quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A MORTE DO INCRÍVEL HULK / THE DEATH OF THE INCREDILE HULK (1990) - ESTADOS UNIDOS


RÉQUIEM PARA UM MONSTRO

David Banner (Bill Bixby) se infiltra em uma base científica como um simplório zelador com o intuito de acelerar ocultamente as pesquisas do Dr. Ronald Pratt (Philip Sterling), visando o aperfeiçoamento de um aparelho que também servirá de cura para o seu alter ego primitivo. Quando se revela como sendo David Banner, dado como morto anos atrás, Pratt resolve ajudá-lo. Ao iniciarem os testes, o laboratório é invadido por uma uma espiã chamada Jasmin (Elizabeth Gracen), à procura de documentos secretos que interrompe o processo. Banner se transforma em Hulk e o Dr Pratt sai ferido do episódio. Agora os superiores de Jasmin ao saberem da existência do Hulk imaginam que ele fora criado no local para fins militares e sequestram Pratt para que este crie um "soldado perfeito", enquanto a jovem decide fugir da garra da organização que a mantinha como espiã contra sua vontade.David e Jasmin iniciam um romance e decidem fugir, mas ao David saber do sequestro de Bratt tem que tomar uma decisão: fugir com sua amada e finalmente viver uma vida que nunca teve ou voltar para salvar seu amigo de uma provável morte.


A Morte do Incrível Hulk teve um título no final até irônico: foi o final da trilogia por diversos motivos, mas os principais foram as baixas audiências que os telefilmes anteriores tiveram e a descoberta do câncer de Bixby e sua e derrota para a doença em 1993. A trilogia até tentou boas ideias que não funcionaram. Bixby produziu e dirigiu, tendo que negociar com as redes de televisão e mostrar que o gigante verde ainda era um produto rentável, até porque a série foi um sucesso. Mas veio Thor no primeiro e parecia que nunca tinham lido os quadrinhos do personagem; veio o segundo com o Demolidor e Hulk se tornou secundário. Esse terceiro exemplar foi inicialmente concebido para ter o Homem de Ferro e a Viúva Negra (cujo nome nos quadrinhos era Romanova), mas o baixo orçamento (notem que o processo e transformação ficou apenas na face de Banner) deve ter mutilado o roteiro. Para os fãs dos quadrinhos dá para perceber que houve uma livre (e bota livre nisso) inspiração na viúva negra e quanto ao Homem de Ferro nem menção.


A grande jogada estava no título: "A Morte do Incrível Hulk", um chamariz e tanto, já que o personagem, conforme dito pelo Doutor Bratt a Banner possivelmente seria imortal, pois a velocidade do seu fator de cura o impossibilitara de ter danos irremediáveis em seus órgãos. A Marvel já mostrou essa possibilidade na ótima HQ "Futuro Imperfeito" na qual Rick Jones, em um futuro alternativo, volta no tempo para pedir ao Hulk com a mente de Banner que lhe acompanhasse ao futuro, pois ele se tornaria "O Maestro", um Hulk inteligente, mais velho, mal e ditador. O confronto entre ambos é muito bem feito. Então nosso Hulk de Ferrigno não morreria na verdade. Já havia a ideia de um próximo filme com os possíveis títulos de "O Renascimento do Incrível Hulk" ("Rebirth of the Incredible Hulk") ou "A Vingança do Incrível Hulk" ("Revenge of the Incredible Hulk"). E também havia a intenção de termos uma She-Hulk (Mulher Hulk) que seria ninguém menos do que Brigette Nielsen (Guerreiros de Fogo, Rocky IV). Provavelmente (e aí vai minha especulação) o seu sangue serviria para salvar Hulk ou Jasmin tomaria uma dose de radiação e se transformaria na Mulher-Hulk (Nielsen), mas "A Morte ..." não foi bem feito e não forneceu o impacto necessário para manter o interesse (pelo menos nos EUA).


Novamente filmado em Vancouver, o telefilme tem um roteiro bem fraco diante das futuras pretensões para a franquia: David se infiltra em uma base científica de máxima segurança. Como conseguiu? No episódio anterior, quando preso lhe foi dito que suas digitais não conferiam, ou seja: ele não existia para a lei. Mas conseguiu um emprego na base de segurança máxima (!!!); David e Pratt colocam Hulk em um campo de força que nem a criatura atravessa (essa invenção me pareceu mais importante para os bandidos do que a tal máquina que curaria Banner). Para que serve a máquina não é muito explicado, basta que curaria nosso Doutor e tudo bem (sendo que nos 2 telefilmes anteriores foi a mesma coisa). A não inclusão de McGee (Jack Colvin), o repórter chato, deveu-se ao aneurisma que o afastou da carreira em definitivo, um ano antes. Seria interessante um encontro entre a dupla que ficou em um jogo de gato e rato durante toda a série. Uma pena; A ideia de um soldado perfeito? Seria o Abominável do filme de Norton 18 anos depois? Ou um segundo Hulk? (outro fisiculturista?). E a tal morte do Hulk? Pareceu uma inspiração mal feita de "King Kong" de 1977. As pessoas choraram no cinema com a morte de Kong, mas aqui foi algo do tipo: Ah, então foi isso? Muito anti-clímax, além de que achei o par Bixby e Elizabeth Gracen sem aquela química para sentirmos a dor da separação do casal. Não sei dizer se a culpa está no roteiro, direção e montagem, mas a estória foi mal desenvolvida com personagens sem graça e a montagem fez o filme parecer "muito rápido"com tudo meio jogado e mandado para as telas às pressas.


No elenco já conhecemos Bixby e sua interpretação clássica que será sempre lembrada junto a Ferrigno como "O Hulk da Tv". Infelizmente, nesses 3 telefilmes, vemos Ferrigno mais fazendo poses para campeonato de fisiculturismo do que destruindo coisas (tinham que ter colocado mais dinheiro na produção). Quem se destaca é Elizabeth Gracen e  Andreas Katsulas (1946–2006) como o gangster que prende Jasmin.


A Morte do Incrível Hulk, apesar de ser um telefilme fraco e não conseguir demonstrar na tela o impacto que o título pretendia conseguir, encerra o ciclo definitivo de Bixby e Ferrigno. Mesmo com a Fox Network aceitando exibir o próximo título não havia a garantia de que poderiam emplacar finalmente uma nova série ou outros telefilmes. Homem de Ferro? Mulher Hulk? Homem Aranha e Capitão América? (como haviam planejado muito antes), um vilão ao estilo Abominável? (sempre achei que faltou um super vilão, com ação mais realista, para os telefilmes decolarem). Seria interessante ver o que a Marvel teria seguido com essa ideias, mas em contraponto talvez o fracasso desses telefilmes tenha feito a Marvel mudar a percepção de como produzir filmes e conseguir o sucesso que vemos hoje. Não dá para realmente sabermos, mas pelo menos ainda temos essas produções para revermos e apreciarmos (não para todos) como o mundo dos heróis era mais ingênuo.

Trailer:




 

Curiosidades:

O cenário usado para filmar a cena final do Hulk inicialmente permaneceu intacto por causa dos planos para um quarto filme de TV. No entanto, a morte de Bill Bixby impediu que a proposta fosse executada.
A saúde terminal de Bill Bixby foi citada como motivo para adiar e finalmente acabar com a sequência deste longa, mas não foi o caso. A decisão foi tomada antes que a saúde do ator se tornasse um problema e se baseava nas quedas de audiência da trilogia.

Após o fracasso nas classificações deste filme, a NBC decidiu não continuar a série. A CBS já não queria mais nada com a franquia "O Incrível Hulk", antes de "A Volta do Incrível Hulk" (1989), então, para lançar o quarto filme, primeiro Bill Bixby tentou chegar a um acordo com a rede ABC. A emissora o recusou, depois ele fez o mesmo com a Fox Network, que concordou em exibir o quarto telefilme. Bixby e a Fox estavam negociando, até Bixby ser diagnosticado com câncer de próstata.

A esposa de Lou Ferrigno (The Hulk) na vida real, Carla Ferrigno, interpreta uma caixa do banco neste filme. Eles também apareceram em três episódios de "O Rei do Queens" (1998) como eles mesmos.

A morte do Hulk tem sido um tópico de discussão desde o seu lançamento, devido a alguns problemas de consistência. Neste filme, o Hulk mostra uma força aumentada sobre a que ele tinha durante a série da televisão; enquanto no episódio "The Hulk Breaks Las Vegas" ele conseguiu derrubar um pequeno trator com os dois braços, neste telefilme ele é capaz de parar dois tratores visivelmente maiores, um com cada braço, a ponto de quebrar . Além disso, durante a cena no laboratório em que o Hulk está contido em um campo de força, Banner se cura de uma lesão em questão de segundos, o que ele não pôde fazer como Banner ou Hulk durante o seriado da TV. Tais ferimentos levariam pelo menos uma hora para o Hulk se curar, e é na forma do Hulk que seu fator de cura funciona mais rápido. Essas duas situações confirmam que, com o passar dos anos, os poderes do Hulk aumentaram substancialmente, permitindo que ele exercesse mais força e se curasse mais rapidamente de seus ferimentos. 


She- Hulk (Brigette Nielsen)














Música do Filme:
And Something Ends - Chris Forde 






Filmografia Parcial
Bill Bixby (1934–1993)










Sua Última Façanha (1962); Irma la Douce (1963); A Marca do Vingador (1966); Meu Marciano Favorito (seriado 1963-1966);  O Bacana do Volante (1968); The Courtship of Eddie's Father (seriado 1969 a 1972); The Magician (seriado 1973 a 1974); Bang-Bang! Uma Turma do Barulho no Velho Oeste (1975); Rich Man, Poor Man (seriado 1976); O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado1977 a 1982); A Volta do Incrível Hulk (1988); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990)


Lou Ferrigno 











O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado 1977-1982); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); As Aventuras de Hércules (1985); A Volta do Incrível Hulk  (1988); Sinbad e os Sete Mares (1989); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); Arena da Morte (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Arena da Morte 2 (1994); Hulk (2003); O Incrível Hulk (2008); The Avengers: Os Vingadores (voz - 2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); Vingadores: Era de Ultron (voz 2015); Sharknado 3: Oh, Não!  (2015); Instant Death (2017); Purge of Thrones (2018) 


Elizabeth Gracen








Ninguém Segura essa Garota (1987);  Vampiros em Fuga (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); Marcado Para a Morte (1990); As Areias do Tempo (1992); Execução Sumária (1995);  Highlander: A Série (seriado 1993 a 1998); Highlander: The Raven (seriado 1998 a 1999); Interceptor Force 2 (2002); Coerência ou Coherence (2013); Suspense (seriado 2014 a 2018)

Andreas Katsulas (1946–2006)










Na Época do Ragtime (1981); Nada é para sempre (1984); Perigo na Noite (1987); O Siciliano (1987); Assassinato em Hollywood (1988); Marcados Pelo Ódio (1989); Estranhos Visitantes (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); Neon - O Império da Máfia (1991); Teias da Sedução (1992); Top Gang 2! A Missão (1993);  O Fugitivo (1993); Momento Crítico (1996); A Piece of Eden (2000)


Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre