sábado, 3 de outubro de 2020

REI ARTHUR / KING ARTHUR (2004) - ESTADOS UNIDOS / REINO UNIDO / IRLANDA


O LIDER BRETÃO QUE FREIOU A INVASÃO SAXÔNICA

Após 15 anos de serviços prestados a Roma, Arthur e seus cavaleiros finamente receberão os documentos que os permitem serem homens livres e traçarem seus próprios destinos. Porém, antes de suas libertações serem concedidas, Roma exige que eles voltem para a batalha em uma última missão: devem viajar além da Muralha de Adriano e atravessar o territórios dos Woads, selvagens das tribos do norte, inimigos mortais de Roma, a fim de resgatar uma família nobre que se encontra sitiada. Arthur termina por descobrir também que o Império não tem mais ambições territoriais quanto às fronteiras do sul que ele defende, principalmente com o avanço dos brutais saxões, conhecidos por devastarem tudo por onde passam. Quando Arthur chega ao local e inicia a evacuação descobre que os saxões estão mais próximos do que imaginava.

Se você conhece a clássica lenda de Arthur e seus cavaleiros, deve ter em mente que pode não ser exatamente o que você esperava ao decidir assistir a este filme. Essa versão da história desmitifica o mito e cria uma nova origem para os personagens no que diz ser baseado em novas descobertas. Os contos folclóricos são inúmeros, assim como, livros, publicações e abordagens cinematográficas. Mas porque o filme não arrecadou o esperado nas bilheterias?

O filme foi originalmente concebido para ser um épico com faixa etária para 16 anos, mas a Disney exigiu a redução para o público de 13 anos e que fosse retirado digitalmente o sangue (ironicamente o filme foi atacado por ter batalhas “limpas” demais para a época), assim como várias cenas de batalhas. Michael Bay era a escolha inicial para a direção, mas deixou o projeto (havia desenvolvido por 5 anos) devido a questões de orçamento. Antoine Fuqua assumiu, querendo que Daniel Craig (007) fizesse o papel de Arthur, mas o produtor Jerry Bruckheimer, apostava que Clive Owen seria escalado como o próximo James Bond, o que traria ainda mais visibilidade para o filme. E Russel Crowe (Gladiador), Mel Gibson (Coração Valente) e Hugh Jackman (Wolverine) já haviam recusado o papel. No roteiro original de David Franzoni ("Gladiador" e "Amistad"), o famoso triângulo amoroso das lendas era parte da trama, mas a entrada de Fuqua como diretor fez Franzoni reescrever o roteiro sem esse aspecto. E John Lee Hancock fez várias revisões posteriores no roteiro, sem créditos. Originalmente, não havia cena de casamento no final do filme (foi criada após exibições teste que criticavam o final sombrio e melancólico); havia uma cena, perto do final, com Lucan (John G. Brennan) tentando remover Excalibur de uma pedra e Arthur lhe dizendo que um dia ele seria forte o suficiente para tal. O diretor lançaria, anos depois, sua versão mais adulta, com 18 minutos a mais, com batalhas mais sangrentas e acrescentando cenas.

Mas o filme deixa dúvidas quanto a sua versão da história: para começar não existem os Woads, na verdade eram os Pictos, mas a produção não gostou de como soava o nome na tela. Arthur recrutado quando jovem por Roma, se tornando soldado romano? Merlin, um Woad?  Alias, a única versão da história da qual vocês nunca ouviram é a verdadeira? Prefiro ficar então com a versão do livro “Artur e Alexandre - Crônica de Dois Reis” pelo escritor brasileiro Antonio L. Furtado, que traça paralelos mais factíveis entre a lenda de Arthur e a de Alexandre, O Grande. Guenevere com os dedos quebrados envergando um potente arco? Se você assistiu Django (1966) viu o quanto é difícil disparar uma arma com ossos quebrados (ok, ele estava com a "mão quebrada", mas entenderam o raciocínio?). Fora a tendência de Hollywood de colocar piadas no meio da ação (Coração Valente até tem uma cena engraçada que serve ao momento e Gladiador é bem sério), além de diálogos sencientes do tipo: “se eu morrer gostaria que...”. pronto, já sabemos que o personagem morrerá. Fora a Excalibur que funciona apenas como uma espada comum e a Távola Redonda que aparece rapidamente.

Mas o filme tem os seus acertos. Esqueça que é um filme sobre Rei Arthur (na verdade têm ingredientes de “Os Sete Samurais”, “Lágrimas do Sol” – filme anterior de Fuqua – “Gladiador” ...entre outros). Pense em um filme sobre soldados que vão em uma missão de resgate para Roma e tem que defender suas terras de brutais invasores. Por essa abordagem o filme nós dá ótimas cenas de batalha e personagens que, apesar de pouco desenvolvidos, estão bem caracterizados, mantendo o filme nos trilhos. Claro que utilizar bons atores / atrizes sempre colhe bons resultados e, nesse quesito, podemos dizer que foi um grande acerto. 

Falando no elenco, Clive Owen faz um Arthur meio reticente, meio sem entender seu papel na história, mas saiu-se bem nas batalhas.  Stellan Skarsgård chegou a recusar o papel de Cerdic três vezes e funcionou bem como vilão entediado após anos de luta. No caso de Keira Knightley, saiu a Guenevere romântica e apaixonada por Lancelot e entrou a guerreira Picto.  Ioan Gruffudd, como Lancelot, teve pouca relevância a partir do momento em que sua função primordial na história foi relegada a segundo plano pelo roteiro. Ray Winstone (Bors), Hugh Dancy (Galahad), Mads Mikkelsen (Tristan), Ray Stevenson (Dagonet), Joel Edgerton (Gawain) e Til Schweiger (Cynric) funcionaram bem dentro de seus personagens. Já Stephen Dillane como Merlin foi apenas um feiticeiro e  líder de tribo que, se suprimido da narrativa, não faria falta.


Rei Arthur é um eficiente filme romano de batalha, mas peca em apresentar o monarca em nova roupagem. É uma versão mais coerente da lenda? Sem dúvida, mas não parece ser baseada em estudos e sim em uma livre criação dos envolvidos. A verdade é que, em filmes,  muitos preferem se valer da máxima dita em “O Homem  Que Matou o Facínora“: "quando lenda é mais interessante do que a realidade, imprima-se a lenda". E o publico na maioria das vezes dá o aval quanto a essa máxima, até porque se identifica com histórias medievais romanceadas acrescida de uma narrativa fantástica. Talvez se os envolvidos tivessem mantido alguns ingredientes da lenda, poderiam ter criado uma produção memorável.


Trailer



Cartazes:

        


Curiosidades:

O cavalo montado por Bors (Ray Winstone) no filme é o mesmo cavalo montado por Maximus (Russell Crowe) em Gladiador (2000).

A língua falada pelos woads no filme é uma combinação do antigo gaélico e do antigo galês, já que a língua falada pelos pictos foi perdida.

O X e P vistos nos escudos dos soldados não são as letras romanas X e P, mas as letras gregas Chi e Rho, as primeiras letras da palavra Christos. Este foi o sinal que o imperador romano Constantino havia colocado em seu escudo de soldado e identifica os soldados como cristãos.

Ivano Marescotti não falava inglês quando foi escalado para o papel do bispo Germanius e teve que aprender a língua simultaneamente enquanto ensaiava o papel.

A maioria das principais cenas de batalha foi filmada com 18 câmeras simultaneamente. Além das câmeras montadas, os operadores de câmera também se vestiram como figurantes e filmaram de dentro da ação. As câmeras também foram montadas em escudos, espadas e cavalos.

A batalha no gelo levou toda a duração da produção para ser criada - de storyboards e pré-visualização à filmagem e CGI à edição e pontuação; aproximadamente 9 meses de trabalho contínuo.

Todos os atores principais participaram de um acampamento de duas semanas sob o supervisor do coordenador de dublês Steve Dent. O treinamento incluiu passeios a cavalo, passeios de combate, arco e flecha, boxe, luta com espadas, treinamento com pesos e vínculo social na selva. Por causa de sua idade, Ray Winstone não participou do acampamento, mas lutou boxe na juventude e isso foi incorporado ao seu personagem.

A réplica da Muralha de Adriano construída para o filme tinha um quilômetro de comprimento, quase 12 metros de altura, com uma passarela de três metros de largura no topo e levou um total de 300 tripulantes em quatro meses para ser construída. O diretor Antoine Fuqua estava determinado a não usar CGI para criar a muralha, pois queria que os atores pudessem vê-la e ficar em cima dela.

A trama deste filme, em que uma equipe de elite cansada da batalha deve ir atrás das linhas inimigas para resgatar alguém importante como sua missão final, é quase idêntica à trama do filme anterior do diretor Antoine Fuqua, Lágrimas do Sol (2003).

Hugh Dancy (Galahad) e Mads Mikkelsen (Tristan) se encontraram novamente quase uma década depois em Hannibal (2013), interpretando Will Graham e Hannibal Lecter, respectivamente.

No total, 300 espadas, 700 lanças e 350 machados foram feitos para o filme.

Mais de 400 extras foram usados ​​como guerreiros saxões. A maioria deles nunca teve treinamento de luta.

Ray Stevenson (Dagonet), Mads Mikkelsen (Tristan) e Til Schweiger (Cynric) também apareceram em Os Três Mosqueteiros (2011).

Apresenta uma série de atores de "Game of Thrones (2011)", mais notavelmente Stephen Dillane (Merlin / Stannis Baratheon). Também aparecendo, embora sem créditos, está Owen Teale (Pelagius / Alliser Thorne) e muito brevemente Clive Russell (Pai de Lancelot / Brynden "The Blackfish" Tully).

Stellan Skarsgård e Ray Stevenson apareceram no filme Thor (2011).


Tell Me Now (What You See)- Moya (Máire) Brennan & Hans Zimmer



Filmografia Parcial:

Clive Owen

A Força de uma Paixão (1990); Três Amores e uma Paixão (1991); Tempo de Guerra (1993); O Retorno de um Nativo (1994); Crupiê: A Vida em Jogo (1998); Assassinato em Gosford Park (2001); A Identidade Bourne (2002); Vingança Final (2003); Amor sem Fronteiras (2003); Rei Arthur (2004); Closer: Perto Demais (2004); Closer: Perto Demais (2004); Fora de Rumo (2005); O Plano Perfeito (2006); Filhos da Esperança (2006); Mandando Bala (2007); Elizabeth: A Era de Ouro (2007); Trama Internacional (2009); Duplicidade (2009); Confiar (2010); Os Especialistas (2011); Laços de Sangue (2013); Os Últimos Cavaleiros (2015);  Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017); Ophelia (2018); O Informante (2019); Projeto Gemini (2019); American Crime Story (seriado 2021)

Ioan Gruffudd

Wilde - O Primeiro Homem Moderno (1997); Titanic (1997); Warriors (1999); 102 Dálmatas (2000); Nunca é Tarde para Cantar (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); Atiradores (2002); O Encontro (2002); Rei Arthur (2004); Quarteto Fantástico (2005); Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); Um Segredo entre Nós (2008); W. (2008); Santuário (2011); Quero Matar Meu Chefe (2011); O Menino de Ouro (2011); Deixa Rolar (2014); Forever: Uma Vida Eterna (seriado 2014 a 2015); Terremoto: A Falha de San Andreas (2015); O Gênio e o Louco (2019); Ava (2020); Harrow (seriado 2018 a 2020)

Keira Knightley

Mentiras Inocentes (1995); Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999); O Buraco (2001); Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003); Simplesmente Amor (2003); Rei Arthur (2004); Orgulho & Preconceito (2005); Domino, a Caçadora de Recompensas (2005); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Desejo e Reparação (2007); Amor Extremo (2008); A Duquesa (2008); O Último Guarda-Costas (2010); Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012); Anna Karenina (2012); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); O Jogo da Imitação (2014); Beleza Oculta (2016); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Colette (2018); O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018); Berlim, Eu Te Amo (2019); Consequências (2019); Misbehaviour (2020); Silent Night (2020)

Mads Mikkelsen

Pusher (1996); Instintos Diabólicos (2002); Corações Livres (2002); Rei Arthur (2004); Pusher II: Mãos de Sangue (2004); Depois do Casamento (2006); Saída (2006); 007 - Cassino Royale (2006); O Guerreiro Silencioso (2009); A Porta (2009); Fúria de Titãs (2010); Os Três Mosqueteiros (2011); A Caça (2012); Michael Kohlhaas - Justiça e Honra (2013); A Salvação (2014); Hannibal (seriado 2013-2015); Doutor Estranho (2016);  Rogue One: Uma História Star Wars (2016); Arctic (2018); No Portal da Eternidade (2018); Polar (2019); Druk (2020)

Stellan Skarsgård


A Insustentável Leveza do Ser (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990);  Insônia (1997);  Amistad (1997); Gênio Indomável (1997); Ronin (1998); Do Fundo do Mar (1999); A Casa de Vidro (2001); Dogville (2003); Rei Arthur (2004);  Exorcista - O Início (2004); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Sombras de Goya (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Mamma Mia! (2008); Anjos e Demônios (2009); Thor (2011); Melancolia (2011);  Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Ninfomaníaca: Volume 1 e 2 (2013); O Físico (2013); Vingadores: Era de Ultron (2015); The Man Who Killed Don Quixote (2018). 

Til Schweiger

O Homem Mais Desejado do Mundo (1994); Assassinos Substitutos (1998); O Beijo da Traição (1998); Alta Velocidade (2001); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003); Na Mira do Inimigo (2004); Rei Arthur (2004); Os Daltons Contra Lucky Luke (2004); Gigolô Europeu por Acidente (2005); Pacto Quebrado (2006); Aprendendo a Amar (2007); O Barão Vermelho (2008); Far Cry: Fugindo do Inferno (2008); Bastardos Inglórios (2009); Aprendendo a Amar 2 (2009); Os Três Mosqueteiros (2011); Guerra é Guerra! (2012); Entrega de Risco (2012); Anjo da Guarda (2012); Um Pai Quase Perfeito (2013); Muppets 2: Procurados e Amados (2014); Atômica (2017); Medieval (2019) 

Joel Edgerton

Corrida Rumo ao Sol (1996); Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002); O Grande Roubo (2002); Rei Arthur (2004); Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005); À Espera da Felicidade (2006); A Última Cartada (2006); Caçada Sinistra (2008); Guerreiro (2011); A Estranha Vida de Timothy Green (2012); A Hora Mais Escura (2012); O Grande Gatsby (2013); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Life: Um Retrato de James Dean (2015); O Presente (2015); Em Busca da Justiça (2015); Ao Cair da Noite (2017); Bright (2017); Operação Red Sparrow (2018); Gringo: Vivo ou Morto (2018); O Rei (2019);

Hugh Dancy

David Copperfield, uma História de Charles Dickens (2000); Falcão Negro em Perigo (2001); Dicionário de Cama (2003); Uma Garota Encantada (2004); Rei Arthur (2004); Tiros em Ruanda (2005); Instinto Selvagem 2 (2006); Pecados Inocentes (2007); O Clube de Leitura de Jane Austen (2007); Meu Adorável Treinador (2010); Histeria (2011); Hannibal (seriado 2013 a 2015); Talk-Show: Reinventando a Comédia (2019); Homeland (seriado 2020); 

Ray Winstone

Quadrophenia (1979); Robin of Sherwood (seriado 1984 a 1986);  Violento e Profano (1997); Onde Está o Amor? (1998); Mero Acaso (1998); Zona de Conflito (1999); Sexy Beast (2000); O Último Adeus (2001); O Retorno do Talentoso Ripley (2002); Cold Mountain (2003); Rei Arthur (2004); A Proposta (2005); Invasão de Domicílio (2006); Os Infiltrados (2006); A Lenda de Beowulf (2007); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); O Fim da Escuridão (2010); 13: O Jogador (2010);  O Último Guarda-Costas (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Esquadrão Sem Limites (2012); Cinzas (2012); Noé (2014); O Franco-Atirador (2015); Caçadores de Emoção: Além do Limite (2015); Rei dos Ladrões (2018); Cats (2019); Viúva Negra (2021)

Stephen Dillane

Hamlet (1990); Corações Roubados (1996); Bem-Vindo a Sarajevo (1997); Déjà Vu (1997); Um Agente em Apuros (2001); Jogo de Espiões (2001); As Horas (2002); Rei Arthur (2004); Questão de Vida (2005); Gol!: O Sonho Impossível (2005); Gol II: Vivendo o Sonho (2007); Pecados Inocentes (2007); Dominador de Corpos (2008); O Julgamento de Deus (2008); Código de Sangue (2009); A Hora Mais Escura (2012); Game of Thrones (seriado 2012 a 2015); O Destino de uma Nação (2017); Mary Shelley (2017); O Gênio e o Louco (2019); The Man in the Hat (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre