BEBENDO NA FONTE DE ALIEN
Uma estação submarina foi construída a 11 quilômetros, no
fundo do oceano, para perfuração e extração
de minério. Norah (Kristen Stewart), uma
engenheira mecânica, presencia o que parece ser um evento sísmico que abala as
estruturas da estação. A estação é
inundada e parcialmente destruída onde muitos não conseguem escapar a tempo
para outros compartimentos e outros conseguiram fugir nos módulos existentes.
No meio de sua rota de fuga Norah encontra Lucien (Vincent Cassel), capitão da base, além de um pequeno grupo de sobreviventes. Lucien lhes informa de uma
possibilidade remota: eles podem tentar chegar à estação de perfuração Roebuck,
caminhando ao longo do fundo do oceano, com
o pouco oxigênio que ainda resta, onde poderão encontrar um refúgio e
transporte para a superfície. Só que à medida que transpõem as dificuldades
iniciais descobrem que não estão sozinhos.
Se vocês se sentiram familiarizados com o tema, não é por
acaso. Ameaça Profunda bebe na fonte de filmes como Alien onde tenta ressuscitar,
como muitos outros, uma fórmula que deu certo. Mas por que não criar algo
original, recriando um tema que só funciona dentro da franquia? “Underwater”, do diretor William Eubank (O Sinal) e dos
roteiristas Brian Duffield (Insurgente) e Adam Cozad (A Lenda de Tarzan), até que
começa de forma promissora, como um thriller de ficção científica que prende a atenção,
com pessoas tentando fugir de seu
Titanic aquático, lutando contra a pressão que pode destruir seus trajes,
lugares apertados e a dúvida se conseguirão chegar ao desejado “santuário”. Parecia
um filme de sobrevivência, com a dúvida do que realmente aconteceu com a
estação. Um maremoto, um deslocamento de camadas tectônicas, uma perfuração além
da Fossa das Marianas? Sabotagem? O filme poderia ter um caminho interessante a
seguir, mas alguém achou que gastar 80 milhões de dólares (arrecadou 40) em um filme calcado na tentativa
de ressuscitar a fórmula Alien funcionaria, e talvez isso explique porque o
filme foi realizado há três anos e sendo somente lançado no inicio deste ano, com o
mínimo de alarde, nos cinemas.
Então quais são os atrativos para assistir ao filme? Nos
cinemas, praticamente nenhum. Em streaming, um mercado doméstico de digestão
rápida, torna-se um bom passatempo. O filme
não perde muito tempo em criar um porquê de estarem ali, somos jogados direto
para a ação enquanto nossa heroína luta para sobreviver a uma sequência tensa
de destruição. Nessa primeira parte, enquanto não se define se é cinema
catástrofe ou filme de monstros, há cenas bem realizadas com momentos tensos
onde sabemos que nem todos conseguirão completar a fuga. O filme segue sua proposta até o primeiro contato com o que parece ser uma criatura à espreita. Ela está
furiosa e ninguém sabe com o que estão lidando.
A partir desse momento o filme sofrerá alternâncias que serão levadas
até o final. Há bons momentos e outros menos interessantes e aí cabe a
percepção de quem o assiste: se você gosta do gênero e já viu dezenas de filmes,
à medida que a estória se desenrola pouca coisa de novo é acrescentado (o
visual das criaturas é interessante), mas se você não tem o hábito de assistir muita
coisa do gênero, poderá até ser simpático a uma produção que parece um filme B
caro. E o bom elenco, liderado por Kristen Stewart (até a tentativa de mostrar Kristen,
rapidamente, em roupas intimas, sugere uma homenagem a Sigourney Weaver), seguido de Cassell, é um dos motivos para o
filme não naufragar.
Ameaça profunda pode lembrar filmes como “Alien, O Oitavo Passageiro”, “O Segredo do Abismo”, "Abismo do Terror", "Leviathan", “Esfera”, “Cloverfield” entre outros. Passa a impressão de que seria o início de uma franquia. Se investirem melhor na estória, tornando-a mais original, pode ter uma sequência bem interessante e superior até porque projetaram um produto com a classificação etária PG-13 (algo recorrente dos Estúdios Disney) nos Estados Unidos para o que deveria ter sido concebido para um público de 16 anos em uma temática mais adulta. Indicado a quem procura um passatempo rápido, bem realizado, mas sem originalidade.
Trailer:
Curiosidades:
Os atores usaram trajes herméticos para as cenas subaquáticas, tornando difícil ouvir os comandos do diretor. Cada traje pesava cerca de 140 libras (63 kg).
Devido à compra da Disney da 20th Century Fox, a data de lançamento foi adiada para janeiro de 2020. As filmagens ocorreram na primavera de 2017. Quando foi lançado, quase três anos se passaram.
É o último filme da 20th Century Fox lançado com seu nome original de 1935, antes de o nome ser alterado para 20th Century Studios pela Disney, após a aquisição da Fox e seus ativos.
Quando toda a equipe se reúne pela primeira vez na sala de controle central - o som da sequência de inicialização, amostrado de discos rígidos antigos e originalmente usado em Alien (1979), pode ser ouvido.
A pequena criatura que eles capturam é chamada de "clinger".
Uma carta de baralho, a Rainha de Copas, é visível em (4:40), e é o primeiro aceno do filme para Alice no País das Maravilhas.
O diretor William Eubank confirmou em uma entrevista que o monstro marinho visto no filme é, na verdade, Cthulhu de H.P. Mythos de Lovecraft. Estranhamente, a mineradora se chama Indústrias Tian: na literatura, o adjetivo "Lovecraftiano" é usado para indicar esse tipo de horror cósmico. Além disso, há uma dica de que a empresa acordou o monstro de propósito: conforme os personagens olham para Chtulhu das janelas da estação, a gravação diz "Indústrias Tian. Temos grandes coisas reservadas para você".
A partir da reportagem de jornal sobre o resgate dos dois sobreviventes, este filme se passa no ano de 2050.
Os créditos iniciais mencionam que as Indústrias Tian são acusadas de encobrir algo relacionado às suas operações na Fossa das Marianas. No decorrer do filme, fica claro que eles sabiam sobre as criaturas e não se importavam.
Cartazes:
Trilha Sonora:
SpongeBob SquarePants Theme - Avril Lavigne
The Unknown - Bonnie X Clyde
Filmografia Parcial:
Kristen Stewart
O Quarto do Pânico (2002); Garganta do Diabo (2003); O Silêncio de Melinda (2004); Contra Corrente (2004); Na Natureza Selvagem (2007); Fora de Controle (2008); Jumper (2008); Crepúsculo (2008); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009);The Runaways - Garotas do Rock (2010); A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Acima das Nuvens (2014); Para Sempre Alice (2014); A Longa Caminhada de Billy Lynn (2016), Café Society (2016); As Panteras (2019); Ameaça Profunda (2020)
Vincent Cassel
O Ódio (1995); O Apartamento (1996); Joana D'Arc (1999); Rios Vermelho (2000); Rios Vermelho (2001); A Isca Perfeita (2001) Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Agentes Secretos (2004); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Fora de Rumo (2005); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Senhores do Crime (2007); Inimigo Público nº 1 (2008); Inimigo Público nº 1 - Parte 2 (2008); À Deriva (2009); Cisne Negro (2010); O Monge (2011); A Bela e a Fera (2013); Crimes Ocultos (2015); Doce Veneno (2015); Jason Bourne (2016); O Filme da Minha Vida (2017); O Grande Circo Místico (2017); Ameaça Profunda (2020).
Mamoudou Athie
Experimentos (2015); Jean of the Joneses (2016); Patti Cake$ (2017); Almas Secas (2017); O Círculo (2017); Loja de Unicórnios (2017); O Favorito (2018); Ameaça Profunda (2020); Notas de Rebeldia (2020); Caixa Preta (2020); Jurassic World: Domínio (2021)
John Gallagher Jr.
Do Jeito que Ela é (2003); Onde Está Ally? (2006); Tudo Pode Dar Certo (2009); Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010); Rua Cloverfield, 10 (2016); Hush: A Morte Ouve (2016); O Mau Exemplo de Cameron Post (2018); A Justiceira (2018); Raça e Redenção (2019); American Woman (2019); Larry (2020)
T.J. Miller
Cloverfield: Monstro (2008); Maré de Azar (2009); Ela é Demais Pra Mim (2010); O Pior Trabalho do Mundo (2010); Zé Colmeia: O Filme (2010); As Viagens de Gulliver (2010); Rock of Ages: O Filme (2012); Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012); Transformers: A Era da Extinção (2014); Loucuras no México (2014); Deadpool (2016); A Última Ressaca do Ano (2016); Os Brutamontes 2: O Último dos Executores (2017); Jogador Nº 1 (2018); Deadpool 2 (2018); Ameaça Profunda (2020)
Jessica Henwick
Escola para Garotas Bonitas e Piradas 2 (2009); Dr Liebenstein (2014); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Game of Thrones (seriado 2015 a 2017); Os Defensores (seriado 2017); Punho de Ferro (seriado 2017 a 2017); Ameaça Profunda (2020); Godzilla vs. Kong (2021); The Matrix 4 (2021)
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