quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

RÉQUIEM PARA UM SONHO / REQUIEM FOR A DREAM (2000) - ESTADOS UNIDOS




ENTRE SONHOS E DESILUSÕES
(possui inevitáveis spoilers)

Sara Goldfarb (Ellen Burstyn) é uma viúva aposentada que tem como filho Harry Goldfarb (Jared Leto), viciado que lhe rouba os objetos de casa para comprar drogas. Marion Silver (Jennifer Connelly) é a namorada com quem divide o vício em heróina.  Tyrone C. Love (Marlon Wayans) é um amigo de Harry que se envolve nesse mundo da dupla. Cada um tem seu modo próprio de lidar com as drogas.


Com essa sinopse "Réquiem Para um Sonho" parece ser um filme como tantos outros. Até mesmo chato. Só que comum é um adjetivo que não pode ser usado aqui. O filme é provocante, assustador, perturbador, um soco na cara e outro no estômago e logo na primeira cena. Não é um filme de terror sobrenatural. É um filme sobre uma realidade que pode estar na rua ao lado, na porta ao lado, e até dentro das casas dos que leem essas linhas. Ou seja: é a dura e cruel realidade do mundo das drogas, sejam as ilícitas ou as farmacológicas. O diretor Darren Aronofsky ("Cisne Negro" e "Mãe!") não poupa ninguém de sua viagem na vida de quatro personagens tão frágeis e tão humanos.


Darren resolveu optar por uma narrativa direta, com cortes rápidos e uma linguagem visual repleta de sutilezas. É um cruel retrato do mundo das dependências, das drogas, da solidão, da perversão. da ausência de amor e estrutura familiar. Aronofsky dividiu seu filme  em verão (sonhos); outono (fall, que é um trocadilho para “queda” em inglês) e inverno: inverno da alma e  dos sonhos. E esse fim se resume na palavra réquiem: uma missa fúnebre para os mortos, aqui mortos de desilusão, desespero e desesperança.

Verão (Summer) é o inicio da estação. Representa o quente, o início, os sonhos planejados: Harry Goldfarb e Marion querem dinheiro para abrirem uma loja e serem felizes. Como são drogados, a compra de drogas para revenda é o sonho de liberdade que a dupla  considera como um bom plano. Nesse sonho embarca Tyrone, cujo sonho é sair das ruas e honrar a memória de sua mãe que desejava ver o filho tendo uma vida digna.  Sara Goldfarb recebe um convite para participar de seu programa de Tv predileto, mas ela quer estar em cena de forma deslumbrante e procura um médico que lhe receite comprimidos que a façam perder peso, parecer mais jovem e bonita. Tudo segue como a consecução de um sonho possível de ser realizado. Todos tem sonhos e cada um arrumará um jeito de alcança-los.


Fall (outono) é o início da derrocada dos sonhos: Harry e Tyrone se envolvem em um negócio que dá errado. O dinheiro começa a desaparecer em uma velocidade maior com que conseguiram. A falta de droga começa a minar o relacionamento do casal apaixonado e Harry começa a achar que “uma saidinha” de Marion com seu terapeuta pode ser a possibilidade de recuperarem um dinheiro a ser aplicado em um novo plano. Marion começa sua entrada no inferno que a levará a procurar outro homem ainda pior para saciar sua dependência: Big Tim (Keith David).  Sara entra para o mundo dos remédios que emagrecem: poderosos comprimidos de anfetamina que cortam seu apetite por comida e açúcar e começam a lhe cortar também sua sanidade.



O inverno (winter) chega e congela os sonhos de seus personagens, cada um imerso em seu pesadelo pessoal: Sara passa a não distinguir realidade de alucinação e sua obsessão em estar bem, para aparecer na tv, a transforma em uma louca escrava dos remédios que a conduz a uma internação e um tratamento nada convencional.  Harry e Tyrone viajam atrás de um novo sonho e, no meio do caminho, Harry se revela doente com um problema muito grave que o leva ao hospital onde Tyrone acaba se dando muito mal na empreitada. A ausência de Harry leva Marion a encontrar uma única saída para manter seu vício: aceitar entrar em um jogo de perversão moral e sexual de onde sairá com várias cicatrizes no corpo e na alma. Sua cena final, onde mostra um discreto sorriso é desoladora. É o réquiem em sua essência, a missa fúnebre de cada personagem.


Aqui já podemos perceber as várias críticas: aos profissionais da saúde (o terapeuta antiético e assediador; um médico que receita anfetaminas e depois pouco se importa com a reação de sua paciente; o descaso de como Sara será tratada por enfermeiros e médicos no hospital. Claro que o mote principal são as drogas. Claro que nenhum personagem é feliz e nenhum terá um final feliz. Essa é a realidade, não uma fantasia. A realidade nua e crua pode ser feita de finais infelizes e, na maioria das vezes, se for acompanhada do uso crescente de drogas  é, quase sempre, inevitável. Um retrato real da decadência humana. Há uma critica também a ilusão e o fascínio que a tv provoca nas pessoas; uma crítica também de como o dinheiro é o senhor das pessoas; de como o ser humano se aproveita de uma situação vantajosa para se apoderar do corpo e alma de seu semelhante. Analogias não faltam, tudo regrado a uma sensação incômoda de angústia, depressão e desespero. Um filme perturbador que não é indicado a pessoas sugestionáveis, nem a menores de idade por seu conteúdo surreal e psicótico.


O elenco realmente se entregou ao filme. Jared  Letto é um ator de personagens bem díspares ("Sr Ninguém", "Blade Runner 2049" e o Coringa de "Esquadrão Suicida"). Este talvez tenha sido seu personagem mais desafiador em um filme igualmente desafiador. Jennifer Connelly é outra que impressiona. Some aquele ar de personagens mais centrados (como em "Uma Mente Brilhante" e "Hulk") e nos mostra um papel que muitas não aceitariam fazer apenas pela sugestão que suas cenas representam. Esqueça Marlon Wayans em "As Branquelas" e "Todo Mundo em Pânico 2'.  Sua veia dramática aparece e se mostra tão boa como a cômica. Sua presença é tão hipnotizante como os demais. Ainda temos, como a cereja do bolo, Ellen Burstyn ("O Exorcista") dando um show de interpretação. A atriz se despiu corajosamente de uma maquiagem que a deixasse bem em cena e nos mostra uma mulher arrasada, mal vestida sem nenhum glamour (a não ser nas cenas de delírio da personagem). A performance de Burstyn  é tão intensa e visceral que ao ver esse filme pode-se repensar no Oscar que Julia Roberts ganhou por "Erin Brockovich", na qual Burstyn também competiu como melhor atriz. Fora a trilha sonora que "cola" nos ouvidos.


Réquiem para um Sonho pode ter várias designações e facetas: duro, superestimado,  cult, real, pretensioso, polêmico, depressivo, angustiante... Essa gama de emoções vai muito de como o filme toca o espectador, que pode adorar ou odiar o filme, mas ficar indiferente não é uma opção. É um filme que se revela em cortes rápidos (como quando os personagens se drogam, uma alusão a velocidade do efeito), cortes criativos (quando o casal está junto e a tela se divide, mas com a interação mútua da dupla) e os cortes “trágicos” em um ritmo psicodélico que lembra um vídeo clip e nos deixa atordoados podendo provocar um silêncio ao final de sua projeção. Não é um filme fácil de ser assistido, mas pode ser fundamental para aqueles que gostam de cinema em sua essência e consideram assistir filmes como uma experiência quase sensorial. Para refletir muito sobre o mundo que existe lá fora bem perto de você.

Trailer:



Curiosidades:

Jared Leto emagreceu quase 12 quilos para interpretar seu personagem;

 
Jared Leto, conquistou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Clube de Compras Dallas ;

Ellen Burstyn conquistou o Oscar de Melhor Atriz por "Alice Não Mora Mais Aqui" (1974)

Jennifer Connelly conquistou o  Oscar  de Melhor Atriz Coadjuvante por "Uma Mente Brilhante" (2000);

Réquiem para um Sonho possui mais de 2000 cortes, onde é a média é 600 a 700;

Darren Aronofsky concorreria ao Oscar de Melhor diretor por "Cisne Negro" (2010), perdendo para Tom Hooper por "O Discurso do Rei";

O filme custou $4.500.000,00 e arrecadou mundialmente em torno de $7.300.000,00;

Quando Ellen Burstyn leu pela primeira vez o script, declinou do papel. Somente ao assistir Pi (1998), do diretor, foi  que a atriz mudou de ideia;


O diretor Darren Aronofsky aparece rapidamente na cena da festa na casa de Big Tim (Keith David);

 A música que aparece várias vezes é "Summer Overture" de Clint Mansell;

O filme se origina do livro homônimo de 1978 de Hubert Selby Jr.;

Consta do Livro "1001 Filmes Para se Ver Antes de Morrer".


Premiações:
Academy Awards, USA
AFI Awards, USA 2001
Awards Circuit Community Awards 2000
Boston Society of Film Critics Awards 2000
Chicago Film Critics Association Awards 2001
Chlotrudis Awards 2001
Film Independent Spirit Awards 2001
Florida Film Critics Circle Awards 2001
Golden Trailer Awards 2001
Kansas City Film Critics Circle Awards 2000
National Board of Review, USA 2000
Online Film & Television Association 2001
Online Film Critics Society Awards 2001
Phoenix Film Critics Society Awards 2001
Satellite Awards 2001
SESC Film Festival, Brazil 2002
Southeastern Film Critics Association Awards 2001
Stockholm Film Festival 2000
Valladolid International Film Festival 2000


Filmografia Parcial:

Jared Leto












Prefontaine - Um Nome Sem Limites (1997); Lenda Urbana (1998); Além da Linha Vermelha (1998); Clube da Luta (1999); Garota, Interrompida (1999); Psicopata Americano (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); O Quarto do Pânico (2002); Alexandre (2004); O Senhor das Armas (2005); Capítulo 27 (2007); Sr. Ninguém (2009); Clube de Compras Dallas (2013); Esquadrão Suicida (2016); Blade Runner 2049 (2017); Dívida Perigosa (2018); Os Pequenos Vestígios (2021); Liga da Justiça de Zack Snyder (2021); Casa Gucci (2021); Morbius (2022)


Jennifer Connelly


 







 

Era Uma Vez na América (1984); Era Uma Vez na América (1985); Labirinto - A Magia do Tempo (1986); Hot Spot - Um Local Muito Quente (1990); Rocketeer (1991); O Preço da Traição (1996); Cidade das Sombras (1998); Amor Maior que a Vida (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Uma Mente Brilhante (2001); Hulk (2003); Água Negra (2005); Diamante de Sangue (2006); Traídos pelo Destino (2007); O Dia em que a Terra Parou (2008); Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Criação (2009); Marcas do Passado (2014); Noé (2014); Homens de Coragem (2017); Alita: Anjo de Combate (2018)
 


Ellen Burstyn


 









Um Amor do Outro Mundo (1964); A Última Sessão de Cinema (1971); O Exorcista (1973); Alice Não Mora Mais Aqui (1974); Ressurreição (1980); O Embaixador (1984); A História de Hanna (1988); Tudo por Amor (1991); O Clube das Viúvas (1993); Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994); O Impostor (1997); Réquiem Para um Sonho (2000); As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (2004); O Sacrifício (2006); Tesouro Perdido (2008); W. (2008); Bom Demais pra Ser Verdade (2010); O Jardim dos Esquecidos (2014); Pétalas ao Vento (2014); Interestelar (2014); A Incrível História de Adaline (2015); The Tale (2018)

Marlon Wayans


 










Dupla do Barulho (seriado 1995 a1999); Vizinhança do Barulho (1996); O Sexto Homem (1997); Réquiem Para um Sonho (2000); Dungeons & Dragons - A Aventura Começa Agora (2000); Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Matadores de Velhinha (2004); As Branquelas (2004); Norbit: Uma Comédia de Peso (2007); G.I. Joe: A Origem de Cobra (2008); Inatividade Paranormal (2013); Inatividade Paranormal 2 (2014); Cinquenta Tons de Preto (2016); Nu (2017)


Keith David


 









O Enigma de Outro Mundo (1982); Platoon (1986); Braddock 3 - O Resgate (1988); Braddock 3 - O Resgate (1988); Eles Vivem (1988); Matador de Aluguel (1989); Desejos (1992); Hospital de Heróis (1992); Caindo na Real (1994); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Rápida e Mortal (1995); Sem Fôlego (1995); Irmãos de Sangue (1995); Olho Por Olho (1996);  Corrida Contra o Destino (1997); Volcano: A Fúria (1997); Don King - O Rei do Boxe (1997); Armageddon (1998); Quem Vai Ficar Com Mary? (1998); Eclipse Mortal (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Virando o Jogo (2000); Divisão de Homicídios (2003); O Agente Teen 2 (2004); A Batalha de Riddick (2004); Crash - No Limite (2004); Sr. & Sra. Smith (2005); Carga Explosiva 2 (2005);  Atrás das Linhas Inimigas II - O Eixo do Mal (2006); Em Busca do Prazer (2006); O Último Sentinela (2007); Super-Herói: O Filme (2008); Escuridão Mortal (2009); Gamer (2009); A Viagem (2012); A Face Da Morte (2012); Um Homem Contra Wall Street (2013); Cão Selvagem (2017); Greenleaf (seriado 2016 - 2020); Good (2020); Pesadelo nas Alturas (2020); The Seventh Day (2021); Pups alone (2021)

Christopher McDonald











O Carro Sinistro (1980); Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); O Céu se Enganou (1989); Thelma & Louise (1991); Orquídea Selvagem 2 (1991); Desejo Assassino (1993); Dois Velhos Rabugentos (1993); Assassinos da Estrada (1994); Velocidade Terminal (1994); Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994); Best of the Best 3 - Sem Retorno (1995); Inesquecível (1996); Despedida de Solteiro (1999); Sociedade Secreta (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Mar em Fúria (2000); Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002); Awake: A Vida por um Fio (2007); O Colecionador de Corpos 2 (2012); Filha de Deus (2016); Loucos e Perigosos (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre