quarta-feira, 13 de maio de 2020

A HORA DO ESPANTO / FRIGHT NIGHT (1985) - ESTADOS UNIDOS


UM VAMPIRO NA CASA AO LADO

Charley Brewster (William Ragsdale) é um jovem de 17 anos que descobre que há novos vizinhos na casa ao lado. O rapaz fica desconfiado ao ver um caixão entrando na casa, mas sua namorada Amy Peterson (Amanda Bearse) não lhe dá muita atenção, por ele ser fã de um programa de terror chamado “Fright Night”, cujo apresentador é Peter Vincent (Roddy McDowall). Em outra noite, de sua janela, Charley vê seu novo vizinho com uma jovem e, para sua surpresa, descobre que ele possui presas e garras. No dia seguinte percebe um saco de lixo sendo retirado da casa e colocado em um carro. Ao chamar a polícia consegue entrar na casa com o detetive Lennox (Art Evans) e se depara com Billy Cole (Jonathan Stark) onde Charley acusa Jerry Dandrige (Chris Sarandon) de ser um vampiro. Lennox o considera louco e nem sua namorada ou seu estranho amigo “Evil Ed” (Stephen Geoffreys) acreditam em sua mirabolante história. Charley apela para Peter que também não lhe dá atenção, mas ao Amy oferecer dinheiro resolve ir a casa de Jerry com o intuito de terminar toda a fantasia criada pelo jovem, mas o que Peter não esperava é que tudo que Charley relatou pode ser real.


Assim como "Ghost: Do Outro Lado da Vida", "A Hora do Espanto" não foi um filme realizado como sendo um sucesso esperado. Os esforços dos estúdios se concentravam nos filmes "Perfeição" (1985) com John Travolta e Jamie Lee Curtis e "A História de um Amor" (1985).  O diretor Tom Holland começara a carreira como ator de seriados e mini-séries se tornando roteirista ("A Iniciação de Sarah"; "Os Donos do Amanhã",  "Os Heróis Não Têm Idade" e "Psicose II") e dirigira 3 episódios da série "Amazin Stories" (1985). Holland estava decepcionado na forma como fizeram o filme “Scream for Help” (1984) da qual tinha escrito. O estúdio pensou: um filme de vampiro com um diretor estreante, estilo filme B, com horror e humor? Ok vamos em frente, sem muita expectativa. Sem pressões e muita liberdade para fazer o filme, aliado a um roteiro imaginativo do próprio, o resultado foi o inesperado: o filme de terror com maior sucesso financeiro da temporada do verão americano de 1985 e o segundo filme de terror com maior bilheteria de 1985, atrás de “A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy” (1985). E o sucesso do filme não foi apenas nos Estados Unidos. No Brasil o filme lotou cinemas, virou cult e fez sucesso nas locadoras.



O elenco tinha Chris Sarandon (ex-marido da atriz Susan Sarandon) que ganhara o Oscar de Ator Coadjuvante fazendo o namorado de Al Pacino em “Um Dia de Cão”, mas que não repetira o sucesso posteriormente. Chris Sarandon estava apreensivo por assumir um papel em outro filme de terror, pois atuara em "A Sentinela dos Malditos" (1977) dirigido por Michael Winner (que dirigira “Scream for Help”) e ficara desapontado com o resultado. Tom Holland concebeu o papel de Peter Vincent com Vincent Price em mente, mas a saúde de Price estava em declínio. Roddy McDowall que fizera a franquia "Planeta dos Macacos" da década de 70 e também o curto seriado homônimo foi o escolhido. Seu Peter Vicent virou uma homenagem e uma amálgama dos nomes Vicent Price e Peter Cushing. Stephen Geoffreys (ao fazer o teste achou que o papel seria o de Charley) e Amanda Bearse (última atriz a ser escalada e que estava com 27 anos) haviam interpretado um casal em “Férias da Pesada” (1985) e foram direto da filmagem do filme para o trabalho em “A Hora do Espanto”. William Ragsdale (ele estava com 24 anos) chegava a seu segundo filme e seu papel do tímido jovem que mora com a mãe e anseia fazer sexo com a namorada virgem pronta a se tornar mulher caiu muito bem. Stephen Geoffreys depois de iniciar a carreira no cinema e teatro (com premiações) voltou-se a carreira pornô com os nomes de  Sam Ritter and Stephan Bordeaux. Em 2007 ele fez sua volta aos filmes tradicionais.  




O nome “A Hora”, bem verdade começou com “Karatê Kid: A Hora da Verdade” (1984), mas foi com “A Hora do Espanto” (1985) que a “espantomania” foi criada e vários títulos se sucederam para ganhar o público: e “A Hora do Pesadelo” (1984, mas que chegou por aqui em 1986/87), "A Hora do Lobisomem ou Bala de Prata" (1985); "A Hora da Zona Morta" (de 1985, mas estreou por aqui em 87); "A Hora das Criaturas" (Critters de 1986); "A Hora dos Mortos Vivos" (Re-Animator de 1985); "A Hora da Brutalidade" (também conhecido como "Nenhum Passo em Falso" de 1986); "A Casa do Espanto" (“House”, lançado em 1985 e que chegou em 1987 - Este foi mais criativo: tirou o “A Hora” e colocou o “Espanto”). Houve até “A Hora do Calafrio”(Savage Weekend) um filme de 1979 e que aportou por aqui em Vhs em 1987 (alguém viu?). Bom, só me lembro destes.


Mas qual a fórmula de Fright Night? O filme é uma simbiose de horror com humor (mas fugindo das armadilhas do gênero), inventivo e original, com ar de filme B, que insere o espectador na história desde o início nos mostrando uma adaptação contemporânea da historia de vampiro, que há tempos já estavam bem desgastados, com todos os arquétipos tradicionais do gênero: caixões; crucifixos; espelhos; água benta; o caçador de vampiros (de araque); a paixão do vampiro e os “vampirizados”, com um vampiro enigmático, sedutor e sinistro. Mas além atualizar a história para os anos 80 (a cena da discoteca é uma essência da modernidade com uma mistura de tensão, sedução e erotismo) e criar identificação imediata. Holland trouxe para os efeitos especiais Richard Edlund que fizera “Os Caçadores da Arca Perdida” e a Trilogia “Guerra nas Estrelas”, gastou (muito bem) US$ 1 milhão dos 9 milhões do orçado em transformações dos personagens, maquiagem de primeira, próteses e uma câmera que mostrava o vôo do vampiro por sua perspectiva. E, na parte musical, Hollland trouxe Brad Fiedel após ver suas composições para "O Exterminador do Futuro" (1984).


Vampiros eram bem conhecidos do público: Nosferatu (1922), passando por Bela Lugosi de “Drácula”, Christopher Lee (“Príncipe das Trevas”); Frank Langella ("Drácula"), George Hamilton ("Amor a Primeira Mordida") e não podemos esquecer de “A Dança dos Vampiros” (de Roman Polanski), filmes interessantes mas com um visual já desgastado. A Hora do Espanto vinha mostrar que podiam ser feitas adaptações e, com criatividade, trazer bons dividendos (assim como “Um Lobisomem Americano em Londres” e “Grito de Horror” mostraram que lobisomens tinham também o seu filão).  Se nos lembramos de filmes (alguns até melhores) como "Os Garotos Perdidos" (1987); "Quando Chega a Escuridão" (1987) “Drácula de Bram Stoker” (1992); Entrevista com o Vampiro (1994) ; “A Rainha dos Condenados” (2002); “Anjos da Noite” (2003); “30 dias de Escuridão” (2007); “Deixa-me Entrar” (2008); “Crepúsculo” (2008); “2019 - O Ano da Extinção” (2009) ... talvez devamos agradecer a Tom Holland & Cia que mostraram aos estúdios que o gênero tinha muitos seguidores ávidos por novas abordagens. E claro, podemos dizer que para muitos amantes de filmes de terror A Hora do Espanto foi decepcionante por usar o humor em sua abordagem. O fato é que gerou uma fraca continuação “A Hora do Espanto 2” (1988), uma refilmagem em 2011 e uma continuação desta em 2013. Papo para outras análises.


A Hora do Espanto, ainda hoje, é divertido com uma direção firme de Holland (“Brinquedo Assassino”;  “Fenda No Tempo”), um elenco muito bem escalado e efeitos ainda muito interessantes. Um filme que sobreviveu ao tempo e sempre a ser lembrado nas listas do gênero.

Trailer:




Curiosidades: (contém spoliers)

Por causa de suas raízes teatrais e das longas horas gastas na cadeira de maquiagem, Chris Sarandon ajudou a aplicar sua própria maquiagem de vampiro e frequentemente trabalhava nas extensões dos dedos enquanto os maquiadores colocavam aparelhos em seu rosto.

Uma das máscaras de Roddy McDowall, usada na franquia Planeta dos Macacos, é visível no apartamento de Peter Vincent.

Para a cena de transformação de "Evil" Ed, um boneco de lobo em tamanho real foi feito. No entanto, é na verdade o ator Stephen Geoffreys enterrado sob a maquiagem mais parecida com um lobisomem e a cabeça falsa.


Charlie Sheen fez o teste para o papel de Charlie Brewster, mas o diretor decidiu que sua aparência não era adequada para o personagem, então William Ragsdale foi finalmente escolhido. 

As lentes de contato dos vampiros usadas pelos atores Stephen Geoffreys e Chris Sarandon, criadas pelo designer de efeitos de maquiagem Steve Johnson, foram moldadas com manchas reais de brilho dentro para alcançar sua biliosa qualidade reflexiva amarela ao redor das pupilas.


O Ford Mustang de 1966, de Charley, pertencia ao escritor / diretor Tom Holland. O carro foi atingido em um acidente uma década depois.

O roteirista / diretor Tom Holland admitiu que a cena com Billy Cole subindo as escadas atrás de Peter e Charley foi inspirada em Abbott e Costello Encontram Frankenstein (1948).

A música que Jerry está assobiando quando entra no quarto de Charley é "Strangers in the Night", de Frank Sinatra.

De acordo com Chris Sarandon, ele queria que Jerry assobiasse "Whistle While You Work", em vez de "Strangers in the Night", quando confrontou Charley pela primeira vez. Mas a Disney não daria permissão para usar a música.

O personagem de Peter Vincent afirma que ele foi demitido de Fright Night porque "tudo o que eles querem são loucos loucos correndo em máscaras de esqui cortando jovens virgens". - uma referência óbvia à franquia Sexta-Feira 13. O segurança (Nick Savage) do clube, que confronta Jerry, interpreta um dos três membros de gangues de motociclistas mortos por Jason Vorhees na Sexta-Feira 13, Parte 3 (1982).

Quando Charley Brewster conhece Peter Vincent pela primeira vez fora do estúdio de TV, esse foi o local de filmagem para o início do filme de 1956, Vampiros de Almas (1956).

Originalmente, o roteiro apresentava um final radicalmente diferente, que foi revisado antes das filmagens. Enquanto Charley e Amy se deitam na cama se beijando, "Fright Night" aparece na TV e Peter Vincent declara: "O assustador rastreador de hoje à noite é 'Dracula Strikes Again'. Obviamente sobre vampiros. Você sabe como são os vampiros, não sabe? Eles são assim!" Charley e Amy ficam horrorizadas quando Peter começa a se transformar. Uma vez que sua transformação em vampiro está completa, Peter olha fixamente para a câmera e diz: "Olá, Charley", e as fotos congelam e os créditos rolam.

Jonathan Stark estava coberto de sangue verde e vermelho depois de filmar a cena em que seu personagem derrete, então ele pediu para tomar um banho e foi informado de que havia um problema de encanamento no prédio. No caminho para casa, ele percebeu que estava prestes a ficar sem gasolina, então entrou em um posto com serviço completo. "Um cara apareceu e quando ele olhou para mim ficou branco", disse Stark em uma reunião. "Ele me deu o gasolina, mas quando saí eu o vi no telefone e tenho certeza que ele estava ligando para a polícia!"

Jerry seduz jovens mulheres e tem um relacionamento muito próximo com Billy Cole. A dupla foi escrita intencionalmente com tons homoeróticos, embora nenhum ator tenha percebido até assistir o filme.

Toda a tradição de vampiros dos assassinos de vampiros vem de filmes de terror. Charley pergunta como Peter sabe que Amy voltará ao normal se matarem Jerry antes do amanhecer, Peter argumenta que os filmes de vampiros foram precisos em todos os outros pontos até agora

Trilha Sonora:



















Fright Night -  The J. Geils Band
Give It Up - Evelyn King 
Armies Of The Night - Sparks
You Can't Hide From The Beast Inside - Autograph
Save Me Tonight - White Sister
Rock Myself To Sleep - April Wine
Boppin' Tonight -  Fabulous Fontaines
Good Man In A Bad Time - Ian Hunter
Let's Talk - Devo
Come To Me - Brad Fiedel


O Elenco Atualmente:




Cartazes:





































Filmografia Parcial:
William Ragsdale









Screams of a Winter Night (1979); A Hora do Espanto (1985); A Hora do Espanto 2 (1988); Manequim: A Magia do Amor (1991); Herman's Head (seriado 1991 a 1994); Sexo Sem Conseqüências (1998); Um Amor que Acaba em Pizza (2005); Vovó... Zona 2 (2006); Por uma Noite Apenas (2006); Matador de Aluguel 2 (2006); O Último Golpe (2006); A Colheita do Mal (2007); Fora de Controle (2008); Uma Chance para Viver (2008); Justified (seriado 2010 a 2012); Linha de Ação (2013); O Apocalipse (2014); Alex Strangelove (2018); When We Dance the Music Dies (2019)


Chris Sarandon












Um Dia de Cão (1975); A Sentinela dos Malditos (1977); Cuba (1979); O Casal Osterman (1983); A Hora do Espanto (1985); A Princesa Prometida (1987); Brinquedo Assassino (1988); Dois Tiras Da Pesada (1989); O Filho das Trevas (1991); Maré Violenta (1994); Tentação Mortal (1995); Quando a Morte Chama (1995); A Morte se Veste de Negro (1999); Correndo Contra o Tempo (2000); Perfume (2001); Quando os Mortos Falam (2004); Ironias do Amor (2008); A Hora do Espanto (2011); O Código (2012); A Eterna Namorada (2014); I Smile Back (2015); As Tartarugas Ninja (seriado 2017- voz do Drácula)

Amanda Bearse










All My Children (seriado 1982 a 1983); Trapalhadas na Casa Branca (1984); Férias da Pesada (1985); A Hora do Espanto (1985); A Deusa do Amor (1988); Geração Maldita (1995); Os Monstros Estão de Volta (1995); Um Amor de Família (seriado 1987 a 1997)

Roddy McDowall (1928–1998):










A Força do Amor (1939); Como Era Verde o Meu Vale (1941); A Força do Coração (1943); As Chaves do Reino (1944); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Punhos da Liberdade (1952); A Teia de Renda Negra (1960); Cleópatra (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); O Carrasco de Pedra (1967); O Planeta dos Macacos (1968); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); O Destino do Poseidon (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); A Casa da Noite Eterna (1973); Planeta dos Macacos (seriado 1974); Viagem Fantástica (seriado 1977);  Círculo de Ferro (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Assassinato num Dia de Sol (1982); Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983) Os Donos do Amanhã (1984); A hora do Espanto (1985); Morte no Inverno (1987); Um Salto para a Felicidade (1987); A Hora do Espanto 2 (1988); Shakma: A Fúria Assassina (1990); Convite Para a Morte (1991); Confusão em Dobro (1992); As Areias do Tempo (1992; Reflexo do Demônio 2 (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Ensina-me a Viver (1995); A Última Festa (1996); As Novas Aventuras de Mowgli (1997); Something to Believe In (1998); Loss of Faith (1998)

Art Evans











Desejo de Matar (1974);  Adivinhe Quem vem para Roubar (1977); Big Time (1977); Um Casamento de Alto Risco (1979);  Meu Lutador Favorito (1979); O Homem com a Lente Mortal (1982); Christine, o Carro Assassino (1983); A História de um Soldado (1984); A Hora do Espanto (1985); Tuff Turf: O Rebelde (1985); Um Romance Muito Perigoso (1985); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Herança de Sangue (1986); Duro de Matar 2 (1990); O Toque Final (1992); Três Desejos (1993);  Contos Macabros (1995);  O Negociador (1997); A História de Nós Dois (1999); Viagem Sem Destino (2002); House Under Siege (2010); Gemini Rising (2013); Orphaned (2018)

Jonathan Stark












A Hora do Espanto (1985); O Príncipe de Bel Air (1986); Projeto Secreto: Macacos (1987); A Casa do Espanto II (1987); Quando Meus Pais Salvaram a Terra (1992); Brand New Old Love (2018)

Stephen Geoffreys









Heaven Help Us (1985); Férias da Pesada (1985); A Hora do Espanto (1985); Caminhos Violentos (1986); Força Demoníaca (1988); Estação 44: O Refúgio dos Exterminadores (1990); sick girl (2007); Lazarus: Apocalypse (2014); Check Point (2017); The Emerging Past Director's Cut (2017);


Heidi Sorenson











A História do Mundo - Parte I (1981); Confissões de um Homem Casado (1984); Um Romance Muito Perigoso (1985); A Hora do Espanto (1985); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Roxanne (1987); Para Eles, com Muito Amor (1991); Suspect Device (1995)

2 comentários:

  1. Chris Sarandon não é irmão de Susan Sarandon e sim ex-marido.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Carlos Parna
    Você tem toda razão. O ator foi marido de Susan Saradon e não irmão. Já fiz a correção. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre