quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A FORÇA DO DESTINO / AN OFFICER AND A GENTLEMAN (1982) - ESTADOS UNIDOS





SUCESSO DE CRÍTICA E PÚBLICO

Zack Mayo (Richard Gere) é um jovem que vive as turras com seu pai militar (o ator Robert Loggia) que vê nele um fracassado, cuja vida não chegará a lugar nenhum. O jovem resolve alistar-se na Navy Air Corps no Forte Rainier passando por uma seleção e treinamento duríssimo, a cada 13 semanas, onde ele e os demais terão avaliados aspectos físicos e psicológicos, para se formarem para a escola de voo e sonharem em serem oficiais da força naval. Lá encontra Sid  (David Keith), seu colega de quarto, e Casey  (Lisa Eilbacher), cuja presença feminina parece ser pouco animadora pelos olhos do duríssimo sargento Foley (Louis Gossett Jr.) responsável pela desistência de mais da metade dos candidatos.


Zack e Sid formam uma dupla de amigos e nas horas vagas conhecem respectivamente Paula (Debra Winger) e  Lynette  (Lisa Blount), ambas operárias em uma fábrica local, mas que possuem ambições diferentes:  Paula deseja sair do local e ter uma vida que considera mais digna e Lynette sonha com um bom casamento junto a um piloto. Zack e Paula iniciam um romance com altos e baixos e Sid cai de amores pela interesseira Lynette, ao mesmo tempo que  Foley e Zack começam a entrar em uma rota de colisão que marcará a vida de ambos.


A Força do Destino estreou em um ano muito complicado para grandes produções. Teve que enfrentar: Gandhi; 48 Horas; Blade Runner; Conan; E.T;; FireFox- Raposa de Fogo; Desaparecido- Um Grande Mistério; Poltergeist- O Fenômeno; Jornada nas estrelas II; O Enigma do Outro Mundo; Tootsie; Tron, Vitor ou Vitória ... entre tantas outras conhecidas produções, nem todas candidatas ao Oscar, claro. Gandhi era o peso pesado: arrebatou oito dos onze Oscars na qual foi indicado. Restou para esta produção, com seis indicações, levar merecidamente o de melhor ator Coadjuvante (Gossett Jr) e Melhor Canção (Up Where We Belong interpretada por Joe Cocker e Jennifer Warnes) que pela preferência do produtor não entraria no filme (ver em curiosidades)



As qualidades da produção são muitas: elenco carismático o que foi fundamental para o público embarcar na estória; uma relação ódio-respeito entre o recruta Zack e o sargento Foley; uma estória de amor (Zack e Paula), mas acima de tudo uma estória sobre amor próprio, em como amadurecer e aprender a aceitar as pessoas como elas são. Há determinação, sentimentalismo e tragédia no roteiro de Douglas Day Stewart, que se baseia na experiência do roteirista na Marinha (ele frequentou a Escola de Candidatos a Oficiais), mesclado de uma forma excelente, mas, na minha opinião, foi equivocada a indicação de Melhor Roteiro Original principalmente quando vemos acima algumas das produções citadas (Gandhi levou nessa categoria). Stewart elaborou o roteiro de tal forma que sabemos mais sobre os personagens do que eles sabem um do outro e coloca aquele conceito que o americano tanto gosta: "sem dor não há recompensa". A cultura de que só pelo sofrimento físico e psicológico que o herói chega a indubitável vitória; e a cereja do bolo: o clímax perfeito (que Gere não queria filmar porque considerava muito sentimental. Mais tarde admitiu que o diretor tinha razão), um final que todos que assistiram se lembrarão por anos.



Richard Gere, depois de algumas produções surgiria com "Gigolô Americano" (1980) e foi uma boa aposta do diretor. Deu conta do recado e passou as sensações que o público precisava sentir de Zack para tornar seu personagem "real". A cena em que diz " Eu não tenho outro lugar para ir!" é um dos grandes momentos do filme. O ator confessou ter feito o filme apenas pelo dinheiro e foi seu maior sucesso até "Uma Linda Mulher". Debra Winger é um caso parecido com o de Gere, se destacando na produção "Cowboy do Asfalto" ao lado de Travolta. Ao longo dos anos mostrou seu talento, mas anda sumida. Seu relacionamento com Gere era ruim e até hoje revela não ter gostado de atuar no filme, mas entregou um ótimo trabalho mesmo assim. Gossett Jr era um veterano de participações em seriados e filmes não muito conhecidos, a exceção de "O Fundo do Mar " (1977). O ator pegou o papel e deu um novo rumo a carreira protagonizando filmes conhecidos como "Águia de Aço", "Inimigo Meu" e "O Justiceiro", um ator também meio sumido, mas que merecia um maior destaque na carreira.  Lisa Blount  faleceu em 2010 e alguns podem se recordar de um filme já analisado por aqui: "O Aniquilador"(1986). Lisa Eilbacher, que quase foi a princesa Lea, na primeira "Saga Guerra nas Estrelas", tinha vasta experiência em participação em seriados. Sua filmografia vai até 1996, outra ótima atriz.  David Keith é aquele rosto que achamos que vimos em algum filme. O ator ainda está na ativa, mas alterna entre filmes que não chegam aqui e outros como "Demolidor, o Homem sem Medo" (2003) em que faz uma breve participação como o pai do herói.  Robert Loggia (1930–2015) foi outro ator veterano  de bons filmes e, para finalizar, a participação discreta de David Caruso, ator que brilhou no seriado Nova Iorque Contra o Crime (1993-1994), largou a série e após alguns anos em alguns filmes pouco rentáveis ressurgindo no seriado CSI Miami (2002-2012). Sua filmografia termina em 2012.


O curioso foi saber que a primeira escolha do diretor foi Jeff Bridges que não pode aceitar por estar com a agenda cheia, fazendo posteriormente o filme "Paixões Violentas" do mesmo diretor. John Travolta recusou o papel principal a conselho de seu agente. Eric Roberts foi seriamente considerado, mas Hackford via em seu agente um obstáculo no trabalho entre o diretor e o ator. Kurt Russel e Ken Wahl recusaram o papel principal. O cantor / ator John Denver (1943–1997) também recusou o papel principal. Mais tarde, ele disse que parecia um "filme de 1950". Até Dennis Quaid e Christopher Reeve foram considerados para o papel de Zack Mayo. James Woods recebeu a oferta para ser o Sargento Foley, mas recusou e depois fez também "Paixões Violentas". O papel de Paula quase foi para as mãos de Kim Basinger. O papel foi originalmente dado a Sigourney Weaver, depois a Anjelica Huston, e depois a Jennifer Jason Leigh, que desistiu para fazer "Picardias Estudantis" (1982). Debra Winger substituiu Leigh como "Paula". Rebecca De Mornay, Meg Ryan e Geena Davis fizeram o teste para o papel. O espectador pode conjecturar, diante dessas informações, como seria o filme com estes atores interpretando e/ou trabalhando juntos.


A Força do Destino (cujo título literalmente traduzido seria: "Um oficial e um cavalheiro") é um daqueles filmes que surgem época ou outra e atravessam gerações com sua estória atemporal. O diretor Taylor Hackford, em seu segundo longa, escreveu seu nome  na indústria cinematográfica ao dirigir bons filmes (ver abaixo), cujas canções tocam nas rádios até hoje: "Against All Odds" do filme "Paixões Violentas" e "Say You, Say Me" do filme "O Sol da Meia Noite". O dueto romântico para a canção "Up Where We Belong", a canção final e o clip ajudaram a impulsionar ainda mais o filme. Um sucesso de público que gerou 131 milhões de dólares a partir de um custo de apenas 7 milhões.


Trailer:



Curiosidades:
Paula (Debra Winger) mostra a Zach (Richard Gere) uma foto de seu pai biológico, revelando que ele era um candidato  a oficial. A foto era na verdade do roteirista Douglas Day Stewart, quando ele se formou em Pensacola.

Lisa Eilbacher disse que a parte mais difícil de fazer suas cenas de obstáculos foi fingir que estava fora de forma. Na verdade, os relatos eram de que ela estava em melhores condições físicas que os demais atores.

O produtor Don Simpson, exigiu, sem sucesso, que a balada "Up Where We Belong" fosse cortada do filme, dizendo: "A música não é boa. Não é um sucesso". A música mais tarde se tornou a música número um na parada da Billboard e ganhou o Oscar de Melhor Canção. Ele queria uma música parecida chamada "On The Wings Of Love", de Jeffrey Osborne. A música foi lançada alguns meses depois. Atingiu o número 29 nas paradas da Billboard.

De acordo com Louis Gossett Jr. em seu livro "Um ator e um cavalheiro", Richard Gere e Debra Winger não se davam bem durante as filmagens, e se distanciariam um do outro significativamente enquanto a câmera não estava rodando. Publicamente, ela o chamou de "muro de tijolos" enquanto ele admitia que havia "tensão" entre eles. Apesar de Gere interpretar o papel principal e ter mais tempo em cena, ele reagiu mal quando percebeu que Winger tinha a habilidade de atuar e carisma para roubar todas as cenas em que ela estava, resultando em uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Trinta anos depois, Gere foi elogioso para Winger quando disse que ela estava muito mais aberta à câmera do que ele, e apreciou o fato de ela ter lhe dado um prêmio no Festival de Cinema de Roma.

Ex-instrutor de fuzileiros navais, transformado em ator, R. Lee Ermey, treinou Louis Gossett Jr. para seu papel como o Sargento Foley. Ermey interpretou um sargento durão e profano em Nascido Para Matar (1987) (e anteriormente em "Os Rapazes da Companhia C"). Ironicamente, ele foi inicialmente contratado como treinador para o filme também, antes de conseguir o papel.

Apesar de ter sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel neste filme, e continua sendo seu maior sucesso comercial até hoje, Debra Winger despreza o filme, e disse que gosta de negar que alguma vez teve qualquer envolvimento com o filme

O cantor Joe Cocker faleceu em virtude de um câncer em 2014 


Trilha sonora:
Up Where We Belong -  Joe Cocker and Jennifer Warnes
Treat me Right - Pat Benatar
Hungry for Your Love -  Van Morrison
Be Real -  Sir Douglas Quintet
Tush  - ZZ Top
Tunnel of Love - Dire Straits
Feelings - Morris Albert



Up Where We Belong



A premiação da música no Oscar


 Up Where We Belong (o vídeo contem spoilers)




Cartaz:

 















  


Filmografia Parcial:
Richard Gere
 

 










À Procura de Mr. Goodbar (1977); Gigolô Americano (1980); A Força do Destino (1982); A Força de um Amor (1983); Cotton Club (1984); Rei David (1985); Sem Perdão (1986); Justiça Cega (1990); Uma Linda Mulher (1990); Rapsódia em Agosto (1991); Desejos (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); E a Vida Continua (1993); Mr. Jones (1993); Intersection: Uma Escolha, uma Renúncia (1994); Lancelot, o Primeiro Cavaleiro (1995); As Duas Faces de um Crime (1996); Justiça Vermelha (1997); O Chacal (1997); Noiva em Fuga (1999); Dr. T e as Mulheres (2000); Dança Comigo? (2004); Justiça a Qualquer Preço (2007); A Caçada (2007); Sempre ao Seu Lado (2009); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015); Norman: Confie em Mim (2016); O Jantar (2017)

Debra Winger:
 

 












Até que Enfim é Sexta-Feira (1978); Cowboy do Asfalto (1980); A Força do Destino (1982); Laços de Ternura (1983); Perigosamente Juntos (1986); O Mistério da Viúva Negra (1987); Atraiçoados (1988); O Céu Que Nos Protege (1990); Fé Demais Não Cheira Bem (1992); Terra das Sombras (1993); Meu Nome é Radio (2003); A Tenda Vermelha (minissérie de 2014).

Louis Gossett Jr. (1936-2024)













O Sol Tornará a Brilhar (1961); Amor Sem Barreiras (1970); Dois Trapaceiros da Pesada (1971); O Fundo do Mar (1977); A Força do Destino (1982); Tubarão 3 (1983); O Guardião (1984); Inimigo Meu (1985); Águia de Aço (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986); Um Diretor Contra Todos (1987); Águia de Aço II (1988); O Justiceiro (1989); Força Vermelha (1991); Rebeldes e Heróis (1991); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Golpe Perfeito (1992); Monolith - A Energia Destruidora (1993); Sonhos Divididos (1994); Retrato de Coragem (1995); Águia de Aço IV - O Combate Final (1995); O Preço da Liberdade (1996); Managua (1997); Juízo Final (1999); Busca Sem Limite (2000); Momentum: Ameaça Indestrutível (2003); Deixados para Trás III: Mundo em Guerra (2005); Aprendendo a Viver (2009); Os X-Mercenários (2014);  Undercover Grandpa (2017); The Reason  (2018); Three Months (2022); The Color Purple (2023); A Scorched Earth (2023); Imaginary Friends (2023)


Lisa Eilbacher, 

 










Homem-Aranha (1977); Corrida Para a Vitória (1977); A Força do Destino (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); Um Tira da Pesada (1984); Leviathan (1989); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); O Retorno de Hunter (1995).


David Keith
 

 











O Grande Santini - O Dom da Fúria (1979); A Rosa (1979); Brubaker (1980); A Força do Destino (1982); Guardiões da Honra (1983); Chamas da Vingança (1984); Gulag - Desejo de Liberdade (1985); Uma Noite com o Rei do Rock (1988); A Chave do Enigma (1990); Domínio de Identidade (1993); Ernest Vai para a Escola (1994); Desejo Fatal (1994); A Chave Mágica (1995); O Juízo Final (1996); U-571: A Batalha do Atlântico (2000); Cidadão do Mundo (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); Demolidor, o Homem sem Medo (2003); Força Aérea 2 (2006); Operação: Salvem os Golfinhos (2010); Hammer: The 'Rootin' for Regen' story (2017) 

Harold Sylvester
 

 











A Força do Destino (1982); De Volta para o Inferno (1983); Em Busca da Vitória (1985); Viagem Insólita (1987); Corina, uma Babá Perfeita (1994); O Sexto Homem (1997); A Place for Heroes (2014) e participação em series


Robert Loggia (1930–2015)
 

 









 

A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978); A Força do Destino (1982); Psicose - 2ª Parte (1983); Scarface (1983); A Honra do Poderoso Prizzi (1985); O Fio da Suspeita (1985); Adoradores do Diabo (1987); Quero Ser Grande (1988); Gladiator- O Desafio (1992); Inocente Mordida (1992); Apóstolo Pedro e a Última Ceia (2012).

Taylor Hackford (diretor)
A Sombra de um Ídolo (1980); A Força do Destino (1982);
Paixões Violentas (1984); O Sol da Meia Noite (1985); La Bamba (1987 - como produtor); Pensamentos Mortais (1991 - como produtor); Marcados Pelo Sangue (1993); Eclipse Total (1995); Advogado do Diabo (1997); Prova de Vida (2000); Ray (2004); Parker (2013); O Comediante (2016)



Fontes:
The New York Times
The Guardian
IMDB
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Guia de Vídeo Nova Cultural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre