sexta-feira, 11 de setembro de 2020

CONAN - O DESTRUIDOR / CONAN, THE DESTROYER (1984) - ESTADOS UNIDOS / MÉXICO



 CLÁSSICO FILME DE ESPADA E FEITIÇARIA
Taramis (Sarah Douglas), Rainha de Shadizar encontra Conan (Schwarzenegger)  e Malak (Tracey Walter) onde  convence  o bárbaro de que pode devolver à  vida sua amada Valéria. A missão: acompanhar sua sobrinha Jehnna (Olivia d'Abo), em uma incursão ao misterioso castelo do mago  Thoth-Amon (Pat Roach), acompanhado pelo capitão de Taramis , um enorme guerreiro chamado Bombaata (Wilt Chamberlain),  recuperar o “Coração de Ahriman”, uma chave mística que só Jehna pode pegar,  e acompanhá-la de volta em segurança  para que cumpra uma antiga profecia a qual está destinada. O que o Cimério não sabe é que Taramis, na verdade, deseja o artefato para ressuscitar uma antiga e poderosa entidade maligna e assim comandar o mundo, e que Bombaata não precisará retornar com Conan e Jehna, tão logo retorne ao castelo, será sacrificada. Ao longo da jornada, Conan encontrará novos e velhos amigos que o ajudarão a cumprir a arriscada missão.


Schwarzenegger ainda não era o todo poderoso de Hollywood   (o “Man of Action”) que aceitava ou rejeitava projetos. Muitos ainda o viam como um ator de uma era extinta: filmes de Hércules e Maciste. Mas no mesmo ano estrearia o “Exterminador do Futuro” e os sucessos se seguiriam com explosões nas bilheterias. E ainda houve tempo para estrelar “Guerreiros de Fogo” (ver análise), um Conan disfarçado, já que os produtores não conseguiram os direitos do personagem. Mas o primeiro filme dera ao astro reconhecimento junto a um público específico: quadrinhos e agora era hora de tornar o personagem conhecido definitivamente junto ao grande público.


A construção desse segundo exemplar teve vários percalços: mudança de produtor, diretor, roteiristas, conceito e classificação etária. Tudo começou quando em 1982, Edward R. Pressman, produtor de “Conan, o Bárbaro”, contratou a dupla Roy Thomas (que trabalhara como consultor no primeiro e escrevera para a Marvel todas as aventuras do Cimério entre 1970 e 1980)  e Gerry Conway para o roteiro de um segundo filme. A dupla já havia escrito para o desenho “Fire And Ice” (1981). O diretor seria Roger Donaldson (“Sem Saída” e “Cocktail”) que fizera “Smash Palace” (1981), elogiado pela crítica. O desenhista / ilustrador Barry Windsor-Smith fora inicialmente contratado para fazer os storyboards. Os envolvidos na produção queriam um novo rumo, sem a classificação PG (censura livre com sugestão de acompanhamento de adulto). O roteiro fora intitulado "Conan, Rei dos Ladrões”, mas Pressman resolveu vender os direitos a Dino de Laurentis que tinha suas próprias ideias para o filme. Dino convenceu Donaldson a filmar “Rebelião em Alto Mar” e vários elementos começaram a desaparecer do roteiro, como sanguessugas gigantes e ratos. Dagoth deixou de ser uma entidade alada para ser uma a entidade terrestre e o titulo foi mudado para “Conan, o Destruidor”. Roy Thomas e Gerry Conway não continuaram no projeto, que agora seria dirigido por Richard Fleischer (“20.000 léguas Submarinas” , “Os Vikings” e "Ashanti"), conhecido e respeitado no meio. O diretor John Millus (do primeiro filme) estava filmando “Amanhecer Violento” e não estava disponível. O veterano roteirista  Stanley Mann (1928–2016) ficou com o nome no roteiro, ainda que muita coisa de “Conan, Rei dos Ladrões” tenha sido incorporado a “Conan, o Destruidor”.  Posteriormente eles receberam os créditos pela história e Mann pelo roteiro. Tempos depois o editor da Marvel, Craig Andreson, leu o roteiro de “Conan, Rei dos Ladrões” e sugeriu a criação de uma Graphic Novel. E 130 páginas se tornaram uma revista de 62 chamada “Conan e o Chifre de Azoth”, publicada por aqui em janeiro de 1991 pela Editora Abril. Lembrando que, apesar de ser um personagem da Marvel, a Paramount possuía os direitos do personagem devido a Editora estar com dívidas e licenciar seus heróis a terceiros.


Mas porque não utilizar o primeiro roteiro? Fleisher alegou que era “muito literário, muito complicado, difícil de seguir, muito caro de fazer e demasiado longo .... e que o humor deles era uma espécie de história em quadrinhos”. Schwarzenegger, em entrevista na época, também concordaria que o primeiro roteiro não se adequava ao proposto. E esse novo Conan seria diferente do primeiro. No filme de 1982,  o personagem estava preso a vingar a morte de seus pais, era mais violento, filosófico, pesado e sem humor. Após o primeiro filme, a Universal Studios criou um show de divulgação do personagem que atraía semanalmente entre 50.000 e 100.000 visitantes. Seus novos fãs não poderiam ver um filme com classificação 16 anos.  Fleisher resolveu colocar humor e leveza, diminuir a faixa etária e fazer o que considerava mais próximo as estórias de Conan. No primeiro filme é contada a infância do personagem que até então era desconhecida nos quadrinhos, mas para o cinema era necessário a estória ter um ponto de partida. Ainda que muitos tenham reclamado de ser diferente das histórias do Cimério, o primeiro filme agradou e colocou Schwarzenegger em evidência com um contrato para 5 filmes do personagem que não chegou a ser concretizado, permanecendo neste exemplar (ainda que apareça como “Kalidor” em “Guerreiros de Fogo” (Que inicialmente seria “Conan, o Conquistador”) dirigido pelo mesmo Fleisher. 


Quanto ao elenco, não havia dúvidas: Schwarzenegger era Conan. Havia centenas de bodybuilders para o papel, até mais novos (o ator estava com 37 anos), mas agora o ator estava em melhor forma e também melhorando suas atuações (embora esbugalhasse os olhos e fizesse expressões faciais engraçadas em close – longe do olhar de “Terminator” que permeou sua carreira). Seu personagem agora é menos ingênuo e possui certa ironia. As poucas falas funcionaram para o personagem e para o ator. A cantora / modelo jamaicana Grace Jones e o astro do basquete Wilt Chamberlain (2,16m) eram chamarizes para o segmento de público que acompanhavam suas carreiras. Fleisher os dirigiu bem e soube aproveitar a pouca experiência da dupla. O ator japonês Mako voltaria em seu papel, do mago "Akiro", como narrador da estória e amigo de Conan em suas aventuras. Tracey Walter, como “Malak”, funcionou como o alívio cômico que os envolvidos queriam e substituiu, de certa forma,  Gerry Lopez como Subotai. Sarah Douglas esteve bem como a rainha Taramis em curta aparição. Temos ainda Olivia d'Abo em seu segundo papel fazendo a ingênua princesa Jehnna. A atriz estava com 14 anos; Pat Roach (no papel do mago e do homem- gorila). Você se lembrará dele em “Os Caçadores da Arca Perdida” em que luta com Indiana ao lado de um avião ligado; Sven-Ole Thorsen, que esteve no primeiro filme como um dos braços direitos de Thulsa Doom faria várias aparições filmes de Schwarzenegger  como em “O Sobrevivente”. Dagoth foi interpretado pelo lutador de Wrestling “André the Giant” (1946–1993) de 2,24 m. André fez participações em várias séries e filmes como “O Homem de Seis Milhões de Dolares” (onde interpretou “Bigfoot”, em um dos episódios)


Conan, o Destruidor é um clássico filme de Espada e Feitiçaria (Sword and Sorcery) com os ingredientes do gênero: o herói, a vilã, o feiticeiro, monstros, lutas de espadas e donzelas em perigo. A mudança de clima da primeira produção para esta dividiu muitos fãs. Há quem goste do tom épico do primeiro filme e quem goste do estilo aventura deste segundo. Conan, o Destruidor é um filme bem realizado, mas que desejava faturar muito gastando pouco, entregando efeitos, muitas vezes, ruins para a época.  Talvez se o ator já tivesse o prestígio que conquistaria posteriormente, esse filme fosse feito de um modo bem diferente.  A tentativa de relançar o personagem em 2011 com Jason Momoa (Aquaman) não logrou sucesso. Muitos fãs aguardaram um “Conan Rei”, sempre prometido, mas nunca filmado.

Trailer:



Cartazes:






















Quadrinização Oficial:


















Edição Americana
 

















A Graphic Novel que Continha o Roteiro Original:


















Schwarzenegger e Grace Jones















Chamberlain, Schwarzenegger e André



















Sven-Ole Thorsen em Conan, O Destruidor – Conan, o Bárbaro e O Sobrevivente



Pat Roach em Caçadores da Aca Perdida














Bastidores:


























Curiosidades:

A produção teve dificuldade em encontrar um cavalo para Wilt Chamberlain montar. Ele era tão alto que seus pés tocavam o chão. Por fim, encontraram um na Espanha que era grande o suficiente e importaram-no para o México.

Wilt Chamberlain e Grace Jones não se davam bem no set. Chamberlain teve de  pedir continuamente a Jones para desligar seu aparelho de som.

Grace Jones colocou dois dublês no hospital por acidente com um bastão de combate; ela treinou por 18 meses para se preparar para o filme.

John Milius, o diretor de Conan, o Bárbaro (1982) não estava disponível para dirigir este filme. O estúdio teve um papel mais ativo do que no primeiro filme, o que levou a alguns erros graves, de acordo com Schwarzenegger em sua última autobiografia. Depois do fenômeno de E.T .: O Extraterrestre (1982), a Universal achou que esse filme faria mais dinheiro se fosse entretenimento para a família. Schwarzenegger argumentou contra essa mudança, mas eles o rejeitaram. O diretor Richard Fleischer concordou com Schwarzenegger, mas atendeu aos desejos da Universal de tornar esta sequência mais parecida com uma história em quadrinhos. Embora tenha arrecadado mais do que o primeiro filme, não foi tão bem nos Estados Unidos, porque era mais familiar, assim como Schwarzenegger e Fleischer temiam. Tanto Schwarzenegger quanto Dino De Laurentiis lavaram as mãos da série, com Schwarzenegger optando por fazer apenas filmes contemporâneos dali para frente.

Algumas cenas foram filmadas no mesmo local e ao mesmo tempo que as cenas de "Duna" (1984).

John Milius recomendou Richard Fleischer, que já havia trabalhado com De Laurentiis antes e dirigido "Vikings, os Conquistadores" (1958), um dos filmes favoritos de Milius.

Olivia d'Abo tinha pavor de Pat Roach.

Na época, Olivia d'Abo não percebeu que havia alguém dentro da fantasia de monstro.

Muitos acreditam que esta foi a estreia de Olivia d'Abo no cinema, mas ela mesma disse que fez Bolero (1984) antes deste e ambos foram lançados no mesmo ano. Seu papel em Bolero é mais polêmico e lembrado porque ela apareceu totalmente nua, embora ela tivesse apenas 14 anos na época.
Olivia d'Abo ganhou o Golden Raspberry de pior atriz do ano por este e Bolero (1984) no mesmo ano.

Para criar a cidade de Shadizar, no topo da colina, a equipe construiu uma minúscula maquete e a colocou na frente da câmera. O modelo é conhecido como miniatura de primeiro plano.

Arnold Schwarzenegger achou o roteiro muito infantil. Ele tentou convencer os produtores a fazer um filme mais sério, mas falhou e ficou descontente com o resultado. Esse é um dos motivos pelos quais um terceiro filme não seguiu esta sequência, já que ele perdeu o interesse por Conan.

Roy Thomas concebeu o personagem de Zula como um guerreiro negro. Zula é um verdadeiro nome masculino africano, uma vez que as pessoas dos Reinos Negros deveriam ser os ancestrais dos africanos negros. Os produtores pensaram que a personagem era mulher porque o nome terminava em "A", contatou Grace Jones e desenhou figurinos para ela. Quando Roy Thomas percebeu o erro que cometeram, já era tarde demais e devido às restrições de orçamento e ao contrato assinado com Grace Jones, ele foi forçado a adaptar o roteiro para mudar o gênero do personagem.

O compromisso de Arnold Schwarzenegger com o filme atrasou a produção de seu próximo filme, O Exterminador do Futuro (1984). No entanto, isso acabou sendo uma bênção disfarçada: permitiu ao escritor / diretor James Cameron escrever rascunhos adicionais de seu roteiro de Exterminador do Futuro, que se tornou um sucesso crítico e financeiro. O atraso também deu a Cameron tempo para escrever Aliens, o Resgate (1986), que ele também teve permissão para dirigir com base no sucesso de Exterminador do Futuro. A consolidação da carreira de Cameron levou à formação de sua equipe e de Schwarzenegger para O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), que sem dúvida promoveu os dois homens ao estrelato.

A sequência em que Conan luta contra Thoth-Amon / monstro na câmara dos espelhos foi influenciada pela famosa batalha final do corredor dos espelhos entre Bruce Lee e Han em “Operação Dragão” (1973), onde Lee quebrou os espelhos para frustrar as ilusões de Han, permitindo-lhe para derrotar Han. Conan derrota Thoth-Amon / monstro quebrando todos os espelhos.

Quando Bombatta e Zula estão lutando, Grace Jones mordeu a orelha de Wilt Chamberlain - sangue de verdade escorrendo pelo seu pescoço. O olhar chocado no rosto de Wilt é genuíno. Este foi o primeiro papel de Jones no cinema e ela nunca havia feito acrobacias antes.

Conan é visto em um epílogo sentado no trono de um rei muitos anos após os eventos deste filme. Ele é decorado como tal e tem ao seu lado duas armas, uma lança / cajado e uma espada. A espada não é a espada Atlante que ele descobriu no primeiro filme, que ele usa ao longo daquele filme e deste. Na verdade, é a espada feita por seu pai no prólogo de Conan, o Bárbaro (1982), destinada a ser dada a Conan, mas roubada depois que seus pais foram mortos. A espada foi redescoberta e quebrada pelo próprio Conan durante um duelo muitos anos depois, e a espada quebrada foi usada para decapitar Thulsa Doom, que foi responsável pela morte da família de Conan. A espada foi então descartada e deixada para queimar junto com as ruínas do castelo de Thulsa Doom e nunca mais foi vista.

Ao contrário do primeiro filme, nesse o ator teve que usar "peruca"























Filmografia Parcial:
Arnold Schwarzenegger











Hercules in New York (1970); Um Perigoso Adeus  (1973); Scavenger Hunt (1979); Cactus Jack, o Vilão (1979); Jayne Mansfield: Símbolo Sexual (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador doFuturo 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio: Epidemia Mortal (2015); O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)

Mako (1933–2006):

 








O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); A Ilha do Topo do Mundo (1974); O Grande Lutador (1980); Olho por Olho ou Ajuste de Contas  (1981); Conan, o Bárbaro (1982); Testamento ou Herança Nuclear (1983); Conan, o Destruidor (1984); Pelotão de Guerra (1986); Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988); Morando Com o Perigo (1990); A Arma Perfeita (1991); RoboCop 3 (1993); Sol Nascente (1993); Highlander 3 - O Feiticeiro (1994); O Combate - Lágrimas do Guerreiro (1995); Pearl Harbor (2001); O Monge à Prova de Balas (2003); As Tartarugas Ninja - O Retorno (2007); Rise: A Ressurreição (2007)

Sarah Douglas



Drácula (1974); Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Conan, o Destruidor (1984); A Volta do Monstro do Pântano (1989); Príncipe Guerreiro 2 (1991); A Volta dos Mortos Vivos 3 (1993); Perseguição Implacável (1995); No Limite da Loucura (1997); Displacement (2016).

Tracey Walter










Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Com a Corda no Pescoço (1978); Hardcore: No Submundo do Sexo (1979); Matar ouMorrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); Octagon: Escola para Assassinos (1980); A Mão (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Repo Man: A Onda Punk (1984); Conan, o Destruidor (1984); Caminhos Violentos (1986); Totalmente Selvagem (1986); Malone, o Justiceiro (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); De Caso com a Máfia (1988); Batman (1989); Jovem Demais para Morrer (1990); A Chave do Enigma (1990); A Chave do Enigma (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Amigos, Sempre Amigos (1991); Cyborg 2 (1993); Filadélfia (1993); Matilda (1996); Celebração dos Anjos: A História de Dorothy Day (1996); Drive: Tensão Máxima (1997); Medidas Desesperadas (1998); Poderoso Joe (1998); Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000); Confissões de um Sedutor (2001); Duplex (2003); Sob o Domínio do Mal (2004); A Vida e a Morte de Bobby Z (2007); Doce Vingança (2010); Jogo Sujo (2014); 31 (2016); Wakefield (2016)

Olivia d'Abo










Conan, o Destruidor (1984); Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984); Amanhecer Violento (1986); Loucuras na Auto Escola (1988); Além das Estrelas (1989); Another Chance (1989); Uma Noiva Para Satã (1992); A Assassina (1993); Romance Arriscado (1993); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); Os Puxa-Sacos (1994); Memória Curta (1994); Feitiço da Noite (1995); Tempo de Decisão (1995); Mortal Kombat: Os Defensores da Terra (seriado 1996);  Um Craque Animal (1999); Tinha que Ser Você (2000); The Enemy (2001); A Poor Kid's Guide to Success (2007); The Devil's Violinist (2013); The Wrong Son (2018); Sleeping Beauty (2014); Terror no Paraíso (2014); Robo-Dog (2015); Unbelievable!!!!! (2020); Lost Girls: Angie's Story (2020)

Grace Jones










A Guerra de um Homem (1973); Deadly Vengeance (1981); Conan, o Destruidor (1984); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Vamp, o Filme (1986); A Caminho do Inferno (1987); Marcas de uma Paixão (1987); O Príncipe das Mulheres (1992); Cyber Bandits (1995); A Carga Maldita (1999); No Place Like Home: Redux (2019)

Sven-Ole Thorsen








Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Jogo Bruto (1986); Máquina Mortífera (1987); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); Nemesis - O Exterminador de Androides (1992); Vencer ou Morrer (1993); Dragão: A História de Bruce Lee (1993); O Último Grande Herói (1993); O Alvo (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Rápida e Mortal (1995); Ameaça Nuclear (1996); Queima de Arquivo (1996); George: O Rei da Floresta (1997); Kull - O Conquistador (1997); Best of the Best 4 - Sem Aviso (1998); O 13º Guerreiro (1999); O Fim dos Dias (1999); Gladiador (2000); Efeito Colateral (2002); Timecop 2 - O Guardião do Tempo (2003); Refém (2005);

Pat Roach (1937–2004)









Laranja Mecânica (1971); Barry Lyndon (1975); O Estranho Aliado do Rei Arthur (1979); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Fúria de Titãs (1981); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Willow: Na Terra da Magia (1988); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Luta Decisiva (1990); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); Retratos de uma Mulher (1996); Kull, o Conquistador (1997)

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

2 comentários:

  1. Muito legal você estar postando ainda, ainda não entendo a morte dos blogs :/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ruan Fröhlich.
    Essa é uma questão curiosa na qual não saberia lhe dar uma resposta completa. Talvez sejam as postagens no Youtube, para onde muitos migraram e lutam ferozmente para conseguir audiência; talvez seja a falta de comentários sobre postagens (poucos comentam e fica difícil dizer se estão gostando ou não); há também a questão dos sites de busca que frequentemente colocam em destaque aqueles que pagam (eu mesmo vi algumas postagens minhas sair da primeira página e ir para a 10ª).
    Mas é aquilo: eu faço para compartilhar informações com aqueles que apreciam filmes. É uma atividade prazerosa, apesar do tempo ser escasso. Acho interessante ver um filme e descobrir aspectos sobre a produção,atores, no que foi baseada, se fez sucesso ou não ....
    Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre. Um grande abraço

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre