quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

VIAGEM FANTÁSTICA / THE FANTASTIC JOURNEY (1977) - ESTADOS UNIDOS

 PRESOS NO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

1977. Um grupo de pesquisa parte do Caribe até as Ilhas Grand Cayman passando direto pelo Triângulo das Bermudas. No meio do percurso, o grupo identifica uma estranha nuvem de coloração esverdeada que parece seguir o barco, mesmo que tentem efetivamente escapar. Logo, uma estranha tempestade envolve o barco, os motores não mais funcionam e a bússola  parece ter enlouquecido. Sons de um estranho sino são percebidos, mas nada é realmente visto. Um dos ajudantes do capitão, Carl Johanson (Scott Brady), termina por ser arremessado do barco. No dia seguinte, os tripulantes acordam em uma ilha não identificada em meio aos destroços do pequeno navio, com o capitão Ben Wallace (Leif Erickson) apresentando uma fratura no braço. O líder do grupo, professor Paul Jordan (Scott Thomas) e seu filho Scott (Ike Eisenmann) resolvem escalar um monte e percebem que não conseguem visualizar o final da misteriosa ilha. Diante da indecisão do grupo, os biólogos marinhos Andy (Jack Stauffer) e George (Byron Chung) partem, sem aviso, em um pequeno bote em busca de ajuda, mas surgem mortos, no dia seguinte, à beira da praia. O grupo restante além de Paul, Scott e Ben é composto de um jovem médico chamado Fred Walters (Carl Franklin) e as estudantes universitárias Jill Sands (Karen Somerville) e Eve Costigan (Susan Howard).


O Sexteto resolve percorrer a ilha, descobrindo uma estranha fauna e flora que parece abrigar animais de continentes diferentes, além de um avião destruído da Segunda Guerra Mundial dado como desaparecido no Triângulo das Bermudas, até que um estranho nativo, de posse de um estranho artefato, cura a fratura de Ben. No meio da noite, o nativo parte para a floresta seguido secretamente por Scott que descobre que este se chama Varian, um cidadão de 2.230, cuja nave caiu na ilha e que há zonas de tempo (ou vórtices) que se separam entre passado, presente e futuro, “cada um em seus próprios termos”. Quando o grupo parte à procura do jovem; Fred, Jill e Ben são capturados por corsários do século XVI, liderados por Sir James Camden (Ian McShane) que acredita que a Inglaterra de Elisabeth I ainda está em guerra com a Espanha de Filipe II. Quando Jill revela que a Inglaterra de Sir James não existe há 400 anos, o líder corsário a considera uma traidora e bruxa resolvendo matar a todos, enquanto isso, Varian, Scott, Paul e Eve elaboram um plano de resgate.

Viagem Fantástica foi uma produção da rede americana NBC, cujo piloto foi lançado em duas partes: em 3 e 10 de fevereiro de 1977 nos Estados Unidos. No Brasil, foi exibido em 10 de julho de 1977, como telefilme, no “Première 77” (da Rede Globo) e, depois, a partir 17 de julho do mesmo ano. Foram apenas 10 episódios (foram programados 13 para a primeira temporada), mas, abruptamente, a série viria a ser cancelada pegando o elenco de surpresa.

Um dos principais problemas, aconteceu logo no piloto da série: durante as filmagens houve uma mudança conceitual para aonde a série seguiria, isso acarretou uma confusão na mente do espectador: a ilha seria um local que abrigaria eras diferentes e levaria os personagens a se deslocarem, nessas zonas temporais, até encontrarem um local chamado “Evoland”, que conteria um dispositivo que permitiria cada qual voltar à sua época (como explicado por Varian), mas, transformou-se, posteriormente, em um local com portais também para civilizações de oriundas de realidades paralelas. Sabiamente, a produção percebeu que deslocamentos nos tempos (uma ilha cortada "ao meio" por um fuso horário onde um ponto poderia ser passado passado e  futuro, ou seja, eles estariam no mesmo lugar, mas se deslocando em  tempos diferentes) poderia se tornar cansativo, logo direcionaram a série para a fantasia científica (e não ficção-científica), mas essa mudança tinha um preço: novos personagens entrariam na regularidade da série e outros precisariam sair. De uma tacada só saíram, além dos personagens Carl Johanson (Scott Brady), Andy (Jack Stauffer) e George (Byron Chung): os personagens Ben Wallace (Leif Erickson), Jill Sands (Karen Somerville), Eve Costigan (Susan Howard) e Paul Jordan (Scott Thomas). Permaneceram o jovem Scott; o homem do futuro, Varian; o jovem médico, Fred,  acrescidos agora de Liana (Katie Sailor), uma cidadã de Atlantium (surgida na segunda parte do piloto – conhecido também como “episódio 2”) que possui resistência sobre-humana e poderes psíquicos, além de Jonathan Willoway (Roddy McDowell), um cientista excêntrico e de caráter dúbio, desaparecido nos anos 60 (que surgiria no terceiro episódio). E, claro, a gatinha senciente de Liana, "Si-L" (para nós: “Sileli”). O problema é como Jill, Eve e Paul saem da série. Eles chegam à cidade de Atlantium (Atlântida) antes do outro trio e simplesmente vão embora para 1977. Imagine agora um pai largar o seu único filho com outras pessoas, deixando uma carta dizendo que a esposa deve estar sozinha e desesperada (???!!!). Parecia uma enorme mentira dos atlantes, mas era verdade (Varian atestou a veracidade - uma de suas habilidades era ser sensível à resquícios de auras em objetos!). E, a alegação dos Atlantes, agora, era de que o aparelho sobrecarregara com o transporte do primeiro grupo e o trio teria que esperar ser consertado. O estranho é que “A Fonte“ dissera à seus subordinados que apenas Scott não era descartável, por que perderia tempo mandando as outras pessoas para o próprio tempo?

A segunda parte do episódio piloto mantém o interesse, agora com um cérebro em uma redoma (chamado “A Fonte” – voz de Mike Road, narrador da abertura da série), que controla Atlântida e mantém sua aparente felicidade. Na verdade, ele controla mentalmente determinados habitantes transformando-os em escravos (vivendo no subsolo) a serviço de uma elite, desejando um novo corpo para rejuvenescimento, e Scott serve a esse propósito. Liana é uma rebelde, que luta para libertar a mística cidade de seu tirano e assim poder partir para o mundo de sua mãe. Claro que o quarteto vencerá e seguirá para uma nova aventura.

A rede NBC, originalmente, encomendou doze episódios para seguir o piloto de duas partes, mas houve problemas na transmissão: a série teve um episódio antecipado (por causa de um jogo de basquete) e o horário mudou várias vezes durante seu curto prazo, tornando difícil para o espectador americano acompanhá-lo, os índices de audiência caíram sepultando a série que, mesmo após o seu cancelamento, teve os direitos de exibições comprados para outros países que o exibiram com sucesso. E, naquela época, não tinha internet para o público e quase nenhuma publicação especializada em séries no Brasil. O público brasileiro não sabia que estava assistindo uma série cancelada. E a produção do seriado era boa: Bruce Lansbury era o produtor executivo (trabalhara em “James West” e “Missão Impossível’) e a escritora Dorothy “D.C” Fontana que escrevera ótimos roteiros para o seriado “Jornada nas Estrelas” fora contratada para retrabalhar os roteiros já encomendados para se adequarem à nova direção. O truque era criar uma variedade de histórias, em vez de fazer variações nas mesmas histórias toda semana, sem cenários permanentes, usando figurinos diferentes a cada episódio e uma infinidade de efeitos especiais (hoje ultrapassados). O único episódio com seu crédito formal de escrita foi o episódio “Transformação Total” (“Turnabout”). Elaborei também um pequeno resumo dos episódios, que coloquei mais abaixo, após revê-los. 

O elenco central é muito bom. Jared Martin revelou em entrevista, antes de seu falecimento, que, na época da série, morava em uma garagem e recebeu uma ligação de seu agente para um teste que se mostrou um sucesso, entrando desde o episódio piloto. Havia feito um filme de Kung Fu, em Hong Kong, com Katie Sailor chamado "Os Filhos do Dragão" (Men of the Dragon) de 1974. Jared apareceu como ator convidado em inúmeros seriados de televisão populares e filmes. Revelou também que não tinha um bom relacionamento com Sailor e pouco falava com Eisenmann e que este ficara mais próximo de Roddy McDowell, mas tinha bom relacionamento com Carl Franklin que ao longo do tempo se perdeu. O ator sempre será lembrado nesta série por utilizar o artefato em “U” (energizador sônico), que canaliza a energia de sua mente sendo capaz de curar, incapacitar pessoas e destruir objetos. Ike Eisenmann já era famoso pelo filme “A Montanha Enfeitiçada” e era um chamariz para o público infanto-juvenil. Teve participação em várias séries e parou de atuar em 2009. Katie Sailor virou um mistério na internet. Uns dizem que faleceu há anos e outros que mudou de nome. “D.C” Fontana revelou, em entrevista, que Katie teria dito aos produtores que precisava fazer um “check-up no hospital” e que não retornara mais a série (após o oitavo episódio), nem ao show business. Eisenmann dissera que nunca souberam o que realmente aconteceu. Sua personagem era muito interessante: muito bonita, metade alienígena (parte de mãe), metade Atlante (parte de pai). Possuía além dos já citados poderes psíquicos, resistência superior, pois o planeta de sua mãe tinha gravidade maior a da terra. Sua personagem será lembrada por “conversar” com sua gatinha com os olhos (foram utilizados 3 animais durante a série). Em uma época de “Mulher Biônica”, ‘Isis” e “Mulher Maravilha” seria uma ótima personagem se melhor desenvolvida. Quanto ao destino de Sailor? O que se diz atualmente é que se recuperou de seu problema de saúde na época, casou, trocou de sobrenome (dizem que para Katie A. Strassman) e não quis mais saber da indústria de Hollywood. Uma pena, pois mostrou-se ótima atriz. Carl Franklin tinha um personagem simpático, o jovem doutor, e provavelmente cresceria na série. Franklin parou de atuar em 1992 e se transformou em um diretor de sucesso de filmes (“O Diabo Veste Azul” e “Por Um Fio”) e seriados (“House of Cards”; “13 Reasons Why’, “The Leftovers”, “Mindhunter”...). Roddy McDowell era o grande nome da produção, já era conhecido pelos cinco filmes da saga “Planeta dos Macacos” e o seriado homônimo. Voltaria aos holofotes com o sucesso “A Hora do Espanto”. Funciona aqui como uma espécie de “Dr. Smith” de “Perdidos no Espaço” com os devidos distanciamentos. O nome do personagem, Jonathan, pode ter sido uma homenagem a Jonathan Harris (o já citado Dr. Smith)

Viagem Fantástica possuía um conceito que tinha tudo para funcionar, com personagens bem interessantes e atores que funcionaram nos papéis. Os produtores atribuíram o erro de posicionamento no horário de exibição, por parte da emissora, e as súbitas mudanças na grade, como fator determinante ao seu súbito cancelamento. E os atores, citam a recepção dos roteiros, nas vésperas das filmagens dos episódios, como um grande desafio. A série passou a ter status de “cult”, tendo algumas exibições por aqui na tevê aberta e cabo, desaparecendo aos poucos. Em 2020 foi lançada, oficialmente, em DVD, nos EUA. Muitos citam suas influências em seriados como “Sliders” e “Lost”.

 

Tema de abertura:

 


 Tema de abertura (com narração):

 

Narração do tema de abertura:

“Lost in the Devil's Triangle, trapped in a dimension with beings from the future and other worlds, a party of adventurers journey through zones of time back to their own time. Varian, a man from the 23rd century, possessing awesome powers; from 1977; Fred, a young doctor just out of medical school; Scott Jordan, the thirteen-year-old son of a famous scientist; Liana, daughter of an Atlantean father and an extraterrestrial mother; and Jonathan Willaway, a rebel scientist from the 1960s. Together they face the frightening unknown on... The Fantastic Journey.”


Tradução:

“Perdidos no Triângulo das Bermudas (Triângulo do Diabo), presos em uma dimensão com seres do futuro e de outros mundos, um grupo de aventureiros viaja por zonas de tempo de volta ao seu próprio tempo. Varian, um homem do século 23, possuindo poderes impressionantes; de 1977; Fred, um jovem médico recém-saído da faculdade de medicina; Scott Jordan, o filho de treze anos de um cientista famoso; Liana, filha de pai atlante e mãe extraterrestre; e Jonathan Willaway, um cientista rebelde da década de 1960. Juntos, eles enfrentam o assustador desconhecido em... Viagem Fantástica.”

 

Curiosidades:

Foi indicado ao Primetime Emmy Awards 1977 na parte técnica (som)

Sempre que entrevistado sobre a série, estranhamente, Ike Eisenmann nunca mencionou a estrela da série, Jared Martin. Décadas depois, Martin comentaria que havia um pouco de ego ali, já que Eisenmann tinha vários shows de sucesso em seu currículo e era então um ator infantil em alta

Dentro de alguns meses de seu cancelamento abrupto, vários membros da equipe de produção do programa estariam produzindo o tematicamente semelhante "Logan's Run" (1977) para a temporada de outono de 1977.

Este show usou efeitos sonoros de "Star Trek" (1966) em alguns de seus episódios.

"The Fantastic Journey" foi lançado em DVD nos Estados Unidos em uma série completa pela Via Vision Entertainment em 19 de junho de 2020.

Quando entrevistado sobre a série, Jared Martin indicou ainda que Ike Eisenmann o ignorou completamente, como fez com a maioria do resto do elenco, e, em vez disso, procurou e passou todo o seu tempo com Roddy McDowall, com quem ele se envolveu uma amizade. Um pouco elitista, Eisenmann escolheu deliberadamente MacDowall porque ele era um ator estabelecido, muito parecido com ele, e o considerava digno de seu tempo, enquanto Ike via os outros, que eram bastante desconhecidos na época, como 'abaixo dele'. Em entrevista Eisenmann disse que se relacionava facilmente com McDowall, uma ex-estrela infantil que ainda atuava na meia-idade; ele disse que via McDowall como uma versão mais velha de si mesmo na época.

Jared Martin faleceu aos 75 anos de câncer no pâncreas

Roddy McDowall  faleceu aos 70 anos de câncer

John Saxon faleceu de câncer aos 83 anos

Mel Ferrer faleceu aos 90 anos em decorrência de problemas cardíacos

Richard Jaeckel faleceu aos 70 anos de câncer

Atlantium (episódio 2) foi filmado em um hotel em Los Angeles na época, o Boaventure.

O irmão de Ike Eisenmann, Allan Eisenmann trabalhou no quarto episódio

Ike Eisenmann participou de Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan" como sobrinho de Scotty


Capa do DVD Viagem Fantástica 








 




Resumo dos Episódios:

Episódio 01 - Viagem Fantástica / Vórtex (Analisado acima)

Episódio 02 - Atlantium (Analisado acima)

 

Episódio 03  - Além da Montanha / Beyond the Mountain







Varian, Scott, Fred e Liana chegam em outra zona dimensional, na qual uma nuvem de tempestade, mas de coloração vermelha, evolve o grupo, separando-os: Varian, Scott e Fred acordam em um estranho pântano e são capturados por um povo azul e Liana é encontrada em um local arborizado por Jonathan, um homem que mora em um belo local cercado por uma estranha comunidade.  Entrada de Roddy McDowell na série fazendo um vilão, mas com uma revelação de Varian sobre seu legado em 2230. O tirânico Jonathan é deposto do local, mas Varian o convida a seguir com o grupo completando-o, e lembrando a deixa dada pelo mesmo Varian em sua fala no inicio do episódio: “falta mais um para completar o número do grupo original!” (contando com a gatinha). Bom episódio.

 

Episódio 04 - Mundo Jovem / Children of the Gods







O grupo chega a um local que parece ser uma pequena ruína grega com dizeres de Píndaro (500 A.C), enquanto isso vemos um jovem em fuga de um abrigo subterrâneo. Finalmente temos uma explicação para o aparelho de Varian: é um manipulador sônico de matéria, que canaliza seus pensamentos e energia, um aparelho de seu tempo. Episódio bem interessante, com um esquecido grupo de crianças que viveu sob o julgo de antigos adultos e não aceita ninguém que seja diferente de suas idades. Uma sociedade de crianças e adolescentes.  Varian e Cia precisarão mostrar que o mundo em que essas crianças vivem precisa evoluir e se libertar de suas próprias doutrinas.

 

Episódio 05 -  Sede de Conquista / A Dream of Conquest







O sexteto chega a um local na qual um povo alienígena caiu com sua nave. Seu líder está a beira da morte. Já o líder substituto, o Cônsul Tarant (John Saxon)  quer que o grupo vá embora o mais rápido possível, mas quando a esposa e filho do líder moribundo descobrem que Freddy é médico, solicitam ajuda, fazendo com que o grupo fique no local mais tempo, apenas para descobrirem que Tarant aguarda a morte do outrora líder para tomar o poder e reinar do jeito que bem desejar sobre aquela sociedade constituída. O vilão interpretado por John Saxon apresenta resquícios de seu personagem do filme “Operação Dragão”, ao lado de Bruce Lee, ao aplicar golpes e quebrar madeiras com as mãos. Episódio bem interessante, na qual Jonathan alia-se ao vilão para descobrir seus planos. O personagem parece que está se redimindo de seu passado. 

 

Episódio 06 - Ato de amor / An Act of Love







O grupo surge em uma caverna, próximo a um vulcão, em início de atividade. Um estranho, escondido, atira um pequeno dardo no pescoço de Varian sem que os outros percebam. O Homem do Século 23 começa a sentir-se cansado, mergulhando  em um sono profundo, na qual  sonha com uma bela jovem e um estranho ritual. Ao amanhecer, Varian encontra a jovem de seus sonhos, Gwenith (Cristina Hart), oriunda de um  povo extraterrestre que ocupa essa zona dimensional. O plano de um governante chamado Zaros (Jonathan Goldsmith) está funcionando: Varian está completamente apaixonado pela jovem (o dardo continha uma espécie de poção do amor) e será sacrificado por um bem maior: apaziguar uma imagem chamada “Beticus”, "guardião do fogo sagrado" que considera ser a responsável por colocar o vulcão em atividade. Posteriormente, Gwenith (sem que ela saiba) será de Zaros. Enquanto isso a gatinha Sil-El (ou “Sileli”) consegue levar o grupo para fora da caverna para encontrarem Varian e descobriem que se casará com a jovem e que ficará no local. Só que Gwenith acaba descobrindo o que seu casamento acarretará a Varian. Outro episódio interessante, na qual o grupo salvará uma sociedade de si próprios. Interessante vermos que os episódios não são histórias separadas, os personagens citam suas passagens anteriores e, nesse episodio, Scott carrega uma pedra dada pelo líder alienígena do episódio anterior como presente, além de Jonathan também contar a respeito das outras sociedades que o grupo visitara anteriormente. Episódio com temática ousada e com o destino da protagonista surpreendente para a época.

 

Episódio 07 - Labirinto de Espelhos / Funhouse







O grupo atravessa um novo portal chegando a um local que possui um parque de diversões, mas que causa uma estranha sensação em Jonathan de que deveriam seguir em frente. O parque é administrado por um homem chamado “Marcus de Apolonio” (Mel Ferrer) que se revela descendente do famoso “mago” (filósofo) grego “Apolonio de Tiana”. O seu assistente Barker (Richard Lawson) mostra que conhece a todos do grupo, bem como suas épocas e motivações e que o local vem entretendo a todos os visitantes que ali passam por eras. Quando o grupo visita o "Labirinto de Espelhos" Scott desaparece e o grupo se divide a sua procura passando a correr perigo. Mas não é Scott que Apolonio busca e, sim o trio Jonathan, Fred e Liana para se vingar daqueles que ali o baniram junto, com seus assistentes, há milênios. Liana aparece com um penteado diferente  e o lado místico de “Apolonio de Tiana” é revisitado a partir de uma perspectiva de fantasia de ficção. E, novamente, o episódio anterior é citado ao surgir uma imagem de Gewnith. Outro bom episódio.

 

Episódio 08 - Transformação Total / Tornabout







Liana é capturada por um grupo masculino e levada a uma cidade governada por homens, na qual as mulheres estão em uma escala social próxima a da escravidão. Novamente, uma máquina (chamada “o complexo”) controla tudo. Uma repentina rebelião muda as diretrizes dessa sociedade, tendo agora as mulheres no poder, o quarteto masculino em apuros e os antigos homens jogados em um limbo com uma máquina tomando conta de tudo. Uma crítica à sociedade que deixa tudo em poder de inteligências artificiais e também uma lição de sociedade igualitária. O diretor desse episódio, Victor French, coestrelou o seriado “O Homem que Veio do Céu” e participou do faroeste “Charro” ao lado de Elvis Presley. Última aparição de Katie Sailor. Participação das atrizes Joan Collins e Bervely Todd (“Crash: No Limite” e do seriado “Days of Our Lives”)

 

Episódio 09 - O Enigma de Pedra / Riddles







O Quarteto chega a outra zona temporal (uma conversa entre eles indica que Liana ficou na cidade do episódio anterior e que os alcançaria). Um cavaleiro adverte ao grupo que, se desejam encontrar “Evoland” e voltarem a suas respectivas épocas, devem localizar um homem chamado Kedryn (Dale Robinette) que possui uma pedra que lhes indicará o caminho ao decifrarem um enigma. Após localizarem Kendryn, descobrem que ele vive em uma casa com a esposa e o mordomo. Este lhe diz desconhecer tal pedra e que lhes dará abrigo durante a noite, mas que devem partir imediatamente pela manhã. Varian acha tudo muito estranho e convence o grupo de que Kendryn pode estar mentindo. Enquanto o grupo procura a misteriosa pedra,  percebem que o local pode não ser exatamente o que aparenta, assim como seus hóspedes. Bom episódio que lembra uma história de terror em uma mansão mal-assombrada, mas com um final que nos traz uma “lição de moral”. Katie Sailor já não aparece no episódio, mas pela fala dos personagens ainda a aguardavam em uma próxima aventura. 

 

Episódio 10 - Presa inocente / The Innocent Prey



O grupo chega a outra localidade indefinida através do portal. Durante a noite, presenciam a queda de uma nave na qual resgatam dois tripulantes: York (Richard Jaeckel) e Tye (Nicholas Hammond), sem saber que estes eram criminosos e que York eliminou o piloto e pensou que o co-piloto estava morto, tomando seus lugares. Todos chegam a um pequeno local onde uma raça extraterrestre, dotada de poderes psíquicos, convive pacificamente, desconhecendo crimes, ladrões e violência.  Enquanto Tye permanece ferido em decorrência da queda, York se deslumbra com um artefato capaz de transformar desejos em realidade, planejando roubá-lo para voltar à Terra e ter uma riqueza quase infinita. Só que a farsa não demora a ser descoberta e Varian, Fred, Jonathan e Scott percebem que não podem deixar a inocente comunidade à mercê de um homem tão perigoso. Muito bom episódio com atores conhecidos: Nicholas Hammond (do filme “A Noviça Rebelde” e do seriado “Homem- Aranha”), Richard Jaeckel (do seriado “Esquadrão Resgate” e do filme “Os Doze Condenados”) e Cheryl Ladd (o seriado As Panteras). Katie Salior não é mais citada neste episódio, o que indica que já sabiam de sua saída definitiva. omem


Filmografia Parcial

Jared Martin (1941–2017)



Festa de Casamento (1969); Mississippi Summer (1971); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); Os Filhos do Dragão (1974); The Second Coming of Suzanne (1974); Viagem Fantástica  (seriado 1977);  Willow B: Women in Prison (1980); A Mulher Só (1983); The New Gladiators (1984); Assassinato Brutal (1986); Kickboxer, o Lutador (1987); Enigma do Pesadelo (1987); Guerra dos Mundos (seriados 1988-1990); Dallas (seriado 1979-1991); Duas Babás Nada Perfeitas (1994)


Ike Eisenmann







A Montanha Enfeitiçada (1975); Viagem Fantástica  (seriado 1977); A Volta da Montanha Enfeitiçada (1978); Cão do Diabo (1978); A Fórmula (1980); Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Retratos de Uma Realidade (1983); Alguém Muito Especial (1987); A Montanha Enfeitiçada (2009).  


Roddy McDowall (1928 -1998):



A Força do Amor (1939); Como Era Verde o Meu Vale (1941); A Força do Coração (1943); As Chaves do Reino (1944); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Punhos da Liberdade (1952); A Teia de Renda Negra (1960); Cleópatra (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); O Carrasco de Pedra (1967); O Planeta dos Macacos  (1968); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); Fuga do Planeta dos Macacos; A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); O Destino do Poseidon (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); A Casa da Noite Eterna (1973); Planeta dos Macacos (seriado 1974); Viagem Fantástica (seriado 1977);  Círculo de Ferro (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Assassinato num Dia de Sol (1982); Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983) Os Donos do Amanhã (1984); A Hora do Espanto (1985); Morte no Inverno (1987); Um Salto para a Felicidade (1987); A Hora do Espanto 2 (1988); Shakma: A Fúria Assassina (1990); Convite Para a Morte (1991); Confusão em Dobro (1992); As Areias do Tempo (1992; Reflexo do Demônio 2 (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Ensina-me a Viver (1995); A Última Festa (1996); As Novas Aventuras de Mowgli (1997); Something to Believe In (1998); Loss of Faith (1998)


Katie Sailor



Invasão das Mulheres Abelhas (1973); Os filhos do Dragão (1973); The Swinging Barmaids (1975); SuperVan (1977); Viagem Fantástica  (seriado 1977)


Carl Franklin







Viagem Fantástica  (seriado 1977); A Lenda do Revolver Dourado (1979); Esquadrão Classe A (1983 a 1985); Too Good to Be True (1988); Eye of the Eagle 2: Inside the Enemy (1989); Steel Magnolias (1990); In the Heat of Passion (1992). 

 

John Saxon (1954-2017)







O Passado Não Perdoa (1960); Quadrilha do Inferno (1961); As Férias de Papai (1962); Olhos Diabólicos (1963); Operação Dragão (1973); Noite do Terror (1974); O Império do Crime (1976); Shalimar (1978);  O Cavaleiro Elétrico (1979); Mercenários das Galáxias (1980); O Homem com a Lente Mortal (1982); A Hora do Pesadelo (1984); Keruak, O Exterminador de Aço (1986); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); O Último Samurai (1988); Um Amor do Futuro (1980); Linha de Chegada (1990); Fúria Assassina (1993); Um Tira da Pesada 3 (1994); O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1995); Um Drink no Inferno (1996); Revanche Sangrenta (2001); Genghis Khan (2010); After the Thunderstorm (2018)


Cristina Hart



Céu Vermelho ao Amanhecer (1971); O Homem que Burlou a Máfia (1973);  Ellen Pode Ser Salva? (1974); Uma Embarcação para o Inferno (1975); Corrida pela Liberdade (1978); Silêncio Mortal (1982); Apertem os Cintos, Estamos Falidos (1986); Alone Time (2021)


Richard Lawson







Os Gritos de Blácula (1973); A Vingança dos Mortos (1974); Operação Dragão Negro (1975); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); Amargo Regresso (1978); Maratona Final (1979); Meu Lutador Favorito (1979); The Golden Moment: An Olympic Love Story (1980; Poltergeist: O Fenômeno (1982); Ruas de Fogo (1984); Um Homem Destemido (1985); Dinastia (seriado 1986 -1987);  Operação Phantom (1989); All My Children (seriado 1922 -1993); Mera Coincidência (1997); A Nova Paixão de Stella (1998); Justiça - Entre o Poder e a Lei (1999); Out of the Rain (2003); A Família da Noiva (2005); The Last Stand (2006); Massacre (2010); A Royal Family Holiday (2015); Royal Family Christmas (2015); Michael Jackson e Neverland (2017);  Always a Bridesmaid (2019); North Hollywood (2020);


Mel Ferrer (1917- 2008)







O Diabo Feito Mulher (1952); Scaramouche (1952); Os Cavaleiros da Távola Redonda (1953); Guerra e Paz (1956); E Agora Brilha o Sol (1957); O Diabo, a Carne e o Mundo (1959); Rosas de Sangue (1960); O Mais Longo dos Dias (1962); A Queda do Império Romano (1964); A Morte Segue Seus Passos (1975); O Fantástico Capitão Nemo (1978); A Ilha dos Homens-Peixe (1979); Lili Marlene (1981); O Olho da Vingança (1991)


Nicholas Hammond  







O Senhor das Moscas (1963); A Noviça Rebelde (1965); Vôo 502: Em Perigo (1972); O Dramático Acerto de Contas (1973); Homem-Aranha (1977); Homem-Aranha Volta a Atacar (1978; Homem-Aranha – O Desafio do Dragão (1980); Richard II (1982); A Cidade De Esmeralda (1988; The Black Cobra 2 (1989); Um Canto de Esperança (1997); A Grande Virada (2003); Dinastia - Atrás das Cenas (2005); Ameaça Invisível (2005); O Ultimo Dançarino de Mao (2009); Turkey Shoot (2014); Ladies in Black (2018); Era Uma Vez em Hollywood (2019). 


Cheryl Ladd 







Terror nas Profundezas (1974); As Panteras (seriado 1977-1981); Grace Kelly, A Princesa de Mônaco (1983); Agora e para Sempre (1983); Marcados pela Guerra (1984); Tratamento Mortal  (1987) Millennium - Guardiões do Futuro (1989); O Médico e o Monstro (1990); Um Mundo que Mudou  (1991); Relação Indecente (1992); Uma Dança Perigosa (1994); Vítima do Medo (1996); O Caçador de Lisa (1996); Vítimas Da Internet (1998); Uma Vida Alucinante (1998); Michael Landon, the Father I Knew  (1999); A Vida é Dura: A História de Dewey Cox (2007); Eterno Amor (2011); Os Filhotes da Mamãe Noel (2012); American Crime Story (2016); Paixão Obsessiva (2017); Uma Véspera de Ano Novo Real (2017); Tempestade de Natal (2019).


Richard Jaeckel (1926-1997)







O Preço da Glória (1949); Iwo Jima - O Portal da Glória (1949); A Fogo e Sangue (1950); Mergulhando para a Morte (1951); A Cruz da Minha Vida (1952); Shanghai - Cidade Maldita (1954); Um Pecado em Cada Alma (1955); Morte sem Glória (1956); Como Nasce um Bravo (1958); A Morte Tem Seu Preço (1958); A Ilha das Víboras (1960); Estrela de Fogo (1960); 4 Heróis do Texas (1963); Pesadelo ao Sol (1965); Chamas da Paixão (1966); Os Doze Condenados (1967); A Brigada do Diabo (1968); Chisum, Uma Lenda Americana (1970); Uma Lição Para não Esquecer (1971); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); A Quadrilha (1973); Fibra de Valente 2 (1975); Mako, o Tubarão Assassino (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Caçada Alucinante (1977); Terror em Los Angeles (1979); Operação Resgate (seriado 1979); As Novas Diabruras do Fusca (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 (1982); Starman - O Homem das Estrelas (1984); Os Doze Condenados: A Próxima Missão (1985); Lua Negra: O Super Carro (1986); Comando Delta 2: Conexão Colômbia (1990); O Rei dos Kickboxers (1990); S.O.S. Malibu (seriado 1991 a 1994)


Ian McShane




 



Uma Sombra em Minha Alma (1966);  A Batalha da Grã-Bretanha (1969); O Vilão (1971); O Sanguinário (1972); Jornada do Pavor (1975); Jesus de Nazaré (1977);  Assalto na Riviera (1979); O Quinto Mosqueteiro (1979); Entre a Vida e a Morte (1983); Os Assassinos da Rua Morgue (1986); Sexy Beast (2000); O Agente Teen (2003); Nemesis Game - Jogo Assassino (2003); Questão de Vida (2005); Somos Marshall (2006); Os Seis Signos da Luz (2007); Corrida Mortal (2008); Caso 39 (2009); Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Jack, o Caçador de Gigantes (2013); Hércules (2014); De Volta ao Jogo (2014); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017); Hellboy (2019); John Wick 3: Parabellum (2019)


Joan Collins







Confio em Ti (1952); As 3 Máscaras do Destino (1953); Terra dos Faraós (1955); A Rainha Tirana (1955); O Escândalo do Século (1955); Estigma da Crueldade (1958); Esther e o Rei (1960) Por um Milhão de Dólares (1965); O Agente 711 Pede Socorro (1967);  Julgamento de um Traidor (1970); Vingança (1971); Contos do Além (1972); Um Grito Dentro da Noite (1972); Herança Maldita (1974); Alfie - O Eterno Sedutor (1975); Os Lobos Atacam (1975); A Vida Pitoresca de Tom Jones (1976); O Império das Formigas (1977); A Arte de Matar (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Nutcracker (1982); Criando um Top Model (1983);  Dinastia (seriado 1981-1989); Sonhos de Uma Noite de Inverno (1995); Amarga Descoberta (1998) Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); As Damas de Hollywood (2001); O Incrível Livro de Hipnotismo de Molly Moon (2015); Ainda há tempo (2017); História de Horror Americana (2018); Glow & Darkness (seriado 2022).


Fontes:

IMDB

SciFiAndTvTalk

Cinemagic

Starlog

SFX

O Globo

Jornal do Brasil

7 comentários:

  1. Luís, puxa, que bela surpresa: Viagem Fantástica! Coincidentemente comprei a série em DVD ( pirata, mas bem produzido e preço justo ) agora em dezembro. Havia a assistido quando tinha uns 12 ou 13 anos e achei inexplicável ter desaparecido das telas, pois tanto em carisma do elenco, como pelos episódios instigantes, era um excelente show. Talvez com a evolução natural e mais um ano de exibição ela teria alcançado todo seu potencial, mas jamais saberemos. É curioso que — para aquela época — VF era única em seu contexto: grupo heterogêneo que avança por aventuras e lugares sempre diferentes a cada episódio, temperado ora com ficção, ora com magia. Não podia imaginar que havia treta entre os atores, mas especialmente com o garoto Eisenman, muito jovem para essas polêmicas do estrelato. Talvez encontremos por aí um dia algum relato dos reais motivos que levaram a série a ser cancelada, penso que podia ter estourado e ter se tornado um clássico muito maior, e não apenas esta pequena jóia. Novamente obrigado por mais essa deliciosa lembrança que vc trouxe pra todos nós! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario Catucci.
    Sempre gostei muito de Viagem Fantástica, a série me conquistou logo no "piloto" quando vi na tevê na época (que só descobri que era série no final da história).
    Foi uma análise que me deu enorme trabalho (levei mais de uma semana), pois tive descobrir e pesquisar em revistas impressas americanas, ler entrevistas (em sites oficiais) dos envolvidos anos depois e pesquisar em jornais. Depois filtrar tudo que foi lido, eliminar informações dúbias e, posteriormente, buscar individualmente a cada episódio e assisti-los novamente (agora com uma visão analítica), elaborando um resumo que não cansasse e ajudasse a quem gostaria de relembrá-la. Vou intercalar filmes com eventuais séries, cujo episódio piloto foi exibido em nossas tevês como "telefilme". Como Viagem Fantástica teve curta duração, foi mais "tranquilo" analisar seus poucos episódios (como fiz em "O Homem do Fundo do Mar"). Muitas dessas séries ficaram no imaginário e sei que as pessoas gostariam de buscar informações sérias, que fim levou os atores (por isso coloco as filmografias resumidas) se estão na ativa ou não. Espero ter colocado uma boa quantidade de informações. Acredito que, ao longo dos anos, mais informações serão trazidas à tona. Uma pena o lançamento tão tardio dessa série nos EUA, pois alguns atores já faleceram e o depoimentos deles, se estivessem vivos, nos traria um material adicional rico em informações e esclarecimentos. Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Luís, tudo bem? Eu não sabia que seu trabalho para compor as matérias envolvia tanto esforço. E tempo, com certeza. Tem sido muito bom o resultado, viu? Uma grande contribuição á estória cinematográfica e televisiva, sem exagero algum. Quanto ás séries que eventualmente vc abordar no futuro deixo O Túnel do Tempo como sugestão. Embora sua produção tenha tenha tido alguns enredos muito simplistas e efeitos limitados, o elenco ( também aqui, de primeira linha ) e a temática deste seriado tinham um fascínio impar sobre sua audiência. Sempre achei que OTT tinha um excelente potencial para um remake, pois imagine hoje, com tantas novas cristalizações dos eventos humanos que vieram a público — passados quase 60 anos — o quanto não contribuirião para se recontar melhor momentos da História da humanidade. O mesmo vale para Viagem ao Fundo do Mar, mas neste caso se valendo do sentimento ambientalista que cresce entre as pessoas e pelos infinitos mistérios que os mares ainda ocultam. Rapaz, dá até água na boca! Mas essa bola é sua e vc é que vai escolher a bola da vez. Um forte abraço. Como sempre, nós, seus leitores, lhe somos devedores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mario.
    Sim, todo o material que pesquiso vem de matérias de revistas de cinemas (nacionais e internacionais), guia de filmes e jornais da época (também do exterior). No Brasil esse material meio que desapareceu, mas há ainda publicações nos Estados Unidos, Espanha, França e Grã-Bretanha. Quando o filme (ou série) se torna difícil de colher informações, vou adiantando outras análises e vou “peneirando” as informações. Sei que muita gente visita outros sites para nacionais buscar informações e publicar em seus sites e blogs, o que gera muitos equívocos, pois hoje é mais fácil dar “CTRL C” e “CTRL V” do que gastar o seu tempo lendo páginas e páginas de informações. E todo mundo fica com as mesmas informações, sejam elas certas ou erradas. Eu prefiro ir direto nas publicações oficiais, lê-las e criar o texto. Ou em sites oficiais do filme e dos artistas. Claro que a leitura de livros de diversos temas também amplia a análise, assim como anos de leitura de material de cinema ajudam muito nessa hora.
    Quanto aos seriados, Túnel do Tempo é uma ótima pedida. Já estava em mente publicá-lo em algum momento. Sempre fico em dúvida se vale a pena colocar séries, mas como as grandes revistas de cinema já praticam essa ideia lá fora, venho implementando aos poucos até porque o blog chama-se Cinéfilos ... (rsss), mas acredito que boa parte curtia (e curte) seriados. Os que tenho em mente para analisar, nem todos colocando a íntegra dos episódios são: Contrato de Risco, Terra de Gigantes, Carro Comando, A Mulher Biônica, Automan, Manimal, Galactica, Gemini Man, Buck Rogers, A Flauta Encantada (1970), Tiro Certo, Jornada nas Estrelas (piloto não aprovado) .... Os Pilotos não efetivados de Genesis II, Cidade Sob o Mar, A Super-Heroína Americana (episodio piloto dando continuidade ao Super-Herói Americano)... E os dois filmes que terminaram o seriado The Pretender (anos 90).
    Quanto a filmes, algumas franquias como a antiga saga Planeta dos Macacos (falando também dos quadrinhos, desenho e série TV); As Minas do Rei Salomão (as versões anos 50 e 80), Os “Superman” de Christopher Reeve, Máquina Mortífera entre outras. Fora filmes raros (serão muitos), filmes brasileiros, filmes juvenis anos 80 (pedem muito), filmes de ação e filmes europeus. E os "clássicos", aqueles filmes famosos que todo mundo gosta. E não posso esquecer das pessoas que, às vezes, me pedem, nos comentários, para analisar determinada obra (e que procuro atender, sem problemas). UFA ! Postarei de forma sortida (não tenho um cronograma) e procurarei sempre manter a qualidade. Muito obrigado, Mário, por sempre comentar e deixar suas impressões. São muito importantes. Um Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Outro seriado que teve vida curta foi dama de ouro, eu era muito pequena quando passava na globo, e gostava bastante da detive Katie Mahoney, aquele cabelo ruivo eu amava. Nem lembro direito dos episódios,por isso assisti o episódio piloto no youtube e achei muito parecido com um filme que vc já analisou aqui, que um homem vai buscar o dinheiro do seguro de uma senhora num prédio dominado por uma gangue perversa. Diziam que o seriado era muito violento para época, mas gostaria que ele tivesse vida longa ou que fizesse um remake a altura.
    Abraço.
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabiana.
    A Dama de Ouro foi outro seriado curto (13 episódios) que fez muito sucesso em nosso país e, realmente, a violência que apresentava incomodou os espectadores americanos provocando o cancelamento da série. O piloto já foi analisado por aqui, mas não fiz o resumo dos episódios, pois não encontrei todos. Quando perceber que estão todos disponíveis acrescentarei na postagem. O filme a que vc se refere acredito que seja Território inimigo com Jan Michael Vicente (Águia de Fogo), Ray Parker Jr (Ghostbusters) e Tony Todd (O Mistério de Candy Man). Foi um filme que fez sucesso em VHS com uma história bem legal como vc bem descreveu. Em um de seus comentários (dentre vários que já fez por aqui) você também citou o desejo de ver análises de séries e esse ano devo colocar mais por aqui. Muito obrigado por também fazer vários comentários no blog que sempre me ajudam muito. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu que agradeço pelas análises feitas com muito empenho.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre