domingo, 3 de novembro de 2019

A VOLTA DO INCRÍVEL HULK / THE INCREDIBLE HULK RETURNS (1988) - ESTADOS UNIDOS




METABOLISMO VOLÁTIL

David Banner (Bill Bixby) trabalha há quase 2 anos em um laboratório no Instituto de Pesquisa Joshua-Lambert, sob o pseudônimo de David Bannion, no desenvolvimento de um Transdutor Gama que criará uma grande fonte de energia a partir da radiação gama. Enquanto os donos do instituto ficam eufóricos com a invenção, David apenas ajudou no desenvolvimento para fins próprios: a cura de sua maldição. Quando finalmente está pronto para usar secretamente o aparelho é interrompido por um jovem doutor que fora seu aluno na faculdade: Doutor Donald Blake (Steve Levitt). Blake relata ter feito uma incrível jornada por países nórdicos e descoberto um esqueleto de um guerreiro Viking que guardava um estranho martelo. De acordo com que expõe sua estória na qual seria capaz de dar vida a esse guerreiro, Banner pensa estar diante de uma pessoa que sofre de alucinações. Tudo muda quando invoca Thor (Eric Allan Kramer), que acaba danificando equipamentos, encerrando assim as chances de Banner e invocando a criatura que habita em seu interior. Após um breve confronto, a dupla Hulk (Lou Ferrigno) e Thor desaparece do local, mas a notícia chega aos ouvidos do repórter McGee (Jack Colvin) que deseja finalmente expor a criatura como um ser real e não uma lenda urbana. Ao mesmo tempo, um grupo de criminosos deseja roubar o aparelho e não medirão esforços para coagir Banner a entregar sua criação, até mesmo sequestrando sua namorada Maggie Shaw (Lee Purcell). Só que terão que lidar agora não só com a criatura verde, mas também um lendário guerreiro nórdico.



Seis anos após o cancelamento da série pela rede CBS, a rede NBC resolveu lançar três telefilmes e tentar trazer um personagem que fizera sucesso junto ao público nos anos 70 e, de quebra, tentar emplacar uma nova série baseada em outro super-herói da Marvel: Thor. A ideia era até interessante: Bixby não trabalhara desde então e agora voltava produzindo, atuando e co-dirigindo e Lou Ferrigno estava bem mais forte, apesar de seu problema de surdez ter piorado, obrigando-o a esconder seus aparelhos em uma peruca mais espessa. Mas a NBC, que apostava em reativar a série, cometeria o mesmo erro: baratear a produção e deixar o clima anos 70 em pleno final dos anos 80 que vinha apresentando no cinema produtos de ação muito mais atraentes. O Ano era 1988 e tínhamos estreando nos cinemas produções como "Duro de Matar", "Rambo III" e "Inferno Vermelho". Essa geração já tinha eleito seus heróis de ação, mas os envolvidos apostaram no clima setentista e numa ação mais infantil. Um erro que seria fatal à franquia e aos telefilmes subsequentes do Gigante Esmeralda. E da Marvel já tinham saído: Conan, Guerreiros de Fogo e Howard, O Super-Herói (esse conta ?)


Repetindo o que fizeram seus antecessores com Capitão América (1979) e Doutor Estranho (1980), a origem de Thor veio completamente díspar dos quadrinhos: Blake era um médico mais centrado, melancólico, com um problema físico e que encontrou um cajado dentro de uma caverna (não confundir com o Mightor da Hanna Barbera) que lhe permitia se transformar em Thor, o deus do Trovão e sair lutando contra vilões. Ao longo dos anos esse aspecto foi sendo suprimido das estórias chegando apenas a Thor, sem Blake. Só que por algum motivo vindo da cabeça dos roteiristas (ou para evitar efeitos caros) nosso Blake grita "Odiiiinnnn!" (se pensou no seriado "Capitão Marvel" e o grito "Shazammmm!" pode não ser coincidência) e surge um guerreiro Viking que se diz banido de Valhalla (lar de seu pai Odin) e sendo obrigado a ficar em um limbo e  ter o doutor como mestre para adquirir humildade. Só que não há uma transformação de Blake em Thor, ou seja, eles compartilham a tela simultaneamente.


O Retorno do Incrível Hulk até tem uma premissa interessante: Banner está tendo um caso com uma doutora que ficou viúva, não sofre uma transformação há 2 anos e finalmente consegue criar um aparelho cuja a função seria uma nova fonte de energia para o mundo, mas que para ele seria a cura. Só que a entrada de Blake atrapalha tudo. Na verdade até esse ponto o filme funciona, mas faltou o ingrediente principal: a ação dos pré-anos 90. A luta entre Hulk e Thor é frustrante e sem graça, muito anticlímax. Se partissem para um confronto "mais energético" com cenas de ação dignas teríamos um outro telefilme. Só que resolveram apelar para um lado mais cômico e Thor vai para boate, bebe, dança e até intimida McGee. Hoje essa parte ficou melhor do que na época, o que causou muita raiva entre os fãs que esperavam um Thor vestido tradicionalmente e com um martelo realmente encantado porque o desse filme parece mais aqueles efeitos toscos do início dos anos 80 (e provavelmente o eram devido ao parco orçamento). E, novamente, colocar bandidos comuns, ainda que com atores mais conhecidos do público, pouco efeito causou. Os fãs esperavam que a nova década trouxessem novas ideias, talvez até uma ligação entre os três telefilmes, mas os envolvidos queriam trazer nostalgia. A Marvel abraçou o modelo "cada filme uma estória", pois seus direitos estavam pulverizados e não se pensava em entretenimento cinematográfico como fonte rentável, mas a partir de Capitão América, o Primeiro Vingador foram feitos 23 filmes que, contrariando toda uma lógica, precisavam de um conhecimento prévio dos filmes anteriores. Deu certo? E muito. Já haviam pensado em Crossovers no passado? Sim (ver na análise de Capitão América).


Quanto aos atores, Bill Bixby ainda não tinha descoberto a doença que o mataria em 1993 e faz um doutor Banner, desenvolvido por anos na tv, em um papel que o imortalizou. Seu Banner está mais experiente e contido o que foi algo bem interessante. Lou Ferrigno que fez o alter ego do cientista estava, talvez, no auge da forma, devido até aos seus filmes de Hércules na Europa. Outro que já conhecia plenamente o personagem. A cena do helicóptero, com um visível dublê bem menor em estatura e massa muscular, poderia ter sido suprimida. Ficou completamente ridícula. Eric Allan Kramer (não tinha o Allan no nome) fez um Thor dentro daquilo que o roteiro lhe entregou, mas ficou tão descaracterizado que só funcionou como chamariz a uma pretensa série que (obviamente) não vingou. Steve Levitt como Dr Blake, para mim, foi um equívoco e prejudicou muito o filme. Em nada se parece com um médico, nem se entende como simplesmente consegue trabalhar com Banner no laboratório (chegou e ficou? Alguém o contratou? Ninguém se preocupou com seu conhecimento sobre o projeto? - um furo e tanto do roteiro). Lee Purcell fez uma Maggie de forma correta e já havia estado com Levitt em "Apertem os Cintos - O Piloto Sumiu II".  Foi a última participação de Jack Colvin, como o repórter McGee, que sofreu um derrame logo após o término das filmagens e não participou das duas sequências posteriores. Faleceria em 2005 de um novo derrame, aos 71 anos. Charles Napier foi o narrador da abertura do seriado a partir da terceira temporada, onde também atuou em duas oportunidades. Ficou mundialmente conhecido por Rambo II. Faleceria 2011, vítima de trombose.  Tim Thomerson, que fez o vilão, participou de diversos filmes e ainda está na ativa. Limitou-se a falar frases de efeito e fazer pose de mal.


A Volta do Incrível Hulk foi o primeiro de uma trilogia que tinha grandes ambições, mas pouco acrescentou. Foi mais uma resposta aos fãs que queriam talvez um desfecho ou matar saudades de uma série que marcou época. Comparar Bixby e Ferrigno com seus sucessores é muito complicado. Bixby sempre trabalhou Hulk na televisão, com prazos curtos e orçamentos bem baixos. Sendo um ótimo ator, nunca teve a chance de estrelar uma produção cinematográfica do herói. Ferrigno se imortalizou no papel e até hoje é lembrado. Não tem como competir com os Hulks das computações gráficas. Seu personagem era bem mais primitivo e sem a veia cômica apresentada atualmente. É um filme que tentou ser honesto e entregar algo de interessante aos seus fãs, mas que no fim decepcionou.


Trailer:






Quadrinhos:

 
 



















Filmografia Parcial:
Bill Bixby (1934–1993)










Sua Última Façanha (1962); Irma la Douce (1963); A Marca do Vingador (1966); Meu Marciano Favorito (seriado 1963-1966);  O Bacana do Volante (1968); The Courtship of Eddie's Father (seriado 1969 a 1972); The Magician (seriado 1973 a 1974); Bang-Bang! Uma Turma do Barulho no Velho Oeste (1975); Rich Man, Poor Man (seriado 1976); O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (1977 a 1982); A Volta do Incrível Hulk (1988); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990)

Lou Ferrigno









O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado 1977-1982); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); As Aventuras de Hércules (1985); A Volta do Incrível Hulk (1988); Sinbad e os Sete Mares (1989); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); Arena da Morte (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Arena da Morte 2 (1994); Hulk (2003); O Incrível Hulk (2008); The Avengers: Os Vingadores (voz - 2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); Vingadores: Era de Ultron (voz 2015); Sharknado 3: Oh, Não!  (2015); Instant Death (2017); Purge of Thrones (2018) 

Steve Levitt 









Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 (1982); Uma Escola Muito Especial, para Garotas (1983); Hunk - Um Pacto dos Diabos (1987); A Volta do Incrível Hulk (1988); Os Espertinhos (1989); Danger Team (1991)

Eric Allan Kramer









A Volta do Incrível Hulk (1988); Uma Equipe Nada Especial (1992); A Louca! Louca História de Robin Hood (1993); Amor à Queima Roupa (1993); Uma Escola Muito Doida (1996); American Pie: O Casamento (2003); Dois Vendedores numa Fria (2006); Flying By (2009); Boa Sorte, Charlie! É Natal! (2011); Boa Sorte, Charlie! (seriado 2010 a 2014); Fantasmas à Solta: Minha Namorada Fantasma (2014); Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016); Surge of Dawn (2019);

Jack Colvin (1934–2005)









Lua de Mel com Papai (1968); A Noite dos Desesperados (1969); Mais Forte que a Vingança (1972); Roy Bean - O Homem da Lei! (1972); O Homem Terminal (1974); Hurricane  (1974); O Mundo Louco de Julius Vrooder (1974); Justiceiro Implacável Red  (1975); Exo Man: O Homem de Aço (1977); O Incrível Hulk  (seriado 1977 a 1982); A Volta do Incrível Hulk  (1988); Brinquedo Assassino (1988)

Lee Purcell









Necromancy (1972); O Pequeno Billy (1972); Desafiando o Assassino (1974); Amargo Reencontro (1978); Verão do Medo (1978); Loucos de Dar Nó (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 (1982); Caçada Impiedosa (1983); Sonhos Rebeldes (1983); Traído pela Inocência (1986); A Volta do Incrível Hulk (1988); Regresso do Inferno (1988); A Longa Estrada (1991);  Pecados Secretos (1994); Malaika (1998); Kids vs Monsters (2015)

Tim Thomerson









Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976); Lembre Meu Nome (1978); Cerimônia de Casamento (1978); O Circo da Morte (1980); Escuridão da Morte (1980); Honkytonk Man - A Última Canção (1982); Metalstorm (1983); O Casal Osterman (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Rhinestone - Um Brilho na Noite (1984); Trancers: O Policial do Futuro (1984); Voluntários da Fuzarca (1985); Águia de Aço (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Cherry 2000 (1987);  A Volta do Incrível Hulk (1988); Air America - Loucos Pelo Perigo (1990); O Tira do Futuro (1991); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Perseguição Implacável (1995); Nemesis III: Prey Harder  (1996); Fuga de Atlântida (1997); Resgate nas Profundezas (2000); Sombras do Mal (2001); Pesadelo nas Alturas (2005); O Demônio da Montanha (2006); Busca Alucinante (2010); Asylum of Darkness (2017);

Charles Napier (1936-2011)









De Volta ao Vale das Bonecas (1970); Os Sete Minutos (1971); Supervixens (1975); Os Irmãos Cara de Pau (1980); Melvin e Howard (1980); Em Busca de um Sonho (1984); Os Fora da Lei (1984); Rambo II: A Missão (1985); O Demônio da Noite (1986); Execução Sumária (1986); Totalmente Selvagem (1986); Alien - O Terror do Espaço (1988); De Caso com a Máfia (1988); O Próximo Alvo (1989); Ernest, um Trapalhão na Cadeia (1990); O Anjo Assassino (1990); Polícia do Futuro 2 (1990); Maniac Cop 2: O Vingador (1990); Os Imorais (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Instinto Assassino (1991); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Trilogia do Terror (1993); Filadélfia (1993); Testemunha Chave (1994); Silent Fury (1994); 3 Ninjas em Apuros (1995); Hard Justice (1995); Justiceiros de Rua (1996); O Pentelho (1996); Austin Powers: 000, um Agente Nada Discreto (1997); Steel - O Homem De Aço (1997); O Professor Aloprado 2: A Familia Klump (2000); Perseguidos Pela Máfia (2000); Sob o Domínio do Mal (2004); Os Reis de Dogtown (2005); Carros Usados, Vendedores Pirados! (2009)

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre