domingo, 19 de abril de 2020

CAPITÃO AMÉRICA / CAPTAIN AMERICA (1990) - ESTADOS UNIDOS / IUGOSLÁVIA


OPORTUNIDADE PERDIDA

Em 1936, na Itália fascista de Mussolini, o menino Tadzio de Santis (Massimilio Massimi) vê sua família ser morta pelo regime, sendo sequestrado para um doloroso experimento que o transformará no Caveira Vermelha, um homem geneticamente modificado a serviço do mal. Indignada com a forma na qual o seu experimento foi usado, a Dra Maria Vaselli (Carla Cassola) foge para os EUA para ajudar os americanos a criarem um grupo de supersoldados. Um dos voluntários escolhidos é Steve Rogers (Matt Salinger), vítima na infância de poliomielite. O “Projeto Renascimento” é um sucesso e Rogers ganha superforça e habilidades atléticas, mas a Vaselli termina por ser assassinada levando consigo as informações sobre o experimento.


Em sua primeira missão, o Capitão América chega à fortaleza de seu “irmão em experimento” e ao confrontá-lo acaba por ser derrotado e amarrado em um foguete que explodirá na Casa Branca. Rogers consegue deter o trajeto do foguete, cuja única testemunha é o menino Tom Kimball (Garette Ratliff Henson), mas acaba submerso em uma placa de gelo no Alasca. Mais de 50 anos depois o menino se transforma em Presidente dos Estados Unidos (Ronny Cox) e é sequestrado pelo grupo do Caveira (Scott Paulin), enquanto o Capitão América é finalmente encontrado. Desnorteado foge sem compreender que esta não é mais sua época e que a guerra acabou.


Muitos que assistiram essa produção em VHS ou TV devem se lembrar de um filme bem fraco com momentos até vergonhosos na mitologia do personagem. Vamos dissecar aqui o porquê deste filme ter sido um fracasso, sepultando qualquer projeto do herói por décadas.


Nessa época, como já analisado em outras produções por aqui, a Marvel andou vendendo o direito dos personagens para cinema ou Tv a quem estivesse interessado. Enquanto a DC logrou sucesso com “Superman” (1978 e 1980) e Batman (1989), a “casa das ideias” teve na tela o seriado do “Homem-Aranha”, uma adaptação televisiva de “Doutor Estranho”, os telefilmes do “O Incrível Hulk ” e a mais bem sucedida empreitada: “Conan, O Bárbaro”, seguido de “Conan – O Destruidor”, “Guerreiros de Fogo” e “O Justiceiro” (muitos nem sabiam que esses quatro filmes eram de heróis da Marvel). Capitão América veio no hiato entre “O Julgamento do Incrível Hulk” e  A Morte do Incrível Hulk ” (nem vou falar de “Howard - O Super Herói”). Para entendermos melhor o fracasso de Capitão América devemos falar um pouco sobre o fracasso de “Mestres do Universo” (ou He-man – há uma boa explicação na análise que fiz do filme) e sobre a produtora Cannon Group. “Mestres do Universo” (1987) praticamente, por falta de recursos, teve seu final feito no escuro. Menahem Golan (1929-2014) e Yoran Globus eram os responsáveis pela Cannon: filmes baratos e retorno esperado rápido (filmes de Chuck Norris, Charles Bronson e Cia). Menahen se separou da Cannon (que faliu em 1993), criou a “21 Century Film Corporation”, levando, como parte do acordo, os direitos de filmagem do “Capitão América” que se expirariam em breve. O acordo da Marvel com seus licenciados era: havia um prazo para usar o personagem, caso isso não ocorresse os direitos voltariam para Stan Lee e seus associados. Então fazer um filme rapidamente para renovar a licença era prioridade, independente de fazer sucesso. Por isso, houve o filme do “Quarteto Fantástico” em 1994, mas isso fica para outra análise.


Menahem colocou a direção nas mãos de Albert Pyun, um diretor conhecido por fazer filmes rapidamente e com baixo orçamento (particularmente eu acrescentaria também o termo “filmes ruins”). Os envolvidos não tinham muito dinheiro em caixa (a verdade era ainda bem pior). Pyun pegou o roteiro de Stephen Tolkin (que rescreveu “Mestres do Universo”, mas não foi creditado) e iniciou as filmagens na ex-Iugoslávia. Pyun queria dois atores interpretando o personagem, um antes (Salinger) e outro após a transformação (o ator e, outrora jogador de football americano, Howie Long), mas os envolvidos lhe negaram. O diretor queria usar o uniforme negro do Capitão, mas objetaram completamente. Pyun e Salinger argumentaram em entrevista que filmaram parte do filme e na hora de filmarem o herói em combate já não havia mais dinheiro, apesar da promessa de que os recursos chegariam (as cenas do tiroteio foram realizadas em dois dias). Pyun disse também em entrevistas que o seu filme era outro e por não ter o controle do corte final do filme (a versão montada que iria para os cinemas), viu um filme bem diferente do que havia pensado. Tanto que em 2012 foi lançada a versão do diretor (director’s cut) com 27 minutos a mais e da qual Pyun alega ser mais próxima ao personagem: há um encontro com o coronel Louis em um hospital de veteranos, Sharon em uma academia de ginastica e Steve em cenas pensando em seu papel de um herói esquecido.



Há vários problemas e momentos bizarros no filme a serem dissecados: Matt Salinger (1960) estava com 29 anos, uma idade bem acima da qual o filme pretendia passar: um jovem adulto. O filme também não explica como uma criança vira o Caveira adulto (Scott Paulin) em sete anos e Steve não muda nada (tudo bem, vamos considerar que a cientista aperfeiçoou o experimento!). Já sabemos que o estúdio queria apenas um ator e que não tinha dinheiro, por isso o laboratório americano parece uma versão de um filme antigo de Frankenstein com um show de luzes e faíscas, sons plagiados das pistolas de “Guerras na Estrelas”, e  muitas cenas escuras. Quanto ao foguete, ele vai da Itália para os EUA e depois para o Alasca graças aos chutes de nosso herói no artefato. Mas não é o pior: seu melhor poder é fingir: ele finge passar mal, durante uma carona que ganha de um repórter (Ned Beatty) que lhe salvou (!!!) e rouba o carro deste (!). Depois ele usa o mesmo truque pra se livrar de Sharon (!). Outro momento bizarro ocorre quando o Capitão, preso ao foguete, segura o braço do Caveira. Este para se livrar corta a própria mão (???!!), ao invés de cortar a mão do Capitão (a inteligência superior exaltada durante o experimento do Caveira devia ser só para impressionar os “patrocinadores” fascistas). Há um momento no laboratório, durante a transformação de Steve, que é dito que ele não será nenhum Super-Homem (!!!), será que esqueceram que o homem de aço era da editora concorrente e que não compartilhavam a mesma realidade? Ao criarem o traje colocaram orelhas postiças, ao invés de apenas criarem um espaço para o encaixe das mesmas naturalmente (veja a explicação em curiosidades). Fora que o nosso herói é mais salvo do que realmente salva (só o presidente o salva duas vezes). Aliás fora desviar o foguete em uma missão secreta, a participação do capitão não influencia em nada a Segunda Grande Guerra (e também explica porque ninguém o conhece e porque se sente frustrado por ter perdido tanto em troca de nada – muito diferente dos quadrinhos - Ok, a missão era primordial !)



O engraçado é que o filme seria para comemorar o aniversário de 50 anos da personagem (criado nos anos 40) nos Estados Unidos. Como não havia dinheiro para terminar o filme, também não havia para distribuí-lo e foi direto para o mercado de VHS americano em 1992, apesar do cartaz americano vir com os dizeres “Chegando na primavera de 1990, aos cinemas, em todos os lugares!". Muito Ironicamente foi exibido, nos cinemas, na Inglaterra, em 1990.


Agora vamos as (poucas) partes interessantes. Se nas versões anteriores do herói o escudo era transparente e flutuava, agora temos um escudo mais clássico (Salinger disse que havia escudos diferentes (aço galvanizado, plástico e borracha) para diferentes propósitos e ele disse que era bom em arremesso daqueles discos Frisbees que se joga na praia). Na verdade o “escudo” não passava de um Frisbee gigante de plástico na hora do arremesso e captura, mas era pesado (aço) quando em closes-up. Também nas versões anteriores carecia de um vilão e aqui criaram o Caveira, mas que só aparece a caráter (entenda-se como uma máscara que pareceu ser feita em papel-marché – pouco dinheiro pra maquiagem é assim mesmo!) no início do filme. Talvez a melhor coisa do filme seja o vilão, pois o Capitão ficou muito ingênuo, até meio patético.


Quanto ao elenco temos informações bem curiosas: Matt Salinger seguiu carreira alternando atuação com produção, participou de episódios de seriados como “Dr House” e “Lei e Ordem”. O ator dentro do uniforme até funciona, mas como Steve Rogers teve um personagem muito mal desenvolvido (na versão do diretor teve mais relevância). Entender como Ronny Cox (“Um Tira da Pesada”, “Robocop” e “Vingador do Futuro”) entrou nessa é uma incógnita, assim como Ned Beatty (como repórter). Beatty fez “Amargo Pesadelo” (1972) e foi o assistente de Lex Luthor em “Superman I e II“ (1978). Cox, sempre bom ator, se sai bem como o presidente e Beatty, em uma participação rápida como o repórter, também dá o seu recado. Como já dito, o vilão feito por Scott Paulin foi a melhor parte desse filme. Em entrevista o ator disse ter se inspirado em Gene Hackman e seu Lex Luthor, mais irônico e divertido. Bill Mumy será sempre lembrado como o garoto Will Robinson do antigo seriado “Perdidos no Espaço”. Ele usava o nome artístico de Billy Mummy no seriado. Michael Nouri, como o Coronel Louis, ficou conhecido como par romântico de Jennifer Beals em “Flashdance”(1983). Kim Gillingham faz o duplo papel de Bernice (nada de Peggy, como os quadrinhos) e Sharon. A atriz concentrou-se em participações em seriados. Sua carreira foi até 2006. Francesca Neri (como a filha do Caveira) teve boa carreira internacional. Sua filmografia foi até 2016. O veterano ator Darren McGavin (1922–2006) como o traidor, teve um personagem mal desenvolvido, meio que se virando no que recebeu.


Capitão América pode ser visto como um filme muito ruim, até risível ou um filme que quase não saiu da mesa de corte, mas que apesar de tudo o diretor, atores e atrizes deram o melhor para que o filme pudesse ser concluído, em meio ao caos da falta de dinheiro, que permitiu que apenas parte do filme fosse feito e depois remontado à revelia de Pyun, para parecer um típico filme de super-heróis. Se você tinha em torno de 10 anos quando foi lançado pode até se lembrar com certa nostalgia, mas se você já era quase adulto as falhas certamente apareceram mais do que os acertos. Funciona como registro da fase pré-Marvel quando ainda fazer filmes de heróis tinha o objetivo de alancar a venda dos quadrinhos da editora e gerar retorno de investimento que nem sempre se concretizava.

Trailer:



Curiosidades:

Matt Salinger é filho de J. D. Salinger (1919-2010) do livro "O apanhador no Campo de Centeio"

Dolph Lundgren e Arnold Schwarzenegger concorreram ao papel de Capitão América. O sotaque de Schwarzenegger fez com que perdessem o papel. Lundgren estava ocupado filmando O Justiceiro (1989), outro personagem da Marvel Comics.

Val Kilmer também foi considerado para o papel-título, mas recusou a favor de The Doors (1991)

Em entrevista ao "Retro Junk", o colega Ronny Cox disse que este filme "permanece até hoje o melhor roteiro que eu já li ... como esses caras estragaram o filme, eu nunca vou saber".

Antes do lançamento do filme, Stan Lee, diretor da Marvel Comics, escreveu: "O diretor Albert Pyun fez isso tão bem e com tanta empolgação que todos na platéia [na exibição] continuaram clamando por mais"

A máscara original tinha buracos que permitiam que os ouvidos de Matt Salinger aparecessem. Causou atrito desconfortável, então orelhas de plástico foram usadas.

Antes da transformação de Steve Rogers, um personagem é abordado como "Senator Kirby". Jack Kirby (também conhecido como King Kirby) co-criou o Capitão América, bem como muitos outros personagens conhecidos da Marvel.

Os dois garotos do início do filme mencionam Namor e Tocha Humana (da década de 40), dois outros heróis da Marvel Comics.

O ator Scott Paulin, que interpretou o Caveira Vermelha, também interpretou um médico no hospital onde o Capitão América se recuperou em 1943.

De acordo com Steve James (da série de filmes "Guerreiro Americano" - American Ninja") - que já faleceu - na Adventure Con 1993, ele teve duas reuniões com produtores da Cannon Films em 1984. Ele recebeu um roteiro e uma arte conceitual. Ele disse que os produtores pediram para ele interpretar o Falcão da Marvel ao lado do Capitão América de Michael Dudikoff. James estava programado para interpretar Falcon / Sam Wilson, até o lançamento do roteiro de Stephen Tolkin.


O traje do Capitão América de Matt Salinger era feito de borracha pesada. Estava muito acolchoado e não respirava. As filmagens ocorreram no verão na Iugoslávia, com temperaturas de até 40,5 graus Celsius. Salinger chegou muito perto da exaustão pelo calor.

O filme se passa em 1936, 1943 e 1993.

O diretor Albert Pyun abordou a Marvel Comics sobre fazer o traje preto de "Capitão América" ​​que Steve Rogers usava nos quadrinhos em 1989. A Marvel disse que não. Ele perguntou se eles poderiam tornar o traje mais tático com um cinto de serviço e uma armadura; novamente a Marvel disse que não. Foi-lhe dito que devia haver o visual clássico de couro vermelho, branco e azul.

Esses efeitos de arremesso de escudo foram alcançados com a fotografia prática antes do CGI. O diretor, atores e equipe nunca revelaram como esses efeitos foram feitos.

O filho de Ned Beatty, Thomas Beatty, interpreta a versão mais jovem de seu personagem.

Segundo a revista "Hardwared" (1997), seriam necessárias cerca de 75 toneladas de força para quebrar a placa do forno de aço. Existem 35 parafusos de duas polegadas, seis placas de resistência de duas toneladas, além de serem fundidos. Steve Rogers rasga-o do tanque da fornalha sem nenhum esforço.

Primeiro e único filme de quadrinhos de Albert Pyun. Embora ele tenha participado de um filme do Homem-Aranha (outro herói da Marvel Comics) que Cannon iria produzir e distribuir, mais tarde foi cancelado por razões financeiras e de direitos autorais.

O primeiro traje desenhado foi feito de algodão e parecia muito semelhante ao de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).

De acordo com o diretor Albert Pyun (no comentário do diretor), durante o elenco, Arnold Schwarzenegger, Dolph Lundgren, Val Kilmer, Brian Bosworth, Howie Long, Michael Dudikoff e Matt Salinger foram considerados para o papel de Capitão América. Junto com Scott Paulin, Richard Thomas de Os Waltons (1971) também foi considerado (no início da produção de Cannon) para o papel do Caveira Vermelha.

Neste filme, o Caveira Vermelha é um italiano, chamado "Tadzio de Santis". Nos quadrinhos originais, o Red Skull é um homem alemão, chamado "Johann Shmidt".

No filme, o Capitão América está congelado durante sua batalha inicial com o Caveira Vermelha. Nos quadrinhos, o Capitão América ficou congelado depois de perder uma batalha contra outro inimigo, Heinrich Zemo, 12º Barão Zemo.

No filme, o Caveira Vermelha tem uma filha, chamada Valentina de Santis. Ela é baseada no personagem de quadrinhos chamado Sin / Sinthea Shmidt, que é a única filha do Caveira Vermelha.

A morte de Red Skull reflete um destino semelhante ao de Skeletor no filme Cannon "Mestres do Universo" (1987). O diretor Gary Goddard citou Jack Kirby (co-criador do Capitão América), uma inspiração por trás do filme.

A Quadrinização do Filme:


















Cartazes:




















Trilha sonora:
Home of the Brave - Ivan Neville
Memories of You -  Southside Johnny Lyon 
Written in the Wind -  Southside Johnny Lyon 
Chopin Prelude - Frédéric Chopin


Albert Pyun e Matt Salinger:







Filmografia Parcial:
Matt Salinger











A Vingança dos Nerds (1984); Os Donos do Poder (1986); Meu Filho está Vivo (1987); A Princesa e o Yuppie (1989); Capitão América (1990); Falcões de Fogo (1993); Fortunas da Guerra (1994); Amor Além da Vida (1998); Sob o Sol da Toscana (2003); O Atirador: Apontando para a Morte (2005); O Forasteiro 2 (2005); O Jogador (2008); Harvest (2010); Assumindo a Direção (2014); Ninguém Deseja a Noite (2015); Love After Love (2017); Wetware (2018); Liberté: A Call to Spy (2019); The Ice Road (2021)

Scott Paulin










O Assassinato de Randy Webster (1981); A Marca da Pantera (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); A História de um Soldado (1984); O Garoto do Futuro (1985); Cilada Mortal (1988); Acusados (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Alien - O Exterminador (1990); Capitão América (1990); A Exterminadora (1993); Uma Lição de Amor (2001); Infection (2005); Tales of an Ancient Empire (2010)

Ronny Cox










Amargo Pesadelo (1972); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Toque de Recolher (1981); Um Tira da Pesada (1984); O Rapto de Kari Swenson (1987); Um Tira da Pesada II (1987); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Caçada Brutal (1988); O Retorno (1989); O Vingador do Futuro (1990); Capitão América (1990); O Enigma do Passado (1991); Perry Mason: The Case of the Heartbroken Bride (1992); Sweet Justice (seriado 1994 a 1995); Último Desafio - A História de Jimmy Valvano (1996); Crime na Casa Branca (1997); Forças do Destino (1999); Crime na Cidade Perfeita (2000); Jovens Justiceiros (2001); Imagine Só! (2009); Fora de Alcance (2014); 

Ned Beatty










Amargo Pesadelo (1972); Roy Bean - O Homem da Lei! (1972); A Execução do Soldado Slovik (1974); Nashville (1975); Todos os Homens do Presidente (1976); As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico (1976); Rede de Intrigas (1976); O Expresso de Chicago (1976); O Exorcista II: O Herege (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Superman: O Filme (1978); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); O Espião Trapalhão (1980); Superman II: A Aventura Continua (1980); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); O Brinquedo (1982); O Imbatível (1983); De Volta às Aulas (1986); Acerto de Contas (1986); Troca de Maridos (1988); Um Grito na Noite (1988); Álibi para um Suspeito (1989); Assassinato no Tenessee (1989); A Repossuída (1990); Capitão América (1990); Ed e sua Mãe Morta (1993); O Anjo da Guarda (2004); Atirador (2007); Jogos do Poder (2007); Voando para o Amor (2013)

Michael Nouri 










Quero Apenas meus Direitos (1980); Guerra Entre Gangsters (1981); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Entre Duas Mulheres (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); O Escondido (1987); Capitão América (1990); As Areias do Tempo (1992); Retrato de um Assassinato (1994); O Santuário do Medo 2 (1994); Encontrando Forrester (2000); O Terminal (2004); Searching for Bobby D (2005); O Invencível (2006); O.C.: Um Estranho no Paraíso (seriado 2004 a 2007); A Proposta (2009);  All My Children (seriado 2010 a 2011); O Assassino do Labirinto (2013); Uma Mulher Exemplar (2017); Con Man (2018)

Darren McGavin (1922–2006)










Rainha por um Dia (1951); Quando o Coração Floresce (1955); O Homem do Braço de Ouro (1955); O Delinquente Delicado (1957); Mike Hammer (seriado 1958 a 1959); Riverboat (seriado 1959 a 1961); O Grande Massacre (1965); Missão Marte (1968); O Homem de Seis Milhões de Dolares (episódio piloto 1973); Aeroporto 77 (1977); Hangar 18 (1980); Pássaro de Fogo (1981); Jogo Bruto (1986); Um Tira do Outro Mundo (1988); Pros & Cons (1999); Still Waters Burn (2008)

Kim Gillingham









One Big Family (seriado 1986 a 1987); Capitão América (1990); Sorcerers (1998); A Little Crazy (2003); In the Land of Milk and Money (2004); Guns Before Butter (2005)

Bill Mumy









Minha Esperança é Você (1963);  Operação Matrimônio (1963); Perdidos no Espaço (seriado 1965 a 1968); Abençoai as Feras e as Crianças (1971); Papillon (1973); Um Dia de Sol (1973); Um dia de Sol (seriado 1975); Um dia de sol no Natal (1977); No Limite da Realidade (1983); Um Homem Impossível de se Amar (1984); Capitão América (1990); Confusão em Dobro (1992); Os Três Desejos (1995); Babylon 5 (seriado 1994 a 1995); Perdidos no Espaço (Perdidos no Espaço seriado 2018 a 2019)

Francesca Neri









As Idades de Lulu (1990); Capitão América (1990); O Vôo do Inocente (1992); Carne Trêmula (1997); Hannibal (2001); Efeito Colateral (2002); Il Papà di Giovanna (2008); La Nostra Quarantena (2015); The Habit of Beauty (2016).


Cronologia Marvel nos Cinemas:
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre