quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ENOLA HOLMES (2020) - REINO UNIDO

 


“VOCÊ TEM QUE FAZER BARULHO, SE QUISER SER OUVIDO”

Inglaterra, 1884. No dia de seu aniversário de 16 anos a jovem Enola Holmes (Millie Bobby Brown) descobre que sua mãe (Helena Bonham Carter) partiu de casa sem dizer para onde ou quais os motivos deixando uma variedade de presentes.  Quando seus irmãos mais velhos, o famoso Sherlock Holmes (Henry Cavill) e o esnobe Mycroft (Sam Claflin) chegam para ajudar, a situação se complica ainda mais, com Mycroft  desejando colocá-la em um internato de moças para torna-la aceitável à sociedade. Motivada por um conjunto de pistas deixadas por sua mãe, Enola foge para Londres. Em seu caminho ela cruza com o Visconde Tewkesbury (Louis Partridge), um jovem também fugindo de sua família, e com um assassino em seu encalço.  Enola busca encontrar sua mãe, escapar de seus irmãos, ajudar Tewkesbury e viver a vida em seus próprios termos. 

Se você é fã de Sherlock Holmes deve estar pensando que ele nunca teve uma irmã. Na verdade mesmo o irmão Mycroft aparece apenas em três contos do famoso detetive inglês escrito por Conan Doyle.  Enola (alone ao contrário) Holmes surgiu em 2006 através da escritora norte-americana Nancy Springer no livro “O Caso do Marquês Desaparecido” (lançado no Brasil pela Verus Editora) e é nesse livro que o filme se baseia. A questão de um Sherlock mais humano deve-se que a partir de 1918 Conan Doyle que perdera o irmão e filho na primeira Guerra desenvolveu um Sherlock menos metódico (entre 1923 a 1927). A partir de 2014 parte da obra do autor se tornou de domínio público, mas esse Sherlock ainda encontra-se em propriedade da família do autor.  E a adaptação da Netflix gerou processo por parte dos familiares de Doyle.

Escrito por Jack Thorne (Extraordinário) e dirigido por Harry Bradbeer, Enola Holes nos traz uma jovem à frente de seu tempo sendo o público o único a entender sua mente. Enola vez por outra se dirige para a câmera tecendo comentários - uma técnica de quebrar a quarta parede que nem sempre funciona bem, mas aqui cria um clima propício a estória. A jovem foi criada, pela mãe excêntrica, com espírito livre e conhecimentos em vários campos como astrologia, herbologia, apicultura e jujitsu que lhe deixou um livro de criptografia que a ajuda a achar dinheiro escondido pela casa - uma maneira dela conseguir viver com autonomia. O filme se passa durante os preparativos para a Lei da Representação do Povo de 1884 que lançaria as bases para o sufrágio feminino. Tewkesbury é um dos votantes e seu voto pode atrapalhar os planos daqueles que desejam frear o avanço da sociedade inglesa.  Enola é sobre uma jovem em busca de si mesmae embora  seja mais jovem que seu famoso irmão, a capacidade de observação de Enola é quase  tão aguda quanto a deste e nossa futura detetive possui coragem e perspicácia para resolver os enigmas que surgem a sua volta conseguindo alcançar seus objetivos de uma maneira leve e divertida.

Quanto ao elenco, Millie Bobby Brown (do seriado Stranger Things) em sua estreia como protagonista no cinema, mostra-se muito desenvolta em seu personagem. Henry Cavill (Superman) está ok, fazendo um  Holmes mais atencioso, reflexivo e preocupado com  a irmã. Sam Claflin (Como Eu Era Antes de Você) sobessai em um papel feito para ser antipático ao público. Helena Bonham Carter faz uma mãe misteriosa e divertida e peça central para o ponta-pé inicial da saga de Enola. Louis Partridge conseguiu a química que Millie Brown precisava para o público torcer pelo casal. O restante do elenco também funciona dentro do que pede o roteiro. 

Enola Holmes é uma grata surpresa. É bem provável que se não estivéssemos em tempos do Covid, a Warner teria lançado o filme direto nos cinemas e não o vendido a Netflix. Diante da boa recepção de crítica e público, é bem provável que as partes em litígio cheguem em um acordo lucrativo e permitam novas aventuras em um filme que revitaliza mesmo que, de forma indireta, o famoso personagem inglês em um gênero pouco aproveitado ultimamente no cinema.

Trailer:


Curiosidades:

Enola e sua mãe são mostradas praticando a apicultura, um hobby mais tarde adotado por seu irmão Sherlock após sua aposentadoria.

Nenhuma referência a uma irmã mais nova foi feita nas histórias originais de Doyle. Alguns leitores especularam que poderia haver outro irmão de Holmes, citando o fato de Sherlock nunca ter mencionado que tinha um irmão (Mycroft) até que apareceu na Baker Street.

Embora Sam Claflin interprete o irmão mais velho de Holmes, ele é três anos mais novo que Henry Cavill.

O debate da Câmara dos Lordes sobre a Lei de Reforma de 1884 (ou Lei de Representação do Povo, como era formalmente conhecida) não foi aprovado por 1 voto, mas foi na verdade o resultado de um acordo de compromisso entre os partidos Liberal e Conservador, então teria passou por uma ampla margem.

Durante a montagem de imagens que apresentam Sherlock Holmes, a cabeça de Henry Cavil é sobreposta a uma ilustração original de Holmes de Sidney Paget.

Millie Bobby Brown é uma das atrizes mais jovens a ter créditos de Produtora aos 16 anos

Reúne Fiona Shaw, Helena Bonham Carter e Frances de la Tour, que fizeram parte dos filmes de Harry Potter.

De acordo com os romances canônicos de Sir Arthur Conan Doyle, o primeiro romance escrito em 1887 diz que Sherlock conheceu o Dr. Watson em 1881. No filme, ambientado em 1884, Enola diz que Sherlock sempre trabalha sozinho e Watson não está em lugar nenhum. Como tal, o filme não está em sincronia com o resto do que se sabe sobre a vida de Sherlock. 

Para maior liberdade e flexibilidade de movimento da câmera, Enola Holmes foi filmado quase exclusivamente usando o sistema 'Steadicam'.

Canonicamente, o próprio Sherlock descreve Mycroft como o irmão mais inteligente, de longe, mas também é extremamente "preguiçoso". Nesta adaptação, ele é descrito como "amargo" por não possuir as habilidades investigativas de Sherlock.


Livro:


Cartazes:


Filmografia Parcial:

Millie Bobby Brown







Intruders (seriado 2018); Godzilla II: Rei dos Monstros (2019); Enola Holmes (2020)  Stranger Things (seriado 2016 a 2021); Godzilla vs. Kong (2021)

Henry Cavill



O Conde de Monte Cristo (2002); Castelo dos Sonhos (2003); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Tristão & Isolda (2006); Renascido das Trevas (2009); Imortais (2011); O Homem de Aço (2013); O Agente da U.N.C.L.E. (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Liga da Justiça (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Jogo Assassino (2018); The Witcher (seriado 2019);  Enola Holmes (2020); Zack Snyder's Justice League (Mini-série 2021)

Sam Claflin


Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Mary e Martha: Unidas pela Esperança (2013); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); A Marca do Medo (2014); Simplesmente Acontece (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Como Eu Era Antes de Você (2016); Sua Melhor História (2016); Minha Prima Raquel (2017); A Última Jornada (2017); Vidas à Deriva (2018); The Nightingale (2018); As Panteras (2019); Enola Holmes (2020)

Helena Bonham Carter


Uma Janela para o Amor (1985); Lady Jane: Uma História Verdadeira (1986);  Francesco: A História de São Francisco de Assis (1989); Hamlet (1990); Retorno a Howards End (1992); Frankenstein de Mary Shelley (1994); Poderosa Afrodite (1995); Encontros em Paris (1996); Clube da Luta (1999); O Planeta dos Macacos (2001); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009); Alice no País das Maravilhas (2010); O Discurso do Rei (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010); Toast: A História de uma Criança com Fome (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011); Sombras da Noite (2012); Os Miseráveis (2012); O Cavaleiro Solitário (2013); Uma Viagem Extraordinária (2013); Cinderela (2015); As Sufragistas (2015); Alice Através do Espelho (2016); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Enola Holmes (2020); The Crown (seriado 2019 a 2020)

Louis Partridge


Amazon Adventure (2017); Paddington 2 (2017); Enola Holmes (2020); The Lost Girls (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre