quarta-feira, 2 de novembro de 2022

UM SONHO DE LIBERDADE / THE SHAWSHANK REDEMPTION (1994) - ESTADOS UNIDOS

ESSA TAL LIBERDADE

Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro condenado a prisão perpétua pelo assassinato da esposa e do amante, sendo enviado para uma prisão de segurança máxima chamada Shawshank, no Maine. Inocente, consegue travar amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman) melhor conhecido como “Red Redding”, encarcerado há 20 anos e capaz de trazer qualquer encomenda para dentro da prisão. Red tem suas revisões de pena sempre negadas pelo comitê de condicional e revela sarcasticamente a Andy que na prisão “todos são inocentes”. 

Sendo ocasionalmente perseguido por uma dupla de estupradores, Andy vê sua sorte virar ao utilizar seu conhecimento financeiro para ajudar o Capitão Hadley (Clancy Brown de "Highlander") a se livrar das garras do Fisco. Logo, a notícia se espalha e o ex-banqueiro passa a resolver os problemas financeiros de todos os guardas, inclusive a do diretor corrupto do presídio, Warden Norton (Bob Gunton), assim como parentes e amigos deste. Enquanto ocupa seus dias a esculpir pedras-sabão como hobby, descobre a chegada de um novo prisioneiro, que lhe revela acreditar ter conhecido em outro presídio o verdadeiro assassino de sua esposa. Andy  passa a nutrir esperanças de provar sua inocência, mas nem todos veem com bons olhos sua soltura.

Drama penitenciário ou conto prisional adaptado de uma estória de Stephen King (“As Quatro Estações”, da qual Rob Reiner extraiu outro conto para fazer o longa “Conta Comigo”), mestre da moderna literatura de horror. Um Sonho de Liberdade é um excelente filme, que mescla primorosamente vários elementos de uma forma singela e sutil. Temos o dia a dia de um presídio dos anos 40 (a ação se passa entre 1946 e 1967); um ex-presidiário idoso de volta ao "mundo" e que lhe parece mais assustador do que onde vivera; e um personagem principal que realizará muito mais do que aparenta. Corrupção, nostalgia, amizade, esperança, dor, desesperança, medo e redenção. Uma salada muito fácil de dar errado,  mas que nas mãos do estreante (no cinema - era mais atuante como roteirista) Frank Darabont ("O Nevoeiro"; e nas primeiras temporadas do seriado "The Walking Dead"), transformou-se em um filme delicioso de assistir que não brinca com a inteligência do espectador, brindando a todos com um final surpreendente, justo e poético.

Na excelente composição dos personagens, temos Tim Robins como o pacato homem que vê sua vida transformada em um inferno, mas traz uma nova vida ao presidio, ao mudar o seu status quo, conseguindo livros para a biblioteca e trazendo dignidade e inspiração para os que ali se encontram. Morgan Freeman (também narrador da estória, a partir da chegada de Andy) interpreta um Red sagaz, conciliador, profundo conhecedor dos detentos e das regras explícitas e implícitas, e que vê a esperança como uma coisa perigosa que pode enlouquecer um homem.  Bob Gunton, como o diretor severo, nada honesto e que se esconde por trás de uma bíblia lucrando com um esquema de lavagem de dinheiro da qual obriga Andy a gerenciar, está excelente. Atores valorizados por um grande elenco de apoio como Clancy Brown (O vilão de Highlander), James Whitmore (no memorável personagem do idoso Brooks Hatlen que sai da prisão depois de 50 anos cumprindo pena) e William Sadler (interpretando Heywood). Sadler é um daqueles rostos que volta e meia vemos  em  filmes, mas não sabemos seu nome. Geralmente participa em papéis secundários, sempre com muita eficiência e personalidade (Sandler também participou de outro filme de Darabont: "O Nevoeiro"). 

Um Sonho de Liberdade é um filme para ser visto e revisto, sempre se percebendo algo de diferente a cada nova olhada. O diretor conseguiu com que o público se envolvesse fortemente com os personagens principais de Tim Robbins e Morgan Freeman, torcendo pelo sucesso de um e curioso pelo destino do outro.  A direção, sem pressa de acelerar a estória, entregou uma narrativa primorosa e inspirada, repleta de elementos pictóricos. Só não deu sorte no Oscar (foi indicado a sete prêmios e não levou nenhum), pois colidiu de frente com nada menos que o filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias" com Tom Hanks (outro filme excepcional e que merecidamente arrebatou várias estatuetas). Aliás, o papel de Andy Dufresne foi originalmente oferecido a Tom Hanks, que não pôde aceitar devido a conflitos de agenda com Forrest Gump. Hanks, no entanto, trabalhou no próximo filme de Frank Darabont, "À Espera de um Milagre" (1999), também uma adaptação de um romance de Stephen King, que se passa em uma prisão.

Deixando as controversas regras da academia americana de lado, vale muito a pena esta pequena obra-prima do cinema que se tornou atemporal e que consegue arrebatar sempre novos admiradores com um inesquecível “plot twist” revestido de poesia e lirismo em uma perfeita alquimia de esperança, amizade e redenção. Um filme que surgiu sem muitas expectativas e hoje é tido entre vários espectadores como um dos melhores já realizados. Até Stephen King gostou, algo raro nas adaptações feitas de suas obras.


Trailer: 


 

Curiosidades:

Clint Eastwood, Harrison Ford, Paul Newman, Gene Hackman, Robert Redford e Robert Duvall foram considerados para o papel de Red. No romance original, Red é um irlandês branco de meia-idade com cabelos ruivos grisalhos. No entanto, Frank Darabont sempre teve Morgan Freeman em mente para o papel, por causa de sua presença autoritária, comportamento e voz profunda. A resposta de Red, "Talvez seja porque eu sou irlandês", à pergunta de Andy sobre seu apelido foi mantida no filme como uma piada.

Stephen King nunca descontou seu cheque de US$ 5.000 pelos direitos do filme. Vários anos após o lançamento do filme, King emoldurou o cheque e o enviou de volta para Frank Darabont com uma nota com a inscrição: "Caso você precise de dinheiro para fiança. Com amor, Steve".

Frank Darabont assistiu Os Bons Companheiros (1990) todos os domingos durante as filmagens deste filme, e se inspirou nele, usando narração em off e mostrando a passagem do tempo.

Clancy Brown disse que recebeu várias ofertas de agentes penitenciários da vida real para trabalhar com ele, a fim de tornar seu retrato do capitão Hadley mais realista. Ele recusou todos porque Hadley era um personagem maligno e ele não queria deturpar os verdadeiros agentes penitenciários.

Embora nunca seja declarado diretamente no filme, Brooks está na prisão por supostamente assassinar sua esposa e filha após uma série de derrotas no pôquer.

O valor bruto inicial de US$ 18 milhões do filme não conseguiu nem cobrir o custo de sua produção. Ele fez outros US $ 10 milhões após suas indicações ao Oscar, mas o filme ainda foi considerado um fracasso de bilheteria. O filme se tornou o vídeo mais alugado de 1995 e uma das locações de vídeo de maior bilheteria de todos os tempos.

O título completo da novela de Stephen King, "Rita Hayworth and the Shawshank Redemption", não foi usado porque havia uma percepção em Hollywood de que o filme seria na verdade uma cinebiografia de Rita Hayworth. De fato, Frank Darabont até recebeu solicitações de audição de várias atrizes e supermodelos e seus agentes sobre o papel principal.

No final do filme, há uma dedicatória a Allen Greene. Ele era o agente de Frank Darabont e também um amigo pessoal próximo. Ele morreu pouco antes da conclusão do filme devido a complicações da AIDS.

A música de ópera que Andy Dufresne toca nos alto-falantes é "Canzonetta sull'aria" de "As Bodas de Fígaro", de Wolfgang Amadeus Mozart. Foi ideia de Tim Robbins que Andy aumentasse o volume do toca-discos na cena.

Stephen King vendeu os direitos de sua novela "Rita Hayworth and Shawshank Redemption" por apenas US$ 5.000, por causa de sua amizade com Frank Darabont. Eles se tornaram amigos quando Darabont adaptou um conto de King chamado The Woman in the Room (1984) (King tem uma política afirmando que qualquer aspirante a cineasta pode adaptar seus contos por um “dinheirinho”) e King ficou completamente impressionado. Eles mantiveram um relacionamento de amigos por correspondência e não se conheceram até que Darabont optou por "Rita Hayworth e Shawshank Redemption".

Raquel Welch, cujo cartaz de Mil Séculos Antes de Cristo (1966) tem um papel significativo no filme, é uma grande fã deste filme.

Jeff Bridges, Tom Hanks, Kevin Costner, Tom Cruise, Matthew Broderick, Nicolas Cage, Johnny Depp e Charlie Sheen foram considerados para o papel de Andy Dufresne. Hanks recusou, porque estava comprometido com Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994). Costner gostou muito do roteiro, mas depois se envolveu nas filmagens de Waterworld: O Segredo das Águas (1995).

Rob Reiner amou tanto o roteiro de Frank Darabont que ofereceu US$ 2,5 milhões pelos direitos do roteiro, para que ele pudesse dirigi-lo. Ele queria que Harrison Ford e Tom Cruise interpretassem Red e Andy, respectivamente. Darabont considerou seriamente a oferta de Reiner, mas finalmente decidiu que era sua "chance de fazer algo realmente grande" dirigindo o filme e até aceitou um corte salarial para poder dirigir.

A American Humane Society monitorou as filmagens de cenas envolvendo o corvo de Brooks. Durante a cena em que ele o alimentou com uma larva, o AHS se opôs alegando que era cruel com a larva e exigiu que eles usassem uma larva que havia morrido de causas naturais. Um foi encontrado, e a cena foi filmada.

James Whitmore foi escalado para o papel de Brooks porque ele era um dos atores favoritos de Frank Darabont.

O papel de Tommy Williams foi destinado a Brad Pitt, que em vez disso desempenhou o papel principal em Entrevista com o Vampiro (1994) no mesmo ano.

Votado em 4º lugar nos 500 Maiores Filmes de Todos os Tempos da revista Empire (setembro de 2008).

Quando Mark Rolston entrou para a audição, Frank Darabont disse: "Oh meu Deus, é Drake de 'Aliens'!"

Frank Darabont escreveu o roteiro por especulação, na tentativa de sair da rotina de escrever sequências de terror como A Mosca 2 (1989) e A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987).

O diretor Norton assobia o hino característico de Martinho Lutero "Eine feste Burg ist unser Gott", ou "Uma poderosa fortaleza é nosso Deus".

De acordo com Bob Gunton, o filme foi filmado na ordem das cenas. Normalmente, um filme é rodado com base na decisão do diretor e do diretor assistente.

Sidney Poitier recusou o papel de Red, pois não achava que interpretar um condenado fosse um bom exemplo.

Quando Andy coloca a música, a ópera italiana que toca é sobre duas mulheres armando uma armadilha para pegar um homem em sua infidelidade, assim como Andy pegou sua esposa o traindo. no começo do filme.

Após o lançamento deste filme, Mark Rolston saiu do escritório de seu agente depois de uma reunião e entrou em um elevador, segurando um carregador de bebê com seu filho recém-nascido dormindo. Uma mulher no elevador reconheceu Rolston como Bogs, entrou em pânico e começou a causar uma cena no elevador. Um preocupado Rolston teve que acalmá-la, para não acordar e perturbar seu filho.

Incluído na lista de 250 filmes do American Film Institute de 2005

Classificado em 10º lugar nos "Top 50 Filmes Cult de Todos os Tempos" da Entertainment Weekly.

A grama verde do lado de fora dos muros da prisão de Shawshank representa esperança.

Quase todos os itens adquiridos por "Red" têm um toque de coloração vermelha em algum lugar (menos o martelo de pedra, é claro). O maço de cigarros tem um logotipo vermelho e a pequena garrafa tem uma tampa vermelha.

Frank Darabont sempre tentou lançar Brian Libby em seus filmes, e ele aparece neste filme como Floyd.

Quando o diretor folheia a Bíblia de Andy após sua fuga, ele encontra o espaço recortado onde o martelo de Andy estava escondido começando no livro do Êxodo, que conta a história de escravos hebreus fugindo do Egito. Êxodo significa literalmente “fugir ou partir”.

Quando Andy está fugindo, ele rasteja por um túnel de drenagem cheio de esgoto bruto. O lodo era na verdade uma mistura de calda de chocolate, serragem e água, e duas décadas depois, os canos ainda cheiram a cacau.

A história de Tommy é um pouco diferente. Ele diz a Andy que seu antigo companheiro de cela se gabou de que o duplo assassinato que ele cometeu foi atribuído a um advogado, e não a um banqueiro, e Andy se apega à ideia de que as duas profissões eram comumente confundidas na época. Tommy também não é morto na novela; depois de concordar em não testemunhar em nome de Andy, ele é enviado para outra prisão.

Em francês, Dufresne significa "freixo" ou "freixo". O freixo no folclore e no simbolismo é tipicamente representativo da cura, enquanto também um sinal de morte e renascimento, todos os quais se aplicam a Andy


Cartazes:








Morgan Freeman,  Tim Robbins e Frank Darabont








Filmografia Parcial:

Tim Robbins







Resgate Heroico (1984); Garota Sinal Verde (1985); Férias da Pesada (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Vingança Tardia (1987); Twister (1989); As Aventuras de Erik, o Viking (1989); Alucinações do Passado (1990); Febre da Selva (1991); O Jogador (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Um Sonho de Liberdade (1994); Prêt-à-Porter (1994); A Teoria do Amor (1994); O Suspeito da Rua Arlington (1999); Missão: Marte (2000); Alta Fidelidade (2000); Sobre Meninos e Lobos (2003); Código 46 (2003); Guerra dos Mundos (2005); Zathura: Uma Aventura Espacial (2005); Em Nome da Honra (2006); Cidade das Sombras (2008); Terapia do Sexo (2012); Sem Direito a Resgate (2013);  Bem-Vindos ao Mundo (2014);  Um Dia Perfeito (2015); Marjorie Prime (2017); VHYes (2019); O Preço da Verdade (2019); Castle Rock (seriado - 2018)

 

Morgan Freeman







O Homem do Prego (1964); Attica: A Rebelião Sangrenta (1980); Brubaker (1980); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); Malandros de Rua (1987); Meu Mestre, Minha Vida (1989); Um Rosto sem Passado (1989); Conduzindo Miss Daisy (1989); Tempo de Glória (1989); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991); O Poder de um Jovem (1992); Os Imperdoáveis (1992); Um Sonho de Liberdade (1994); Epidemia (1995); Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) Reação em Cadeia (1996); Amistad  (1997); Impacto Profundo (1998); Sob Suspeita (2000); Na Teia de Aranha (2001); A Soma de Todos os Medos (2002); O Apanhador de Sonho (2003); Todo Poderoso (2003); Menina de Ouro (2004); Cão de Briga (2005); Edison, Poder e Corrupção (2005); Batman Begins (2005); Xeque-Mate (2006); O Contrato (2006); A Volta do Todo Poderoso (2007); Medo da Verdade (2007); Antes de Partir (2007); O Procurado (2008); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Invictus (2009); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Conan, o Bárbaro (2011 - narrador); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Invasão a Casa Branca (2013); Truque de Mestre (2013);  Ted 2 (2015); Invasão a Londres (2016);  Truque de Mestre: O 2º Ato (2016); Ben-Hur (2016); Despedida em Grande Estilo (2017);  Alfa (2018); O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018); Angel Has Fallen (2019)

 

Bob Gunton







Tempo de Glória (1989); Nascido em 4 de Julho (1989);JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); O Demolidor (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Eclipse Total (1995); A Última Ameaça (1996); Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998); Gritos Mortais (2007); O Mafioso (2011); Argo (2012); Os 33 (2015); Demolidor (seriado 2015); Royal Pains (seriado 2010-2016); Mountain Top (2017);  Trial & Error  (2017);  Invencível: Caminho da Redenção (2018);  Ghostbusters: Mais Além (2021); Scarlett (2021) 


James Whitmore (1921–2009)







O Preço da Glória (1949); Sangue Bravo (1950); Crê em Mim (1950); No Palco da Vida (1951); Tu És Minha Paixão (1952); Dá-me um Beijo (1953);Todos os Irmãos Eram Valentes (1953); Sob o Comando da Morte (1954); Qual Será Nosso Amanhã? (1955); O Tirano da Fronteira (1955); Melodia Imortal (1956); Rua do Crime (1956); Os Jovens não Choram (1957); Batalha Contra o Medo (1958); Corações em Suplício (1958); Quem Era Aquela Pequena? (1960); Ouro é o que Ouro Vale (1967); O Planeta dos Macacos (1968); Os Impiedosos (1968); A Revolta dos Sete Homens (1969); Tora! Tora! Tora! (1970); Renegado Vingador (1972); A Polícia Incrimina... A Lei Absolve (1973); O Ovo da Serpente (1977); O Primeiro Pecado Mortal (1980); Querem me Enlouquecer (1987); Um Sonho de Liberdade (1994); A Relíquia (1997); Cine Majestic (2001); As Loucuras de Dick e Jane (2005)


Clancy Brown







Juventude Em Fúria (1983); A Prometida (1985); Highlander: O Guerreiro Imortal (1986); O Limite da Traição (1987); 1000 Elos;  Atirando Para Matar (1988); Jogo Perverso (1990); Feitiço Mortal (1991); Cemitério Maldito II (1992); Um Sonho de Liberdade (1994); Os Últimos Passos de um Homem (1995); Tropas Estelares (1997); Hurricane: O Furacão (1999); Minha Vida na Outra Vida (2000); Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar (2006); Desbravadores (2007); Escavadores (2008); A Hora do Pesadelo (2010); Cowboys & Aliens (2011); A Qualquer Preço (2012); Linha de Frente (2013); 99 Casas (2014); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016).


William Sadler







Os Incríveis Wallendas (1978); Projeto Secreto - Macacos (1987); K-9 - Um Policial Bom Pra Cachorro (1989); Difícil de Matar (1990); Duro de Matar 2 (1990); Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo (1991); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Nadando Contra a Corrente (1998); À Espera de um Milagre (1999); O Som do Coração (2007); O Nevoeiro (2007); Jesse Stone: Tempo de Despertar (2007); Jesse Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone: Inocentes Perdidos (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Machete Mata (2013); A Procura da Liberdade (2014); Jesse Stone: Perdido no Paraíso (2015).


Gil Bellows







Um Sonho de Liberdade (1994); Um Amor e Uma 45 (1994); Floresta Negra (1997); O Beijo da Traição (1998); Vítima da Sedução (2000); Alucinado (2000); A Criatura da Destruição (2001); O Assassino do Presidente (2003); Perseguição (2004); O Poder da Traição (2005); O Sol de Cada Manhã - O Homem do Tempo (2005); A Promoção (2008); Ameaça Terrorista (2010); Goblin - O Sacrifício  (2010); Caçada Implacável (2010); Jogos do Crime (2012); A Última Casa da Rua (2012); JFK, a História Não Contada (2013); 3 Days in Havana (2013); A Convocação (2014); O Mensageiro (2014); A Vida Por Um Fio (2015); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Business Ethics (2019).


Mark Rolston







Aliens, o Resgate (1986); O Quarto Protocolo (1987); Máquina Mortífera 2 (1989);  Um Natal Mágico (1989); RoboCop 2 (1990); Corpo em Evidência (1993); Scanner Cop - O Destruidor de Mentes (1994); Um Sonho de Liberdade (1994); Best of the Best 3 - Sem Retorno (1995);  A Armadilha (1995); Queima de Arquivo (1996); Daylight (1996); Tempestade (1998);  A Hora do Rush (1998); Louca Obsessão (1999); Impacto Fulminante (2002);  Marcados para Morrer (2005); Os Infiltrados (2006); Jogos Mortais 5 (2008); Jogos Mortais 6 (2009); April Apocalypse (2013); Glass Jaw (2018)


Brian Libby (1949-2021)







Octagon: Escola para Assassinos (1980);  Fúria Silenciosa (1982); Morte nos Sonhos (1984); Um Frio Corpo sem Alma (1985); Ação Total (1988); O Primeiro Poder (1990); Sepultado Vivo (1990); Na Linha de Fogo (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Fogo Contra Fogo (1995); Queima de Arquivo (1996); Enterrada Viva (1997); Força Aérea Um (1997); À Espera de um Milagre (1999); Cine Majestic (2001); O Nevoeiro (2007)


Jeffrey DeMunn



 





Ressurreição (1980); Na Época do Ragtime (1981); Frances (1982); A Morte Pede Carona (1986); A Bolha Assassina (1988); Atraiçoados (1988); Blaze - O Escândalo (1989); A Casa das Almas Perdidas (1991); Um Sonho de Liberdade (1994); Cidadão X (1995); Fenômeno (1996); Turbulência (1997); À Espera de Um Milagre (1999); O Nevoeiro (2007); Queime Depois de Ler (2008); Identidade Paranormal (2010); Bastidores de um Casamento (2011); The Walking Dead (seriado 2010-2012); Adultos Inexperientes (2014); Halfway (2016); Marshall: Igualdade e Justiça (2017); The Amaranth (2018); Billions (seriado 2016-2022)


Frank Darabont

A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987) - Roteiro ; A Bolha Assassina (1988) - Roteiro; A Mosca 2 (1989) - Roteiro; Contos da Cripta (1989) - 2 episódios - Roteiro; Sepultado Vivo (1990) Direção; O Jovem Indiana Jones (1992) - 5 episódios - Roteiro; Frankenstein de Mary Shelley (1994) - Roteiro; Um Sonho de Liberdade (1994) - Direção ; Caçada Sem Fim (1998) Roteiro e Produção; À Espera de um Milagre (1999) Roteiro, Produção e Direção ; Cine Majestic (2001) Direção e Produção; O Nevoeiro (2007) Roteiro, Produção e Direção; Godzilla (2014) parte do roteiro (não creditado); The Walking Dead (2010-2022) Produtor. Roteirista e diretor em 1 episódio;


8 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Não sei quanto da grandeza de Um Sonho de Liberdade não se deve a seu diretor, Frank Darabont.
    A acertada escolha do elenco, a sinergia dos atores, o roteiro ( um grande trabalho dos roteiristas para o a obra de Stephen King, que como Einstein, deveria deixar seu cérebro para ser estudado pela Ciência ) tudo tem seu mérito, mas a mão do diretor se faz sentir, resultando num dos mais cativantes filmes de superação do século XX.
    É uma obra quase que obrigatória para se compreender a natureza humana, da nossa debilidade diante das forças inclementes do destino á infinita capacidade de ter esperança que se esconde na alma de um homem. Uma inspiração, uma genuína ode á liberdade.
    A cena em que o personagem de Tim Robbins finalmente sai pelo esgoto e encontra a chuva torrencial — lavando tudo, purgando tudo — e grita, parece a metáfora de um parto, o renascer para a vida. Que bela imagem.
    Assiste no home video, sem nenhuma referência prévia, acho que em 1996. Foi emocionante.
    Luís, obrigado por mais essa grata resenha. Li todas as suas últimas: a do Hulk deve ter dado trabalho, heim? Gostaria de ter visto O Ano do Dragão, não sabia dos percalços do Cimino, interessante.
    Abraço!


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    1. Olá Mario. Eu penso que o diretor nesse caso teve grande mérito. Os contos de King já são "roteiros prontos" e ainda assim quantos erraram feio nas adaptações? Transpor um livro ou roteiro não é fácil. Muitos fazem reescritas durante as filmagens melhorando ou piorando o filme. Nesse filme tudo funcionou como você bem descreveu nas linhas acima. O filme prima por trazer sensações a quem o assiste. Ainda assim já ouvi pessoas dizerem que o filme não tem nada demais. Respeito as opiniões, mas eu vi uma obra bem distinta, não muito fácil de ser ver hoje em dia.
      Hulk deu trabalho rsss. Analisar adaptações de quadrinhos não é fácil e nunca será completa. Tem publicações de dezenas de páginas de um único herói. Mas é aquilo, não dá pra fazer textos gigantescos, a maioria não gosta de ler muitas linhas ... Gosto de analisar adaptações de quadrinhos, mas nunca serão como gostaria.
      O Ano do Dragão chamou a atenção da critica, considero um bom filme apesar de pensar que algumas partes poderiam ser suprimidas tornando-o mais dinâmico. Desculpe a demora em responder, problemas no computador e responder pelo celular ainda não me acostumei (mas dessa vez não teve jeito rsss). Muito obrigado por sempre visitar e tecer comentários. O blog está quase batendo 1milhao de visitas. Nunca imaginei chegar nesse número, nem de longe. Imaginava 10 ou 20 mil visitas. O contador só tem 6 números, nem imaginava colocar um de sete números quando instalei no site, muitos diziam que não devia colocar porque iria mostrar poucas visitas, mas nunca me importei com isso.
      Muito obrigado por sempre visitar e sempre comentar. Todos que comentam acrescentam as minhas postagens, mostrando uma percepção do filme bem legal. Vou tentar trazer filmes interessantes e tentar manter o padrão. Um grande abraço.

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    2. Fico feliz pelo reconhecimento — não sei se rápido ou lento, mas certamente sólido e qualitativo — de seu blog. Merecidos parabéns, Luís!
      Já pensou se cada visita fosse 1 realzinho no banco? Ah, isso não acontece assim, mas como Roberto Carlos cantou “eu quero ter um milhão de amigos…”. Pra mim, vc está perto de ter, viu?
      Ontem tocou no rádio The Year of Cat, do Al Stewart. Engraçado, na hora lembrei de O Ano do Dragão.
      Peças que a vida prega na gente, né?
      Grande abraço, Luís!

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    3. Olá Mario.
      Year of the Cat é um clássico, sem dúvida. E sempre gostei dessa música, os instrumentos, a melodia, a letra bem elaborada e de difícil interpretação ...
      Interessante sabermos que Al Stewart disse ter escrito após assistir "Casablanca" (1942), criando uma estória de um turista que se apaixona no norte da África. Acredito que o Falcão Maltês (1941) também tenha influenciado o cantor, pois os versos "On a morning from a Bogart movie; In a country where they turn back time; You go strolling through the crowd like Peter Lorre; Contemplating a crime" (se é que ele viu este filme) me remetem também a esta produção. Não sei o porquê, mas sempre me lembrou o Falcão Maltês - Bogart, Peter Lorre e um crime (talvez um clima "noir" e uma "mulher fatal")- Já o Ano do Gato (Year of the Cat), refere-se ao horóscopo vietnamita, ocorrido entre 11 de fevereiro de 1975 a 30 de janeiro de 1976; período em que Stewart escreveu e lançou a música. Muitos acreditavam ser do horóscopo Chinês, daí a confusão, pois seria o "Ano do Coelho".
      Eu anotei sua sugestão dos dois filmes de comédia em outro comentário e em algum momento podem pintar por aqui sim. E quanto ao espaço para se comentar outro filme, que o diferente da postagem, não há problema. Tudo é filme, então vale o comentário. Que bom que a música o fez lembrar de O Ano do Dragão, quem sabe um dia você consiga vê-lo em um formato de qualidade (e, neste caso, legendado!) Um grande abraço.

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    4. Luís, após ler seu comentário sobre Year of Cat não posso deixar de dizer sobre outra música, essa sim, uma declaração de paixão pelo Cinema, o maior tributo musical que conheço citando a Sétima Arte: The Friends of Mr. Cairo, de Jon Anderson e Vangelis.
      Não sei se vc já a conhece, se conhece me perdoe chover no molhado, mas caso contrário vá agora ouvir, mas ouça no fone-de-ouvido, na paz de um lugar silencioso, pois essa música merece toda atenção. É uma viagem, seja pela letra, seja a melodia contagiante, seja pela genialidade do arranjo musical, pela entrega de Jon Anderson na interpretação, pois ouvindo esta canção — na hora — se materializa diante dos nossos olhos todo o encantamento que os grandes ícones e as clássicas situações do Cinema Noir dos anos 40 e 50 puderam dar. E tome Bogart, Peter Lorre, James Cagney e Falcon Maltese, Há!
      Cara, como esse mundo é rico! Não sei se ele muda pra melhor, mas VIVA todas as artes e seus maravilhosos artífices!
      Um grande abraço, Luís!

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    5. Olá Mario.
      Não conhecia "The Friends of Mr. Cairo". Uma música muito bem executada e sem repetições na letra, algo muito raro. Claro que a dobradinha John Anderson (ex-vocalista do Yes) com Vangelis tinha que ter algo de especial (Uma pena Vangelis ter partido). Realmente, somos arremessados diretamente para os anos 40 e 50, época áurea dos filmes Noir que tantas estórias bem elaboradas foram produzidas. Acredito que um gênero (Noir) que quase ninguém vê mais atualmente em sua essência. E olha o Falcão Maltês na letra !
      Muito obrigado pela indicação, grande música, grande ambientação e uma declaração de amor ao cinema. Um grande abraço.

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  2. Meu filme favorito! Gostei muito do texto e das curiosidades, parabéns! Para mim, é um filme que merece ser revisto todos os anos, pois mesmo sendo um personagem fictício, Andy passa valores muito inspiradores de como encarar a vida e tentar passar pelos problemas utilizando a arte e a persistência.

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    Respostas
    1. Olá Rogério.
      Que bom que o texto agradou, dá trabalho, mas quando recebo um feedback (seja elogio ou crítica) me ajuda a saber se estou no caminho certo ou não. A parte de curiosidades eu gosto de colocar, pois acredito que muitas pessoas gostam de saber informações além de uma análise. As filmografias dão trabalho, mas creio que seja interessante para quem deseja saber o que determinado ator e atriz fez depois ou antes do filme analisado. Eu mesmo já me surpreendi em saber que determinado ator / atriz esteve em outros papéis e eu não o (a) reconheci. Sim, o personagem de Andy transmite valores bem interessantes como você bem mencionou. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Seja bem-vindo e volte sempre. Um grande abraço.

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