quarta-feira, 12 de junho de 2019

HÉRCULES 85 / HERCULES (1983) - ITÁLIA / ESTADOS UNIDOS




INDÍGETE 

Lá nos idos de 1982 se encerrava um seriado da Marvel que tinha alcançado boas audiências: “O Incrível Hulk” (1977-1982). E Lou Ferrigno iria para Itália tentar a sorte em filmes de Hércules e Simbad. Schwarzenegger já tinha feito ”Hercules em Nova York” (1969) e em 1982 estrelava “Conan”, já tendo percebido algo importante: o gênero “espadas e sandálias” (sword and sandal) ou “espadas e magias” (sword and sorcery) já se encontrava em agonia. Seu "Conan" era dos quadrinhos e uma superprodução. Seu "Exterminador" era do gênero ficção científica. Lou fora seduzido pela Cannon Group e seus filmes baratos (e alguns bem rentáveis frente ao investimento). Era a chance de começar em um gênero adequado ao seu biotipo mesomorfo e migrar para outros gêneros, mas ao contrário de seu amigo bodybuilder, Ferrigno ficou preso a filmes de orçamento apertado com roteiros fracos e ruins. Interessante que os dois atores nunca fizeram nenhum filme juntos (apenas o documentário “Pump Iron” até então),e Swarzie quase foi o Hulk (assim como o ator Richard Kiel que fazia o vilão “Dentes de Aço" dos filmes de 007). E na Itália Ferrigno ainda faria “Os Sete Magníficos Gladiadores” (já visto por aqui) no mesmo ano, aproveitando a empreitada, com mais dois atores: Sybill Daning e Brad Harris.


O filme começa com uma narração em off (Anthony La Penna, não creditado) dizendo como surgiram o cosmo (acredite, foi com uma tal de “Jarra de Pandora” que se quebrou e liberou o bem e o mal), os planetas e os primeiros humanoides que foram considerados deuses. Lá da Lua (pensou que seriam os russos ou americanos que tentariam colonizar primeiro?) passaram a comandar o mundo. Para equilibrar as forças do bem e mal, Zeus (Claudio Cassinelli de “keruak”) cria um ser forjado em mil sóis, colocado em  um corpo de um recém-nascido e enviado a terra (pensou em Superman?) para lutar pelos humanos. (Se você está se perguntando que mitologia é essa, vou logo avisando que é a mitologia do filme). Este vira filho de Anfitrião, rei de Tebas, e Alpina (nada de Zeus com  Alcmena - Alcmena, pelo menos, na mitologia grega, era casada com Anfitrião).


Nosso indígete tem os pais mortos pelo Rei Minos (William Berger), mas uma das empregadas o coloca em um barquinho. Nosso Moisés (não era Superman?) escapa de queda de cachoeira (com ajudinha de Zeus, gerando a ira de Hera sua esposa) e de cobras elétricas (de borracha !!!) que ele junta e dá curto nelas . E acaba sendo adotado por um casal de fazendeiros (voltamos à historia de Superman !). Seu pai morre em um ataque de um urso (tem dedo da Hera aí !!), que ele arremessa (aqui começam os arremessos) no espaço e cria a constelação de Ursa Maior. Hera (Rossana Podesta de “Helena de Troia”) pede a Minos que mate Hércules e este pede a Daedalus (Eva Robins), que produza três grandes monstros (mecânicos, em "Stop Montion" – cadê Ray Harryhausen?) E o primeiro mata a “mãe” de Hercules (não se preocupem ele destrói o monstro de raios cósmicos, mas não o joga no espaço). Nosso herói conhece  a jovem Cassiopeia (Ingrid Anderson) e se apaixonam, mas Adriana (Sybil Danning) a sequestra e a leva ao Rei Minos para ser sacrificada à Fênix (nada de X-Men) que vive em um vulcão. Hércules é subjugado e atirado ao mar. Ao chegar em terra (depois de nadar por 7 dias) conhece a feiticeira Circe (Mirella D'Angelo) que o ajudará a resgatar a sua amada.


O roteiro já nasceu morto. Ferrigno recusou a primeira versão atirando-a ao lixo. O motivo: muita violência e cenas de nudez. O ator queria uma fantasia direcionada à família.  Menahem Golan (1929–2014), co-chefão da Canon Group, aceitou a imposição da estrela e o filme seguiu contra a sua vontade, sendo dirigido pelo italiano Luigi Cozzi (sob o pseudônimo de Lew Coates – muito normal na época) de “Starcrash” (1978). E você já notou que o roteiro tomou diversas liberdades com a história. E se você acha que percebeu algo de "Guerra nas Estrelas", "Fúrias de Titãs", "Superman", "Conan" e os "Hércules" dos anos 50 e 60 não estará errado.

Tudo é muito colorido: as lutas de espadas na arena brilham, os raios dos monstros brilham em várias cores, as maquetes também, a ilha verde de Atlântida (sim, tem essa também) brilha, a luta das espadas de Hércules e Minos brilham intensamente (essa eu gostei, mas já era vintage). Nessa conjunção de Mitologia com aventura cósmica nosso herói continua seus arremessos: arremessa uma tora, arremessa uma carruagem presa em uma pedra (para viajar no espaço – nesse espaço tem oxigênio) através das estrelas. E a pouca imaginação e nenhuma originalidade continuam: nosso herói anabolizado arrebenta correntes (parece ser uma condição no gênero). E passa o filme flexionando e contraindo seus músculos em estilo de apresentação de fisiculturismo. Divide os continentes da África e Europa com sua força (assista essa !!!) e tem uma cena de sacrifício de poço de lava (que acho que a produção de “Indiana Jones e o Tempo da Perdição” plagiou rsss)

Filmes de Hércules houve vários: os de Steve Reeves, Mark Forest, Kirk Morris, Gordon Scott, Alan Steel, Kellan Lutz, Schwarzenegger ... até Brad Harris (em "A Fúria de Hércules" de 1962) o personificou. Tivemos Hércules (Samson Burke) com Os Três Patetas, Kevin Sorbo e Ryan Gosling nos seriados e Dwayne Johnson ... mas quando me lembro da figura de Hércules penso em Ferrigno. Fisicamente ele é Hércules (estava no auge da forma) ainda que como ator não seja o melhor deles e também seja o eterno Hulk, antes dos efeitos, quando o metabolismo volátil de David Banner o fazia se metamorfosear no Gigante Esmeralda. Ferrigno foi praticamente surdo-mudo na infância (sofreu Bullying), causado por uma otite, onde perdeu 80 % da audição. Suas falas tiveram eu ser dubladas nesse filme. Agora imagina se Schwarzenegger ganhasse o papel de Hulk na Tv e os efeitos não evoluíssem tanto. Teríamos Hulk vs Hércules como nos quadrinhos “Hulk Contra o Mundo” (sim a Marvel tem Hércules, quem sabe um dia?). O Nosso Mr. América, Mr. Universo (aos 21 anos), quase Mr. Olimpia ... Mr Hulk  também emprestou sua voz para uma série de desenhos Marvel com o personagem e até no cinema na recente nova fase da Marvel .


Produção ítalo-americana, Hércules 85 (porque chegou em nossos cinemas em 1985) foi execrado pela mídia especializada na época, mas, para aquelas crianças, ficou na memória. Não dá para rever esse filme atualmente com a mente de adulto, tem que voltar a ser aquela criança da época e fechar os olhos para todas as inconsistências (não tinha nem Wikipédia para pesquisar!). Se você conseguir, até poderá apreciar esse filme "Z" que é muito engraçado (não era para ser!) com seus escudos e espadas de “papel alumínio” e uma direção de arte carnavalesca. Era para ser um filme B, mas virou um delicioso trash. O grande erro foi fazer um filme anos 60 nos anos 80. Se trocassem o nome de Hércules por outro personagem talvez até colhesse maiores simpatias, mas pegaram um semideus mitológico e o envolveram em uma estranha e bizarra estória. Uma sequência foi produzida dois anos depois, chamada "As Aventuras de Hércules" com Ferrigno e o mesmo diretor. Ah, não espere pela tal "Fênix Renascida", o dinheiro deve ter acabado e ela não dá as caras no filme.

Trailer:




Curiosidades:
Lou Ferrigno (1,95m e 136kg na  época) conquistou dois títulos de Mr. Universo em 1973 e 1974 e uma terceira colocação no Mr. Olympia de 1975 fora vários prêmios. Tornou-se Xerife-Assistente do Condado de Los Angeles, em 2006. Nascido em novembro de 1951, está com 67 anos.
Lançado em VHS como Hercules 87
No documentário Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story de Cannon Films (2014), Sybil Danning afirmou que preferia ter feito uma versão mais "adulta" de Hércules. Ela provavelmente estava falando sobre o roteiro original pela qual já teria assinado o contrato para co-estrelar o filme e que Lou Ferrigno objetou completamente.
Foi o diretor Luigi Cozzi que quis uma versão com efeitos especiais no filme. Ele lamentou o fato dos efeitos não terem saído tão bem no corte final por causa do orçamento do filme.
Sybil Danning teve uma enorme paixão por seu parceiro de set-up, Lou Ferrigno, embora ele não estivesse interessado nela, romanticamente (ele era casado). 
Lou Ferrigno, Brad Harris e Sybil Danning co-estrelaram juntos em Os Sete Magníficos Gladiadores (1983), que foi filmado concomitantemente com este filme. 

A atriz americana  Ingrid Anderson que fez Cassiopeia só participou deste filme e voltou-se a participações em séries como o antigo seriado "Retrado Falado" (1984). Esteve no clip do grupo Chicago: Stay the Night (1984). Encerrou a carreira em 1986.












Chicago: Stay the Night (1984)





Hércules vs Hulk nos Quadrinhos

























Hércules vs Thor nos Quadrinhos (aqui nessa edição chamado de Plutão!)





















Lou Ferrigno e Schwarzenegger em competições






Filmografia Parcial :
Lou Ferrigno





 



O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk  (seriado 1977-1982); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); As Aventuras de Hércules (1985); A Volta do Incrível Hulk (1988); Sinbad e os Sete Mares (1989); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); Arena da Morte (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Arena da Morte 2 (1994); Hulk (2003); O Incrível Hulk (2008); The Avengers: Os Vingadores (voz - 2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); Vingadores: Era de Ultron (voz 2015); Sharknado 3: Oh, Não!  (2015); Instant Death (2017); Purge of Thrones (2018)

Sybil Danning
 






O Amante da Ursa Maior (1971); Barba Azul (1972); Os Três Mosqueteiros (1973); A Fuga Fantástica de Uma Dupla Maluca (1974); Os Quatro Mosqueteiros: A Vingança de Milady (1974); Vidas em Jogo (1976); Operação Thunderbolt (1977); Aeroporto 79 - O Concorde (1979);  Meteoro (1979); Mercenários das  Galáxias (1980); Salamandra (1981); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); Brincando com Fogo (1984); Guerreiros Selvagens (1984); Grito de Horror 2 (1985); Reformatório de Mulheres (1986); A Rainha Guerreira (1987); As Amazonas na Lua (1987); A Marca do Vampiro (1990); Halloween - O Ínicio (2007); Virus X (2010)

Mirella D'Angelo
 




 



Terminal (1974); Sandokan - O Tigre da Malásia (1977); Calígula (1979); Cidade das Mulheres (1980); Tenebre (1982); Hércules (1983); Maya, O Ritual do Fogo (1989); Dana Lech (1992); Hard Men (1996); I Piccoli Maghi Di Oz (2018) 


William Berger (1928–1993)






 








O Expresso de Von Ryan (1965); A Grande Noite de Ringo (1966); Gringo (1967) O Harém (1967); Se Encontrar Sartana, Reze pela sua Morte (1968); Sabata, o Homem que Veio para Matar (1969); Sartana no Vale dos Gaviões (1970); Eu Sou Sartana (1971); O Carrasco da Mão Negra (1972); O Justiceiro de Deus (1973); Karatê no Oeste Selvagem (1973); O Preço da Ousadia (1974); Terminal (1974); Keoma (1976); Esposamante (1977); Santa Lucia (1979); A Garota de Trieste (1982); O Escarlate e o Negro  (1983); La guerra del ferro: Ironmaster (1983); Hércules (1983);  Hanna K. (1983); Shark: Rosso nell'oceano (1984); As Aventuras de Hércules (1985); A Estória de Bill Johnson  (1985); Tex Willer e os Senhores do Abismo (1985); Berlin Affair (1985); O Submarino da Morte  (1986); Les amazones du temple d'or (1986); A Morte de Empédocles (1987); Django - A Volta do Vingador (1987); Grite por Socorro (1988); Maya, O Ritual do Fogo (1989); Dr. Mabuse e o Seu Destino (1990); A Morte Veste Vermelho  (1990); A Amante do Rei (1990); Jungle of Fear  (1993) 


Claudio Cassinelli (1938–1985)
 

 













A China Está Próxima (1967); Galileo (1968); Flávia - A Freira Muçulmana (1974); La polizia chiede aiuto (1974); Morte Suspeita de uma Adolescente (1975); Milano violenta (1976); Busca sem Fim (1978); A Ilha dos Homens-Peixe (1979); Pânico no Atlantico Express (1979); Crocodilo, a Fera Assassina (1979); Grog (1982); Hércules (1983); I guerrieri dell'anno 2072 (1984); Nova York - Cidade Violenta (1984); As Aventuras de Hércules (1985); keruak - O Exterminador de Aço (1986) 


Brad Harris














Onze Homens e um Segredo (1960); Spartacus (1960); Golias Contra o Gigante (1961); Sansão (1961); A Fúria de Hércules (1962); Ano 79 - A Destruição de Herculano (1962); O Velho Testamento (1962); Operação Jamaica (1965); Os 3 Fantásticos Super Homens (1967); Eva, A Vênus Selvagem (1968); Os 3 Super-Homens na Selva (1970); Il ritorno del gladiatore più forte del mondo (1971); Estranhas Mutações (1974); O Alvo de Quatro Estrelas (1978); Hércules 87 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); Shiver (2012).



Rossana Podestà (1934–2013)
 















Os 7 Anões Contra o Príncipe Negro (1951); A Voz do Silêncio (1953); Ulysses (1954); A Espada e a Cruz (1958); A Escrava de Roma (1961); Sodoma e Gomorra (1962); A Mansão do Homem Sem Alma (1963); 7 Homens de Ouro (1965); O Grande Golpe dos 7 Homens de Ouro (1966); Amantes Sensuais (1980); Hércules (1983);  Segreti segreti (1985)


6 comentários:

  1. Mais uma adaptação do personagem mitológico Hércules, essa aventura italiana tem como destaques a primeira atuação de Lou Ferrigno após o fim da série O Incrível Hulk onde ele interpretava o personagem título e o lado "científico" com a inclusão de máquinas de combate e deuses vivendo na Lua!
    Uma das mais diferentes versões de Hércules já filmadas, o roteiro está cheio de furos e a história não faz muito sentido, os atores são caricatos com Lou Ferrigno fazendo pose de fortão o filme inteiro enquanto Sybil Danning faz pose de gostosa (os dois convencem em seus papéis). O cinema épico italiano tinha todos esses defeitos ainda assim são aventuras divertidas essa não foge a regra, deixe de lado os detalhes e embarque nessa fantástica aventura.
    Otima diversão para um fim de semana sem compromisso!
    Lou Ferrigno(o eterno Hulk) ficou perfeito no papel do heroi mitologico ''Hercules''!
    A saudosa Cannon Pictures conseguiu fazer um filminho bacana,divertido e q entrasse para a historia,este é um verdadeiro classico do cinema em casa do sbt,IMPAGÁVEL!=)
    Na historia Zeus,o rei dos deuses pressente q as forças do mal vão invadir a Terra,ele entaum em vez de dar poder a todos os homens dar poder a apenas um deles de forma q ele possa utilizar para ajudar os demais homens,este homem é Hercules!Zeus faz ele nascer no corpo do filho do rei de Tebas,porém este e sua esposa são assassinados pelo invejo Minos q toma o poder,porém ele naum consegue matar o bebê q é levado até um rio por uma das governantas e veleja varios dias em um barco,logo ele é encontrado por um casal campones q cuida dele até se tornar um homem!
    Sua familia morre e Hercules vai atras de respostas e em busca de seu destino,se tornar um heroi para tanto ele vai resgatar sua amada Cassiopeia q esta nas mãos de Minos!
    Com ajuda da feiticeira Cerci Hercules enfrenta muitos perigos até resgatar sua mada,o filme tem muita aventura e aforça de Ferrigno smepre garante bons momentos na frente da tv,recomendado!=)
    P.S:Vc naum pode dizer q é fã das produções dos anos 80 se naum tiver este filme em sua coleção!
    Parabéns ao idealizador deste blogspot pelas valiosas informações encontradas a respeito dos filmes. Amo cinema, TV e música.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos Nascimento.
    Sem dúvida, como você muito bem descreveu acima, Hércules 85 é um passatempo bem legal mesmo com todas esses detalhes que cercaram a estória e a produção. Quem era fã de filmes de aventuras nos anos 80 com certeza assistiu esse e outros filmes bem divertidos. Muito obrigado pelas palavras de elogio e seja bem vindo ao blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luis, fico feliz em ver pela internet tantos sites, blogs e canais do YouTube mostrando tanta coisa boa, histórica e ricamente informativa sobre programas de TV, cinema, música, informações sobre os astros e estrelas do mundo do entretenimento, enfim... tanta coisa que em uma época onde ainda não existia internet não era possível saber pois as revistas da época traziam poucas informações e assim mesmo, as que traziam informações eram a respeito de seus próprios países e pouca coisa passavam por traduções na lingua portuguesa ou em outras linguas. E hoje temos a oportunidade de rever tanta coisa e ler tanta coisa interessante e ao mesmo tempo uma boa parte desta nova geração de pessoas só gosta de futilidades como BBB, funk etc... Um ótimo ano para voce.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo ano para você também Marcos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Filme raro de se achar!
    Este é, sem dúvida, o melhor blog para cinéfilos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia (você esqueceu de citar seu nome)
    Que bom que você gostou do blog. É um filme realmente raro de se encontrar, visto que praticamente não há exibições na Tv. Seja bem-vindo, volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre