terça-feira, 5 de novembro de 2019

O JULGAMENTO DO INCRÍVEL HULK / THE TRIAL OF THE INCREDIBLE HULK (1989) - ESTADOS UNIDOS




DOBRADINHA HULK / DEMOLIDOR

David Banner (usando o nome de David "Belson") continua sua vida de andarilho ficando pouco tempo em cada lugar: sem raízes, sem amigos, sem passado. Ao pedir demissão de um trabalho, que certamente traria seu alter ego à tona, resolve tentar a vida na cidade (Vancouver, mas o filme não cita) onde as pessoas não se interessam pelas outras o que facilitará seu anonimato. Dentro do metrô acaba defendendo uma mulher chamada Ellie Mendez (Marta DuBois) de agressão por dois homens. Eles haviam assaltado um banco, levando uma alta quantia em diamantes. David (Bill Bixby) se transforma na criatura que destrói um dos vagões e foge, mas, na confusão, uma pessoa é alvejada e morre. Banner em seguida termina por ser preso como se fora um dos bandidos e  Ellie se encontra em um hospital impossibilitada de depor. Na cadeia recebe a visita de um advogado, Matt Murdock (Rex Smith),  que nas horas vagas tua como o defensor de sentidos apurados, Demolidor. Enquanto tenta entender porque "Belson" fora indiciado, acaba por confrontar Wilson Fisk (John Rhys Davies), empresário e "rei do crime local" (apesar deste termo não ser citado) nas horas vagas, um homem que controla o submundo com mãos de ferro e que possui uma rede de bandidos sob seu comando.




Muitos consideram telefilmes como este como os primórdios da Marvel e talvez estejam certos. Já se passaram mais de 30 anos. Muitos são filhos e netos do que estavam na adolescência ou inicio da fase adulta nos anos 80. Os efeitos feitos para a Tv eram quase que uma experimentação, mas já havia produções que mudariam a a forma de se ver cinema: Aliens (1986); Vingador do Futuro (1990); Exterminador do Futuro 2 (1991). A lista é longa. O Julgamento do Incrível Hulk não era um Conan I e II ou Guerreiros de Fogo, produções para o cinema. O orçamento era infinitamente menor porque nas TVs tudo é feito mais rápido e com orçamento apertado. E ainda existia muito aquela distinção do que eram atores de Tv e atores de cinema. Atualmente, algumas séries televisivas, podem se dar ao luxo de terem atores de Hollywood em suas produções, mas não era algo muito usual.


O primeiro telefilme da trilogia, "O Retorno do Incrível Hulk", ficou devendo: havia algumas inconsistências; um Thor descaracterizado; uma montagem com certas deficiências e algumas cenas que poderiam ter sido descartadas. Este segundo exemplar, um ano depois do primeiro, veio com o mérito de ser uma boa produção. A dobradinha Hulk / Demolidor ficou bem interessante e a primeira adaptação live-action do "Demônio de Hell's kitchen" não sofreu tantas modulações. Bill Bixby dirigiu novamente (e produziu) este novo exemplar, aprendendo com sua experiência anterior. O filme tem um tom mais sério, a ação acontece nos momentos corretos e os atores sabem o que fazer em cena. E o melhor: a origem do Demolidor, para quem lê quadrinhos, está lá: Murdock narra como ficara cego e adquirira os poderes; a radiação interagindo no processo; Wilson Fisk; Tucão; Tentáculos; a enfermeira e até uma pretensa "Vanessa". Há claras influências do Demolidor de Frank Miller nesse filme, inclusive na roupa do herói que ainda não era o visual clássico. Percebe-se também o cuidado de tentar manter uma coerência para o personagem. A ideia de Murdock defender Banner foi bem legal (assim como na série demolidor de 2015 ele defende o Justiceiro). E Rex Smith (do seriado Moto Laser) se saiu bem como o herói cego. Claro que o orçamento limitado atrapalhou, mas o espírito dos quadrinhos está ali. E está bem óbvio de que uma série derivada poderia surgir, porém assim como falhou o personagem Thor, não seria esse telefilme que impulsionaria o projeto. Somente com a arrecadação dos X- Men, em 2000, foi que voltou-se ao projeto de lançar o herói cego no cinema. Matt Damon foi cogitado, mas não assinou. Foi feito um curta chamado "Daredevil, the Teaser" (2001) dirigido por David Sarrio e protagonizado pelo ator Frank Schuler, com um visual gótico ao estilo "Batman" de Tim Burton, na verdade uma estratégia de marketing para entrar na briga de quem faria a adaptação. Quem levou mesmo foi o diretor Mark Steven Johnson (em 2003), tendo Ben Affleck no papel principal (que depois faria Batman), mas desagradou muito aos fãs. Mas podemos dizer O Julgamento do Incrível Hulk abriu as portas e se mostrou um produto de potencial bem interessante, o que ficou provado com a série em 2015/2018 (na qual há algumas pequenas semelhanças com este segundo exemplar do revival).


Há momentos bem interessantes: a cena de tribunal com a transformação do verdão talvez seja a cena mais lembrada; o final que deixou muito a desejar apenas por um motivo: o veículo de fuga de Fisk. Ficou absurdamente futurista. Me pareceu que alguém viu o clip do Queen "Radio Gaga" (1984) e se inspirou. Saiu fora do contexto que estava sério até aquele momento. Ah e o título é enganoso: não há realmente o julgamento, nem do Hulk e nem de Banner, mas há a presença de Stan Lee no corpo de jurados (quem assistiu, entenderá). Nosso Demolidor tem um "daredevil phone", algo como um bat-fone para que o comissário de polícia (um dos poucos fora da lista de subornos de Fisk) possa contactá-lo sem localizá-lo. Bem futurista este tel. Banner usa barba em uma boa parte do filme, mas alguém teve o bom senso de não colocar um Hulk barbudo. Senão o título teria que ser: O Julgamento do Incrível Hulk Barbudo. E quem ajuda Murdock no fim das contas não é o Hulk e sim Banner, algo que não me lembro de ter visto.


Bill Bixby e Ferrigno (muito mais forte) sabiam exatamente como se comportar em cena. Essa semana Edward Norton revelou que considerou Bixby como o melhor ator a interpretar Banner e compartilho dessa afirmação. Já Ferrigno é uma questão de opinião. Como já dito em outra análise, um personagem de carne e osso brigar com uma criatura digital é complicado (mas ainda o prefiro do que o de Banna). Ferrigo se distanciava muito do Hulk dos quadrinhos, mas foi o sucesso dessa dupla que permitiu ao mercado ver que os personagens da Marvel tinham um lugar fora das páginas dos quadrinhos e os leitores não eram crianças. John Rhys Davies (você se lembrará dele na franquia "Indiana Jones" como o amigo do personagem de Harrison Ford) está bem diferente do Fisk dos quadrinhos, mas funciona dentro deste contexto. Quanto a Rex Smith surge a curiosidade de como interpretaria o Demolidor. Teria sido um seriado bem interessante, uma pena não terem investido na ideia.  Marta DuBois tem um papel que se resume a ficar assustada e perdida na confusão e o restante do elenco está bem.


O Julgamento do Incrível Hulk é um telefilme bem realizado e quem acompanhava a série terá maior identificação com a temática. Em termos de adaptações da Marvel é fraco, em termos de telefilme é superior a muita coisa já feita dentro e fora do segmento heróis em quadrinhos. Na verdade, em alguns momentos, achei que era mais um filme do Demolidor do que do Hulk e essa mudança de protagonismo, para mim deu um ritmo melhor ao filme. Passatempo que diverte, no que talvez, seja o melhor dessa trilogia.


Trailer:




Curiosidades:

Marta DuBois faleceu de Aneurisma cerebral, aos 65 anos 

John Rhys-Davies aceitou o papel de Wilson Fisk, também conhecido como O Rei do Crime, sem saber que o personagem é careca e barbeado nos quadrinhos. Quando soube disso, ele se ofereceu para raspar a cabeça, já que os produtores não conseguiram lhe dar uma careca. No entanto, eles recusaram e Rhys-Davies apareceu com um olhar diferente. Além disso, Fisk nunca é referido como "O Rei do Crime" no filme.

Stan Lee tem uma participação especial no júri. Isso marca sua primeira participação especial em uma adaptação da Marvel Comics, embora isso se tornasse uma tradição em adaptações posteriores.

Demolidor está vestido inteiramente de preto neste filme, apesar de seu traje vermelho-escuro nos quadrinhos. Logo após o lançamento do filme, os quadrinhos também deram um traje preto ao Demolidor, embora mais tarde voltassem ao vermelho.

Foi decidido pelos produtores mudar o traje de Demolidor de vermelho para preto, porque achavam que um traje todo vermelho não seria bem traduzido e não ficaria bem em um filme de televisão. O co-criador do Demolidor, Stan Lee, criticou publicamente o traje todo preto de Demolidor para este filme, pois achou que o traje parecia avisar os bandidos sobre sua cegueira.

Essa foi a única vez na história da série de televisão de ação ao vivo "The Incredible Hulk" e seus três filmes de televisão em que o Hulk usava sua calça roxa registrada nos quadrinhos.

Stan Lee ficou desapontado por ter sido substituído por um dublê, quando seu personagem pulou da caixa do júri.


O primeiro nome de Banner foi alterado para David porque o produtor Kenneth Johnson considerou os nomes aliterativos irrealistas (Bruce Banner; Peter Parker; Wonder Woman, Redd Richards, Clark Kent, Silver Surfer. Guy Gardner, Charles Xavier, Doctor Doom, Susan Storm ...)

Jack Colvin não conseguiu repetir seu papel como repórter investigativo e inimigo Jack McGee, pois foi forçado a se aposentar de atuar depois de sofrer um derrame menor, um pouco menos de um ano antes.

Nancy Everhard apareceu em outro filme da Marvel, "O Justiceiro" (1989), no mesmo ano que O Julgamento do Incrível Hulk (1989)

Este filme foi rodado em Vancouver, Canadá. O anterior foi filmado em Los Angeles.



Quadrinhos: 







O Seriado Moto Laser


 
"Daredevil the Teaser" 



Filmografia Parcial:
Bill Bixby (1934–1993)

 









Sua Última Façanha (1962); Irma la Douce (1963); A Marca do Vingador (1966); Meu Marciano Favorito (seriado 1963-1966);  O Bacana do Volante (1968); The Courtship of Eddie's Father (seriado 1969 a 1972); The Magician (seriado 1973 a 1974); Bang-Bang! Uma Turma do Barulho no Velho Oeste (1975); Rich Man, Poor Man (seriado 1976); O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado1977 a 1982); A Volta do Incrível Hulk (1988); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990)

Lou Ferrigno 

 








O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado 1977-1982); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); As Aventuras de Hércules (1985); A Volta do Incrível Hulk  (1988); Sinbad e os Sete Mares (1989); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); Arena da Morte (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Arena da Morte 2 (1994); Hulk (2003); O Incrível Hulk (2008); The Avengers: Os Vingadores (voz - 2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); Vingadores: Era de Ultron (voz 2015); Sharknado 3: Oh, Não!  (2015); Instant Death (2017); Purge of Thrones (2018) 


John Rhys Davies

 









Vida Nua (1975); The Famous History of the Life of King Henry the Eight (1978); A Nightingale Sang in Berkeley Square (1979); Shogun (1980); Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981); A Esfinge (1981); Ivanhoé (1982); Vítor ou Vitória? (1982); Sahara (1983); A Espada do Valente (1984); As Minas do Rei Salomão (1985); Pânico em Kilimanjaro (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986); 007 Marcado para a Morte (1987); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); A Arma Secreta (1990); Return to the Lost World (1992); Cyborg Cop: A Guerra do Narcotráfico (1993); O Anjo da Morte (1994); O Grande Dragão Branco 3  (1996); Delta Force One - Comando de Elite (2000); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Impacto Fulminante (2002); Caçada Sem Trégua (2002); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Medalhão (2003); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); 12 Dias de Terror (2004); Duelo de Campeões (2005); Em Nome do Rei (2007); A Vingança do Demônio (2007); Anaconda 3  (2008); Anaconda 4 (2009); Sophie e Sheba (2010); O Despertar dos Deuses (2013); Saul: The Journey to Damascus (2014); Quem Matou Jesus?  (2015); Pedro: a Redenção (2016); Starbright (2020);

Rex Smith 
 
 








Talvez Algum Dia (1979); The Pirates of Penzance (1980); Moto Laser (seriado 1985); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); A Passion to Kill (1994); As Novas Aventuras de Riquinho  (1998); Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016)

Marta DuBois (1952–2018)
 
 









Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); Instinto Fatal (1990); Distintivo de um Morto (1995); Luminarias (1999); Lone Rider (2008) e participação em vários seriados 

Nancy Everhard
 
 








Dupla Vingança (1988); Abismo do Terror (1989); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); O Justiceiro (1989); 48 Horas, Parte 2 (1990); Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary (2005) Outlaw Trail: The Treasure of Butch Cassidy (2006) e participação em vários seriados 


Cronologia Marvel :
Conan (1982)
Conan o Destruidor (1984)
Howard, O Super-Herói (1986)
O Julgamento do Incrível Hulk (1989)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Kull, o Conquistador (1997)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Salomon Kane (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre