terça-feira, 1 de novembro de 2022

O ANO DO DRAGÃO / YEAR OF THE DRAGON (1985) - ESTADOS UNIDOS

 

SUSCETÍVEL A DIFERENTES PERCEPÇÕES

Stanley White (Mickey Rourke) é um condecorado capitão da polícia e veterano do Vietnã, conhecido por ser incorruptível e determinado. White é designado para conter a violência no distrito de Chinatown, mas carrega consigo traumas que o tornaram uma pessoa racista, que odeia o local que irá trabalhar e as pessoas com quem terá que conviver. Um importante empresário fora assassinado em um restaurante local e a situação deve ser controlada. Joey Tai (John Lone), descendente de chineses e traficante em ascensão, acredita que os chefões de Chinatown já não sabem como lidar com os negócios, sendo encarregando de buscar os culpados pelo crime. Mas o que os chefões começam aos poucos a perceber é que Tai tem uma enorme sede de poder. White tentará esmagar o crime organizado chinês na cidade de Nova York confrontando até mesmo seus superiores que começam a se incomodar com seus agressivos métodos, enquanto isso Tai planeja tirar o policial de seu caminho a qualquer custo.

Versão para o cinema do livro de Robert Daley, dirigido e adaptado por Michael Cimino (1939-2016) em parceria com Oliver Stone (“Platoon” e “JFK: A Pergunta que não quer Calar”) que traça um curioso retrato de uma sociedade que está integrada e ao mesmo tempo distante dentro dos EUA, em uma estória que envolve a Policia de Nova York, A Máfia Chinesa e Os Meios de Comunicação. Foi o primeiro filme de Cimino (do sucesso e oscarizado “O Franco Atirador” - 1978), após o famoso fracasso comercial de “O Portal do Paraiso” (1980) que levou a United Artist a falência. Cinco anos depois, através do produtor Dino de Laurentis, Cimino teria a chance de ficar a frente de uma nova produção e a expectativa era grande, pois muitos se perguntavam se veriam o Cimino de “O Franco Atirador” ou o de “O Portal do Paraíso”. O resultado não é tão fácil de ser explicado, pois "O Ano do Dragão" gerou críticas díspares na época: os franceses viram com bons olhos um filme que expunha o racismo e o sexismo americano através do protagonista, já a imprensa americana considerou o filme propriamente racista e sexista. E a comunidade chinesa protestou ao serem retratados novamente em Hollywood de uma forma estereotipada e injusta nas telas. A bem da verdade, o diretor tentou realizar o filme de forma mais comercial possível, mas sua arrecadação não foi o sucesso que se esperava: com o orçamento estimado em 24 milhões de dólares, teve uma arrecadação de 18 milhões. 

O filme propõe uma série de situações a partir de uma trama central: uma guerra de gangues e controle pelo poder em Chinatown (uma “Chinatown” de estúdio, na Carolina do Norte). Um detetive que não aceitou a derrota americana no Vietnã criando sua obsessiva guerra pessoal para reestabelecer sua visão do sonho americano, fazendo com que não consiga se relacionar com seus colegas ou superiores (retratados pelo roteiro, obviamente, como corruptos, negligentes ou incompetentes) e que não consegue compreender os meandros políticos que estão pairando sobre sua cabeça. White vê seu casamento afundar e se envolve com a jornalista sino-americana Tracy Tzu (Ariane). Invade recintos, efetua prisões, ameaça os chefões e se ressente do silêncio reinante entre aqueles que estão acuados no meio dessa guerra: as pessoas comuns. Para White (filho de poloneses) a guerra não acabou, apenas mudou o campo de batalha (um sentimento bem comum na época) ainda que se mostre despreparado para lidar com a situação bem como em sua vida pessoal.  Há um clima noir, uma tensão estabelecida que prende o espectador, um clima de faroeste, um romance que (intencionalmente) se torna difícil de engrenar, com cenas de confronto e violência graficamente bem filmadas, principalmente perto do final (um interessante final de escolhas), e movimentos de câmeras interessantes. Há um discurso feito por um dos personagens que frisa como a América foi racista com os chineses: não lhes concedia cidadania até 1945, muitos desses imigrantes morreram construindo ferrovias americanas nas piores condições possíveis e enterrados, muitas vezes, como indigentes com suas tradições sendo constantemente sufocadas. Esse ponto de vista móvel proposto pelo filme, o torna diferenciado de outras produções que tentam mostrar como uma guerra interferiu na sociedade e como os imigrantes foram afetados. White, uma pessoa egoísta, insensível e indiferente briga (até fisicamente) com seus superiores da mesma maneira que Tai confronta “a velha guarda”. Cimino talvez nos tenha mostrado que ambos são iguais. Lados oposto de uma mesma moeda: o descendente polonês e o descendente chinês, personagens desesperados, tentando se integrar à sociedade americana ao seu próprio modo. Talvez a longa metragem do filme (2h14min) tenha atrapalhado sua dinâmica, em cenas, por exemplo, em que Tai se encontra no exterior (filmada na Tailândia) tentando estabelecer sua força. E se você for assistir a versão dublada, há um problema: os diálogos em mandarim e cantonês não foram dublados, sequer legendados. Prefira a versão com legendas, que apresenta os diálogos e permite que o espectador possa se situar dentro do filme.

Mickey Rouke, aos 30 anos, viveu um autoritário White de 45 anos. E comprou briga com a imprensa americana na época, ao defender a obra de Cimino (na qual já tinha aparecido em “O Portal do Paraíso”). Rourke, nos anos 80, chegou a ser cogitado como um novo Marlon Brandon. Tornou-se símbolo sexual com “9 ½ Semanas de Amor”.  Estrelaria, ao lado de Robert de Niro, “Coração Satânico” com elogios da imprensa. Avesso ao ambiente cinematográfico americano, foi direcionando sua carreira para longe de Hollywwod em filme que os críticos classificavam de baixa qualidade, “ressurgindo” em Sin City (2005) e ganhando elogios em “O Lutador” (2008) que lhe daria um a indicação ao Oscar. Estreia da atriz / modelo Ariane (mais tarde assinando como  Ariane Koizumi) como uma repórter que é pega no meio do furacão, assustada em confrontar um esquema tão poderoso que poderá acabar com a sua carreira e a sua vida. Sua filmografia vai até 1993. Nutre sentimentos por White ao mesmo tempo em que se sente manipulada por este, em um relacionamento complicado pela personalidade deste. John Lone chamou a atenção da crítica pela ótima composição de seu personagem: frio em contraponto ao explosivo de Rourke.  Seria escolhido para retratar o imperador Pu Yi no filme “O Último Imperador” (1987). Interessante descobrirmos que um ano antes esteve sob pesada maquiagem, na pele de um Neandertal descongelado, em “O Homem do Gelo”, um filme muito interessante, que passou em nossa tevês. O restante do elenco está bem, com alguns rostos conhecidos em papéis secundários. Destaque para o uso de quase mil extras em cenas festivas de “Chinatown” e no “exército” na Tailândia. Seu último trabalho no cinema foi em 2007.

Considerado um filme racista por uns e por outros como um exame do racismo e da miscigenação americana, além da adaptabilidade do povo chinês na América e do papel da mídia, O Ano do Dragão é uma produção com bons diálogos, esteticamente atrativo, com uma estrutura narrativa coesa e atores afinados em seu papéis, mas que não foge de eleger (o clichê básico de Hollywood) os orientais na figura dos bandidos e os americanos na figura dos heróis, o que poderá tornar o expectador reflexivo quanto a real temática do filme. Possui um clímax muito elogiado.  Interessante vermos que Oliver Stone (aqui no roteiro) dirigiria Platoon (um acordo, estabelecido nesta produção, com Cimino produzindo), expondo as mazelas da ação americana no Vietnã. Este, talvez, no fim das contas tenha sido o segundo e último filme de importância na carreira de Michael Cimino.


Trailer:




Curiosidades:

O apartamento de Tracy não era um cenário. Para obter a vista desejada através das janelas, foi especialmente construído no topo do famoso Clocktower Building, em Nova York. Cimino diz na faixa de comentários do DVD como ele estava orgulhoso de ser o primeiro (e provavelmente único) diretor a ter essa visão do horizonte de Nova York. "Eu não suporto ir a um lugar e filmar do jeito que todo mundo filmou antes. As pessoas vão para Paris, sempre há a Torre Eiffel. Eles vêm para Nova York e é o Plaza Hotel e o Central Park. Então eu queria uma vista da cidade que seria único e memorável."

Michael Cimino foi oficialmente autorizado a fazer o corte final do filme, mas foi forçado a fazer uma alteração no final. "A única mudança que eles me pediram para fazer, que até hoje eu acho inexplicável porque acho que resume o filme, foi o último diálogo. No final do filme, há outra briga que estoura na Mott Street, durante um cortejo fúnebre. White está no meio da confusão, Tracy corre e o levanta do chão, os dois parecem sobreviventes de uma guerra. A câmera se aproxima. A última linha do filme era, White olhando para ela e dizendo: 'Bem, eu acho que se você lutar uma guerra por tempo suficiente, você acaba se casando com o inimigo.' O próprio Oliver Stone está casado com uma garota vietnamita agora. Tenho certeza que você verá americanos com mulheres iraquianas em algum momento. Por razões que não consigo entender, essa fala não era aceitável, então peguei uma fala de algum outro ponto no filme e coloquei e não fez o menor sentido. Mas esse diálogo,  resumiria todo o filme."

De acordo com Mickey Rourke, o papel de Stanley White foi escrito para Clint Eastwood ou Paul Newman, que recusaram o papel.

O papel de Tracy quase foi dado a Joan Chen. "Ela teria sido incrível também. De uma maneira diferente", diz Cimino. "Mas Ariane tinha algo mais americano sobre ela. E isso é o que eu queria. Ela tinha que ser igualmente chinesa e americana, enquanto Joan era claramente nascida na China. Mas nós poderíamos ter feito isso funcionar se tivéssemos que fazer."

Michael Cimino e Oliver Stone se conheceram quando Stone se aproximou de Cimino para dirigir O Expresso da Meia-Noite. Cimino teve que recusar, pois estava prestes a iniciar a produção de seu projeto de paixão: "O Franco Atirador" (1978). Anos depois, durante a pré-produção de O Ano do Dragão, Cimino lembrou o quanto ele amava o roteiro de O Expresso da Meia-Noite e pediu a Stone que colaborasse no roteiro.

As tomadas externas da cidade de Nova York eram na verdade cenários construídos na Carolina do Norte. Esses cenários se mostraram realistas o suficiente para enganar até mesmo Stanley Kubrick, que compareceu à estreia do filme. O co-roteirista/diretor Michael Cimino realmente teve que convencer Kubrick, nascido no Bronx, que os exteriores deste filme foram filmados em um estúdio de som e não no local. Embora ambientado principalmente na cidade de Nova York, grande parte do filme foi filmado na Carolina do Norte incluindo as sequências nas ruas de Chinatown. Eles recriaram ruas com atenção aos detalhes até e incluindo o grau angular de sua Mott Street - a rua "principal" da Chinatown de Nova York - que não é realmente plana. Eles pegaram moldes de gesso de meio-fio e recriaram o grau de autenticidade, algo que ele diz que a maioria das reproduções de Nova York em filme não alcança. Cimino lhe contou a verdade, e depois de um pouco de idas e vindas Kubrick percebeu que havia sido enganado. "Se você pode enganar Kubrick, que tinha o melhor olho do mundo, você pode enganar qualquer um." Os cenários foram reutilizados em dezenas de filmes nos anos seguintes.

O final mostra um trem de verdade batendo e empurrando um carro de verdade, mas "o Mercedes não daria nem um amassado nele! Achei que ia esmagá-lo e não aconteceu. Acabamos prendendo o Mercedes aos dormentes e ainda não amassou. Finalmente eu tinha vinte dublês com marretas batendo nele. Fiquei tão impressionado que comprei um assim que cheguei em casa.

O cineasta Quentin Tarantino elogiou este filme como um de seus favoritos.

A revista de cinema francesa 'Cahiers du cinéma' incluiu este filme em sua lista dos 10 melhores de 1985.

Bernardo Bertolucci perguntou a Cimino sobre John Lone antes de contratá-lo para O Último Imperador, e Cimino disse que não havia escolha melhor.

John Lone, Dennis Dun e Victor Wong apareceriam mais tarde em O Último Imperador (1987).

Stanley White é baseado em um policial real, "um policial polonês, um dos policiais mais durões que já conheci na vida real", acrescentou Cimino.

O diretor Michael Cimino e o co-roteirista Oliver Stone imaginaram Nick Nolte ou Jeff Bridges no papel principal. Depois de ver Rourke em Nos Calcanhares da Máfia (1984) e trabalhar com ele em Portal do Paraíso (1980), Cimino optou por sua escalação.

De acordo com o gerente de produção Randy Cheveldave, o diretor Michael Cimino terminou de filmar dentro do orçamento. O produtor Dino De Laurentiis prometeu a ele o luxuoso carro Mercedes que o personagem Joey Tai dirige no filme, se ele ficasse dentro do orçamento. Caso contrário, Cimino perderia US $ 50.000 de seu salário. "Era quatro dias acima do previsto, mas $ 130.000 abaixo do orçamento", lembrou Cheveldave, então Cimino pegou seu Mercedes.

Caroline Kava e Raymond J. Barry apareceram em Nascido em 4 de Julho (1989), também escrito por Oliver Stone.

A única crítica em Los Angeles que apreciou o filme, apesar de odiar tudo o que ele fez, foi Sheila Benson. Cimino acha que é "porque ela é casada com um homem chinês" e sabe que a exploração de asiáticos por outros asiáticos é uma coisa real.

Ao adaptar o romance de Robert Daley, Michael Cimino e Oliver Stone mudaram o nome do herói de Arthur Powers para Stanley White.

Lançado em 1985, Ano do Dragão foi lançado no ano do Boi no Zodíaco Chinês. O filme foi lançado três anos antes do Ano do Dragão oficial, que aconteceu em 1988. O Ano do Dragão anterior foi 1976. De acordo com o horóscopo chinês, o Ano do Dragão acontece a cada 12 anos

Cartazes:





Filmografia Parcial:

Mickey Rourke







1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Escuridão da Morte (1980);Relação Violentada (1980); Portal do Paraíso (1980); Corpos Ardentes (1981); O Selvagem da Motocicleta (1983); O Ano do Dragão (1985); 9 1/2 Semanas de Amor (1986); Coração Satânico (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Francesco: A História de São Francisco de Assis (1989); Orquídea Selvagem (1989); Horas de Desespero (1990); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Areias Brancas (1992); A Colônia (1997); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997); O Implacável (2000); Identidade Trocada: Uma Inocente em Fuga (2001); Era Uma Vez no México (2003); Chamas da Vingança (2004); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Domino: A Caçadora de Recompensas (2005); Alex Rider Contra o Tempo (2006); O Lutador (2008); 13: O Jogador (2010); Homem de Ferro 2 (2010); Os Mercenários (2010); Imortais (2011); Sin City: A Dama Fatal (20140; Marcas da Guerra (2015); Nightmare Cinema (2018); Tiger (2018); Berlim, Eu Te Amo (2019); O Legionário (2020); A Vingadora (2020); O Sequestro (2021); O Comando (2022)

John Lone







King Kong (1976); O Homem do Gelo (1984); O Ano do Dragão (1985); A Arte do amor (1988); Sombras da China (1989); O Sombra (1994); Marcado para Morrer (1995); A Hora do Rush 2 (2001); Rogue, o Assassino (2007) 


Ariane








O Ano do Dragão (1985); Rei de Nova York (1990); Homens e Mulheres 2 - Um Jogo de Sedução (1991); Skin Art (1993); Meu Robô é um Herói (1993)


Caroline Kava







Ivan the Terrible (1976); Portal do Paraíso (1980); O Ano do Dragão (1985); Filha de Ninguém (1986); Sindicato da Violência (1986); Body of Evidence (1988); Espiões sem Rosto (1988); A Outra Face do Crime (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Supostamente Culpado (1991); Amy & Isabelle (2001) Crimes Premeditados (2004)  


Raymond J. Barry








A Garota do Adeus  (1977); Malícia Atômica (1985); O Ano do Dragão (1985); Chuva de Chumbo (1986); Ninguém Segura essa Garota (1987); Um Policial Acima da Lei (1988); Nascido em 4 de Julho (1989) K2 - A Montanha da Morte (1991); Rajada de Fogo (1992); Um Dia de Fúria (1993); Jamaica Abaixo de Zero (1993); Morte Súbita (1995); Os Últimos Passos de um Homem (1995); O Quarto Poder (1997); Até o Fim (2001); Dia de Treinamento (2001); Recém-Casados (2003); Pecados Íntimos (2006); A Vida e a Morte de Bobby Z |(2007); Arquivo Morto (seriado 2008-2010); 3 Dias Para Matar (2014); Justified ( seriado 2010-2015);  Os 100 (seriado 2014-2015); 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição (2016); Ray Donovan  (seriado 2016); Ray Donovan (seriado 2016); Gotham (seriado 2017); The Phantoms (2022);The Nostradamus Reckoning (seriado 2023)


Eddie Jones(1934-2019)







Irmãos de Sangue (1978);  O Primeiro Pecado Mortal (1980); Trocando as Bolas (1983); Juventude Perdida (1985); O Ano do Dragão (1985); Invasão U.S.A. (1985); Adoradores do Diabo (1987); Um Conquistador em Apuros (1990); Os Imorais (1990); Uma Equipe Muito Especial (1992); Quebra de Sigilo (1992); Vitória a Qualquer Preço (1993); O Assassinato do Presidente (1998); Pacto Maligno (2014)


Victor Wong(1927-2001)







O Ano do Dragão (1985); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Surpresa de Shanghai (1986); O Rapto do Menino Dourado (1986); O Último Imperador (1987); Príncipe das Sombras (1987); Um Amor em Chinatown (1989); O Ataque dos Vermes Malditos (1990);Que Garota, que Noite (1991); 3 Ninjas (1992); Fugindo do Inferno (1992); O Clube da Felicidade e da Sorte (1993); 3 Ninjas em Apuros (1995); Sete Anos no Tibet (1997); 3 Ninjas: Aventura na Mega Mountain (1998)


Michael Cimino (1939-2016 - Diretor)

O Último Golpe (1974);  O Franco Atirador (1978); Portal do Paraíso (1980); Ano do Dragão (1985); O Siciliano (1987); Horas de Desespero (1990); Na Trilha do Sol (1996); Cada Um com Seu Cinema (2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre