segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

OS INCRÍVEIS WALLENDAS / THE GREAT WALLENDAS (1978) - ESTADOS UNIDOS





 A PIRÂMIDE DOS SETE

1962. A família Wallenda é conhecida no meio circense como a melhor família de equilibristas na corda bamba. Carl Wallenda (Lloyd Bridges), o patriarca, resolve executar uma formação nunca antes tentada: uma pirâmide de sete pessoas, onde umas sustentarão outras para que a jovem Jana (Cathy Rigby) possa levantar de uma cadeira no topo da formação.  Dieter Schmidt (William Sadler), que vinha tendo problemas no treino não consegue manter a vara equilibrada e a formação se desfaz. Três acabam caindo no piso de concreto do picadeiro a uma altura de quase 11 metros. Dick Faughnan (Stephen Parr) e Dieter Schmidt não resistem as múltiplas lesões e Mario Wallenda fica paraplégico. A tragédia se abate sobre a família que conseguira o que queria da pior forma possível: se tornarem conhecidos na mídia. Enquanto todos tentam se refazer do acidente, Karl prossegue suas apresentações ao lado dos hesitantes irmãos Herman (John Van Dreelen) e Gunther (Ben Fuhrman) para comprirem contratos pré – estabelecidos. Quando surge a proposta de uma rede de Tv de fazer um documentário, karl resolve que recriará novamente sua obsessão agora com novos membros de dentro e de fora da família.



Umas das maravilhas da internet é poder rever produções perdidas no tempo na qual alguém gravou da tv com a dublagem original. Essa nostalgia, sem dúvida, ressurge para aqueles que assistiam esta produção em reprises na Sessão da Tarde. Os Incríveis Wallendas estreou na Tv Globo em outubro de 1980 e se tornou um filme guardado na memória de muitos que hoje sequer conseguem lembrar do nome da produção.


Produção feita para a Tv, "Os Incríveis Wallendas" apresentou a famosa família (real) de artistas que arriscavam suas vidas a equilibrarem-se em cordas sem redes de proteção. O filme foca principalmente no acidente ocorrido e suas consequências: Karl não aceita o fato de ter culpa no acidente, mas sua obstinação em realizar algo tão perigoso e inédito foi o desencadeador da tragédia. A família o culpa pelo acidente. Sua esposa, Edith Wallenda (Isa Thomas), quer que se aposente e tenta convencer os irmãos. Sua filha não o procurou e a esposa de Schmidt o culpa diretamente pela morte do marido.



Karl é mostrado como uma pessoa simpática. Um homem que tem o sonho de realizar algo único. Refazer o número é uma questão de honra, uma forma de exorcizar um pouco do que acontecera e mostrar a todos que estava certo. O número poderia ser realizado. Mas as coisas não foram exatamente como queria. Com uma fratura no quadril não cuidada adequadamente ele se lança numa nova empreitada para desesperos de seus irmãos e irmãs, pois agora sua filha entra para a nova equipe e Gunther desiste, após uma nova queda, durante o treinamento, ao tentarem refazer o fatídico número, que requer precisão absoluta e estado de nervos completamente controlados.



Essa produção foi lançada em 1978 e, no mesmo ano, Karl Wallenda morreria após tentar atravessar dois prédios em San Juan, Porto Rico.  O forte vento surgiu em direção contrária impedindo Karl de manter-se em pé “na corda”. Ele cairia de uma altura gigantesca direto para ao asfalto da rua, aos 73 anos. A família Wallenda ficou conhecida por protagonizar outros acidentes: em 1963, a cunhada de Karl, Henrietta, sofreu um acidente e morreu.  O marido da filha de Karl morreu em decorrência de um choque, quando o fio de aço esbarrou em uma corrente elétrica. A famosa "Pirâmide de Sete" consistia em 4 pessoas na base, duas acima deles e uma mulher acima destes dois, no topo, sentada em uma cadeira aonde brevemente se levantava. Isso tudo com todos segurando suas varas para equilibrarem-se. Dieter Schepp (aqui chamado de Dieter Schmidt), primo germânico de Karl, teria grtitado, antes da queda, que não conseguia mais sustentar-se no fio.



Os Incríveis Wallendas é indicado àqueles que querem rever filmes da infância ou os que desejam conhecer um pouco da história dessa família. A direção firme de Larry Elikann (1920–2004) e o ótimo elenco, liderado pelo excelente ator Lloyd Bridges (1913–1998), tornam essa produção uma boa pedida para quem está a procura de rever uma ótima produção televisiva. O filme está disponível no You Tube.



Curiosidades:
Mario Wallenda era filho do cunhado de karl. Foi adotado por este Em 2006 ele cruzou o Rio Chicago em uma cadeira de roda adaptada sob cordas. Em abril de 2015 faleceria aos 74 anos.

Após uma apresentação, nos anos 20, na América, em que Karl ainda era novo, um repórter disse que os participantes pareciam voar sobre as cordas. Com isso eles resolveram adotar o nome de “Flying Wallendas”.

Lloyd Bridges era o pai dos atores Jeff Bridges,  Beau Bridges e da atriz Cindy Bridges.

Tino Wallenda faz uma breve participação como Tino, que substitui Gunther, na nova formação da “Pirâmide dos Sete”.

A frase usada por Dieter Schmidt é "Ich kann nicht mehr halten!”  ("Eu não consigo mais suportar")

Mario Wallenda (Foto)

 













Filmografia Parcial:
Lloyd Bridges
Sahara: Em Busca da Sobrevivência (1943); Sedução Tropical (1943); Agente Secreto X-9 (1945); A Vida é uma Só (1946); O Cerco (1949); Da Terra à Lua (1950); Matar ou Morrer (1952); O Sabre e a Flecha (1953); Pistoleiro Solitário (1955); A Deusa (1958); Aventura Submarina (1968); O Quinto Mosqueteiro (1979); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980);  Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982);  Tucker - Um Homem e Seu Sonho (1988); Marcada Para Morrer (1988); Um Toque de Infidelidade (1989); Joe Contra o Vulcão (1990); Top Gang! - Ases Muito Loucos (1991); Querida! Estiquei o Bebê (1992); Top Gang 2! - A Missão (1993); Máfia! (1998)

William Sadler
Os Incríveis Wallendas (1978); Projeto Secreto - Macacos (1987); K-9 - Um Policial Bom Pra Cachorro (1989); Difícil de Matar (1990); Duro de Matar 2 (1990); Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo (1991); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Nadando Contra a Corrente (1998); À Espera de um Milagre (1999); O Som do Coração (2007); O Nevoeiro (2007); Jesse Stone: Tempo de Despertar (2007); Jesse Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone: Inocentes Perdidos (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Machete Mata (2013); A Procura da Liberdade (2014); Jesse Stone: Perdido no Paraíso (2015).
 

3 comentários:

  1. Boa noite. Lembro-me de ter assistido esse filme uma única vez e quando era criança. Lembro-me também de ter feito inúmeras perguntas aos meus pais sobre esses artistas arrojados após a exibição, inclusive se eles realmente existiram e se tinham conseguido voltar às apresentações. O tempo passou e esqueci desse longa, também Não cheguei a fazer a associação do filme com a tragédia de Karl Wallenda em San Juan. Eis que encontro aqui uma resenha bem construída e explicando o ocorrido. Parabéns mais uma vez e um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Janerson. Sim, a curiosidade que você teve foi bem parecida com a minha. Eu sempre quis rever aquele filme de infância dos "trapezistas que caíam da corda bamba". Eu me lembrava do nome do filme, mas não havia cópias disponíveis (não sei dizer se chegou a ser lançado em vhs, se lançaram eu nunca vi em locadora). Aí com o You Tube colecionadores passaram a disponibilizar suas gravações da Tv e tive acesso novamente a produção, de certa maneira como outra produção que já analisei por aqui: A Pirâmide de Cristal ("o menino que volta no tempo no antigo Egito e se envolve com o Príncipe Faraó". Filmes baseados em casos reais como "Wallendas" sempre demandam pesquisas em jornais daqui e, normalmente, nos EUA para que a informação venha de uma fonte confiável. Dá trabalho, mas é divertido, melhor ainda quando este trabalho é reconhecido por quem entende também de filmes como você vem demonstrando em alguns de seus comentários em várias postagens por aqui. Um grande abraço e um muito obrigado pelo seu tempo cedido para comentar este post.

      Excluir
  2. Muito obrigado pelas palavras elogiosas. Assistir filmes é um de meus passatempos favoritos e sempre gosto de entrar em bons sites como o seu para dar uma opinião. Grande abraço e até os próximos debates.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre