terça-feira, 4 de junho de 2019

HOMEM-ARANHA VOLTA A ATACAR / SPIDER-MAN STRIKES BACK (1978) - ESTADOS UNIDOS




HOMEM ARANHA  E PODEROSA ISIS

Peter Parker (Nicholas Hammond) encontra-se em uma palestra na faculdade quando o professor responsável fala que o laboratório abrigará plutônio. Sabendo do poder destruidor da substância, inclusive na fabricação de uma bomba atômica, Parker adverte dos riscos de uma tentativa de roubo sem lhe darem importância. Enquanto isso, volta ao Jornal e tenta um emprego fixo junto a J. J. Jameson (Robert F. Simon) que continua irredutível. A chegada da repórter Gale Hoffman (JoAnna Cameron) atrás de uma entrevista exclusiva com o Homem Aranha une involuntariamente a dupla. Quando Craig (Randy Powell) e mais dois estudantes roubam o plutônio da faculdade e criam uma bomba como forma de protesto, um inescrupuloso magnata convoca seus asseclas para pegarem o artefato explosivo por qualquer meio para que possa revendê-lo àquele que melhor lhe pagar. Enquanto Parker passará a ser um dos suspeitos do roubo por seu conhecimento, terá que  enfrentar Mr. White (Robert Alda), driblar a determinada repórter que sai não de sua cola e aturar seu chefe que resolve acompanhá-los para controlar os gastos.


Segunda aventura, de uma trilogia, levada aos cinemas mundo afora. Junção de dois episódios ("Deadly Dust" Parte I e II) que também foi lançada em nossos cinemas provando-se superior ao primeiro em vários aspectos: estória mais densa, a direção mais consistente de Ron Satlof (que produziu 4 episódios da série) numa uma aventura muito mais movimentada. A ingenuidade continua, o cinto prateado combinando com o lançador de teias também.



Há diferenças importantes nesses filmes (e na série) e uma delas é que Peter não está mais na "High School" (Faculdade ou Universidade), ele já está na "Grad School" (Pós Graduação ou Mestrado). O ator já estava quase na casa dos 30 anos. Nosso herói não tem um Tio Ben a lhe indicar "o caminho das pedras" e sua Tia May (agora interpretada pela atriz Irene Tedrow de "A Mesa do Diabo") é menos atuante em sua vida. Sua força não é tão grande, mais próxima aos quadrinhos iniciais. Não há vilões poderosos, apenas criminosos comuns e dilemas cotidianos, o que diminuiu consideravelmente os custos da produção, trazendo uma abordagem dentro de uma realidade mais palpável e o aproximando mais do público. Lembrando que, apesar de muitos acharem o filme e a série toscos, foi um sucesso e, em termos de efeitos para a Tv e para quem viveu aquela época, tudo era ainda muito novo. Olhando atualmente podemos até criticar, mas sem os "modelos T" de Henry Ford não teríamos os carros de hoje. Foram décadas de experimentação e inovações em Tv e cinema para chegarmos ao que vemos hoje e, talvez daqui a 30 anos, uma nova geração olhará os filmes atuais da Marvel como algo ultrapassado e visualmente envelhecido, assim como os atores atuais. Na verdade é o momento que você vive, a experiência do dia-a-dia que se transformará em lembranças e o que é ruim para uma geração é nostálgico para outra. Talvez o mistério da vida, afinal, seja o caminho e não o fim.


Os atores mudaram e algumas coincidências surgiram. Saiu David White (do seriado "A Feiticeira"), do primeiro filme, como ranzinza J.J Jameson e entrou Robert F. Simon que parece gostar do aracnídeo, mas continua muito sovina. Robert também ficou mais engraçado no papel e trabalhava no mesmo seriado (A Feiticeira, claro) de White, "o Pai de Stevens", o famoso marido da personagem de  Elisabeth Montgomery. Randy Powell (o rapaz que cria a bomba) era o vilão do seriado "Logan's Run"(Fuga das Estrelas), cuja a protagonista era Heather Menzeis uma das crianças do filme "A Noviça Rebelde" da qual Nicholas Hammond também atuou. Chip Fields interpreta Rita Conway, a secretária de Jameson, equivalente a personagem Betty Grant dos quadrinhos que era apaixonada por Peter. Aqui ela parece nutrir simpatias pelo fotógrafo, mas não evolui. O sobrenome Conway pode ser uma homenagem a Gerry Conway desenhista de heróis e que escreveu a inesquecível estória da morte de Gwen nos quadrinhos.


 

Juro que revendo agora fiquei esperando o momento em que JoAnna Cameron iria gritar "Oh Might Isis!", se transformado na Poderosa Isis e salvando o dia. A escalação de Joanna deu outro ar ao filme ainda que não haja um romance e que ela não perceba o óbvio: que Parker é o Homem-Aranha. A química entre a dupla funcionou muito bem. Dessa vez temos um magnata (Robert Alda, pai do ator Alan Alda de "Pequena Miss Sunshine") como vilão e seus dois asseclas: um lutador de kung Fu chinfrim (interpretado pelo dublê Emil Farkas - não creditado) e seu comparsa (o ator  Lawrence P. Casey do antigo seriado "Ratos do Deserto" - não creditado), um "gigante" com cara de mau, cuja única habilidade é sua força e ... cara de mau. As cenas de combate entre nosso herói e a dupla são bem comedidas, com poucas emoções. Em determinado momento a personagem de JoAnna, em trajes de banho, presa na casa do vilão, pergunta do porquê estar  vestida daquele modo. Claro que para aproveitar a beleza da atriz na época e seus status de sex appeal para dar um "up" na audiência. Falando em Isis, o momento em que o Aranha pula do helicóptero e "flutua" no vazio parecia um dos episódios do "Capitão Marvel" ou da própria "Isis". Hammond revelou em entrevista que ele mesmo escalou os prédios em cabos no primeiro filme e o fez em outras cenas (claro que a maior parte foi feita pelo dublê Freddy Waugh). Perceberam que em algumas cenas ele parece não tocar as paredes quando as escala?. Já quanto a se balançar na teia, nessa aventura, nada feito. O herói vai mesmo de moto (uma sequência divertida). Quando (o dublê) surge em cena parece se mover de maneira estranha, geralmente com os braços abertos e ombros arqueados parecendo o falecido ator Don Vadis naqueles filmes antigos de "Demetrius e os Gladiadores", "Os 10 Gladiadores" e etc... Tobey Maguire nem pensava ainda em "balançar suas teias pela cidade". O ator tinha apenas dois anos de idade quando estreou o primeiro filme (77). Andrew Garfield, então, só nasceria seis anos depois (83). Na década de 70, os efeitos não permitiam Hammond fazer "tudo que uma aranha poderia fazer", mas Hammond manteve dignidade frente ao personagem, em momento nenhum descaracterizando-o ou o transformando em engraçado como o seriado sessentista do Batman. Ele realmente fez um trabalho sério e honesto com o que lhe foi dado.

Cabos de Aço e "Escalando"

O Sentido de Aranha ainda está lá, diferente dos quadrinhos, quase uma visão de raios-X psicodélica, que serve não só pra ele, mas para uma pessoa próxima em perigo. Mas também falha: há um diálogo onde um dos capangas ouve tudo ao lado em uma cabine telefônica e seu sentido não dispara (vacilo do roteiro, que tinha como consultor o próprio Stan Lee). Quanto as lentes reflexivas da máscara, o diretor  Michael Caffey (1930–2017), no episódio "A Maldição de Rava" (The Curse of Rava) percebeu que elas mostravam a equipe de gravação, fora que embaçavam quando próximas à fumaça ou calor e o ator não enxergava nada, resolvendo dar um jeito no problema. Veja que os olhos do herói são diferentes nos episódios. O famoso: tentativa, erro. Nada de ilhas digitais. Tudo na criatividade.



A série trouxe bons atores em participações, como: Tedd Danson (Três Solteirões e um Bebê); Morgan Fairchild (A Iniciação de Sara); Madeleine Stowe (Os 12 Macacos); George Cheung (Rambo II); Geoffrey Lewis (O Aniquilador); Harold Sakata (007 Contra Goldfinger); Alejandro Rey (Triângulo do Diabo); Bob Minor (Vingança Forçada); além disso a série trouxe uma "Lois Lane" para Parker, a repórter Julie Masters (Ellen Bry). Bry foi dublê para Margot Kidder no primeiro Superman (quando Parker coloca a mão na gravata e abre o paletó, não parece uma cena de Superman?). E a famigerada saga do clone nas hqs? Teve um episódio chamado "Night of the Clones" em que nosso herói luta contra seu "Doppelgänger" (cópia má), muito comum na época. "Perdidos no Espaço" teve um desses em que o professor Robinson lutava contra sua contraparte (no episódio "The Anti-Matter Man") e em "Jornada nas Estrelas" no episódio "Mirror, Mirror" quando o Capitão Kirk encontrou outra tripulação ao passar no teletransporte defeituoso. E a maioria das filmagens ocorreu em Los Angeles e não em Nova York (refúgio original do aracnídeo). Como a gravação dos episódios tinham que ser concluídos em 7 dias, 75 % era feito com com Peter e 15% com o herói, logo se dividiam as filmagens em duas equipes e o dublê fazia o herói sob máscara. E sabe o mais interessante disso tudo? A CBS por exibir os seriados do Homem Aranha e do Incrível Hulk quase juntou os dois heróis para ver no que dava, mas o projeto não foi a frente.


Homem Aranha Volta a Atacar foi uma boa surpresa e vale uma conferida porque mesmo sendo um episódio de série levado aos cinemas é superior ao primeiro filme e pode agradar aos espectadores mais complacentes com a ingenuidade desses filmes. Em 1981, chegaria aos cinemas brasileiros o último filme da trilogia: “Homem-Aranha e O Desafio do Dragão”, originalmente um episódio duplo de "A Teia Chinesa" (The Chinese Web), último da série.

Trailer:




Curiosidades:


O vilão, Sr. White, foge e diz a LeBeau que, se ele conseguisse, eles se encontrariam novamente com o Homem-Aranha. No entanto, o Sr. White não conseguiu o que queria, e LeBeau nunca retornou à série.

As duas partes desta história foram editadas juntas e lançadas como um longa-metragem sob dois títulos diferentes. Como o filme de TV / lançamento nos cienmas: "Spider-Man Strikes Back" (1978) e em vídeo usando o título na série "The Deadly Dust".

A Cena do Homem-Aranha caindo de um prédio foi reutilizada no episódio "The Con Caper"

JoAnna Cameron faleceu, aos 70 anos, em virtude de complicações de um derrame



Stan Lee e Hammond



Fredy Waugh e a dublê da Mulher Maravilha




Poderosa Isis e Capitão Marvel



Isis "voando" no seriado e Homem Aranha  caindo do helicóptero



Randy Powell (ao fundo) no seriado (Logan's Run)  Fugas das Estrelas




O Álbum de Figurinhas (RGE):



Filmografia Parcial:

Nicholas Hammond  








O Senhor das Moscas (1963); A Noviça Rebelde (1965); Voo 502: Em Perigo (1972); O Dramático Acerto de Contas (1973); Homem-Aranha (1977); Homem-Aranha Volta a Atacar (1978; Homem-Aranha e o Desafio do Dragão (1980); Richard II (1982); A Cidade De Esmeralda (1988; The Black Cobra 2 (1989); Um Canto de Esperança (1997); A Grande Virada (2003); Dinastia - Atrás das Cenas (2005); Ameaça Invisível (2005); O Ultimo Dançarino de Mao (2009); Turkey Shoot (2014); Ladies in Black (2018); Era Uma Vez em Hollywood (2019)



Robert F. Simon (1908–1992)







Passos na Noite (1950);  Só Resta a Lembrança (1951); Rebelião em Dakota (1954); Pecado e Redenção (1954); O Grande Guerreiro (1955); Sangue de Mestiço (1955); O Escândalo do Século (1955); A Música Irresistível de Benny Goodman (1956); Nunca Deixei de te Amar (1956); A Festa de Casamento (1956); Mulheres, Sempre Mulheres (1956); O Amor Chegou com a Primavera (1956); Sangue de Pistoleiro (1958); Lafite, o Corsário (1958); Estranha Obsessão (1959); Rebeldia de um Bravo (1959); O Mago de Bagdad (1960); O Homem que Matou o Facínora (1962); O Homem que Matou o Facínora (1962); Suplícios do Destino (1963); Pavilhão 7 (1963); O Destino é o Caçador (1964); De Olhos Vendados (1965); Um Astronauta Fora de Órbita (1967); Vinho, Mulheres e Guerra (1973); A Sósia (1977); Homem- Aranha (1977) ; Homem Aranha Volta a Atacar (1978); Homem-Aranha e o Desafio do Dragão (1980);  Homem-Aranha (seriado 1978 -1979)


JoAnna Cameron (1951–2021)







Como Cometer um Casamento (1969); Garotas Lindas aos Montes (1971); O Super Amante (1971); Nos Bastidores de um Concurso de Beleza (1973); Um Tempo Para Amar e Mais ... (1973); Sorority Kill (1974); Night Games (1974); It Couldn't Happen to a Nicer Guy (1974); Shazam! (seriado 1975 -1976); A Poderosa Isis (seriado 1975-1976);  Certeza de Vencer (1980)


Chip Fields







Change at 125th Street (1974); Claudine (1974); A Alegre Libertina (1975); Freeman (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Até Que a Morte os Separe (1978); Homem-Aranha (seriado 1978-1979); A Mulher de Vermelho (1979); The Facts of Life Goes to Paris (1982); Woman Thou Art Loosed (2004);


Randy Powell







The Lives of Jenny Dolan (1975); Eleanor and Franklin: The White House Years  (1977); Fuga das Estrelas (seriado 1977-1978); Doctors' Private Lives (1978); Homem-Aranha Volta a Atacar (1978);  Before and After  (1979); Dallas (seriado 1979-1980);  Blindado Mortal (1982); A Reunião dos Alunos Loucos (1982); Days of Our Lives  (seriado 1983-1984); Brothers-in-Law (1985); Trapped Alive  (1988); Talking About Sex (1994)


Michael Pataki (1938–2010): 







Sem Destino (1969): Homem- Aranha (1977) ; Homem Aranha Volta a Atacar (1978); Homem-Aranha e o Desafio do Dragão (1980);  Homem-Aranha (seriado 1978 -1979); Aeroporto 77 (1977); Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula (1978); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); O Resgate do Titanic (1980); Remo: Desarmado e Perigoso: (1985) Rocky IV (1985); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988) e participações em vários seriados.

 

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

2 comentários:

  1. Dos três filmes da série, este é o melhor. Embora também goste dos outros 2 e também dos 11 episódios de 50 minutos. Parabéns por trazer um material tão rico sobre esta produção que há muito tempo parecia esquecida.

    ResponderExcluir
  2. Sim, também considero o melhor da trilogia. Obrigado pelo elogio. Vocês que também pesquisam para trazer informações confiáveis a quem lê sabem como toma tempo com a questão de ainda editar o vídeo. Parabéns pelo canal no You Tube com matérias (dei uma olhada) de seriados, curiosidades e filmes. Que venham cada vez matérias. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre