terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA / IT'S A WONDERFULL LIFE (1946) - ESTADOS UNIDOS

 

“NINGUÉM É UM FRACASSO QUANDO TEM AMIGOS”

George (James Stewart) é um homem à beira do completo desespero que acredita que sua vida não serviu de nada. Dirige-se a uma ponte para dar fim a sua aparente vida sem sentido. Os céus recebem orações por George e decidem enviar Clarence Oddbody (Henry Travers), um anjo de segunda classe, ainda em processo de ganhar suas asas. À Clarence é mostrada a vida de George até o ponto em que se encontra e sua missão é convencê-lo de que sua jornada teve sentido e que ainda poderá ser feliz.

Baseado em uma história de Philip Van Doren Stern chamada "The Greatest Gift", "A Felicidade Não se Compra" é tido hoje como um clássico, mas não foi bem assim na sua estreia. O filme estreou após a Depressão Americana (anos 30) e imediatamente ao fim da Segunda Grande Guerra (1945).  A guerra havia trazido certa perda de inocência e os filmes se voltavam mais para os policiais noir na qual o herói muitas vezes tinha uma moralidade tão dúbia quanto aos vilões. O filme foi recebido com resultados fracos de bilheteria e as críticas foram mistas (no Brasil a produção receberia vários elogios em sua estreia por aqui), ainda assim foi indicado a 5 Oscar (graças principalmente ao prestígio do diretor Frank Capra na indústria na época). A produção ficou meio esquecida até que nos anos 70 os direitos autorais caducaram e as redes americanas passaram a exibi-lo todos os anos na época das festas  natalinas, tornando-se uma tradição de Natal e colocando o filme nas casas e nos corações de milhões de americanos. Em 1993 a Republic Pictures conseguiria recuperar seus direitos autorais encerrando esse ciclo televisivo, uma amostra de como a telinha nem sempre é inimiga da telona.

A história do filme e livro é curiosa: o romancista Philip Van Doren Stern se barbeava em uma manhã quando lhe veio a ideia de um obra sobre um homem suicida confrontado por seu anjo da guarda, mostrando a diferença que ele fez na vida das pessoas. Após ser rejeitado por várias revistas, acrescentou um cenário sazonal, imprimiu 200 exemplares em livretos de 24 páginas intitulados “O Maior Presente” e os enviou como 'cartões' de Natal para várias pessoas. Uma delas foi seu agente que enviou para os Estúdios. Cary Grant se interessou e pediu a RKO que comprasse os direitos. Dalton Trumbo foi contratado para adaptá-lo, mas foi considerado muito político e sombrio passando assim pelas mãos de nove roteiristas. É dele a famosa frase: "Cada vez que um sino toca, um anjo ganha suas asas”. Enquanto isso, FranK Capra tentava em vão se restabelecer em Hollywood e o filme lhe caía como uma luva sendo feito através de sua produtora, a Liberty Films. Apesar de concorrer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (James Stewart), Melhor Edição e Melhor Som - e perdeu todos os cinco, quatro dessas perdas foram para "Os Melhores Anos de Nossa Vida", o filme pós-Segunda Guerra Mundial dirigido por William Wyler co-fundador da Liberty Films. Foi a pá de cal para uma produção que os críticos consideravam excessivamente sentimental e autoindulgente. Para se ter uma ideia Karolyn Grimes, que interpretou Zuzu, disse em entrevista que até 1980 nunca havia assistido o filme por completo. Jimmy Hawkins, que interpretou Tommy, só percebeu a importância do filme nos anos 90. E o filme entrou em outra polêmica: a colorização no final dos anos 80. Vários filmes passaram por essa técnica que os estúdios criaram para “atrair um novo público para um filme velho”. Protestos foram vários até porque quando se aprova uma roupa, um cenário, um enquadramento, pensa-se em uma representação / contraste do branco e do preto dentro da cena, assim como o uso da claridade. Um filme em preto e branco é mais difícil de se trabalhar e oferece maiores desafios. Gloria Grahame que fez a personagem Violet reclamou que o colorista se aproveitou do nome da personagem colorindo suas roupas sempre no tom violeta, ou seja, acrescentando algo que não havia no original. É um assunto polêmico. Há quem não goste de filmes antigos por parecerem “velhos”, outros veem qualidades exatamente por este aspecto, mas é fato que a colorização atraiu um público que não veria o filme em preto e branco.

Mas quais são os atrativos da produção? a riqueza de ideias de seu conteúdo. O diretor filosofa através de situações engraçadas, dramáticas e trágicas a defesa da dignidade humana. O conceito de que todos temos uma missão, um desejo de sermos útil ao próximo, a razão de ser da própria vida. E vemos como a sociedade mudou desde a produção deste filme. O cinema atual, com raras exceções, vende o imediatismo, a fantasia da violência como solução para os problemas, a vitória da esperteza e ditam como devem ser os comportamentos sociais. Os valores mudaram: ser bom é ser fraco, ajudar as pessoas é ser ingênuo, ponderar antes de tomar uma posição é ser lento, não brigar é ser covarde, ser intolerante é liberdade de expressão.... pessoas infelizes de uma sociedade infeliz. E o filme (que se passa entre 1919 a 24 de dezembro de 1945) tenta nos mostrar que a nossa felicidade não será sólida se for construída em bases falsas, sobre a infelicidade dos outros; que esquecemos de procurá-la em nós; que esta não se compra nem se vende. É preciso saber achá-la. E que ninguém é inútil nesse mundo. Todos os dias fazemos escolhas e por trás dessas escolhas há consequências diferentes. E George optou por fazer suas escolhas, escolhas que impactaram em vidas. 

A maior ambição de George era conhecer o mundo, ver novas terras, pessoas, travar novos conhecimentos e  por quatro vezes teve oportunidade de realizar o seu sonho. Quando salva o irmão é punido, quando salva o seu empregador de cometer um erro irremediável também, quando o pai morre seus sonhos de viajar o mundo se desfazem. George casa e prepara uma lua de mel e, novamente, um revés o obriga a desfazer de seus planos até um fatídico e inesperado problema minar sua resistência física e psicológica. Desesperançoso, endividado e podendo ser preso, George descobre que a morte pode ser a solução de seus problemas e cabe a Clarence, um simpático anjo, que recebera um retrospecto da vida de George (o tempo celestial não é linear como o nosso), salvá-lo de seu tenebroso fim (durante a época do Natal) e assim mostrá-lo como seria a vida das pessoas ao seu redor se nunca tivesse existido (um dos melhores momentos do filme), onde verá destinos orientados pela maldade, cobiça ódio e estupidez. A ideia de um homem não existindo afetar a vida das pessoas ao seu redor é a força deste filme.

James Stewart interpretou George Bailey dos 21 aos 38 anos. Stewart tinha 37/38 anos durante as filmagens de abril a julho de 1946. Seu desempenho é classificado em 8º lugar pela revista Premiere Magazine (2006) dentre as 100 maiores performances de todos os tempos. O ator realmente nos dá uma performance de alto nível e fica difícil ver outro ator em seu lugar. Foi seu papel inicial em Hollywood após cinco anos nas forças armadas. Primeiro papel principal de Donna Reed  (1921–1986), vencedora do Oscar por “A Um passo da Eternidade”. A atriz tinha 25 anos e  interpretou Mary dos 18 aos 35. A química com Stewart acrescentou muito ao filme.  Gloria Grahame foi escalada como Violet Bick depois que o diretor de elenco da MGM, Bill Grady, mostrou alguns de seus testes de tela para Frank Capra. A vida da atriz foi retratada no filme “Estrelas do Cinema Nunca Morrem”.  De acordo com Robert J. Anderson, H.B. Warner estava realmente bêbado durante a cena em que o Sr. Gower deu um tapa no jovem George. Os tapas de Warner foram reais e fizeram com que sangue de verdade saísse da orelha de Anderson. Depois que a cena terminou, Warner abraçou e confortou Anderson. O Sr. Potter (Lionel Barrymore) é baseado em Ebenezer Scrooge de "Um Conto de Natal", os dois personagens são avarentos gananciosos e sem coração. Potter, assim como Scrooge, também é considerado um credor implacável. Curiosamente o ator Lionel Barrymore interpretaria Scrooge em “Noite de Natal” (1938), mas foi forçado a declinar devido à artrite, mais tarde interpretaria o personagem em adaptações para o rádio. Sua performance é ótima. Thomas Mitchell , como o confuso e distraído Tio Billy , a usar barbantes nos dedos para se lembrar de compromissos, aparece pouco, mas é fundamental em um ponto do filme. Finalmente Henry Travers, como o anjo Clarence Oddbody, é irônico, simpático e divertido conduzindo tudo de um jeito inusitado que conquista o espectador.

A Felicidade Não se Compra (título nacional muito bem escolhido) tornou-se um clássico, mas não colheu os méritos na época porque talvez tenha sido realizado no momento errado, sendo redimido através dos anos por iniciar a narrativa de uma maneira originalíssima para a época, por sua poderosa mensagem de: amor ao próximo, tranquilidade de consciência, alegria de sentirmo-nos queridos pelos que também no-los são; que a verdade está dentro de nós, mesmo que esquecida, e precisamos apenas encontrá-la. Capra que não só produziu e dirigiu o filme, mas também colaborou no roteiro produziu um filme inspiradíssimo com uma a célebre sequência em que nos mostra o que teria acontecido se Geroge não existisse. O modo como essa nova realidade é mostrada, pessoas  e os locais modificados e decadentes parece nos inserir num clima noir assombroso. Um filme para todas as idades, mas principalmente para quem gosta de produções com roteiros ricos em percepções.


Trailer:



Curiosidades (contém spoliers):

Lionel Barrymore foi Tio-avô da atriz Drew Barrymore

Para a cena que exigia que Donna Reed jogasse uma pedra pela janela da casa de Granville, o diretor Frank Capra contratou um atirador para atirar na hora. Para a surpresa de todos, Reed quebrou a janela sozinha. Ela jogou beisebol no colégio e tinha um braço forte para arremessar.

O piso do ginásio que se abre no meio para revelar a piscina embaixo foi filmado na Beverly Hills High School em Beverly Hills, Califórnia, EUA, era real e ainda está em uso regular. O mesmo piso móvel do ginásio foi utilizado em cena de dança escolar semelhante em Correndo Atrás (2000), cinquenta e quatro anos depois.

Quando o tio Billy sai bêbado da casa dos Bailey, parece que ele tropeçou em algumas latas de lixo na calçada. Na verdade, um membro da equipe deixou cair uma grande bandeja de adereços logo depois que Thomas Mitchell saiu da tela. James Stewart começou a rir e Mitchell rapidamente improvisou: "Estou bem, estou bem!" O diretor Frank Capra decidiu usar essa tomada na versão final e deu ao assistente de palco um bônus de $ 10 por "melhorar o som".

James Stewart estava nervoso com a cena do beijo no telefone porque foi seu primeiro beijo na tela desde seu retorno a Hollywood após a guerra. Sob o olhar atento do diretor Frank Capra, Stewart filmou a cena em apenas uma tomada não ensaiada, e funcionou tão bem que a parte do abraço foi cortada porque era apaixonado demais para passar pelos censores.

Enquanto filmava a cena em que George orava no bar, James Stewart ficou tão emocionado que começou a soluçar. Mais tarde, Frank Capra reenquadrou e ampliou a foto porque queria captar aquela expressão no rosto de Stewart. É por isso que a imagem parece tão granulada em comparação com o resto do filme.

Sam faz fortuna com plásticos enquanto Harry se torna engenheiro na fábrica de vidro de seu sogro. Ambos vêm da formação do próprio diretor Frank Capra em engenharia química. O próprio Capra não conseguiu encontrar um emprego devido à sua formação e, como George Bailey, se considerou um fracasso por muitos anos.

Durante a cena da corrida ao banco, o diretor Frank Capra ensaiou a cena entre James Stewart e Ellen Corby várias vezes. Quando perguntaram à personagem de Corby quanto dinheiro ela precisava, ela respondeu $ 17, que estava no roteiro. Pouco antes da primeira tomada real, Capra chamou Corby de lado e disse a ela para dar a Stewart um número ímpar, pensando que seria mais engraçado. Quando ela disse "17.50" para Stewart, ele foi pego de surpresa e a beijou impulsivamente, o que não estava no roteiro. A resposta espontânea de Stewart foi tão genuína que Capra incliu a cena no filme final.

Uma fotografia de James Stewart com a idade de seis meses, doada por seus pais, foi incluída no conjunto doméstico de Bailey.

O ator e produtor Sheldon Leonard disse em uma entrevista que só concordou em interpretar o bartender Nick para que ele tivesse dinheiro para comprar ingressos para o beisebol.

James Stewart citou George Bailey como o personagem favorito que ele interpretou, mas afirmou em várias entrevistas que Meu Amigo Harvey (1950) foi seu filme favorito que estrelou. A parte de George Bailey foi originalmente desenvolvida em outro estúdio com Cary Grant reservado para o papel. Quando Frank Capra herdou o projeto, ele o reescreveu para se adequar a Stewart.

Dois dos roteiristas chamaram o filme final de "horrível" e se recusaram a vê-lo quando foi lançado. A única ideia de Clifford Odets a aparecer no roteiro final foi George evitando que o Sr. Gower dispensasse veneno em vez de remédio por engano.

Este filme é uma das cinco vezes em que Beulah Bondi retratou a mãe de James Stewart. As outras são: A Mulher Faz o Homem (1939), Ingratidão (1938), Que Papai não Saiba (1938) e The Jimmy Stewart Show: The Identity Crisis ( 1971).

A morte do filho do farmacêutico Gower na faculdade é atribuída à "Influenza" no telegrama que Young George lê, datado de 3 de maio de 1919. 1919 foi o segundo ano da "Pandemia de Gripe Espanhola" de 1918, que se espalhou amplamente nos imundos campos de batalha do Primeira Guerra Mundial, ceifando milhões de vidas em todo o mundo, incluindo 675.000 vidas nos Estados Unidos entre 1918 e 1919 ..

O desempenho de James Stewart como George Bailey é classificado em 8º lugar na revista Premiere Magazine, 100 maiores performances de todos os tempos (2006).

George espera ir para a faculdade para "aprender a construir coisas". Na vida real, James Stewart formou-se em arquitetura na Universidade de Princeton.

Frank Capra se esforçou para tornar as cenas tão reais quanto possível para os atores. Assim, o primeiro beijo entre James Stewart e Donna Reed foi filmado ao mesmo tempo que o outro lado da conversa telefônica, com Sam Wainwright (Frank Albertson) em um set diferente (escritório de Wainwright em Nova York) no estúdio Pathe da RKO.

Quando a partitura original do compositor Dimitri Tiomkin para o final (apresentando "Ode To Joy") foi eliminada, faixas da partitura de Alfred Newman de O Corcunda de Notre Dame (1939) foram usadas em seu lugar, mais notavelmente o coro cantando "Hallelujah".

O ano durante o qual Potter ofereceu a George um salário anual de $ 20.000 não está claro, mas assumindo que a cena se passa em 1939, $ 20.000 em 1939 é equivalente em poder de compra a cerca de $ 372.807,19 em 2020, uma diferença de $ 352.807,19 em 81 anos. 1939 foi um ano de deflação com uma taxa de -1,42%, já que era o último ano da Grande Depressão antes do início da Segunda Guerra Mundial. A taxa de inflação de 2019-2020 ano a ano é agora de 0,99%

Depois da guerra, Frank Capra montou a Liberty Filmes com George Stevens e William Wyler para fazer filmes mais sérios e introspectivos. Esta produção e "Sua Esposa e o Mundo" (1948) foram as únicas produções de Liberty.

As galáxias usadas para representar o diálogo dos anjos no filme são um grupo de galáxias que os astrônomos chamam de "Quinteto de Stephan".

Na cena do baile no ginásio do colégio, quando George Bailey vê Mary pela primeira vez e se aproxima dela, o jovem falando com Mary é Carl 'Alfalfa' Switzer, "Alfalfa" do seriado Os Batutinhas (Little Rascalls) famoso no papel não creditado de Freddie Othelo. Ele também está na cena em que gira a chave que abre o chão do ginásio para revelar a piscina.

Em 2007, o American Film Institute classificou este como o 20º Maior Filme de Todos os Tempos.

Outras atrizes consideradas para o papel de Mary Bailey foram Olivia de Havilland, Martha Scott e Ann Dvorak. Ginger Rogers supostamente recusou o papel porque achou o personagem muito brando.

Frank Capra baseou o personagem de George Bailey em Amadeo Giannini (mais conhecido como AP Giannini), o fundador do Bank of Italy (que se tornou o Bank of America original) na Califórnia, também parte do atual Bank of America (2020), que é creditado como o inventor e inovador de muitas práticas bancárias modernas. Mais notavelmente, Giannini foi um dos primeiros banqueiros a oferecer serviços bancários aos americanos de classe média, e não apenas à classe alta.

Kathleen Lockhart, Anne Revere, Selena Royle e Mary Young foram consideradas para Ma Bailey.

Valores-chave em dólares em 2020: Os US $ 8.000 que o tio Billy perdeu (em 1945) valem US $ 115.000. Quando Potter oferece um emprego a George (por volta de 1935), seu salário anual é de cerca de 46.000 dólares em 2020. O salário que Potter oferece a ele vale quase $ 370.000; como é um contrato de três anos, ele obteria mais de um milhão de dólares em dinheiro para 2020.

A cena na ponte onde Clarence salva George foi filmada em um estacionamento em um dia em que a temperatura era de 90 graus Fahrenheit. É por isso que James Stewart está visivelmente suando em algumas cenas.

Mary diz a George que se casou com ele para evitar ser uma "solteirona". Quando George vê a alternativa Mary em Pottersville, isso acontece.

Lionel Barrymore ganhou um Oscar por Uma Alma Livre (1931)

Henry Travers foi indicado ao Oscar por Rosa de Esperança (1942)

Gloria Grahame foi indicada ao Oscar por Rancor (1947) e conquistou a estatueta por Assim Estava Escrito (1952)

Thomas Mitchell foi indicado ao Oscar por O Furacão (1937) e conquistou a estatueta por No Tempo das Diligências (1939)

H.B. Warner foi indicado ao Oscar por Horizonte Perdido (1937)

James Stewart foi indicado ao Oscar pelos filmes A Mulher Faz o Homem (1939); Núpcias de Escândalo (1940); A Felicidade Não se Compra (1946); Meu Amigo Harvey (1950); Meu Amigo Harvey (1950). Conquistou o Oscar Honorário pelo Conjunto da Obra em 1985

Donna Redd ganhou o Oscar por A um Passo da Eternidade (1953) em um papel inicialmente considerado para Gloria Grahame

Frank Capra foi indicado ao Oscar pelos filmes: Dama por um Dia (1933); A Mulher Faz o Homem (1939); A Felicidade Não se Compra (1946). Conquistou a Estatueta pelos filmes: Aconteceu Naquela Noite (1934); O Galante Mr. Deeds (1936); Do Mundo Nada se Leva (1938)


Cartazes:

















Filmografia Parcial:

James Stewart (1908–1997)

Entre a Honra e a Lei (1935); Amemos Outra Vez (1936); Garota do Interior (1936); No Limite da Velocidade (1936); Nasci para Dançar (1936); O Sétimo Céu (1937); Juventude Valente (1937); Que Papai não Saiba (1938); O Último Beijo (1938); Do Mundo Nada se Leva (1938); Nascidos para Casar (1939); Que Mundo Maravilhoso (1939); A Mulher Faz o Homem (1939); Tempestades d'Alma (1940); A Vida é uma Comédia (1940); O Mundo é um Teatro (1941); A Felicidade Não se Compra (1946); Sublime Devoção (1948); Festim Diabólico (1948); A Conquista da Felicidade (1948); Sangue de Campeão (1949); Winchester '73 (1950); Flechas de Fogo (1950); Meu Amigo Harvey (1950); Na Estrada do Céu (1951); O Maior Espetáculo da Terra (1952); O Preço de um Homem (1953); Música e Lágrimas (1954); Janela Indiscreta (1954); O Homem que Sabia Demais (1956); Um Corpo que Cai (1958); Sortilégio do Amor (1958); Anatomia de um Crime (1959); A História do FBI (1959); Terra Bruta (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Crepúsculo de Uma Raça (1964); O Voo do Fênix (1965); O Último Tiro (1968); O Preço de um Covarde (1968); Cheyenne (1970); O Último Pistoleiro (1976); Aeroporto 77 (1977); A Arte de Matar (1978); A Magia de Lassie (1978); Direito de Morrer (1983); Um Conto Americano: Fievel Vai para o Oeste (voz -1991)

Donna Reed  (1921–1986)







Quem com Ferro Fere (1941); A Sombra dos Acusados (1941); Ao Toque do Clarim (1942); Olhos da Noite (1942);  Comédia Humana (1943); A Filha do Comandante (1943); O Retrato de Dorian Gray (1945); Fomos os Sacrificados (1945); A Felicidade Não se Compra (1946); Código de Honra (1948); Caminhos Sem Fim (1949); O Laço do Carrasco (1952); Corsário dos Sete Mares (1953); A um Passo da Eternidade (1953); Sofrendo da Bola (1953); Três Horas para Matar (1954); A Última Vez que Vi Paris (1954); Aventura Sangrenta (1955); Decisão Amarga (1956); Mombasa, a Selva Negra (1956); A Verdade Dói (1958); Pepe (1960); The Donna Reed Show (1958 a 1966); Deadly Lessons (1983); Dallas (seriado 1984 a 1985)  

Lionel Barrymore (1878–1954)







As Aventuras de Elaine (1914); The Romance of Elaine (1915); Volúpia e Ouro (1922); A Reconquistada (1923); América (1924); No Torvelinho da Vida (1925); Uma Grande Aventura (1925); Ben-Hur (1925); A Mancha de um Crime (1926); Meia-Noite em Paris (1926); Terra de Todos (1926); No Domínio das Ilusões (1927); Corpo e Alma (1927); Ilha Misteriosa (1929); Mãos Culpadas (1931); Mata Hari (1931); Grande Hotel (1932); Rasputin e a Imperatriz (1932); Felicidade Proibida (1933); Relíquia de Amor (1933); A Ilha do Tesouro (1934); David Copperfield (1935); A Marca do Vampiro (1935); Fúrias do Coração (1935); A Boneca do Diabo (1936); A Dama das Camélias (1936); Marujo Intrépido (1937); Saratoga (1937); Do Mundo Nada se Leva (1938); O Jovem Dr. Kildare (1938); Chamem o Dr. Kildare (1939); O Segredo do Dr. Kildare (1939); O Estranho Caso do Dr. Kildare (1940); Dr. Kildare Goes Home (1940); A Vitória do Dr. Kildare (1940); Bandido Romântico (1941); The People vs. Dr. Kildare (1941); Dr. Gillespie em Perigo (1942); O Assistente do Dr. Gillespie (1942); Campeão da Liberdade (1942); A Felicidade Não se Compra (1946); Duelo ao Sol (1946); Paixões em Fúria (1948); Capitães do Mar (1949); Malaia (1949); Bendito Escândalo (1951); Estrela do Destino (1952); Main Street to Broadway (1953)

Henry Travers (1874–1965)







O Homem Invisível (1933); Nascida para o Mal (1934); Surpresas de Cupido (1934) Captain Hurricane (1935); 4 Horas para Matar (1935); Vitória Amarga (1939); O Noivo de Minha Noiva (1939); Edison, O Mago da Luz (1940); Paraíso de Ilusões (1940); Rosa de Esperança (1942); A Sombra de uma Dúvida (1943); A Estirpe do Dragão (1944); Os Sinos de Santa Maria (1945); A Felicidade Não se Compra (1946); A Chama do Pecado (1947); Código de Honra (1948); Vênus da Praia (1949)

Gloria Grahame (1923–1981)







Blonde Fever (1944); Sem Amor (1945); A Felicidade Não se Compra (1946); Aconteceu Assim (1947); Rancor (1947); A Canção dos Acusados (1947); A Vida Íntima de Uma Mulher (1949); Viagem Sangrenta (1949); No Silêncio da Noite (1950); O Maior Espetáculo da Terra (1952); Macao (1952); Assim Estava Escrito (1952); A Muralha da Esperança (1953); Os Saltimbancos (1953); Os Corruptos (1953); O Prisioneiro de Casbah (1953); Desejo Humano (1954); Fúria Assassina (1954);  A Lei do Oeste (1957); Homens em Fúria (1959); A Marca do Vingador (1966); A Mansão Condenada (1976); Melvin e Howard (1980); The Merry Wives of Windsor (1980); O Ninho (1981)

Thomas Mitchell  (1892–1962)







Mulher Sem Alma (1936); Aventura em Nova York (1936); O Homem do Povo (1937); Horizonte Perdido (1937); O Furacão (1937);  No Tempo das Diligências (1939); O Corcunda de Notre Dame (1939); A Mulher Faz o Homem (1939); ...E o Vento Levou (1939); A Longa Viagem de Volta (1940); O Homem que Vendeu a Alma (1941); A Canção do Havaí (1942); O Cisne Negro (1942); O Proscrito (1943); Eram Cinco Irmãos (1944); Buffalo Bill (1944); As Chaves do Reino (1944);  Capitão Eddie (1945); Espelho d'Alma (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue e Prata (1948); Matar ou Morrer (1952); O Segredo dos Incas (1954); No Silêncio de uma Cidade (1956); A Verdade Escandalosa (1958); O Amor Tudo Vence (1961); Dama por um Dia (1961)

Ward Bond (1903–1960)







Letra e Música (1929); Galanteador Audaz (1930); A Grande Jornada (1930); Virtude (1932); O Vale da Morte (1933); O Código de um Herói (1933); O Último Favor (1934); Um Grito na Noite (1934); Fuzileiros do Ar (1935); Inferno Negro (1935); Sangue na Neve (1935); Os Últimos Dias de Pompéia (1935); O Homem que Viveu Duas Vezes (1936); Campeão de Luvas Brancas (1937); Beco sem Saída (1937); Do Mundo Nada se Leva (1938); A Lei do Mais Forte (1939); A Volta de Cisco Kid (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); A Longa Viagem de Volta (1940); A Estrada de Santa Fé (1940); Sargento York (1941); Relíquia Macabra (1941); Terra Selvagem (1942); Dakota (1945); Paixão dos Fortes (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue de Heróis (1948); Joana D'Arc (1948); O Céu Mandou Alguém (1948); Caravana de Bravos (1950); A Vinganca de Jesse James (1951); Depois do Vendaval (1952); Sangue da Terra (1953); Johnny Guitar (1954); A Paixão de uma Vida (1955); Rastros de Ódio (1956); Asas de Águia (1957); Onde Começa o Inferno (1959); Caravana (seriado 1957 a 1961)

H.B. Warner (1876–1958)







Uma Hora da Madrugada (1920); Rei dos Reis (1927); O Julgamento de Mary Dugan (1929); A Princesa Enamorada (1930); Canção do Oriente (1932); Relíquia de Amor (1933); Santa Fé (1934); A Queda da Bastilha (1935); O Galante Mr. Deeds (1936); Horizonte Perdido (1937); A Rainha Vitória (1937); A Princesa do El Dorado (1938); As Aventuras de Marco Polo (1938); Do Mundo Nada se Leva (1938); A Mulher Faz o Homem (1939); A Volta do Fantasma (1941); O Homem que Vendeu a Alma (1941); Os Irmãos Corsos (1941); Os Filhos de Hitler (1943); Pesadelo Horrível (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Robin Hood, O Príncipe dos Ladrões (1948); Crepúsculo dos Deuses (1950); O Poder da Fé (1951); Órfãos da Tempestade (1951); Os Dez Mandamentos (1956)


Fontes:

Forbes

Los Angeles Times

The Guardian

New York Times

O Livro do Cinema

1001 Filmes Para se Ver Antes de Morrer

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Guia de Video Nova Cultural

Empire on line

IMDB

Variety

4 comentários:

  1. Boa a tarde!
    Como sempre,suas resenhas são maravilhosas.Por favor,fale sobre o filme Trama Fatal com Margot Kidder.Acabei de assistir mas confesso que não entendi direito.Bebe da fonte de Hitchcock.Tem um final SUPER SURPREENDENTE e intrigante.
    Abraço.

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  2. Bom dia Fabiana.
    Há filmes como "A Felicidade não se Compra" que demandam maior tempo para uma análise, onde muitas vezes o texto fica um pouco longo e que nem todos gostam de ler. Como a ideia é oferecer informações mais completas torna-se inevitável, mas procuro fazê-lo de um modo que fique uma leitura agradável (apesar de haver material para escrever muito mais do que sê nesta postagem).
    Trama Fatal (Vanishing Act) de 1986 é um telefilme (feito para a TV) que chegou por aqui no Supercine em 1993 trazendo o tarimbado ator Elliot Gold, Margot Kidder (já analisei dois filmes com ela: Amityville e A Reencarnação de Peter Proud) e Fred Gwynne que fazia "Herman" no seriado A Família Monstro. Teve poucas reprises ao longo dos anos indo para as madrugadas da Globo. Parece um filme bem interessante e certamente postarei por aqui junto com dois filmes que você solicitou anteriormente e que pelo menos um, na semana que vem, deve pintar por aqui: Meu Mestre, Minha Vida ou O Príncipe das Sombras. Um grande abraço, obrigado por mais este comentário e volte sempre.

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  3. retificando: "apesar de haver uma quantidade muito maior de material do que se lê nesta postagem"

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  4. Bom dia!
    Muito obrigada pela atenção.Vou lá ver a análise do filme Trama Fatal.
    Abraço.

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