quinta-feira, 17 de novembro de 2022

OS TRÊS PATETAS COM HERCULES NO OLIMPO / THE THREE STOOGES MEET HERCULES (1962) - ESTADOS UNIDOS

 


OS SEIS PATETAS

Schuyler Davis (Quinn Redeker) está construindo uma máquina de viagem no tempo, cujas tentativas de sucesso acabam sempre por causar danos à farmácia onde trabalham Larry (Larry Fione), Moe (Moe Howard) e Curly Joe (Joe DeRita). Simpáticos à tentativa do jovem inventor, o trio sabe que o dono da farmácia, Ralph Dimsal (George N. Neise), odeia Schuyler e cobiça sua namorada Diane Quigley (Vicki Trickett). A jovem está cansada da obsessão de Schuyler e lhe dá um ultimato de dois dias para terminar o invento ou aceitar o fato de que nunca conseguirá, caso contrario, terminará o relacionamento. Enquanto o jovem corre para comprar material e cumprir o prazo, Dimsal, um engenheiro com especialização, percebe que o jovem esquecera o projeto e faz modificações, assim como percebe erros que considera primários na montagem da máquina. 

Para ajudar Schuyler, o trio segue o projeto modificado e consegue fazer a máquina funcionar com ajuda de comprimidos inventados por Curly Joe. Schuyler e Diane entram no laboratório e o quinteto é transportado para a Grécia Antiga, em meio a uma batalha entre o Rei Oedious (um aparente ancestral de Dimsal, fato que não passa despercebido pelo trio), com Hercules (Samson Burke) ao seu lado, contra Ulysses, mudando o curso da história ao fazer Ulysses e seu exército bater em retirada da ilha de Ítaca (900 A.C) acreditando que seu adversário conta com ajuda dos Deuses do Olimpo. Com a prisão de Ulysses, o quarteto percebe que ajudou o lado contrário da história e liberta o legítimo Rei de Ítaca sendo condenados a morrerem como remadores nas galés romanas, ao passo que Oedious mantém Diane ao seu lado com desejo de esposá-la. Os meses se passam e Larry, Moe e Curly Joe percebem que o medroso e inseguro Schuyler ganhou o físico e força comparável ao de Hércules passando a planejar uma fuga para salvarem Diane, destronarem Oedious, colocaram Hércules (um bandido mal-humorado a serviço do tirano) no rumo certo da história e retornarem ao seu tempo.

Mistura de Épico de Fantasia com Comédia Pastelão com o trio mais famoso do cinema americano: Moe, Larry e com o último dos substitutos de Curly - "Curly Joe" (Joe DeRita). Foi o primeiro filme de Os Três Patetas (lançado depois de Branca de Neve e os Três Patetas (1961)) escrito e produzido por Norman Maurer, genro de Moe Howard e que se transformou em um sucesso de bilheteria gerando um contrato para três filmes: Os Três Patetas em Órbita (1962); A Volta ao Mundo em Oitenta Risadas (1963) e Os Reis do Faroeste (1965). O filme é uma perceptível paródia aos filmes dos “heróis musculosos” dos anos 60 com a ideia da viagem no tempo podendo ter sido inspirada no sucesso de "A Máquina do Tempo" (1960). Os Três Patetas hoje são festejados como ícones culturais e sua história muitas vezes se confunde com a de Hollywood com quase 200 produções (curtas e longas metragens) entre 1930 e 1970; nos dias atuais  com um humor (conhecido como “Slapstick”) considerado politicamente incorreto devido ao teor de certas cenas consideradas “violentas”: bofetadas, cutucadas nos olhos, pauladas e marteladas na cabeça .... marca registrada do trio (ou sexteto como veremos a seguir).

O nascimento de Three Stooges (a definição de Stooges era de desempenhar um papel coadjuvante que envolvia ser o alvo das piadas de um comediante) ocorreu em 1922 com um amigo em ascensão: o comediante Ted Healy (1896-1937) que convidou Moe Howard, Shemp (irmão mais velho de Howard) e Larry Fine (músico e comediante que se juntou ao trio). Mas o tratamento dado por Healy ao trio (o nomeara "Ted Healy & His Stooges") era considerado abusivo devido suas constantes bebedeiras (o que teria levado, anos mais tarde,  a sua brutal morte em uma suposta briga de bar com um mafioso da época). E Ted Healy com os seus "contratados" apareceram no filme da Fox “De Cabo a Rabo” (Soup To Nuts - 1930) que terminou por chamar a atenção do trio à Fox que lhes ofereceu um contrato sem Healy, que impediu, alegando serem seus subordinados. Quando o trio descobriu, houve um breve rompimento (com os "Stooges" atuando por conta própria com o nome de "Howard, Fine & Howard"), não amigável, com Healy ameaçando processá-los e contratando novos "Stooges" substitutos. Em 1932, uma nova parceria foi estabelecida com Healy, que não só não mudara de comportamento como piorara fazendo com que Shemp partisse para uma carreira solo. A proposta de Shemp era trazer Curly Howard - o mais novo dos irmãos Howard - e Healy dissera que este não possuía talento, mas uma das apresentações revelou o talento do jovem Curly. Com Curly a bordo, houve uma nova tentativa de Healy com a MGM que não agradou como o esperado. Em 1934  era o fim definitivo da parceria.

A fórmula do trio era bem básica: Moe era o líder mal humorado do trio e pronto a punir os outros dois integrantes por suas trapalhadas. Curly tinha aquele jeito meio infantil, ingênuo, com respostas e trapalhadas que enfureciam Moe. Larry era o eterno mediador dos conflitos da dupla o que não o impedia de levar a pior junto com Curly. E os anos do trio nos estúdios da Columbia mostraram-se lucrativos, mais para os estúdios do que para “Os Patetas”, visto que Harry Cohn (fundador da Columbia) mantinha-os sob baixos salários com alegações de que o Estúdio estava sempre com problemas financeiros, que eles não geravam dinheiro e que um cancelamento poderia ocorrer a qualquer momento. A aproximação do empresário Harry Romm com Cohn (que o teria indicado ao trio) teria sido desfavorável aos “Stooges”. Em 1942, Curly, dizem, começou a apresentar sérios problemas de saúde em consequência das pancadas (reais) sofridas em cena ano após ano além de um vida intensa com pouco descanso. Enquanto Curly tinha dificuldades de lembrar de suas falas, Cohn, dizem,  o teria obrigado a trabalhar mesmo doente. Shemp então voltou para o grupo contratado para apresentações ao vivo. Em 1945, aos 42 anos, Curly sofria seu primeiro derrame, mas voltaria a trabalhar um mês depois em condições precárias. Em 1947 sofreria outro derrame (durante as filmagens de "Três Idiotas de Elite" (Half-Wits Holiday) que lhe causaria paralisia. Era o fim da carreira de Curly que faleceria em 1952. Shemp, que tinha uma carreira de sucesso, parecia hesitante em restaurar uma parceria que abrira mão, mas, para ajudar o irmão Moe, ficou com o grupo. Faleceria em 1955, aos 60 anos de infarto. Foi então a entrada de Joe Besser, como o terceiro “Pateta” que tinha no contrato uma cláusula que proibia Moe de lhe bater. Em 1958, já sem Besser, a Columbia ofereceu um pacote de 78 curtas da era Curly para transmissão de TV e o sucesso retornara com grande audiência. De 1959 a 1965 (agora com Joe DeRita que por sua semelhança física com Curly foi chamado de “Curly Joe”) fizeram uma série de 6 longas-metragens, gravaram 41 segmentos ao vivo e a série de desenhos animados “Os Novos Três Patetas”. Em 1969, Moe, Larry e Curly-Joe chegaram a filmar um piloto para um programa de TV. Em janeiro de 1970, Larry Fine sofreria um derrame, com o ator Emil Sitka (que participara de vários curtas dos "Stooges" e emprestaria sua voz ao desenho, sendo apelidado de “O Quarto Pateta) sendo contratado para substituí-lo, mas não houve filmagens. Em dezembro de 1974, Larry sofreu outro derrame (enquanto teria sofrido também de problemas decorrentes das cenas de pancadas que sofrera ao longo da carreira)  e, no mês seguinte, morreria aos 72 anos. Moe Howard, último remanescente do trio original, faleceria aos 78 anos de câncer de pulmão também em 1975. DeRita faleceu em decorrência de pneumonia em 3 de julho de 1993, nove dias antes de seu 84º aniversário.

                                                                      Moe Howard, Larry Fine, Curly Howard /  Shemp, Joe Besser,  Joe DeRita

Há muitas pessoas que não sabem do papel importante de “Os Três Patetas” na Segunda Guerra Mundial, tornando-os "inimigos" de Hitler. Conforme artigo do New York Times, o livro "A Colaboração: O Pacto entre Hollywood e o Nazismo" (The Collaboration: Hollywood's Pact with Hitler - 2014) por  Ben Urwand, acusou os maiores Estúdios de Hollywood na época – MGM, Warner Bros., 20th Century Fox – de se curvarem aos censores nazistas para que seus filmes fossem lançados na Alemanha. O primeiro filme feito nos Estados Unidos a transmitir a mensagem de que o fascismo estava infectando (ou havia infectado) a Europa foi lançado já tardiamente: "Confissões de um Espião Nazista", de 1939, estrelado por Edward G. Robinson. A Segunda Guerra começara neste ano. “Casablanca” foi lançado somente em 1942 depois dos EUA terem entrado na guerra.  Em 1940, com o curta de 18 minutos “You Nazty Spy” (lançado nove meses antes de "O Grande Ditador" de Chaplin), o trio parodiava Hitler, com Moe interpretando o líder alemão (ele chega a usar o característico bigode de Hitler em umas rápidas cenas) "Moe Hailstone", ditador de um país chamado "Moronika"(cujo brasão era duas serpentes em forma de suástica) com direito a saudações nazistas, um Ministro da Propagada (Larry) e um outro ditador que lembrava Mussolini (feito por Curly). Eles até citam o termo "Campo de Concentração" em determinado momento. Hailstone reclama não ter leões (uma analogia à Itália e a antiga função do Coliseu na época Romana). Claro que eles se darão mal nessa empreitada. Indo contra a  submissão de Hollywood e contraindo a ira de Hitler. Quem diria, Os Três Patetas como combatentes da liberdade... O reconhecimento por esse ato só ganharia destaque em 2014. Abaixo, o curta de 18 minutos:


Quanto ao filme, é pura nostalgia: tudo feito com o nonsense típico dos “Stooges”: eles voltam no tempo, são presos, conseguem escapar das Galés (e, claro, eles acabarão afundando o barco com uma trapalhada de Curly-Joe), tentam voltar para Ítaca e caem novamente nas mãos do "Capataz" e do "Homem do Tambor" da antiga Galé (uma inspiração em Ben-Hur?). Chamam a atenção do Rei de Rhodes que confunde Schuyler (se pronuncia “Skyler”) com Hercules. E o “Hercules do Futuro” recebe a missão de vencer os "Ciclopes Gêmeos-Siameses" (momento bem nonsense e hilário), bem como acabar com o Touro de Creta (um alusão dos "12 Trabalhos de Hercules", mas com apenas 2, por causa da metragem do filme). Suas famas se espalham e o quarteto passa a lucrar até que o verdadeiro Hercules descobre que há alguém se passando por ele. Teremos um combate entre os "dois Hercules", uma tentativa de salvar Diane e a correção da história. Interessante percebermos que os viajantes do futuro falam em inglês com os gregos (que também falam a mesma língua), mas em determinado momento percebem que as placas estão em grego. E eles não sabem ler grego! (aquele momento em que fazem uma piada com o próprio filme, mostrando uma analogia sarcástica com outras produções romanas em que todos falam inglês). Tudo isso com direito aquele anacronismo básico das produções do trio. 

Quanto ao elenco, Quinn K. Redeker concorreu ao Oscar por sua escrita para a estória do filme "O Franco Atirador". Redeker faz o medroso, covarde e fraco Schuyler que rivalizará com Hércules em força e será responsável pela lenda deste, voltando para o futuro bem diferente de como fora para o passado. George N. Neise em papel duplo, Dimsal e Oedious, fez dois vilões bem encenados, funcionando dentro da proposta do filme. O canadense Samson Burke (1930) ganhou o título de “Mr. Canadá” em competição em seu país. E a Federação Internacional de Fisiculturistas o nomeou como "Melhor Atleta Amador do Mundo" no campeonato mundial de fisiculturismo. Depois teria uma carreira vitoriosa na luta livre. Burke trabalhou com o famoso diretor Federico Fellini em dois filmes e fez “A Vingança de Ursus” em 1961. Fez um Hércules bem interessante que tentou ser meio tolo e engraçado, em alguns momentos funcionou e em outros não. Vicki Trickett (1938-2021), em 1959, competiu no concurso Miss Universo como "Miss Omaha" (Estado de Nebraska). Faleceu aos 82 anos, três dias antes de seu 83º aniversário. Abandonou a carreira após o filme “A Mansão do Dr. Caligari” (1962). Terry Huntingdon (como Hecuba) se tornou a primeira representante da Califórnia a conquistar o título de Miss USA. Ela foi vice-campeã no concurso Miss Universo 1959. Já Larry Fione, Moe Howard Joe DeRita dispensam comentários. 

"Os Três Patetas com Hércules no Olimpo", título brasileiro estranho, pois não há o "Olimpo" do título (a tradução do original - The Three Stooges Meet Hercules - “Os Três Patetas Encontram Hércules” seria mais apropriado) é um filme ingênuo, praticamente infantil, voltado àqueles que acompanharam na tevê (ou no cinema) as aventuras de seus seis participantes. Sempre foram divertidos de se assistir e este longa não foi exceção. Hoje, visto por um público mais jovem, deve soar estranho e difícil de entender o porquê de tanto cativar o público de décadas passadas. De uma era que apresentou “Os Irmãos Marx”, “O Gordo e O Magro”, “Chaplin” e “Abbott e Costello” ... como representantes máximos da comédia. O filme pode ter envelhecido, mas para quem curtia ainda é um filme que traz bons momentos de uma época mais idílica.

Trailer:

 


  

Curiosidades:

Larry Fine e Joe DeRita caíram de uma carruagem em movimento em uma cena, com Joe de 113 kg caindo em cima de Larry. Larry foi nocauteado e levado às pressas para o hospital. Embora ele não tenha sofrido nenhum ferimento, um relatório médico revelou que ele tinha diabetes.

Os seis longas-metragens: O Foguete Errante (1959); Branca de Neve e os Três Patetas (1961), Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); Os Três Patetas em Órbita (1962); A Volta ao Mundo em Oitenta Risadas (1963) e Os Reis do Faroeste (1965).

O nome de batismo de Moe Howard era Moses Harry Horwitz

O nome de batismo de Larry Fine era Louis Feinberg 

O nome de batismo de Curly Howard (1903-1952) era Jerome Lester Horwitz

O nome de batismo de Shemp Howard (1895-1955) era Samuel Horwitz

Joe Besser (1907-1988) era o nome real do ator

O nome de batismo de Joe DeRita era Joseph Wardell

Emil Sitka aparece em uma cena como Shepherd, o homem do refresco

Gregg Martell (1918-2005) fez o capataz responsável pelos remadores

Burke mudou-se para o Havaí, onde trabalhou no seriado Magnum até o show terminar em 1988. Mais tarde se mudou para a Califórnia e trabalhou como Personal Trainer até sua aposentadoria no início dos anos 1990.


Ted Healy & His Three Stooges







 

Terry Huntingdon (como Hecuba)








George N. Neise & Vicki Trickett










George N. Neise,  Vicki Trickett & Samson Burke










Quinn Redeker e Os Três Patetas












Samson Burke & Joe DeRita









Samson Burke & Os Três Patetas












Cartazes:





Livro: A Colaboração: O Pacto entre Hollywood e o Nazismo












Filmografia Parcial:

Moe Howard (1897 - 1975)







De Cabo a Rabo (1930);  Voltando ao Passado (1933);  Da Broadway a Hollywood (1933); Viva o Barão! (1933); Amor de Dançarina (1933); Alegria no Ar (1933); Amantes Fugitivos (1934); Festa de Hollywood (1934); Trocando as Pernas (1934); O Capitão Odeia o Mar (1934); Cavaleiros Bagunceiros (1935); Vamos com Calma (1935); Perdão para Três (1935); Gentalha (1935); Com o Bicho Carpinteiro (1936); Trio Tresloucado (1936);  Campeões da Alegria (1937); Fácil de Aplicar, Difícil de Explicar (1937); Muito Vivos para Serem Mortos (1937); Não Desertem no Deserto (1938);  Raças e Graças (1938);  You Nazty Spy! (1940); Muito Ouro para Poucos Patetas (1942);  Música Atômica (1946);  Três Idiotas de Elite (1947); Três Sujeitos Piramidais (1949); Um Dente e Três Sorridentes (1951); Farmaceutico sem remédio (1953); Abalados à Bala (1954); O Foguete Errante (1959); Branca de Neve e os Três Patetas (1961); Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); Os Três Patetas em Órbita (1962); A Volta ao Mundo em Oitenta Risadas (1963); Deu a Louca no Mundo (1963); 4 Heróis do Texas (1963); Os Reis do Faroeste (1965)


Larry Fine (1902 - 1975)







De Cabo a Rabo (1930);  Voltando ao Passado (1933); Beijos por Dinheiro (1933); Viva o Barão! (1933);  Alegria no Ar (1933); Amantes Fugitivos (1934); Festa de Hollywood (1934); Trocando as Pernas (1934); O Capitão Odeia o Mar (1934); Cavaleiros Bagunceiros (1935); Vamos com Calma (1935); Perdão para Três (1935); Gentalha (1935); Com o Bicho Carpinteiro (1936); Trio Tresloucado (1936);  Campeões da Alegria (1937); Fácil de Aplicar, Difícil de Explicar (1937); Muito Vivos para Serem Mortos (1937); Não Desertem no Deserto (1938);  Raças e Graças (1938);  You Nazty Spy! (1940); Muito Ouro para Poucos Patetas (1942);  Três Sujeitos Piramidais (1949); O Foguete Errante (1959); Branca de Neve e os Três Patetas (1961); Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); Os Três Patetas em Órbita (1962); A Volta ao Mundo em Oitenta Risadas (1963); Deu a Louca no Mundo (1963); 4 Heróis do Texas (1963); Os Reis do Faroeste (1965).


Joe DeRita (1909 -1993)







Esposas Solteiras (1944);  E o Marinheiro Casou (1945); Moeda Traiçoeira (1946); Herói Ginasial (1946); Águas Sangrentas (1948); Estigma da Crueldade (1958); O Foguete Errante (1959); Branca de Neve e os Três Patetas (1961); Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); Os Três Patetas em Órbita (1962); Deu a Louca no Mundo (1963); 4 Heróis do Texas (1963); Os Reis do Faroeste (1965)


Quinn Redeker (1936) 







Aventura Submarina (1958); Eu, Ela e o Problema (1961); Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); Spider Baby (1967); Que Garota (1966);  Aeroporto (1970); Quando o Sexo Se Define (1970); O Enigma de Andrômeda (1971); O Candidato (1972); Perseguição sem Trégua (1972); Houston, We've Got a Problem (1974); O Homem da Meia-Noite (1974); Amor, Eterno Amor (1975); O Barco do Amor (1977); Terror na Montanha Russa (1977); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado - 6 episódios); Ebony, Ivory and Jade (1979); O Cavaleiro Elétrico (1979); Uma Espécie em Extinção (1980); Gente como a Gente (1980); A Grande Corrida (1980); O Grande Milagre (2012)


George N. Neise (1917-1996)







Sacrifício de Pai (1942); Vale dos Perseguidos (1942);  Correspondente Fenômeno (1943);  Águias Americanas (1943);  Os Carrascos Também Morrem (1943);  Comboio Para o Leste (1943); Noites Perigosas (1943);  O Eterno Pretendente (1944);  Idílio Perigoso (1944); Os Carrascos do Mar (1956); O Festim da Morte (1957);  A Maldição do Faraó (1957); Lágrimas de Triunfo (1957);  Audácia de um Estranho (1957); Forte Massacre (1958); Começou em Tóquio (1961); Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); O Candelabro Italiano (1962); Os Três Patetas em Órbita (1962); Pistolas do Sertão (1963); O Mensageiro da Vingança (1963); Em Busca do Amor (1964); Amor Violento (1965); Favor Não Incomodar (1965);  À Procura do Destino (1965); Sublime Loucura (1966); Os Prazeres de Penélope (1966); Maridos em Férias (1967); Assassinos em Fúria (1969); O Computador de Tênis (1969);  Num Dia Claro de Verão (1970); O Chimpanzé Manda-Chuva (1971);


Vicki Trickett (1938 - 2021)







Pepe (1960); Férias no Hawai (1961);  Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962); A Mansão do Dr. Caligari (1962).


Samson Burke (1929)







A Vingança de Ursus (1961);  Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962);  Totò contro Maciste (1962);  Il Trionfo di Robin Hood (1962); A Quem os Deuses Desejam Destruir (1966); Kommissar X - Drei grüne Hunde (1967); Como Matar 400 Deputados (1967); Mata-me com Teus Beijos (1968); Cinco para o Inferno (1969); Satyricon de Fellini (1969); Sartana, o Matador (1969); Satiricosissimo (1970); O Guarda-Costas (1976)


Fontes:

The New York Times

The New York Post

IMDB

Jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre