quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CONAN, O BÁRBARO / CONAN THE BARBARIAN (1982) - ESTADOS UNIDOS / ESPANHA / MÉXICO



"AQUILO QUE NÃO ME MATA, ME TORNA MAIS FORTE" (Nietzche)

"Entre a época em que os mares engoliram a Atlântida e o surgimento dos filhos de Aryas, houve uma era incrivel. E foi então que, Conan, defendeu a coroa de Aquilônia diante de muita turbulência. Sou eu, seu historiador, o único que pode contar a respeito de sua saga. Deixe-me falar sobre aqueles dias de grandes aventuras!"

Em um período imemorial, Conan (Jorge Sanz) tem seus pais assassinados e, ainda criança, é feito prisioneiro. Quinze anos depois Conan (Schwarzenegger) parte em busca daqueles que massacraram sua vila e seus familiares. Tudo que se lembra é de um estandarte com o símbolo de duas cobras, uma de frente para outra, e do rosto de seu enigmático líder.

 


Em julho de 1982, chegava às telas, timidamente, um personagem do americano  Robert E. Howard (que cometeu suicídio em 1936) caracterizado por um ator que, nos anos seguintes, seria o salário mais bem pago de Hollywood: Arnold Schwarzenegger. O filme narra a saga de Conan: gladiador, ladrão, guerreiro e rei (quem se lembrar de "A Espada e os Bárbaros" se lembrará desses dizeres apropriados para o cartaz brasileiro do filme) que jura vingança contra Thulsa Doom (que na verdade é um inimigo de outro bárbaro do escritor: "Kull: O Conquistador"). O Bárbaro, depois de anos de escravidão e lutas como gladiador  em arenas, se junta ao ladrão Subotai (Gerry Lopez) e a mercenária Valéria (Sandahl Bergman)  e acaba dando de cara com o conquistador e agora  líder de uma seita chamada Set. Doom abandonou sua procura pelo enigma do aço (o material roubado do deus Crom e esquecido no campo de batalha a quem quisesse decifrá-lo) e resolveu usar sua feitiçaria para arregimentar milhares de fiéis para sua estranha seita que adora cobras (para quem lia as estórias de "Kull" tudo isso era muito familiar). No meio do caminho, Conan e Cia recebem a oferta de resgatarem, mediante um tesouro, a Princesa Yasmina (Valérie Quennessen), filha do Rei Osric (Max Von Sydow) de Shadizar,  levada por Thulsa e seus asseclas. Um jornada longa e difícil de vingança.




Conan nasceu em 1932, nas páginas da revista Weird Tales (Howard publicou 17 contos de Conan entre 1932-36). Na década de 60, a publicação de livros de bolsos tornou o personagem mais conhecido (tendo outros autores continuando a frente do personagem). Em 1970 chegou aos quadrinhos. Em 1976 George Lucas apresentou o personagem ao Executivo Edward Pressman ("O Corvo", "Wall Street", "O Reverso da Fortuna"...) através das artes de Frank Fazetta. O roteiro feito por John Millus e um jovem Oliver Stone (que desenvolveu a infância e adolescência dando "corpo" à estória) deram forma ao personagem. Faltava o ator: Schwarzenegger. O austríaco 5 vezes Mr. Universo e 7 vezes Mr. Olímpia já tinha um breve contato com as câmeras em filmes como "Hércules in New York" (em que assinava como "Arnold Strong"); "O Guarda-Costas" (1976) e "Cactus Jack, o Vilão" (ao lado de Kirk Douglas). Trazer um fisiculturista para o personagem não era uma novidade: a década de 60 tinha vários ídolos desta modalidade: Reg Park, Dan  Vadis, Steve Reeves, Gordon Scott. Mas esses atores já estavam no ostracismo dos filmes de Hércules, Macistes, Golias e Ursus. Mas havia em Conan tinha "algo mais" que os demais não possuíam: um personagem conhecido (mais lá fora); uma produção requintada (para o gênero), um roteiro bem estruturado, ainda que descoincidente ao original, em estilo épico, e a direção eficiente de John Millus (Stone queria Ridley Scott que vinha de "Alien, o Oitavo Passageiro"), roteirista de "Apocalipse Now" de Copolla.


Schwarzenegger estava bem à vontade: poucas falas (para esconder seu forte sotaque); muitos músculos e um corpo modelado perfeitamente ao herói (ou anti-herói?) dos quadrinhos, além de uma espada a ceifar a vida dos que cruzavam o caminho de Conan. Os críticos torceram o nariz, mas, no VHS e Tevê, Conan era definitivamente apresentado ao público e aquele ator, com o nome difícil, que tinha feito dois anos depois um filme  de ficção científica que virou um marco, "O Exterminador do Futuro", era agora reconhecido. Para a Marvel que detinha os direitos de transposição dos livros para os quadrinhos era uma exposição mais do que bem-vinda e, no Brasil, o herói que já havia aportado aqui na década de 70 pela Editora Minami e Cunha (3 revistas); Editora Roval (3 revistas); Editora Graúna (sem permissão, com o nome "Hartan, O Selvagem") e a  Bloch Editores (6 revistas), via a chegada de uma revista, em preto e branco, com formato maior que o convencional, através da Editora Abril, em 1984 (o personagem era, até então, publicado nas antigas "Herois da Tv", "Super Aventuras Marvel" e "Capitão América" da mesma editora),  que foi um sucesso imediato: "A Espada Selvagem de Conan" durou 205 edições, até 2001, sendo depois repassada para as mãos da  Editora Dark Horses em 2002. Atualmente a Editora Salvat vem tentando lançar o material. 


 












Conan dividia suas páginas com Kull (que virou filme com o ator Kevin Sorbo do seriado Hércules); com o puritano Salomão Kane (que virou filme em 2009) e com Sonja, a Guerreira (que foi para as telas através de Brigitte Nielsen tendo um "Conan" renomeado de "Kalidor") e o último rei picto "Bran Mak Morn" que lutava contra a invasão de suas terras pelos romanos. Conan, apesar de ser contemporâneo de Kull (que era da época da Atlântida) teve algumas aventuras ao lado deste quando um ou outro era transportado no tempo. Valéria apareceu em algumas histórias de uma forma bem diferente, assim como Subotai e o próprio Thulsa Doom (que já viajou ao futuro e enfrentou o Bárbaro). Conan depois se transformaria em Rei e a Abril lançou "Conan Rei" por aqui, lembrando que o personagem já tinha centenas de estórias lá fora publicadas pela Marvel quando, definitivamente, chegou por aqui. O Bárbaro tem até um confronto com um Thor, sem poderes, que vai parar na era (fictícia) Hirboriana do deus que não se interessa por seus adoradores, Crom. Sonja e Homem Aranha também se esbarraram em uma publicação. Uma época boa para os quadrinhos. No cinema, houve várias produções galgadas na esteira de Conan: a saga "Deathstalker", "Principe Guerreiro" (ou "Senhor das Feras"); "Guerreiros de Fogo"; "Os Bárbaros", "Hercules" (com o "Hulk" Lou Ferrigno); a saga "Ator", a já citada "A Espada e os Bárbaros", " O Escorpião Rei" (com "The Rock")... mas nenhuma como a produção de 1982. Houve um seriado de Tv que passava nas madrugadas da Globo com o ator Ralf Moeler. Jason Momoa (Aquaman) tentou emplacar uma versão mais estilizada do Bárbaro em 2011. Não deu certo e ainda sepultou outros projetos como uma nova aventura da guerreira ruiva Sonja.

Kull - Sonja - Salomão Kane - Bran Mak Morn

Quanto ao elenco, Swarzie era uma aposta, mas o físico o ajudava muito; Sandahl Bergman faz Valéria, a paixão do Bárbaro. Ambos treinaram Kendô e manejos de espada. John Milus queria uma guerreira ao estilo das Valquírias e a personagem Valéria era a visualmente mais adaptável, ainda que a pirata Belit seja a grande paixão de Conan nos quadrinhos. James Earl Jones (a voz de Darth Vader na saga Guerras nas Estrelas) não era a primeira opção (queriam Sean Connery), mas seu vilão ficou na medida, ainda que, como já dito, seja um vilão da época de Kull.  Sandahl Bergman tem um de seus melhores desempenhos neste filme (a ex-dançarina da Broadway teve que treinar duro para o papel). Sua Valéria ficou ótima, com uma sensualidade bem natural. Max Von Sydow (o ator o preferido do cineasta Bergman) é um ator muito acima da média e que dispensa comentários. O ator teria aceitado o papel porque seu filho era fã de Conan. O respeitado ator Mako, que faz o feiticeiro, acabou narrando o filme porque o sotaque acentuado de Schwarzenegger não funcionou. Valérie Quennessen talvez seja sempre lembrada pelo filme "Amantes de Verão" ao lado da atriz Daryl Hannah. A atriz faleceu cedo. Gerry Lopez faz um Subotai bem diferente dos quadrinhos. Sua voz foi redublada na edição final. William Smith, o pai de Conan, esteve em vários seriados e chegou a ser fisiculturista. A atriz alemã Nadiuska, que faz a mãe do herói, já havia se tornado uma atriz hispânica e filmou até 1998. Sven-Ole Thorsen esteve em vários filmes de Arnold aqui ele é um dos guardas costas de Thoulsa  junto com o ator Ben Davidson.
 

Conan foi o filme programado para ter mais quatro continuações, mas a carreira do seu principal ator o levou a outros projetos e houve apenas uma sequência: "Conan, o Destruidor". 
Com bons efeitos visuais, centenas de extras, uma cena de batalha inspirada em "Os Sete Samurais" de Kurosawa tornou-se um épico visto e revisto ao longo das décadas com a ótima trilha de Basil Poledouris que cola nos ouvidos com direito a "Carmina Burana" de "Orloff", filmagens na Espanha e México, um roteirista que havia ganhado o Oscar: Oliver stone (por "O Expresso da Meia-Noite") e um produtor que lançou muitos filmes conhecidos: Dino de Laurentis, além do premiado design de arte, Ron Cobb (que vinha de "Star Wars: Episódio IV"; "Alien, o Oitavo Passageiro"  e "Os Caçadores da Arca Perdida"). Quem sabe Schwarzenegger se anima e nos traz um "Conan Rei" para terminar a Saga?

Trailer:

 

Curiosidades:
Gerry Lopez foi campeão de Surf Junior aos 14 anos no Havaí. Em 1972 ganhou o Master of Pipeline 

Arnold Alois Schwarzenegger  é o nome de batismo do ator

Valérie Quennessen faleceu em um acidente de trânsito em 1989. Seu nome de batismo era: Valérie Madeleine Michelle Françoise Drodelot-Quennessen


Makoto Iwamatsu era o nome de batismo do ator "Mako" 

Mako faleceu de Câncer de esôfago


Arnold Schwarzenegger não estava usando uma peruca. Esse é o seu próprio cabelo natural. Em 1979, Schwarzenegger deixou crescer o cabelo longo para o filme.

Arnold Schwarzenegger e Sandahl Bergman fizeram suas próprias cenas, já que não foram encontrados dublês adequados.

Em uma entrevista, John Milius disse que os cães que eles usaram no filme eram muito hostis e perigosos. Ele chegou a dizer: "Quando você tinha os cães perseguindo Arnold Schwarzenegger e ele estava correndo, na verdade ele estava correndo por sua vida porque ele sabia que esses cães eram muito perigosos e até atacaram seu treinador". 

Este filme foi planejado para ser o começo de uma franquia com pelo menos quatro sequências, e Schwarzenegger teve que se comprometer em realizá-los. 

200 trabalhadores construíram os cenários em um grande armazém fora de Madri. A equipe de produção era composta por pessoas da Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. 1500 extras foram empregados e a partitura foi executada por uma orquestra de 90 integrantes e um coro de 24 membros, cantando latim simulado.

Arnold Schwarzenegger tinha direito a 5% dos lucros do filme.

Arnold Schwarzenegger modelou sua performance como Conan depois assistir a Steve Reeves e suas performances como Hercules.   

Quando Oliver Stone escreveu o roteiro, ele fez Arnold Schwarzenegger ler romances de quadrinhos e fantasia para ver como ele lidava com o diálogo do período. Stone definiu a história no futuro após a queda da civilização; Era uma saga de quatro horas e tinha toda uma série de criaturas. Teria custado US $ 70 milhões ao estúdio (aproximadamente US $ 173 milhões em 2016, ajustados pela inflação). John Milius acabou reescrevendo a maior parte do roteiro de Stone, que cortou o orçamento em mais da metade, o que também exigiu uma mudança na localização. 

Arnold Schwarzenegger sofreu uma lesão nas costas (entre outras várias lesões) durante as filmagens, quando os cães que o perseguiam o atacaram por trás e ele caiu da rocha que estava subindo para escapar deles.

De acordo com o roteiro original, o túmulo onde Conan conseguiu sua espada era da cidade perdida de Atlântida.  

Flechas reais foram atiradas na cobra, bem na cabeça de  Schwarzenegger. John Milius atirou depois que foi determinado que ele era o melhor arqueiro da tripulação. 

De acordo com a produtora Raffaella De Laurentiis, a pré-produção do filme começou inicialmente na Iugoslávia, mas devido à instabilidade política na região, decidiu-se por transferir o restante da produção do filme para a Espanha.

Todos os inimigos de Conan tinham que ser maiores que Arnold Schwarzenegger, algo que ele não estava acostumado.

A inscrição da espada diz: "Não tenha culpa, vós que portais isto em nome de Crom". Enquanto era governador, Schwarzenegger exibiu-o atrás de sua cadeira na Sala de Gabinete Reagan.   

A citação de Friedrich Nietzsche que abre o filme "Aquilo que não nos mata nos torna mais fortes" é uma tradução frouxa de "Was mich nicht umbringt, macht mich stärker", que mais apropriadamente se traduz como "Aquilo que não me mata, me torna mais forte". É de "Crepúsculo dos Ídolos", "Maxims and Arrows", 8.

Arnold Schwarzenegger tinha 33 anos quando as filmagens começaram no filme em 1980.

Sandahl Bergman era uma dançarina profissional cujos poucos papéis no cinema anteriores estavam em filmes relacionados à dança. Ela foi recomendada para o papel pelo diretor Bob Fosse, que trabalhou com ela em O Show Deve Residencial (1979). 

A mãe de Conan foi interpretada por Nadiuska. Ela é uma atriz alemã (descendente de poloneses e russos) que fez uma notável carreira cinematográfica na Espanha. Seu único papel anterior em um filme de língua inglesa foi o filme O Massacre da Guiana (1979).  

Os dois tenentes de Thulsa Doom foram feitos por atletas profissionais. Sven-Ole Thorsen era fisiculturista e Ben Davidson, um jogador de futebol americano. 

A pintura de símbolos no corpo de Conan e o enxame de fantasmas durante a ressurreição do bárbaro não derivaram dos contos de Conan. Eles foram inspirados pelo filme de terror japonês As 4 Faces do Medo (1964), uma coleção de contos de fantasmas

O nome de Valeria não é falado no filme; a única cena em que ela foi chamada pelo nome foi cortada.  

Além da série literária de histórias de Conan, o filme foi influenciado pelas adaptações populares e expansão da Marvel Comics: "Conan, o Bárbaro" (1970-1993) e "Savage Sword of Conan" (1974-1995), que contou com as obras de escritores e artistas como Roy Thomas e Barry Windsor-Smith.

O contrato de Arnold Schwarzenegger o impediu de estrelar outros filmes de espadas e feitiçaria.

Alguns críticos da década de 1980 esperavam que qualquer filme baseado em histórias de celulose, histórias em quadrinhos ou ambos fosse  descontraído ou brega. Ficaram surpresos com o uso de temas e ideologia nietzscheanos. 

O filme contém cenas em que Conan é perseguido por lobos, descobre uma cripta e, dentro dela, uma espada e uma múmia. Tudo isso é tirado do conto "A Coisa na Cripta" (1967), de L. Sprague De Camp e Lin Carter. A cena-chave do conto é a múmia crescendo e lutando contra Conan. 












O ator David Harbour usou no seriado "Stranger Things" a mesma espada de Conan, o Bárbaro 





Cartazes:

 
Cartaz do Ilustrador italiano Renato Casaro

 



















Quadrinização brasileira, americana e sul americana:




 















 



Capa da Revista Cinefantastique:





















Bastidores:





























Crossovers:



  

Conan Rei: (Quem sabe um dia)









Conan The Barbarian - "Riddle of Steel / Riders of Doom" - Tenerife Symphony Orchestra




Conan The Barbarian (Filarmônica de Andalucía) 




O Conan da Tv






Conan - Rússia 












Filmografia Parcial:
Arnold Schwarzenegger

 

 









Hercules in New York (1970); Um Perigoso Adeus  (1973); Scavenger Hunt (1979); Cactus Jack, o Vilão (1979); Jayne Mansfield: Símbolo Sexual (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio: Epidemia Mortal (2015).


James Earl Jones










Dr. Fantástico (1964); A Grande Esperança Branca (1970); O Pirata Escarlate (1976); Jesus de Nazaré  (mini serie 1977); Guerra nas Estrelas (1977); O Exorcista II - O Herege (1977); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); O Império Contra-Ataca (1980); Conan, o Bárbaro (1982); O Retorno de Jedi (1983); Uma Escola Muito Louca (1986); Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); Os Três Fugitivos (1989); Campo dos Sonhos (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); A Ambulância (1990); Jogos Patrióticos (1992); Quebra de Sigilo (1992); Perigo Real e Imediato (1994); O Juiz (1995); As Duas Faces da Lei (1997); Uma Aposta Milionária (2001); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Rogue One: Uma História Star Wars (2016)


Max Von Sydow   (1929 - 2020)

 











O Sétimo Selo (1957); Morangos Silvestres (1957); No Limiar da Vida (1958); O Rosto (1958); A Fonte da Donzela (1960); Através de um Espelho (1961); Luz de Inverno (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); A Morte Não Manda Aviso (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); O Exorcista (1973); Três Dias do Condor (1975); O Guerreiro do Futuro (1975); O Exorcista II - O Herege (1977); A Morte ao Vivo (1980); Flash Gordon (1980); Fuga Para a Vitória (1981); Conan, o Bárbaro (1982); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); A Morte nos Sonhos (1984); Duna (1984); Hannah e Suas Irmãs (1986); Pelle, o Conquistador (1987);  Tempo de Despertar (1990); Um Beijo Antes de Morrer (1991); Europa (1991); Cidadão X (1995); O Juiz (1995); Amor Além da Vida (1998); Insônia (2001); Intacto (2001); O Escafandro e a Borboleta (2007);  A Hora do Rush 3 (2007); Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009);  Ilha do Medo (2010); Robin Hood (2010); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Game of Thrones (seriado 2016) 


Sandahl Bergman
 












O Show Deve Continuar (1979); Xanadu (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); She (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Escola de Aeromoças (1986); Programmed to Kill (1987); o Inferno Chega a Frogtown (1988); Raw Nerve - Nervos à Flor da Pele (1991); Nos Braços de um Assassino (1992); Corpo Indecente (1993); O Santuário do Medo 2 (1994); Sorceress II: The Temptress (1997); Crime de um Detetive (2003). 

William Smith: 

 








A Alma de Frankenstein (1942); A Canção de Bernadette (1943); O Bom Pastor (1944); Gilda (1946); O Menino dos Cabelos Verdes (1948); Como Fisgar um Marido (1959); Quando Explodem as Paixões (1959); Atlântida, Continente Desaparecido (1961); Laredo (seriado 1965-1967); Motoqueiros Selvagens (1970); O Monstro de Duas Cabeças (1972); Piranha (1972); O Guerreiro do Futuro (1975); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Hawaii 5-O (seriado 1979-1980); Punhos de Aço- Lutador de Rua  (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Vidas Sem Rumo (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Amanhecer Violento (1984); Inimigo Mortal (1986); Prova de Fogo (1987); Maniac Cop - O Exterminador (1988);  Retratos da Guerra (1988); Seqüestro em Los Angeles (1989); Instant Karma (1990); Cybernator - O Esquadrão de Extermínio (1991); América do Medo (1992);  Maverick (1994) O Mensageiro da Morte (1996); Interview with a Zombie (1997); Warriors of the Apocolypse (1998); The Elite (2001); Rock n' Roll Cops 2: The Adventure Beginse (2003); Duelo dos homens sem lei (2005);Fall Guy: The John Stewart Story (2007); Island of Witches (2014); Irresistible (2020) e participações em vários seriados.


Valérie Quennessen (1957–1989)


 









De Paris com Amor (1979); Retratos da Vida (1981); Conan, o Bárbaro (1982); Amantes de Verão (1982) 

Mako (1933–2006):

 

O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); A Ilha do Topo do Mundo (1974); O Grande Lutador (1980); Olho por Olho  (1981); Conan, o Bárbaro (1982); Herança Nuclear (1983); Conan, o Destruidor (1984); Pelotão de Guerra (1986); Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988); Morando Com o Perigo (1990); A Arma Perfeita (1991); RoboCop 3 (1993); Sol Nascente (1993); Highlander 3 - O Feiticeiro (1994); O Combate - Lágrimas do Guerreiro (1995); Pearl Harbor (2001); O Monge à Prova de Balas (2003); As Tartarugas Ninja - O Retorno (2007); Rise: A Ressurreição (2007)

 Sven-Ole Thorsen

 









Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Jogo Bruto (1986); Máquina Mortífera (1987); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); Nemesis - O Exterminador de Androides (1992); Vencer ou Morrer (1993); Dragão: A História de Bruce Lee (1993); O Último Grande Herói (1993); O Alvo (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Rápida e Mortal (1995); Ameaça Nuclear (1996); Queima de Arquivo (1996); George: O Rei da Floresta (1997); Kull - O Conquistador (1997); Best of the Best 4 - Sem Aviso (1998); O 13º Guerreiro (1999); O Fim dos Dias (1999); Gladiador (2000); Efeito Colateral (2002); Timecop 2 - O Guardião do Tempo (2003); Refém (2005);

Gerry Lopez












Amargo Reencontro (1978); Conan, o Bárbaro (1982); Surf no Havaí (1987); Uma Vida de Rei (1989); Pipe (2011).

Fontes:
Revista Starlog
IMDB
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Guia de Video Nova Cultural
Revista Set Cinema e Video
Cinefantastique 

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

4 comentários:

  1. Um dos filmes da minha infância,embora tenha assistido mais Conan o destruidor.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. (você esqueceu de mencionar o seu nome)
    Conan, o Bárbaro tornou-se o filme da infância de muitos ao estrear em VHS e TV. Pela faixa etária e proposta Conan, O Destruidor (já analisado por aqui) realmente possuiu mais exibições. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá.Esqueci de mencionar meu nome.Sou a Fabiana do comentário do Filme Chaplin.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana.
    Obrigado pelos comentários realizados nos dois filmes. Volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre