sexta-feira, 7 de junho de 2019

HOMEM-ARANHA E O DESAFIO DO DRAGÃO / SPIDER-MAN: THE DRAGON'S CHALLENGE (1979) - ESTADOS UNIDOS





♫ HOMEM-ARANHA, HOMEM-ARANHA, TANTO BATE QUANTO APANHA ... ♫
(inevitáveis spoilers )

Eis que chegamos a terceira e última parte dos filmes lançados no cinema nos anos 70 e 80 do mais famoso aracnídeo, bem antes da Marvel entregar à Sony o personagem no início dos anos 2000. O título acima reflete bem o que foi essa trilogia, mas também poderia ser: TEIAS, SOCOS E PULOS. Nesse último exemplar a produção resolveu dividir a estória em dois momentos: Nova York e Hong Kong. O cartaz é bem legal, mas o "cabeça de teia" não luta kung fu como a imagem tentar nos levar a crer, porém o estilo de luta estava na moda. 


Essa produção continua com aspectos bem pitorescos dos anteriores. Vamos começar pelos olhos: o sentido-aranha continua parecendo alertá-lo apenas quando está sem o uniforme (mas nem tanto). Os efeitos de luzes piscando nos olhos é o que tínhamos na época (tá, já tinham estreado ou estavam estreando:  "Superman"; "Guerra nas Estrelas"; Jornada nas Estrelas"; "Galáctica, Astronave de Combate ... mas eram super produções para o cinema) e os olhos no uniforme com os furinhos foram corrigidos por lentes espelhadas (isso não foi um avanço!). Como ele carregava o uniforme por baixo da roupa apertada era um mistério maior que sua identidade. Ao vestir o uniforme, o herói quase não falava (bem diferente dos quadrinhos). Capitão Barbera "desapareceu" nesse exemplar e já havia desaparecido da série.  Louis Lane, quero dizer, a repórter Julie Masters (Ellen Bry) aparece no início e desaparece no resto do filme. Pelo menos não tivemos nosso herói escalando um prédio sobre uma parede deitada (que parecia um episódio do seriado Batman do Adam West), mas, em compensação, toma um tiro de arma de fogo no ombro, sente uma dorzinha (não sangra) e fala que é "bursite".


Em fevereiro de 1981 desembarcava em nossos cinemas "Homem-Aranha e o Desafio do Dragão" (não sei qual "dragão" seria esse, mas acho que tinha a ver com Bruce Lee e David Carradine e a miríade de filmes de Kung Fu que tinham "dragão" no título). O subtítulo brasileiro ainda trazia os dizeres "Agora numa luta titânica contra os mestres do Kung Fu" (???!!!). Até hoje estou procurando a tal da luta titânica e os tais mestres do Kung Fu. O filme, na verdade, era uma junção do último (mesmo) episódio da segunda temporada "The Chinese Web" que fora dividido em duas partes (e que seria reexibido, dentro do seriado, na extinta Rede Manchete, lá pelos idos de 1986, em seu programa "Cine Ação"). 


Dirigido por Don Mcdougall (outro diretor de seriados), tendo Fred Waugh como diretor de segunda unidade e dublês, além de Stan Lee como consultor, nos mostra a estória de Min Lo Chan (Benson Fong), uma alta personalidade do governo chinês, saído de Hong Kong e chegando em Nova York à procura de J.J Jameson (Robert F. Simon), seu colega da época da faculdade, em busca de informações que o inocentem de um evento ocorrido décadas passadas. Jameson pede a Parker (Nicholas Hammond) que verifique com seus contatos se conseguiria identificar três marines através de uma antiga foto tirada durante a Segunda Guerra Mundial, única informação que Chan possui. Parker consegue uma pista através do Major Collings (Ted Danson de "Três Solteiros e um Bebê"), um militar que entrevistara anteriormente, mas quando Mr. Zeider (Richard Erdman), um empresário importante em Hong Kong, deseja que sua empresa seja a vencedora na execução de uma obra governamental de um bilhão de dólares, este resolve  encomendar a morte de Chan, cuja comprovação de inocência atrapalharia seus planos. Parker também vira alvo e passa a ajudar o oriental e sua filha Emily Chan (Rosalind Chao) até que o homem Aranha será necessário para deter os assassinos.


Essa aventura fica bem no meio termo: não é tão sem graça como o primeiro filme, nem tão movimentada quanto o segundo. Numa ordem de melhor filme poderíamos eleger o segundo filme como o melhor, o terceiro como mediano e o primeiro como ruim. Os furos continuam: há uma simulação da morte de Chan pelo editor Jameson (fake news em destaque na primeira página? E a credibilidade do Jornal?). Peter é acusado de covarde por sumir na hora do sufoco, depois acompanha o Professor Roderick Dent (John Milford), um dos marines encontrado, e a sobrinha de Chan por Hong Kong para que este possa testemunhar. Claro que Dent  será sequestrado e nosso herói enfrentará os tais "senhores do Kung Fu"(???). Só que nada de balançar teia . Nosso herói vai é de barquinho mesmo com sua roupa vermelha (a coisa não dá muito certo) e ninguém acha estranho que o aracnídeo esteja expandindo suas ações internacionalmente. Na verdade o roteiro até contorna a situação numa frase meio bizarra do ex-mariner. E nada de ninguém associar Peter ao Homem Aranha (!!!???).  Aí nosso herói (ainda como Parker)  resolve procurar Dent, acompanhado de Emily, usando um sinalizador em forma de .... aranha ( branco e vermelho !!!), mas tudo bem, ele explica que nas horas vagas é cientista. Muito bem , em terra, ele localiza Dent e seus sequestradores que passam ao seu lado e seu sentido não ativa (??? - nada de olhos piscando ?). Bom Emily dá uma forcinha e avisa que o sinalizador deve ter captado o único carro que passou ao seu lado (!!). Ele toma um tiro de uma arma de dardos (qual bandido vai andar com uma espingarda de dardos para atirar nos outros?), mas, tudo bem, a acupuntura cura (não sabia que curava rapidamente envenenamentos !!!). Pulando algumas sequências aqui e ali ele enfrenta, não os senhores do Kung Fu, mas talvez seus vassalos em estágio de aprendizagem.  Nada de luta corporal porque sua superforça de entortar barras não consegue conter alguns sopapos, então nada melhor que o bom e velho barbante, quero dizer, a teia. Nosso herói termina de forma tradicional seu combate deslizando de barriga (sensacional !) por sobre uma mesa e derrubando um dos bandidos (Não, não era para ser engraçado). No final Dent simplesmente some de cena, Min Lo Chan também (acho que, no final das contas morreu mesmo. Nem foi agradecer Dent por tê-lo redimido) e Parker tem diálogo até legal com  Emily (mas a dupla não teve química nesse filme, infelizmente) com direito a um beijo de despedida comportado.



Apesar dessa análise mais ácida e sarcástica, o filme até diverte, novamente mais pelo saudosismo do que por algum atributo.  Vou dar um ponto a mais por terem levado ação até Hong Kong, mas a falta de um super-vilão dos quadrinhos sepultou a série que era voltada para o público infanto-juvenil (que até tinha simpatia pela série), mas a do Hulk foi muito mais adiante com temas mais maduros. Para quem se interessar, assista os três filmes em sequência do mais famoso herói da Marvel. No final mesmo com erros e acertos o lançamento do seriado foi o pontapé inicial para a Marvel ter seus personagens no cinema. Mesmo que tenha licenciado seus heróis  e permitido a terceiros lançarem filmes ruins, mostrou ao mercado que havia publico, permitindo filmes como Conan, X-Men e as sagas que vemos hoje no cinema.


Curiosidades:

Rosalind Chao, que interpretou Emily, participou de "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração" e "Deep Space Nine", como Keiko O'Brien, a esposa de  O'Brien, engenheiro da nova Enterprise. 

Tema instrumental de Dana Kaproff

O roteirista dessa aventura, Lionel E. Siegel (1927–2013), foi o mesmo de Exo Man: O Homem de Aço (1977)


Stan Lee
 












O desenho dos anos 90 trazia em Peter as feições de Hammond

 












Poster:

 

















Cronologia do Homem Aranha no Cinema e TV:
Homem Aranha - Desenho - (1967 a 1970)
Homem-Aranha (1977 a 1979) - Seriado e episódios levados ao cinema
Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos - Desenho - NBC - (1981 a 1986)
Homem-Aranha: A Série Animada -  Desenho - Fox (1994 a 1998)
Homem-Aranha Ilimitado - Desenho - Fox - (1999)
Homem-Aranha - Filme (2002)
Homem-Aranha: A Série - Desenho (2003) 
Homem-Aranha 2 - Filme (2004):  
Homem-Aranha 3 - Filme (2007): 
O Espetacular Homem-Aranha - Desenho (2008 a 2009) 
O Espetacular Homem-Aranha  - Filme (2012)  
Ultimate Homem-Aranha - Desenho (2012 a 2017) 
O Espetacular Homem-Aranha 2 - Filme (2014)  
Aparição em Capitão América: Guerra Civil - Filme  (2016)  
Homem Aranha: De Volta Ao Lar - Filme (2017)
Marvel Spider-Man  - Desenho (2017 a ... )
Vingadores: Desafio Infinito - Filme (2018)
Homem Aranha no Aranhaverso - Animação (2018)
Vingadores: Ultimato - Filme (2019)
Homem Aranha: Longe de Casa - Filme (2019)


Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre