e comida na qual muitos terminam mortos
ou enlouquecidos. Uma segunda tentativa, gerará um isolamento de cinco anos nas
mesmas condições. Penas mais graves serão punidas com decapitação.
Em Saint Laurent, o diretor, cuja família fora uma das prejudicadas no esquema fraudulento de Dega, os manda para um campo de trabalho pesado chamado Kilo Forty na qual febre, malária e crocodilos são um perigo constante. Papillon esquematiza uma fuga, mas não consegue ir muito longe, sendo capturado. Fica dois anos em uma solitária. Ao contrário de sair condicionado / “processado” (“Não temos nenhuma pretensão de reabilitação aqui”, não somos padres; somos processadores” - diz um dos oficiais). Ele sai com mais amor à liberdade e uma vontade férrea de escapar, mesmo que implique em sua morte. E, dessa vez, ele informa a Dega que sua amante um dia não mandará mais dinheiro para subornos e este estará à mercê da própria sorte.
Dirigido por Franklin J. Shaffner (“Patton” e “Planeta dos Macacos”), Papillon se originou de um “Best Seller” homônimo escrito pelo falecido francês Henri Charriere, que afirmou ser uma história verdadeira baseada em sua vida na “Ilha do Diabo” entre 1931 e 1942 (uma colônia penal entre 1852 e 1952, fechada por Charles De Gaule em 1953, que abrigaria perigosos criminosos e “opositores dos regimes vigentes”), na qual Charriere tentara nove fugas, conseguindo escapar definitivamente do local tido como a prova de fugas.
Ao longo das décadas, muitos manifestaram a ideia de que o livro fora uma invenção do autor e que tudo era uma grande farsa (ver em curiosidades a verdade dos fatos). A ilha existiu, sem dúvida. Seus métodos cruéis (de torturas e mutilações) também, assim como a corrupção alastrada em todo esse sistema. Já a experiência narrada de Charriere neste sistema, é motivo de discussões na qual seus opositores alegam que muitas das situações do livro não existiram (e que ele mesmo não era o verdadeiro Papillon). Não que isso importe, afinal, o livro difere muito do filme: passagens completas foram omitidas ou reduzidas, participações foram aumentadas (como a de Hoffman) e situações foram acrescentadas para dar maior dramatização, a fim de condensarem suas pouco mais de 728 páginas, em um roteiro, em linguagem cinematográfica. Foi o último roteiro escrito por Dalton Trumbo antes de sua morte em 1976. Trumbo cumpriu onze meses de prisão ao se recusar a testemunhar contra amigos / conhecidos perante o Comitê de Atividades Antiamericanas em 1947, que investigava a influência comunista em Hollywood e os acusados de fazerem propaganda comunista em filmes. Consequência da escala de poder entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Podemos dizer que Trumbo pode ter se identificado com Papillon. Lorenzo Semple Jr também contribuiu no roteiro.
Charrière alegou, em seu livro, ter sido preso injustamente e condenado por assassinato em 1931. Tinha 24 anos quando foi enviado à Ilha do Diabo (que recebeu em torno de 80 mil homens entre 1852 e 1938), uma das três ilhas de um arquipélago sobre domínio da França. Quando terminada a sentença na prisão, os ex-detentos eram obrigados a viver como colonos em uma das ilhas por igual período. Se ainda vivos, podiam voltar à França. Poucos viviam para voltar. Na décima tentativa (no filme não passam de três) chegou à Venezuela onde, trabalhou em mineração de ouro, casou, e chegou a abrir um restaurante. Ao ler o livro autobiográfico da escritora Labertine Sarrazin, “L'Astragale”, decidiu escrever suas memórias (aos 62 anos) que se transformou em imediato sucesso de vendas com milhões de exemplares vendidos. Charrière se tornara milionário e celebridade, sua autobiografia estava sendo levada às telas. O escritor faleceria aos 66 anos de câncer na garganta. Em 1970, a justiça francesa lhe permitiu voltar ao país. Faleceria em julho de 1973, o que o impossibilitou de ver sua história representada nas telas (o filme estreou nos EUA em novembro de 1973). No Brasil, o filme estreou em grande circuito em 06 e fevereiro de 1975 (muitos colocam erroneamente como janeiro de 1974). Já a exibição em nossas tevês só viria acontecer em 19/12/84 apresentado pelo SBT (antiga TVS) em duas partes (dois dias consecutivos). Interessante que o filme “Fuga da Ilha do Diabo” (I Escaped from Devil's Island - título do romance de René Belbenoît), com Jim Brown, estreou nos EUA em agosto de 1973 e antes por aqui, em 1974, também antes de Papillon. Franklin J. Schaffner e os produtores, quando descobriram esse filme em produção, alegaram que infligia a lei de direitos autorais, mas não lograram êxito.
Quanto ao elenco, muitos criticaram a idade de McQueen para um personagem de 24 anos, mas o próprio Charrière aprovou a indicação apesar do personagem ser francês (Hollywood não queria o filme com protagonistas franceses, precisavam de uma estrela de Hollywood que atraísse bilheteria – imaginem como seria com Jean-Paul Belmondo, Alain Delon ou ambos em cena). O ator abriu mão de dublês em várias cenas e visitou os locais das filmagens. Seu personagem tem uma certa (e contraditória) atração pela morte e o sentimento de uma vida desperdiçada. Quanto a Hoffman, acertadamente, convenceu Trumbo em dar outra direção ao seu personagem, que tivera uma participação mais secundária no livro. E as melhores partes do filme são quando está em cena, com seu personagem cético, complexo, profundo, intelectual e contido. O restante do elenco é muito bom: temos Don Gordon e Bill Mumy (este do antigo seriado Perdidos no Espaço) em rápidas aparições. Robert Deman (como o enfermeiro), Ratna Assan (a índia - em seu primeiro e único filme), John Quade (o caçador que ajuda Papillon), Woodrow Parfrey (um dos amigos que a dupla faz na prisão), Gregory Sierra (um dos fugitivos), Barbara Morrison (a Madre Superiora), Victor Jory (o chefe índio), Anthony Zerbe (como o homem que possui hanseníase) e William Smithers (o oficial).
Papillon não é um filme apenas sobre uma luta pela liberdade geográfica é, antes de tudo, sobre a liberdade que cada indivíduo carrega dentro de si. Há uma clara crítica aquela justiça francesa, ao sistema prisional extremamente corrupto na qual tudo se movia a base de dinheiro (os caçadores de fugitivos, eram ex-detentos, que ganhavam uma generosa quantia do governo para trazer os prisioneiros vivos ou mortos) e aquela sociedade como um todo. Um sistema criado não para ressocializar, mas para tirar a determinação de um homem até que desumanizá-lo. É um tema universal, a luta de um homem que se diz inocente e que resolve não ceder, dizer não. Um filme tecnicamente muito bem realizado e com excelentes atores ainda que, atualmente, a verdadeira história, comprove que os diretores e produtores foram envolvidos em uma farsa.
Trailer:
Curiosidades:
Quanto ao verdadeiro Papillon
(Papillon = Borboleta) seria o prisioneiro René Belbenoît na qual liderou um grupo de
fugitivos (entre eles Charrière), conforme relatado em seu livro "A Ilha
Do Diabo - Memórias de um Fugitivo de Cayen" ("I Escaped from Devil's Island - Dry Guillotine" no original)
vencedor do Pullitzer em 1938. O sucesso do livro obrigou a França a desativar
a colônia penal. Graças a amizade com a escritora Blair
Niles, Belbenoît escreveu "Hell on Trial" e "Dry
Guillotine". A Dupla achou que um dos fugitivos, de nome
desconhecido, deveria seguir para os EUA e assumir a identidade de Belbenoît,
enquanto o verdadeiro ficava com seus amigos em partes da América do Sul, entre
elas Roraima (em 1940). Em 1959, o desconhecido que assumira a identidade
de René faleceria na Califórnia e teve o corpo cremado. Em 1942 René
comandou um assalto à filial da empresa JG Araújo, em Boavista. Em 1943 Belbenoît
e Charrière se separariam com o segundo indo para a Venezuela. Em 1955 a
dupla se econtraria novamente: René através de Niles recebera um
pedido de um diretor de cinema americano, que transformasse o seu livro Dry
Guillotine em um manuscrito com apenas um fugitivo a ser
filmado. Belbenoît preferiu enviá-lo via Venezuela, através de seu
amigo Charrière já que não podia usar seu nome verdadeiro,
mas Charrière não enviou a encomenda. Quando ouviu no radio a morte de (do
falso) Belbenoît. Henry ficou de posse dos manuscritos (em inglês) mais algum tempo, contatou um jornalista francês que o traduziu para o idioma
francês. Charrière tatuou uma borboleta para validar sua história. Gérard de Villiers
publicaria "Papillon Épinglé" em 1970 contestando toda a história de Charrière. Em
1971, Charrière enviou pessoas à Vila Surumú (Boa Vista - Roraima -
atualmente Terra Indígena São Marcos) para pegar os originais de
"Banco" outro livro de Belbenoît que cedeu por questões
financeiras. As divergências ocorridas entre os dois livros, com as
informações que Charrière contava, ajudaram a expô-lo como um
farsante. Peritos da Policia Federal Brasileira, Paulo Quintiliano e Marcelo
Ruback, atestaram, em 2005, que o verdadeiro Papillon
era Belbenoît e este falecera em solo brasileiro. Toda essa história foi
elucidada graças, em parte, a Platão Arantes Teixeira, fotojornalista
pernambucano radicado em Roraima desde 1993 e que escreveu dois livros "A
Farsa de um Papillon – A História que a França Quer Esquecer” (1998) e
“Papillon – O Homem que Enganou o Mundo” (2002).
Papillon A Maior Farsa Da Literatura Mundial
Steve McQueen insistiu em realizar a manobra em que pula de um penhasco na água. McQueen disse uma vez que foi "uma das experiências mais emocionantes da minha vida".
Dustin Hoffman teve que usar lentes de contato corretivas para poder ver através dos óculos grossos que usava.
Alegadamente, os produtores começaram a levar as filmagens brutas para patrocinadores em Paris e a conseguir dinheiro apenas o suficiente para manter as coisas rolando. O dinheiro acabou, ninguém foi pago por três semanas e parecia que a produção seria totalmente encerrada. Quando Steve McQueen descobriu e disse aos produtores: “A menos que todos sejam pagos, eu não trabalho”.
Henri Charrière esteve presente nas filmagens na Jamaica, mas morreu de câncer de pulmão em julho de 1973, poucos meses antes de o filme ser editado e lançado. Ele nunca chegou a ver o produto final.
Quando o motorista de Dustin Hoffman atropelou um pedestre e causou ferimentos graves, o ator, e não o motorista, começou a receber ameaças de morte dos moradores locais.
Roubo e pilhagem por parte dos moradores locais eram um problema constante. Quando a produção terminou, antes que as propriedades pudessem ser embaladas e transportadas, os moradores locais invadiram e despojaram o cenário, levando fantasias (só 600 pares de sapatos), máquinas e madeira. , US$ 30.000 foram perdidos.
O filme foi rodado em sequência, incomum para uma produção desse porte, mas permitindo a Steve McQueen o luxo de construir seu personagem por etapas.
Na vida real, Henri "Papillon" Charrière tinha 25 anos quando foi enviado para a Guiana Francesa. Várias pessoas achavam que Steve McQueen era velho demais para retratá-lo neste filme.
Embora muitos considerassem este o melhor desempenho de Steve McQueen até o momento, ele foi ignorado pela Academia. Alguns dizem que foi porque McQueen "roubou" Ali MacGraw (que se tornou sua segunda esposa) de seu marido Robert Evans, que era um poderoso executivo de estúdio na na época. Também havia rumores de que McQueen dormiu com muitas outras esposas de Hollywood. Outros dizem que o desprezo de McQueen pelo Oscar foi porque o ator, em linguagem um tanto grosseira, disse uma vez ao comitê do Globo de Ouro que aceitaria um prêmio se ganhasse, mas nunca consideraria indo à cerimônia.
Como observado, Henri Charrière morreu antes de este filme ser concluído; no entanto, dois anos antes ele escreveu e co-estrelou uma aventura de baixo orçamento sobre roubo de diamantes intitulada The Butterfly Affair, também conhecido como Popsy Pop, também conhecido como The 21 Carat Snatch, com Stanley Baker e Claudia Cardinale. Ironicamente, esse filme, ambientado na Venezuela, é mais parecido com sua (próxima sequência) Banco do que com Papillon.
Em 2019, quando perguntaram ao ator Robert Blake (do seriado Bareta) como ele se sentia em relação aos policiais que “o mantiveram trancado na caixa de cimento”, ou seja, na prisão durante seu julgamento, ele respondeu: “Ainda estou aqui, seus bastardos. aqui", que, apesar de Blake não dar crédito a este filme, é exatamente o que Steve McQueen diz aos seus carcereiros isoladamente.
Steve McQueen, Don Gordon e Gregory Sierra atuariam posteriormente em Inferno na Torre (1974).
Papillon (2017) estreou em 2018 e estrelou Charlie Hunnam e Rami Malek nos papéis de Steve McQueen e Dustin Hoffman, respectivamente. A fotografia principal foi concluída em dezembro de 2016. O remake estreou quarenta e cinco anos depois deste filme.
Muitos críticos contestaram a veracidade do romance, e como o filme é uma adaptação extremamente vaga do romance, esses críticos seriam especialmente duros com o filme, sendo supostamente baseados em algo em grande parte falso para começar, e nem mesmo seguindo isso muito de perto.
Making of
Cartaz:
Breve Filmografia:
Steve McQueen (1930-1980)
Marcado Pela Sarjeta (1956); O Rei e Eu (1956); Os Dez Mandamentos (1956); Anastacia, a Princesa Esquecida (1956); Lafite, o Corsário (1958); Crepúsculo Vermelho (1959); Salomão e a Rainha de Sabá (1959); O Testamento de Orfeu (1960); Sete Homens e um Destino (1960); Mais uma Vez, Adeus (1961); Fugitivos de Zahrain (1962); Taras Bulba (1962); Os Reis do Sol (1963); Sacrifício Sem Glória (1964); Convite a Um Pistoleiro (1964); A Mesa do Diabo (1965); À Sombra de um Gigante (1966); O Ópio também é Uma Flor (1966); A Volta dos Sete Homens (1966); Espionagem Internacional (1966); Os Turbantes Vermelhos (1967); Villa, o Caudilho (1968); Um Beatle no Paraíso (1969); Sabata Adeus (1970); O Farol do Fim do Mundo (1971); Anna and the King (1972); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); O Guerreiro do Futuro (1975); Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra (1976); Na Trilha da Morte (1976)
Dustin Hoffman
Don Gordon (1926-2017)
Almas em Chamas (1949), Até o Último Homem (1951), Quando Passar a Tormenta (1951), Mercadoras da Noite (1953), Com a Lei e a Ordem (1953), O Monstro do Mar (1953), A Música Irresistível de Benny Goodman (1956), Sinistra Emboscada (1957), Destino Maldito (1959), Memorandum for a Spy (1965), Ready and Willing (1967), Bullitt (1968), A Sala dos Espelhos (1970), Canhões para Córdoba (1970), O Último Filme (1971), É Proibido Procriar (1972), Aliados Contra o Crime (1972), Slaughter - O Homem Impiedoso (1972), Controle Remoto (1972), Papillon (1973), A Educação de Sonny Carson (1974), Inferno na Torre (1974), Lucan (seriado 1977-1978), Anos de Rebeldia (1980), A Profecia III: O Conflito Final (1981). Sangue Amaldiçoado (1982), The Powers of Matthew Star (1982)m Confessions of a Married Man (1983), Máquina Mortífera (1987), Rebelde em Fuga (1987), As Confusões De Um Sedutor (1989), O Exorcista III (1990), Ameaça do Espaço (1991)
Bill Mumy
Minha Esperança é Você (1963); Operação Matrimônio (1963); Perdidos no Espaço (seriado 1965 a 1968); Abençoai as Feras e as Crianças (1971); Papillon (1973); Um Dia de Sol (1973); Um dia de Sol (seriado 1975); Um dia de sol no Natal (1977); No Limite da Realidade (1983); Um Homem Impossível de se Amar (1984); Capitão América (1990); Confusão em Dobro (1992); Os Três Desejos (1995); Babylon 5 (seriado 1994 a 1995); Perdidos no Espaço (Perdidos no Espaço seriado 2018 a 2019)
Robert Deman
Os Poderosos (1968), Papillon (1973), The Four Deuces (1975) e participação em várias séries
John Quade (1938–2009)
O Comando do Sindicato (1972); Má Companhia (1972); O Estranho sem Nome (1973); Golpe de Mestre (1973); Papillon (1973); Amigos e Aventureiros (1975); 92 Graus à Sombra (1975); Os Últimos Machões (1976); Josey Wales, o Fora da Lei (1976); Entrega Especial (1976); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Annie e os Bandidos (1980); Punhos de Aço: Um Lutador de Rua (1980); Tigershark (1988); O Braço Longo da Lei (1988); O Gigante da Montanha (1990); Papai é um Robô (1991)
Woodrow Parfrey (1922-1984)
A Fogo e Sangue (1950), Johnny Gunman (1957), O Senhor da Guerra (1965), A Grande Partida (1966), O Magnífico Farsante (1967), O Pirata do Rei (1967), Como Salvar um Casamento e Arruinar Sua Vida (1968), O Planeta dos Macacos (1968), Os Impiedosos (1968), Sam Whiskey, o Proscrito (1969), The Andersonville Trial (1970), A Fazenda Crowhaven (1970), Uma Cidade Contra o Vício (1971), Perseguidor Implacável (1971), Poço de Ódio (1973), O Homem que Burlou a Máfia (1973), Papillon (1973), A Garota com Algo Mais (1973), A Família que Ninguém Queria (1975), O Guarda-Costas (1976), Josey Wales, o Fora da Lei (1976), The New Maverick (1978), A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979), O Circo da Morte (1980), Bronco Billy (1980), Carros Usados (1980), Sedução e Medo (1982), Frances (1982), Golpe de Mestre II (1983)
Gregory Sierra (1937-2021)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), À Procura da Verdade (1970), Weekend of Terror (1970), Meu Nome é Jim Kane (1972), Assim Nasce um Homem (1972), A Divina Ira (1972), O Ladrão que Veio Jantar (1973), Papillon (1973), Matança em São Francisco (1973), Um Cowboy no Havaí (1974), Inferno na Torre (1974), The Night They Took Miss Beautiful (1977), Corrida pela Liberdade (1978), O Prisioneiro de Zenda (1979), Na Noite em que a Ponte Caiu (1980), Bravura Incomum (1983), Resgate Infernal (1986), Nome de Código: Dancer (1987), Agente Zero-Zero Nada (1987) , Desperado: Justiça na Terra dos Fora da Lei (1989), Traindo o Inimigo (1992), Querida, Estiquei o Bebê (1992), Top Gang 2! A Missão (1993), Vampiros de John Carpenter (1998), O Outro Lado do Vento (2018)
Barbara Morrison (1907-1992)
Cidade Submersa (1953), Corações em Fuga (1953), A um Passo da Eternidade (1953), O Gênio da Ribalta (1955), Sangue Sobre a Terra (1957), Fama a Qualquer Preço (1959), A Máquina do Amor (1961), Ao Ritmo do Twist (1962), Labirinto de Paixões (1962), A Lista de Adrian Messenger (1963), Minha Bela Dama (1964), Assalto a um Transatlântico (1966), Quando o Coração Não Envelhece (1967), As Maliciosas Aventuras de uma Loura (1968), Aeroporto (1970), Só o Casamento Nos Separa (1971), Se Minha Cama Voasse (1971), Papillon (1973), O Golpe de Sorte (1975)
Victor Jory (1902-1982)
Renegados (1930), Orgulho Cativante (1932), Entre Duas Esposas (1933), Novos Amores (1933), Vidas Sem Rumo (1933), Quanto Pode uma Mulher (1934), Sonho de uma Noite de Verão (1935), Fugitivos da Ilha do Diabo (1935), Amor e Dinamite (1935), Intrigas da Alta Roda (1937), As Aventuras de Tom Sawyer (1938), Uma Cidade que Surge (1939), A Morte me Persegue (1939), ...E o Vento Levou (1939), Noiva da Fatalidade (1940), A Mulher de Cabelos Vermelhos (1940), Três Homens Maus (1941), Charlie Chan no Rio (1941), As Jóias do Imperador (1941), O Poder da Imprensa (1943), A Espada Vingadora (1948), O Lutador (1949), Na Solidão do Inferno (1950), Flechas Incendiárias (1952), Sangue Por Sangue (1953), O Vale dos Reis (1954), Vidas em Fuga (1960), Crepúsculo de Uma Raça (1964), O Ouro de Mackenna (narração 1969), Fúria Audaciosa (1970), Papillon (1973), Cão do Diabo (1978), Os Homens da Montanha (1980)
Anthony Zerbe
...E o Bravo Ficou Só (1967); A Libertação de L. B. Jones (1970); A Última Esperança da Terra (1971); Justiceiro Implacável (1975); A Encruzilhada do Amor (1980); Na Hora da Zona Morta (1983); Onze para o Inferno (1986); Crepúsculo de Aço (1987); Cegos, Surdos e Loucos (1989); 007 - Permissão para Matar (1989); Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998); Matrix Reloaded (2003); Matrix Revolutions (2003); Trapaça (2013).
William Smithers
Morte sem Glória (1956), A Caldeira do Diabo (seriado 1965–1966), A Irmandade do Sino (1970), Scorpio (1973), Papillon (1973), A Volta de Frank Cannon (1980), Dallas (1981–1989) e participações em diversos seriados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre