terça-feira, 15 de setembro de 2020

KULL, O CONQUISTADOR / KULL, THE CONQUEROR (1997) - ESTADOS UNIDOS


PRECURSOR DE CONAN

Kull  (Kevin Sorbo) é um guerreiro que tenta ingressar no exército valusiano, sendo rejeitado por seu líder Talígaro (Thomas Ian Griffith) por considerá-lo de uma linhagem de bárbaros,  diferente da seus comandados que considera serem de sangue nobre. Talígaro recebe a notícia de que o rei Borna (Sven-Ole Thorsen) enlouqueceu, matando seus herdeiros. Ao chegar ao local confronta o rei e é salvo por Kull, para a qual  a ira de Borna é desviada. Na batalha Kull atinge mortalmente o rei, que termina por lhe dar a coroa, sendo assim proclamado o novo rei da Valúsia. A inesperada situação pega de supresa Talígaro, parente e candidato ao trono, assim como outro pretendente: Ducalon (Douglas Henshall)

  
Kull, um ex-escravo, passa a reinar pelo povo e para o povo, tentando abolir a escravidão e aprovar a liberdade religiosa.  Para se livrar do bárbaro, Taligaro e Ducalon elaboram um plano: ressuscitar uma antiga rainha mumificada, Akivasha (Tia Carrere) que governara há 3000 anos, onde criara uma era de trevas, sendo derrotada no final, e oferecê-la  à Kull como uma “noiva”, já que o novo rei deve escolher uma candidata para reinar ao seu lado. Mesmo gostando de Zareta (Karina Lombard) Kull cede ao feitiço de Akivasha que, ao invés de matá-lo, como planejado, deixa-o apenas inconsciente para torná-lo seu consorte. Kull descobre que a única maneira de derrotar a “invencível” Akivasha é tentar localizar uma ilha que abriga “O Sopro de Valka”, único encantamento capaz de confrontar a terrível feiticeira, salvar o reino e lhe devolver a coroa.


“Kull, O conquistador” (1997) seria originalmente o terceiro filme da saga Conan: "Conan, o Conquistador”, já que em “ Guerreiros de Fogo ”, Conan, por questões de direitos autorais , fora substituído por “Kalidor” e a estória centrou-se em Sonja (Nielsen). Nesta estória, Conan, Rei da Aquilônia, lidaria com um grupo que desejava destituí-lo, ressuscitando um antigo feiticeiro do império pré-hiboriano de Acheron: Xaultotun.  O projeto começou em 1991, após o roteirista Charles Edward Pogue terminar “Coração de Dragão” para a produtora Rafaela De Laurentis (“Conan, O Destruidor” e “Guerreiros de Fogo”). O acordo era que se Schwarzenegger  recusasse Conan III este se transformaria automaticamente em Kull (esperaram um ano pela decisão do ator). Raphaela (filha de Dino De Laurentis) chegara a cogitar Jean ClaudeVan Damme e Jason Scott Lee depois de vê-lo em "Dragão; A História de Bruce Lee". Em 1993 o escolhido para dirigir seria Rob Cohen (Dragão: A História de Bruce Lee, Coração de Dragão, Daylight, Velozes & Furiosos, Triplo X), mas como se planejava realizar o filme em Malta, declinou, além de entrar em desacordo sobre determinadas cenas com Pogue e Rafalea (conforme entrevista de Pogue a Revista Cinefantastique). Posteriormente,  surgiu o nome de Kevin Hooks (Passageiro 57; A Caçada) , mas a indecisão quanto o local da filmagem fez com que também declinasse do convite. John Nicolella (1945–1998), que faleceria de câncer no ano seguinte ao filme, fora o escolhido para o seu primeiro longa. Era conhecido por ter dirigido 9 episódios do seriado Miami Vice e vários outros seriados. Faltava agora o ator. Kevin Sorbo, do seriado Hércules (1995-1999), fora o escolhido.


Criado por Robert E. Howard, o mesmo criador de Conan, Kull tem uma origem nos quadrinhos bem diferente da mostrada no filme. Suas estórias se passam na época da Atlântida pré-cataclísmica em 100.000 A.C: fugitivo e exilado da Atlântida por impedir que uma jovem capturada por sua tribo sofresse nas chamas, termina por se transformar em escravo de uma galé de piratas lemurianos por dois anos. Consegue fugir,  unindo-se a foras-da-lei. Capturado, torna-se gladiador na arena de Valúsia, transformando-se em soldado e depois em Comandante da Legião Negra de Borna. É enganado por conspiradores da coroa que o levam a acreditar que o tirânico Borna acabaria com sua legião. Os dois se confrontam, onde Borna usa um imenso machado e Kull uma espada. Borna acerta com o machado o seu rosto, o que lhe garante uma enorme cicatriz. Kull o mata no confronto e toma a coroa para si, frustrando aqueles que esperavam tomar a coroa, que agora passarão a planejar sua queda nas sombras.  Kull é ajudado por um picto e um conselheiro onde tenta manter seu reinado livre de conspiradores, exércitos inimigos e magos como Thulsa Doom (que enfrentou Conan no primeiro filme, ou seja, Doom era da época de Kull não de Conan).


Só que os envolvidos aos invés de adaptarem “"A King Comes Riding!" publicada nos EUA em Kull The Conqueror (1971) n° 1/1971 e por aqui, muitos se lembrarão da saudosa Superaventuras Marvel 15, resolveram pegar pouquíssimos elementos de um conto de Conan (era para ser Conan, lembram?)  chamado “The Hour of the Dragon” (apenas a “ressureição do mago” – mudado para bruxa - de Acheron e Conan (agora Kull) reunindo seus antigos piratas) com redução da faixa etária, elementos cômicos e trilha sonora Heavy Metal, resultado que desagradou público e crítica, com Sorbo lembrando mais Hércules do seriado homônimo do que um bárbaro dos contos de Howard. A mudança drástica na origem do personagem influenciou diretamente, mas alguns aspectos ficaram muito soltos como por exemplo: por que Kull não revelou que ainda estava vivo quando houve a chance ? Fora que o "Sopro de Valka", que pode derrotar as chamas de Akivasha, ficou confuso (a viagem ficou parecendo uma versão ruim dos filmes de Simbad dos anos 70). Outro aspecto foi a redução da faixa para 13 anos nos EUA: mostrou-se um filme muitas vezes infantil, o que até não seria problema se o roteiro fosse mais elaborado. Se tivessem investido mais em locações como nos dois Conan e acrescido personagens como: Brulle, o lanceiro picto;  o  conselheiro;  o menestrel da corte e um vilão mais temido, o filme poderia ter feito melhor nas bilheterias.


Quanto ao elenco Kevin Sorbo estava no auge com o seriado Hércules, mas não funcionou como Kull (pela visão de quem acompanha o personagem nos quadrinhos). O rei Valusiano é mais decidido, carrancudo, irônico e com um físico próximo ao de Conan. E Sorbo só tinha um hiato de dois meses (um grande problema) para filmar e voltar a sua famosa série.  Thomas Ian Griffith (como Talígoro) saiu-se muito bem e manteve o filme na linha com bons duelos com Sorbo (neste aspecto coreografaram bem as lutas). Tia Carere, inicialmente, faria Zareta, mas se viu mais no papel da vilã. A atriz, dentro do que lhe foi oferecido, representou bem, mas sua transformação final em demônio (fracos efeitos de CGI) entregaram um resultado insatisfatório, o que foi estranho, pois o responsável pelos efeitos era Kit West (“Caçadores da Arca Perdida” e “O Retorno de Jedi”...). Sven-Ole Thorsen, presença em vários filmes de Schwarzenegger, esteve em “Conan, o Bárbaro” (1982), “Conan, o Destruidor”(1984) e “Guerreiros de Fogo” (1985) fez o rei Borna com pouco tempo em cena. Era um momento a ser melhor desenvolvido, mas tudo foi muito rápido. Karina Lombard entrou no filme após terminar os trabalhos em O Último Matador (1996)  e pegou o papel da vidente e amor de Kull, Zareta. O personagem me lembrou mais Zenóbia, das estórias de “Conan Rei” nos quadrinhos. Litefoot (o índio da filme “A Chave Mágica”) fez Ascalante , sacerdote de uma seita religiosa. O personagem existe nas hqs, mas de uma forma diferente. Último filme de cinema de Pat Roach (como meio homem-meio monstro) que esteve em também em “Conan, o Destruidor” ; “Guerreiros de Fogo”, novamente  por sobre maquiagem.


Filmado na Eslovaquia, utilizando partes de locações de “Coração de Dragão”, Kull foi pretensioso em seu projeto, mas falhou em sua concepção. O filme pode ser visto como um “espada e feitiçaria“ acima de seus congêneres ou um fraco filme que pretendia lançar um herói que se aproximasse de Conan (não há “parentesco entre os dois personagens, mas já se encontraram em viagens no tempo). É um filme muito irregular: tem boas lutas, diálogos que deveriam ter sido evitados, uma boa fotografia, efeitos especiais com momentos bons e ruins. Por aqui o filme foi lançado direto em VHS e, posteriormente, na Tv a cabo. Sua exibição, atualmente, tornou-se rara. Um filme de aventuras para se assistir em um despretensioso dia chuvoso.

Trailer:




Curiosidades:
Enquanto praticava para as cenas de luta, Kevin Sorbo se cortou com uma espada de lâmina cega. A seu pedido, os produtores deram-lhe uma espada de borracha.

A frase de Akivasha: "Eu alterei nosso pacto. Ore para não alterá-lo mais!" é uma corruptela de Darth Vader "Estou alterando o acordo. Ore para não alterá-lo mais!" de Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980).

Incomum para um filme de Hollywood, as duas atrizes principais são multirraciais. Tia Carrere é parte havaiana, chinesa, espanhola e filipina. Karina Lombard é metade suíça e metade nativa americana.

O conto "A Hora do Dragão" foi publicado pela Dark Horses em 2013 como uma minissérie de 6 edições

Orçado em $ 20 milhões de dólares, arrecadou apenas 6 milhões.


Cartazes












Conan vs Kull





















Kull nos Quadrinhos













Mapa da época de Kull



A origem de Kull em Super Aventuras Marvel


Kull e Conan




Filmografia Parcial:
Kevin Sorbo










Pulso Zero (1992); Dupla Fatal (1993); Hércules e as Amazonas (1994); Hércules em Busca do Reino Perdido (1994); Hércules e o Círculo de Fogo (1994) Hércules no Mundo dos Mortos Hércules e o Labirinto do Minotauro (1994); Hércules (seriado 1995 a 1999); Kull, o Conquistador (1997); Andromeda  (seriado 2000 a 2005); Last Chance Cafe (2006); Com as Próprias Mãos 2: O Troco (2007); Nascido das Sombras (2007); Avenging Angel (2007); Com as Próprias Mãos 3: Vingança Solitária (2007); Espartalhões (2008); Acredite em Lobisomens (2008); Corra que Tem Loucos por Aí! (2008); Perigosas (2009); Um Presente de Grego (2010); Tales of an Ancient Empire (2010); A Outra Dimensão (2010); A Vingança de Julia (2011); Campos de Esperança (2012); O Anjo Mora ao Lado (2012); Deus Não Está Morto (2014); Sobreviventes (2014); O Justiceiro: Estrada do Caos (2014); Procura-se o Amor (2014); Mythica: Busca por Heróis (2014); Unidos pelo Destino (2015); Entre a Vingança e o Perdão (2015); Mythica: o Necromancer (2015); Prisioneiras Nunca Mais (2016); Mythica: a Coroa de Ferro (2016); Mythica: Batalha dos Deuses (2016); Tempo de Mudanças (2016); O Mistério da Fé (2017); Que Haja Luz (2017); Sem Perdão (2017); Miracle in East Texas (2019); Bernie the Dolphin 2 (2019); One Nation Under God (2020); The Legend of Johnny Jones (2021); The Street Avenger (2021); Trail Blazers (2021)

Tia Carrere 










General Hospital (seriado 1985 a 1987);  Zombie Nightmare (1987); Aloha Summer (1988); Fatal Mission (1990); Massacre no Bairro Japonês (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Quanto Mais Idiota Melhor (1992); Matadora de Aluguel (1993); Sol Nascente (1993); A Tentação (1993); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); True Lies (1994); Os Imortais (1995); Luta pela Sobrevivência (1995); Uma Escola Muito Doida (1996); Inimigo por Natureza (1996); Kull, o Conquistador (1997); Cidade do Medo (1998); Despedida de Solteiro (1999); Merlin: O Retorno (2000); Caçadora de Relíquias (seriado 1999-2002); O Príncipe Encantado (2002); Parceiros no Crime (2005); Você Não Pode Beijar a Noiva (2011); AJ and the Queen (seriado 2020)

Thomas Ian Griffith










Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989); Força Excessiva (1993); O Anjo da Morte (1994); Missão: Resgate Impossível (1997); Kull, o Conquistador (1997); Vampiros de John Carpenter (1998); Avalanche - Inferno no Alasca (1999); Na Teia da Traição (2002); Triplo X (2002); O Guardião do Tempo 2 (2003); Sexta-Feira Negra (2007); Cobra Kai (seriado 2021-2022)

Karina Lombard










The Doors (1991); A Firma (1993); Lendas da Paixão (1994); O Último Matador (1996); Kull, o Conquistador (1997); Exposé (1998); Guardian (2001); Trama Diabólica (2003); Os 4400 (seriado 2005 a 2006);  The L Word  (2004 a 2009); Le fils à Jo (2011)

Litefoot










A Chave Mágica (1995); Kull, o Conquistador (1997); Mortal Kombat: A Aniquilação (1997); Song of Hiawatha (1997); Picture of Priority (1998); Adaptação (2002);


Sven-Ole Thorsen










Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Jogo Bruto (1986); Máquina Mortífera (1987); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); Nemesis - O Exterminador de Androides (1992); Vencer ou Morrer (1993); Dragão: A História de Bruce Lee (1993); O Último Grande Herói (1993); O Alvo (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Rápida e Mortal (1995); Ameaça Nuclear (1996); Queima de Arquivo (1996); George: O Rei da Floresta (1997); Kull - O Conquistador (1997); Best of the Best 4 - Sem Aviso (1998); O 13º Guerreiro (1999); O Fim dos Dias (1999); Gladiador (2000); Efeito Colateral (2002); Timecop 2 - O Guardião do Tempo (2003); Refém (2005);


Pat Roach (1937–2004)









Laranja Mecânica (1971); Barry Lyndon (1975); O Estranho Aliado do Rei Arthur (1979); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Fúria de Titãs (1981); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Willow: Na Terra da Magia (1988); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Luta Decisiva (1990); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); Retratos de uma Mulher (1996); Kull, o Conquistador (1997)




Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre