A VITÓRIA DO PERDEDOR
Thomas Rocco Barbella ou “Rocky
Barbella” é filho de uma mãe dedicada (Eileen Heckart) e de um boxeador que não
logrou sucesso na carreira (Harold J. Stone) tornando-se um pai alcoólatra e
abusivo. O pequeno Rocky cresce num ambiente tumultuado e se transforma em
delinquente juvenil praticando furtos e se envolvendo em conflitos com outros
jovens. Suas atitudes desafiadoras e insolentes, frente as autoridades,
inclusive em um julgamento, o levam a um reformatório. Ali, continua sua sina
de provocar problemas sendo transferido para uma prisão. Logo descobrirá,
através das palavras de um dos guardas, que ali eles não reformam ninguém,
apenas punem, sendo logo conduzido para a solitária por 30 dias. Após uma
visita de sua mãe à penitenciária, o jovem percebe que talvez ali não seja o
seu lugar. Ele conhece Frankie Peppo (Robert Loggia) que lhe diz que seus
punhos e agressividade poderiam ser melhor canalizados em uma academia de boxe,
lhe indicando uma, caso se interessasse.
Rocky cumpre sua curta pena, mas, tão logo deixa as portas da penitenciária, é “convocado” para as forças armadas. Sua atitude não muda, terminando por agredir um oficial. Ele se ausenta sem licença e não retorna, indo na academia indicada por Peppo. Logo sua disposição com os punhos é percebida por Lou Stillman (Matt Crowley) e o jovem começa uma série bem-sucedida de lutas com o nome de Rocky Graziano (sobrenome de solteira da mãe), mas não tarda a ser descoberto recebendo uma pena de um ano e uma baixa desonrosa das forças armadas.
Graziano retorna com o mesmo ímpeto às lutas e conhece Norma (Pier Angeli), um doce jovem que não gosta de lutas, mas que se transformará em um porto seguro para o lutador. Após uma nova série de vitórias, Rocky sofre uma pesada derrota nas mãos do campeão dos médios Tony Zale (Courtland Shephard). Uma nova luta é marcada, mas o surgimento de Frankie Peppo pode destruir sua carreira. Peppo oferece suborno, mas Graziano prefere não lutar alegando lesão. A comissão de boxe suspeita da situação e cancela sua licença, suspendendo assim sua luta ao título.
Marcado pela Sarjeta foi a consagração de Paul Newman como ator. Até então vindo de papéis menores em series e da estreia no cinema em um fiasco comercial, “O Cálice Sagrado” (1954), da qual nem sua atuação ficou imune de críticas. Caso sua atuação não lograsse sucesso, talvez o ator tivesse uma carreira menos promissora em Hollywood. E se em Vidas Amargas Paul Newman quase ganhou o papel de James Dean, aqui houve uma inversão. O papel da Cinebiografia de Rocky Graziano estava guardado para Dean, mas a morte precoce do ator possibilitou Newman de agarrar a oportunidade e o resto é história. Mas Newman não foi a primeira opção, Montgomery Clift foi uma primeira escolha, mas recusou. Rod Taylor também foi cogitado e seu teste agradou tanto que lhe ofereceram um papel significativo em “A Festa de Casamento” (1956). A bem da verdade é que Newman talvez não fizesse uma grande atuação em “Vidas Amargas” e Dean talvez não funcionasse como um boxeador (funcionaria como o jovem rebelde).
Muito se fala que Marcado Pela Sarjeta, cujo o título “Somebody Up There Likes Me” se traduziria por “Alguém Lá em cima Gosta de Mim” (alguém lembrou desse título brasileiro no filme de 1977 com George Burns e John Denver?), muito se deve ao diretor Robert Wise (1914-2005). Wise, conhecido por filmes como “O Dia em que a Terra Parou” (1951), “Amor, Sublime Amor” (1961), “A Noviça Rebelde” (1965) e “Jornada nas Estrelas: O Filme” (1979) já havia feito um filme de boxe celebrado pela crítica e público: “Punhos de Campeão” (1949) com Robert Ryan. O diretor pegou o livro escrito pelo próprio Graziano e coescrito com Rowland Barber (a MGM comprou os direitos antes mesmo de sua publicação) e sabiamente utilizou uma fotografia em preto e branco (de Joseph Rottenberg que levou o Oscar) que realçou Nova York e deu o tom certo à atmosfera da cidade. Podemos dizer que “Amor, Sublime Amor” (West Side Story) teve aqui o seu primeiro laboratório. Wise cobriu a infância de Graziano até sua vitória na segunda luta sobre Tony Zale (e omitiu a terceira luta em que Graziano perderia, assim como a seguinte que também perderia agora para Sugar Ray)
Mas o foco central do filme não é o boxe em si, ainda que tenhamos lutas bem coreografadas. É sobre um jovem que com uma infância problemática e fora de controle, tinha tudo para passar seus dias em uma penitenciária ou aguardando a cadeira elétrica (um azarão frente à vida com todas as probabilidades contra si) e como algumas pessoas tiveram um impacto em sua vida: sua mãe, sua esposa e seu treinador que nunca desistiram dele. O filme mostra que o maior instigador para continuar naquela vida era o próprio Graziano. Sua maior luta foi fora dos ringues contra seu maior inimigo: ele próprio e suas decisões equivocadas. Seu treinador dirigiu sua fúria para os ringues. Sua mãe sempre tentava aconselhá-lo a ter uma vida íntegra lhe advertindo, inclusive, que sua constante preocupação a tinha levado a um sanatório e que talvez um dia não a visse mais. E sua esposa, lhe deu o conforto da alma, apaziguando seu demônio interior e o transformando em um homem de verdade. Interessante sabermos que na vida real (não transposta para o filme) Graziano tornou-se amigo íntimo do futuro lutador Jake La Motta, e ambos, jovens problemáticos, frequentaram a mesma escola de reforma juvenil. La Motta teria sua própria filmografia com “O Touro Indomável” (1980) tendo Robert De Niro à frente do personagem. Talvez por possuir um personagem tão real, repleto de falhas, Marcado pela Sarjeta tenha agradado tanto. Claro que a direção eficiente de Wise (um outrora editor de filmes – por exemplo de Orson Wells), retratando o mundo pugilístico sem rompantes de exageros, e cercado de um grande elenco, fez toda diferença: uma cinebiografia vibrante e consistente, que traz o espectador para o lado de Graziano quando ele começa a mudar.
Muitos dizem que Rocky Balboa de Stallone nasceu neste filme, há certo sentido, quando percebemos certos aspectos: um imigrante italiano; um perdedor até então; o casamento com uma namorada judia; o rosto inchado dos golpes... Mas o filme é principalmente sobre um homem que cresceu com um ressentimento contra tudo e contra todos, mas que escapou de uma vida precoce de crimes triunfando no ringue de boxe. Graziano saiu do círculo vicioso que o cercava e o espectador vê, em determinado momento, que nem todos conseguiram, como seu melhor amigo Romolo (Sal Mineo) perdido nas misérias dos cortiços. Ao rever Rômulo, Graziano vê um possível futuro que lhe aguardava.
O elenco teve atuações inspiradas. Paul Newman (no melhor estilo da Actor's Studio) abraçou a chance que teve e entregou um personagem elogiável pela imprensa da época, que precisava expor várias camadas de sentimentos ao longo do filme, apesar de haver aqueles que achavam que copiava Marlon Brando e não convencia como ítalo-americano. Sua elogiada atuação foi a arrancada que precisava para se transformar em estrela. Quem apenas conhece o ator de filmes em que estava mais velho e em papéis mais comedidos poderá ter uma grata surpresa. E temos muitos atores fazendo suas estreias no cinema, sem serem creditados: Robert Loggia (com um personagem que quase destrói a redenção do pugilista), Steve McQueen (um dos delinquentes no alto do prédio), George C. Scott (em uma cena ao fundo na prisão) e Dean Jones. Harold Stone, como o pai desiludido e desagradável de Rocky, se sobressai nos escassos tempos em que aparece em cena. Everett Sloane interpreta o homem que ajuda Graziano em sua caminhada pelo mundo do boxe. Angela Cartwright (do seriado “Perdidos no Espaço”) faz a garotinha. Pier Angeli (que havia feito “O Cálice Sagrado” com Newman) entregou uma ótima atuação. Eileen Heckart interpretando a mãe de Rocky e Sal Mineo, como melhor amigo, trouxeram a gama de sentimentos que o filme precisava.
Marcado pela Sarjeta é sobre uma pessoa que acreditou que enfrentar o mundo era o único caminho. Um jovem que se blindou com uma armadura de insolência e revolta. Um rapaz que acreditava que suas companhias de vida delinquente eram a vida que estava destinado a ter. É sobre como ele se permitiu abraçar um futuro pelo esporte (e como o esporte salva vidas) e como encontrou pessoas certas pelo caminho dispostas a acreditarem nele, mesmo quando sofreu um revés. É um filme sobre a esperança, sobre não parar de acreditar, sobre enfrentar os momentos turbulentos que a vida apresenta para alguns. Há muitos “Grazianos” vagando no mundo, por isso o filme pode ser visto como inspirador para os que estão perdidos. Um filme acima da média em sua temática e realização.
Trailer:
Curiosidades:
Indicado a 3 Oscar conquistando 2: Melhor Fotografia em preto e Branco e Melhor direção de Arte Preto e Branco
O filme seria originalmente
filmado em locações na cidade de Nova York em Technicolor, com James Dean no
papel principal. No entanto, após a morte repentina de Dean e sua substituição
por Paul Newman, foi decidido que o filme deveria ser em preto e branco e filmado
em estúdio. O diretor Robert Wise achou que os cenários pareciam falsos e os
usou apenas para cenas noturnas, enquanto filmava as cenas diurnas no local.
Houve alguma oposição à escalação de Paul Newman, pois aos 31 anos ele já era seis anos mais velho do que James Dean seria, e seu primeiro filme O Cálice Sagrado (1954) foi um desastre crítico e comercial.
Eileen Heckart, que
interpretou "Ma Barbella", era apenas seis anos mais velha que Paul
Newman, que interpretou Rocky Barbella. Ela nasceu em 1919 e ele em 1925.
Paul Newman treinou muito para
o papel com a ajuda de Tony Zale. Ele treinou tanto que Zale parou de brincar
com ele e bateu nele. Zale explicou mais tarde que precisava mostrar quem era o
chefe entre ele e Newman.
Os diretores Robert Wise e
Paul Newman tentaram conversar com Rocky Graziano sobre si mesmo, mas não
conseguiram; ele fez os dois falarem sobre si mesmos.
O recorde vitalício de Rocky
Graziano no boxe foi 67(v)-10(d)-6(e) (52 KO). Ele está no Hall da Fama do Boxe e é listado pela
Ring Magazine como um dos "100 melhores Punchers de todos os tempos".
Embora devessem ter a mesma
idade, Paul Newman era na verdade 14 anos mais velho que Sal Mineo.
Al Silvani, que interpretou o
cut man (uma pessoa que trata os lutadores durante os intervalos) de Rocky
Graziano, interpretou o cut man em Rocky, um Lutador (1976).
Paul Newman (Rocky) e Sal
Mineo (Romolo) apareceram mais tarde em Exodus (1960).
Sal Mineo (Romolo) e Harold J.
Stone (Nick Barbella) apareceram mais tarde como pai e filho em um episódio de
Havaí 5.0 (1968).
Rock Graziano & Paul Newman
Cartazes:
Filmografias Parciais:
Paul Newman (1925–2008)
O Cálice Sagrado (1954); Marcado pela Sarjeta (1956); O Mercador de Almas (1958); Gata em Teto de Zinco Quente (1958); Paixões Desenfreadas (1960); Exodus (1960); Desafio à Corrupção (1961); O Indomado (1963); Caçador de Aventuras (1966); Hombre (1967); Rebeldia Indomável (1967); Butch Cassidy (1969); Meu Nome é Jim Kane (1972); Golpe de Mestre (1973); Inferno na Torre (1974); Quinteto (1979); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Ausência de Malícia (1981); O Veredicto (1982); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); A Cor do Dinheiro (1986); O Início do Fim (1989); Blaze - O Escândalo (1989); Na Roda da Fortuna (1994); O Indomável - Assim É Minha Vida (1994); Estrada Para Perdição (2002)
Pier Angeli (1932-1971)
Amanhã Será Tarde Demais (1950), Amanhã É Outro Dia (1951), Teresa (1951), O Milagre do Quadro (1951), O Diabo, a Mulher e a Carne (1952), A História de Três Amores (1953), México de Meus Amores (1953), Melle. Não Me Toques (1954), Paixão e Carne (1954), O Cálice Sagrado (1954), Viva Las Vegas (1956), Marcado pela Sarjeta (1956), Vindima Trágica (1957), Viva o Palhaço! (1958), Momentos de Angústia (1960), Sodoma e Gomorra (1962), Mosqueteiros do Mar (1962), Pânico em Bangkok (1964), Uma Batalha no Inferno (1965), Abutres do Vale do Sol (1966), Caça aos Violentos (1968), Rosas Vermelhas para Hitler (1968), O Poderoso Frank Mannata (1969), Octaman (1971)
Eileen Heckart (1919–2001)
Marcado pela Sarjeta (1956); Nunca Fui Santa (1956); Semente Maldita /Tara Maldita (1956); Uma Face para Cada Crime (1968); Liberdade para as Borboletas (1972); Hannah, A Esposa Comprada (1974); A Mansão Macabra (1976); Um dia de Sol no Natal (1977); O Clube das Desquitadas (1996).
Sal Mineo (1939–1976)
Robert Loggia (1930–2015)
Steve McQueen (1930-1980)
Girl on the Run (1953); Marcado pela Sarjeta (1956); O Rei e Eu (1956); Os Dez Mandamentos (1956); Anastacia, a Princesa Esquecida (1956); Lafite, o Corsário (1958); A Bolha Assassina (1958); Crepúsculo Vermelho (1959); Salomão e a Rainha de Sabá (1959); O Testamento de Orfeu (1960); Sete Homens e um Destino (1960); Mais uma Vez, Adeus (1961); Fugitivos de Zahrain (1962; Taras Bulba (1962); Os Reis do Sol (1963); Sacrifício Sem Glória (1964); Convite a Um Pistoleiro (1964); A Mesa do Diabo (1965); À Sombra de um Gigante (1966); O Ópio também é Uma Flor (1966); A Volta dos Sete Homens (1966); Espionagem Internacional (1966); Os Turbantes Vermelhos (1967); Villa, o Caudilho (1968); Um Beatle no Paraíso (1969); Sabata Adeus (1970); O Farol do Fim do Mundo (1971); Anna and the King (1972); Papillon (1973); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); O Guerreiro do Futuro (1975); Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra (1976); Na Trilha da Morte (1976)
George C. Scott (1927–1999).
Marcado pela Sarjeta (1956); Árvore dos Enforcado (1959); Anatomia de um Crime (1959), Desafio à Corrupção (1961), Dr. Fantástico (1964); A Bíblia (1966); Patton - Rebelde ou Herói? (1970); Os Novos Centuriões (1972); O Dia do Golfinho (1973); O Dirigível Hindenburg (1975); Hardcore - No Submundo do Sexo (1979); A Fórmula (1981); Toque de Recolher (1981); Oliver Twist (1982), A Rosa da China (1983), Chamas da Vingança (1984); Os Assassinos da Rua Morgue (1986); Os Últimos Dias de Patton (1986), O Exorcista III (1990); Anjo Decadente (1990), Malícia (1993), Tyson, o Mito (1995); Em Defesa da Honra (1996), 12 Homens e uma Sentença (1997); Rocky Marciano (1999); Glória, a Mulher (1999), O Vento Será Sua Herança (1999).
Harold J. Stone (1913-2005)
Punhos de Campeão (1949), A Trágica Farsa (1956), Marcado pela Sarjeta (1956), Homem Errado (1956), De Volta da Eternidade (1956), Calúnia Sangrenta (1957), Alucinado pela Vingança (1957), Clima de Violência (1957), A Casa dos Homens Marcados (1957), Fama a Qualquer Preço (1959), Spartacus (1960), Os Corruptos (1961), A Vida Íntima de Quatro Mulheres (1962), Abatendo um a um (1963), O Homem dos Olhos de Raio-X (1963), Culpado ou Inocente (1963), A Maior História de Todos os Tempos (1965), Louco por Garotas (1965), O Massacre de Chicago (1967), O Fofoqueiro (1967), Qual o Caminho para a Guerra? (1970), Os Sete Minutos (1971), O Flash da Morte (1974), A História de Rodolfo Valentino (1975), Um Trapalhão Mandando Brasa (1980)
Everett Sloane (1909-1965)
Cidadão Kane (1941), Jornada do Pavor (1943), A Dama de Shanghai (1947), O Favorito dos Borgia (1949), O Príncipe Ladrão (1951), A Raposa do Deserto (1951), Ainda Há Sol em Minha Vida (1951), A Grande Chantagem (1955), Marcado pela Sarjeta (1956), Sede de Viver (1956), Até o Último Alento (1958), A Casa da Colina (1960), O Amor Tudo Vence (1961), Os Guerrilheiros (1962), O Otário (1964), O Bagunceiro Arrumadinho (1964)
Angela Cartwright
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