quinta-feira, 22 de abril de 2021

O SEGREDO DOS INCAS / THE SECRET OF THE INCAS (1954) - ESTADOS UNIDOS

INSPIRAÇÃO DE INDIANA JONES ?

Harry Steele (Charlton Heston) é um guia turístico, aspirante a aventureiro e caçador de tesouros que sonha fazer fortuna encontrando e roubando um antigo e valiosíssimo artefato chamado “Sol Inca”, uma peça incrustada de 119 diamantes e centenas de outras pedras preciosas. Enquanto planeja um meio de se apossar da relíquia vive de oferecer a estrangeiros recém-chegados passeios em Cusco (Peru). Harry possui uma pedra que complementa um mapa rochoso que indicaria o ponto exato de onde a peça foi guardada, só que Ed Morgan (Thomas Mitchell), um perigoso “homem de negócios”, almeja o mesmo objetivo e sabe que Harry é detentor da tal peça. Harry sempre está a espera da chegada de um avião particular no aeroporto com a intenção de roubá-lo e dirigir-se a um sítio arqueológico de Machu Picchu  onde poderá usá-lo como meio de fuga. Suas chances parecem aumentar quando chega na cidade Elena Antonescu (Nicole Maurey), uma mulher de origem europeia, que lhe pede ajuda para entrar cladestinamente nos EUA.  Elena tem em seu rastro Anton Marcu (Leon Askin) que deseja leva-la de volta à Romênia. Quando Harry descobre que Marcu possui um monomotor resolve elaborar um plano que o leve às ruínas Incas.

 

Muitos de vocês nunca devem ter ouvido falar nesse filme. E talvez não seja por acaso. Se não fosse por um detalhe esse filme estaria perdido na história: a inspiração no personagem Indiana Jones que gerou o mega sucesso “Os  Caçadores da Arca Perdida”.  Na verdade essa inspiração tão alardeada atualmente sobre o filme não se justifica plenamente. Há um abismo gigantesco entre as duas produções, no que concerne a história e o personagem, que são completamente díspares. Sabemos que Spielberg fez o seu filme baseado nas memórias fortemente influenciadas pelos seriados da Republic Pictures dos anos trinta e quarenta e que seu filme seria uma homenagem a essa era de ouro. Existe uma dezena de produções que podem ter sido motivo de inspiração e uma delas foi O Segredo dos Incas. E há duas particularidades bem perceptíveis: o visual icônico do personagem com jaqueta de couro marrom, Chapéu Fedora, mochila  e revolver; além de uma cena, próxima ao final, que nos remete diretamente ao filme de 1981: quando o personagem, de posse de uma pedra,  aciona um dispositivo que direciona um raio de luz que lhe revela a localização do almejado artefato (muito parecida com a cena da Sala de Mapas do filme de Spielberg).  Uma inspiração óbvia.  Podemos perceber que algumas tomadas e a estrutura como foi montado pode ter sido vista pelo cineasta como orientação. Há quem diga que existe inspiração no herói Alan Quatermain de "As Minas do Rei Salomão" interpretado por Stuart Granger e muito do seriado Raiders of the Ghost City (na parte de curiosidades há um vídeo que encontrei com filmes que serviram de inspiração). Talvez até haja inspiração em Quartermain porque o personagem Harry Stelle pouco tem em comum com Indiana Jones em termos de atitudes e personalidade. Legião do Zorro (1939) também foi uma inspiração para a cena em que Indiana passa por baixo do caminhão com seu chicote. Há também quem comente até que Tudo por uma Esmeralda, que era um roteiro (escrito em 1979) que corria Hollywood há anos à procura de quem o produzisse, possa ter dado uma direção a Caçadores da Arca Perdida. Apesar de nunca comprovado o filme de Spielberg possibilitou que Tudo por uma Esmeralda (1984) finalmente saísse da gaveta. Mas vamos falar um pouco sobre o personagem de Charlton Heston e da produção em si.

Harry Steele é um anti-herói e não é um personagem particularmente admirável:  é desagradável em boa parte da projeção, flerta com mulheres casadas, só pensa em dinheiro, é cínico, sem escrúpulos, sem  sentimentos nobres, suborna funcionários e é pouco confiável. Seu objetivo é apenas um: voar até o sítio arqueológico, onde uma equipe de arqueólogos está bem próxima de encontrar a joia sagrada  e tomá-la antes.  Só que com a chegada da bela e misteriosa Elena, o coração de Harry dispara e sentimentos surgem naquele homem endurecido e amargurado.  Harry prometeu ajudar Elena, só que precisa primeiro ir às ruínas. Não esperava que ela nutrisse sentimentos pelo arqueólogo Stanley Moorehead (Robert Young), um homem íntegro, que pode dar a ela a vida que sempre desejou e que se mostra recíproco em sentimentos. Nosso herói começa a perceber que se conseguir o tesouro provavelmente perderá Elena e vice-versa. A chegada inesperada no local de Ed Morgan põe a todos em perigo.  Há uma possibilidade de redenção para o personagem, mas ele conseguirá mudar?

O Segredo dos Incas, apesar de não ter envelhecido bem, deve ter chamado a atenção por sua fotografia com cores fortes (seria interessante vê-lo em Blu Ray) e locações filmadas no Peru, nas cidades de Machu Picchu e  Cuzco.  Mas, apesar disso,  não podemos nos enganar que o filme carece de ação (somente próximo do final), suspense e na maioria do tempo se arrasta. Para os anos 50 era um passatempo interessante para quem ia ao cinema ver filmes de aventura passageiros.  Talvez o fato de Heston não ser o astro consagrado (apesar de ser conhecido) de filmes marcantes como “Os Dez Mandamentos” (1956), “Ben- Hur” (1959) e “Planeta dos Macacos” (1968)  tenha feito toda diferença. Com certeza, se fosse rodado quinze anos mais tarde seria uma grande produção e bem mais elaborada, pois em termos de roteiro foi coescrito por Sidney Boehm, de “A Cidade Atômica” (1952), roteiro indicado ao Oscar;  "Os Corruptos" (1953) e "O Fim do Mundo" (1951); e Ranald MacDougall, que escreveu o roteiro de "Cleópatra" (1953) e "Alma em Suplício" (1945) também indicado ao Oscar pelo roteiro. Já a direção ficou a cargo de Jerry Hopper (1907–1988) que, a partir de 1957, migrou para a Tv, onde dirigiu episódios de vários seriados famosos como “Gunsmoke”, “A Família Addams”, “O Fugitivo”, “Túnel do Tempo”, “Os Astronautas”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Agente 86” entre outros. Outro aspecto a ser citado é presença da exótica cantora peruana lírica Yma Sumac (1922–2008), em sua estreia nas telas interpretando "Virgin of the Sun God", "Earthquake" e "High Andes", com sua voz de soprano capaz de abranger 4 oitavas. Yma Sumac  significa "Que Linda" na língua indígena Quíucha. Seu nome de batismo era Zoila Augsuta Emperatriz Chavarri Del Castilho. Seu primeiro álbum Voice del Xtabay (1950) a projetou internacionalmente. Uma voz diferenciada, mas que não é para todos os gostos. Sumac faleceu aos 86 anos de câncer de cólon e sua voz está presente em várias trilhas sonoras e seriados como “O Grande Lebowski”; “Ela Dança, Eu Danço 2”; ”Bingo: O Rei das Manhãs”; “Better Call Saul” (seriado), entre outros

O Segredo dos Incas, como já dito anteriormente, voltou do ostracismo décadas depois graças aos Caçadores da Arca  Perdida. É a principal referência? Se você considera o visual do personagem como fundamental em termos comparativos poder ser, mas em outros aspectos do filme não se pode afirmar como tal. É uma produção rara, há uma cópia no Youtube,  podendo ser visto sem grandes expectativas.  Indicado para quem gosta de filmes de aventuras dos anos 50, aos admiradores do grande ator Charlton Heston  e para quem deseja conferir as similaridades com Caçadores da Arca Perdida. Será que Charlton Heston ficaria interessante como pai de Indiana Jones em A Última Cruzada (1989)?


Curiosidades;

Charlton Heston ganhou o Oscar por Ben-Hur (1959). Seu nome de batismo era John Charles Carter. Faleceu aos 84 de pneumonia.

Robert George Young faleceu aos 91 de falência respiratória

Nicole Arlette Maurey nasceu em Paris. Faleceu aos 90 anos de causas naturais.

Thomas Mitchell faleceu aos 70 anos de câncer. Ganhou o Oscar por "No Tempo das Diligências" (1939) e foi indicado por "O Furacão" (1937)

"Segredo dos Incas" foi o último filme teatral do veterano ator Robert Young, que depois disso se mudou exclusivamente para a televisão, onde teve uma carreira de grande sucesso por mais de 30 anos.

No Tempo das Diligências (1939); Irmãos em Armas (1943);  O Tesouro da Sierra Madre (1948);  As Minas do Rei Salomão (1950);  A Selva Nua (1954);  O Segredo dos Incas (1954);  O Vale dos Reis (1954) são inspirações reconhecidas por fãs e críticos


Caçadores da Arca Perdida Comparado com outros filmes (vídeo sem som):


Yma Sumac




Cartazes:




























Filmografia Parcial:
Charlton Heston (1923 - 2008)







Julius Caesar (1950); O Maior Espetáculo da Terra (1952); As Aventuras de Búfalo Bill (1953); O Segredo dos Incas (1954); A Selva Nua (1954); Os Dez Mandamentos (1956); A Marca da Maldade (1958); Da Terra Nascem os Homens (1958); Ben-Hur (1959); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Agonia e Êxtase (1965); O Senhor da Guerra (1965); ...E o Bravo Ficou Só (1967); O Planeta dos Macacos (1968): De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); A Última Esperança da Terra (1971); À Sombra das Pirâmides (1972); No Mundo de 2020 (1973); Os Três Mosqueteiros (1973); Aeroporto 1975 (1974); Os Quatro Mosqueteiros: A Vingança de Milady (1974); Terremoto (1974); Pânico na Multidão (1976); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); A Montanha do Ouro (1982); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); True Lies (1994); O Planeta dos Macacos (2001); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010).


Robert Young (1907–1998)







O Pecado de Madelon Claudet (1931); Mentiras da Vida (1932); Divina (1933); A Casa de Rothschild (1934); Quando os Deuses Desfazem (1934); A Mão Invisível (1934); A Caravana da Morte (1935); Noite Sem Fim (1936); Os Castiçais do Imperador (1937); A Mulher Proibida (1938); O Vendedor de Milagres (1939); A Vitória do Dr. Kildare (1940); Rua das Almas Perdidas (1947); Sol de Outono (1941); O Fantasma de Canterville (1944); Três é Demais (1949); A Sombra da Maldição (1950); Os Covardes não Vivem (1952); O Segredo dos Incas (1954);  Papai Sabe Tudo (seriado 1954-1960); Window on Main Street (seriado 1961-1962); Marcus Welby, M.D 91969-1976);  A Reunião do Papai Sabe Tudo (1977); A Volta de Marcus Welby (1984); Misericórdia ou Crime? (1987); A Conspiracy of Love (1987); Marcus Welby, M.D.: A Holiday Affair (1988)


Nicole Maurey (1925–2016)







Le cavalier noir (1945); Diário de um Pároco de Aldeia (1951); O Garotinho Perdido (1953); O Inimigo Público Nº 1 (1953); O Segredo dos Incas (1954); Napoleão (1955); Mulheres e Espiões (1957); O Estranho Caso do Conde (1959); Na Encruzilhada dos Facínoras (1959); A Casa dos Sete Gaviões (1959); O Terror Veio do Espaço (1963); Avatar (1964); Dizem que é Amor (1960); Chanel - A Solidão de uma Mulher (1981); Le grand Batre (1997)


Thomas Mitchell  (1892–1962)







Mulher Sem Alma (1936); Aventura em Nova York (1936); O Homem do Povo (1937); Horizonte Perdido (1937); O Furacão (1937);  No Tempo das Diligências (1939); O Corcunda de Notre Dame (1939); A Mulher Faz o Homem (1939); ...E o Vento Levou (1939); A Longa Viagem de Volta (1940); O Homem que Vendeu a Alma (1941); A Canção do Havaí (1942); O Cisne Negro (1942); O Proscrito (1943); Eram Cinco Irmãos (1944); Buffalo Bill (1944); As Chaves do Reino (1944);  Capitão Eddie (1945); Espelho d'Alma (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue e Prata (1948); Matar ou Morrer (1952); No Silêncio de uma Cidade (1956); A Verdade Escandalosa (1958); O Amor Tudo Vence (1961); Dama por um Dia (1961)


Yma Sumac (1922–2008)







O Segredo dos Incas (1954); As Aventuras de Omar Khayyam (1957); Música Inolvidável (1958);  Las canciones unidas (1960);  Fol-de-Rol (1972).


4 comentários:

  1. Olá
    Uma curiosidade: entre as muitas inspirações de Spielberg, a cena da armadilha na caverna — quando a enorme bola rolante ameaça esmagar Indiana Jones — teria sido inspirada pela história em quadrinhos do Tio Patinhas As Cidades do Ouro (The seven Cities of Cibola), escrita por Carl Barks nos anos 40. E a cena das flechas no início da entrada no templo aparece também em outra HQ, em As minas do Rei Toleimon (The Prize of Pizarro). Vale a pena checar, é muito interessante as semelhanças.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Mario Catucci.
    Você tem toda razão ! Fui pesquisar e há realmente indicações de que as duas histórias tenham ficado no imaginário do diretor que as adaptou ao filme (não consegui descobrir se ele lia os quadrinhos ou se alguém lhe passou a informação).
    No Brasil, "Tio Patinhas e a Cidade do Ouro" foi lançada pela Editora Abril no "Almanaque do Tio Patinhas" nº 031 (que era uma republicação), que trazia também a história de "O Príncipe e o Mendigo" (uma adaptação da obra). Já a história de "As Minas do Rei Toleimon" aparece na revista "Tio Patinhas" nº 172 de 1979. E, claro, ambas a histórias, são da década de 40 e escritas por Carl Barks.
    Muito legal essa sua informação. Não sabia dessa inspiração. Quando eu fizer a análise de Caçadores da Arca Perdida colocarei as páginas como forma de ilustrar a postagem.
    Muito obrigado por acrescentar essas valiosas informações à postagem e por outros comentários já feitos no blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vc vai achar engraçado como eu soube disso. Sou grande fã de Carl Barks, o homem dos patos. Eu e uma multidão de pessoas pelo mundo, pois seu trabalhos á frente dos personagens Disney ficou eternizado pelas estórias ricas em detalhes de diferentes lugares do mundo e os enredos cativantes ( ele era desenhista e argumentista ). Vc tem que ler!
    Foi lançada no Brasil 2 compilações de suas estórias, onde no prefácio — entre a sua rotina, seu método de pesquisa geográfica e histórica das muitas aventuras onde Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos se metiam — está contado este relato que lhe passei. Sem nenhum saudosismo, são todas leituras fantásticas.
    Grande abraço, parabéns sempre pelo seu site tão bacana, tão completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mario Catucci.
      Quando criança eu tinha um amigo de infância que colecionava os quadrinhos da Disney entre eles Tio Patinhas, Donald & Cia, Almanaque Disney, além daqueles manuais super legais que eram publicados nos anos 70 tipo Manual do Professor Pardal, Magirama, Manual dos Escoteiros... essas histórias eram fantásticas mesmo. E não era só isso tinha TinTin, Mortadelo & Salaminho, Fantasma, Kripta, Herois da Tv da Hanna Barbera, Spirit do Will Eisner, Asterix ... Era uma época tão interessante que lia quadrinhos até nas bibliotecas. E eu colecionava alguma coisa da Marvel. Ou seja, anos 70 e meados dos anos 80 eu li muito desses materiais, mas acabei ficando mais para o lado da Marvel (o espaço e a grana eram limitados rsss) ao longo dos anos e com as revistas de cinema. Por isso não foi difícil localizar as publicações (que claro, sem a sua dica jamais me lembraria ou acharia, pois você passou até o nome em inglês o que facilitou muito. E depois de mais de 40 anos a mente já não guarda mais rsss). Muito bom saber dessa compilação. Vou procurar. E é sempre bom encontrar leitores de quadrinhos. Muito obrigado por retornar e complementar seu comentário. No Face tenho uma página homônima onde posto comentários, curiosidades e dicas de filmes. E volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre