quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ASHANTI / ASHANTI (1979) - ESTADOS UNIDOS



CORRENDO CONTRA O TEMPO

David Linderby (Michael Caine) e Anansa Linderby  (Beverly Johnson) são médicos a serviço da Organização Mundial de Saúde, atuando em um programa de vacinação na África. Enquanto o marido fotografa os rituais de uma aldeia, Anansa veste roupas mais simples e resolve banhar-se no rio. Acaba sendo confundida com uma das aldeãs sendo raptada por mercadores de escravos, cujo o líder é Suleiman (Peter Ustinov). Pedindo ajuda aos nativos, Linderby descobre o sequestro partindo para o povoado mais próximo, encontrando o comissário responsável que simplesmente nega existir tal prática naquele local. Logo, o médico descobre que existe uma rota de escravos, via deserto do Saara e Mar Vermelho, e que depois simplesmente perde-se o paradeiro dos mercadores, pois a extensão seria mais de 5.000 km para se cobrir. Há séculos que muitos a conhecem, mas fingem que não existe.


Ao descobrir a verdadeira identidade de Anansa (de origem Ashanti, daí o título do filme), Suleiman  vê uma grande oportunidade de vendê-la a um comprador especial ou até mesmo pedir resgate. O mercador não demonstra ter medo de ser capturado e segue com a doutora para onde conseguir o melhor preço. David resolve ir atrás dos captores de sua esposa e convence dois mercenários a ajudá-lo: Walker (Rex Harrison) e Sandell (William Holden). Diante do fracasso da missão, Linderby é apresentado ao enigmático Malik (Kabir Bedi), um homem que possui uma sede de vingança contra Suleiman e alia-se  ao médico em sua missão final. 


O filme não decepciona e o elenco com grandes nomes contribui muito para o bom andamento da história. A beleza de Beverly Johnson, na época, impressionou. Ao contrário de Liam Neeson em "Busca Implacável" (um espião treinado e mortífero), o personagem de Caine é fraco e assustado (e com isso ganha também a simpatia da plateia). Sua única motivação é o amor que possui pela esposa, que o manterá vivo até que consiga recuperá-la. No meio do caminho verá que a escravidão é maior do que imaginara.


Ashanti usa como enredo a escravidão humana na África. O casal que estava a trabalho confronta a dura realidade daqueles que são feitos escravos, numa época que, conforme o filme, ainda perdurava escravidão, só que mais camuflada. Anansa, por ser negra,  é ignorada e tratada como escrava indo para um destino que provavelmente não terá volta. Sua revelação como doutora traz duas situações: pode render um lucro imenso ao comprador correto, porém sua fuga no deserto ou das mãos do comprador pode destruir o comércio e expor gente rica e influente. Anansa tenta manter-se viva, enquanto cria um plano de fuga, mas as condições pouco lhe favorecem.  O filme trabalha muito bem a questão do racismo, quando Linderby tenta convencer o piloto de helicóptero Sandell (William Holden) a ajudá-lo, e este quando vê a foto da esposa do doutor, de início, começa a destilar desculpas para não realizar o trabalho.


Kabir Bedi (do clássico da sessão da tarde “ O Fabuloso Ladrão de Bagdá”) está ótimo como o beduíno Malik e rouba o filme. Bervely Jonhson é a inteligentíssima doutora que, mesmo prisioneira, consegue impor respeito e usar sua astúcia para atrapalhar os planos dos sequestradores. Peter Ustinov é o mercador que só pensa no dinheiro e vê naqueles seres humanos que trafica apenas cifrões, pouco se importando com seus destinos ou sofrimento. Omar Sharif  faz o príncipe Hassan, rico e que vê em seu poder a impossibilidade de ser condenado por qualquer coisa. Michael Caine está ótimo e mostra porque já era considerado um ótimo ator. O Diretor Richard Fleischer (1916–2006) foi responsável por filmes como  20.000 Léguas Submarinas (1954); No Mundo de 2020 (1973); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985), entre outros.


Ashanti não é um filme de escravos propriamente dito.  O sofrimento fica mais subtendido, mas ainda assim, possui cenas que incomodam. A produção centrou mais na busca da personagem de Caine à esposa do que se aprofundar no tema. A questão política aparece, mas de forma muito sutil, quando alguns personagens deixam entender que as grandes nações tinham conhecimento do que ocorria, mas não lhes interessavam intervir, fazendo vistas grossas a situação. Se analisarmos bem, nos dias de hoje ainda existe escravidão, mais camuflada, porém ainda bem viva: “o mercado de escravidão branca”, um termo que não distingue cor da pele e que a guerra da Bósnia nos trouxe novamente a questão, porém os países novamente fizeram vistas grossas.
 




Trailer:




Curiosidades:
 
O nome de batismo de Michael Caine é Maurice Joseph Micklewhite. 




Peter Ustinov (1921/2004) foi vencedor de 2 Oscars como ator coadjuvante pelos filmes: Spartacus (1960) e Topkapi (1965). O ator faleceu em decorrência de falência cardíaca



O indiano Kabir Bedi esteve nos filmes: "O Fabuloso Ladrão de Bagdá' (um clássico da sessão da tarde); "007 Contra Octopussy"; "A Fera da Guerra" e participações em seriados como Magnum e Highlander





Beverly Johnson teve uma participação maior em seriados como: "Tiro Certo"; "Lei & Ordem"; "Sabrina - Aprendiz de Feiticeira" e "3rd Rock From The Sun", entre outros





Rex Harrison (1908 – 1990) ganhou do Oscar por "My Fair Lady" de 1964. O ator faleceu de câncer no pâncreas.




William Holden (1918 – 1991) ganhou o Oscar por "Inferno 17" de 1954 e ficou conhecido pelo famoso filme "A Ponte do Rio Kwai" de 1957. O ator faleceu em decorrência de uma queda sofrida




Omar Sharif  (1932-2015) foi indicado ao Oscar de melhor coadjuvante por "Lawrence da Arábia" de 1962.  Seu grande papel foi em Doutor Jivago de 1965. O nome de Batismo de Omar Sharif era Michel Demetri Shalhoub. O ator faleceu de ataque cardíaco.



Cartaz:






















Filmografia Parcial:
Michael Caine








Zulu (1964); Como Conquistar as Mulheres (1966); Um Golpe à Italiana (1969); Carter - O Vingador (1971); Conspiração Violenta (1975); A Águia Pousou (1976); O Enxame (1978); Os Selvagens Cães de Guerra (1978); Ashanti (1979); A Ilha (1980); Vestida Para Matar (1980); A Mão (1981);  Fuga Para a Vitória (1981); Armadilha Mortal (1982); O Documento Holcroft (1985); Hannah e Suas Irmãs (1986); Mona Lisa (1986); Tubarão 4: A Vingança (1987); Ensina-me a Querer (1987);  Os Safados (1988); Em Terreno Selvagem (1994); 20.000 Léguas Submarinas (1997); Miss Simpatia (2000); Batman Begins (2005); A Feiticeira (2005); Filhos da Esperança (2006); O Grande Truque (2006); Um Plano Brilhante (2007); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Harry Brown (2009); A Origem (2010); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Truque de Mestre (2013); Interestelar (2014); Juventude (2015) Truque de Mestre 2 (2016), Dunkirk (2017).

Kabir Bedi









Sandokan - O Tigre da Malásia (1977); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Ashanti (1979); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); 007 Contra Octopussy (1983); A Fera da Guerra (1988); Resgate Implacável (1992); Salaami (1994); Anita & Me (2002); The Hero: Love Story of a Spy (2003); Take 3 Girls (2006); Blue (2009); Kites (2010); The Broken Key (2017). 

Beverly Johnson









Ashanti (1979); Máquina Quase Mortífera (1993); A Passagem (1996); Armadilhas do Amor (1997); Studio 54 (1998); Uma Boa Ação (2012).

Omar Sharif (1932–2015)









Lawrence da Arábia (1962; A Queda do Império Romano (1964); Gengis Khan (1965); Doutor Jivago (1965); A Noite dos Generais (1967); Funny Girl - A Garota Genial (1968); O Ouro de Mackenna (1969); Sementes de Tamarindo (1974); Ashanti (1979); Harém (1986); Resgate Implacável (1992); O 13º Guerreiro (1999); Mar de Fogo (2004).

Peter Ustinov (1921–2004)









Quo Vadis (1951);  Martim Lutero (1953); O Egípcio (1954); Spartacus (1960); O Vingador dos Mares (1962); O Fantasma do Barba Negra (1968); Fuga no Século 23 (1976); Jesus de Nazaré (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Ashanti (1979); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Assassinato num Dia de Sol (1982); Encontro Marcado com a Morte (1988); O Óleo de Lorenzo (1992); Alice no País das Maravilhas (1999); Lutero (2003)

William Holden (1918–1981)  









Conflito de Duas Almas (1939);  Revoada das Águias (1941); Tudo por um Beijo (1942); Clube dos Inocentes (1943); O Homem que Eu Amo (1948); Apartamento para Dois (1948); Passado Tenebroso (1948); Os Mosqueteiros do Mal (1949); Crepúsculo dos Deuses (1950); O Tigre dos Mares (1951); No Entardecer da Vida (1953); Sabrina (1954); As Pontes de Toko-Ri (1954); Suplício de uma Saudade (1955); A Ponte do Rio Kwai (1957); Tentação Diabólica (1962); O Leão (1962); A Sétima Aurora (1964); Casino Royale (1967); Marcados pela Vingança (1972); Interlúdio de Amor (1973); Caçada Implacável (1974); Inferno na Torre (1974); Pânico em Munique (1976);  Rede de Intrigas (1976); A Profecia II (1978); Fuga para Athena (1979); Ashanti (1979); O Dia em que o Mundo Acabou (1980); S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981)

Winston Ntshona (1941–2018)












Selvagens Cães de Guerra (1978); Ashanti (1979); Cães de Guerra (1980);  Gandhi (1982); Assassinato Sob Custódia (1989); O Poder de um Jovem (1992); Um Gigante de Talento (1994); Tarzan e a Cidade Perdida (1998); África dos Meus Sonhos (2000); Diamante de Sangue (2006); The Good Fight  (2006)


Rex Harrison (1908–1990)









Os Homens não São Deuses (1936); Tempestade Num Copo D'Água (1937);  A Cidadela (1938); Gestapo (1940);  Uma Mulher do Outro Mundo (1945); Anna e o Rei do Sião (1946);  O Fantasma Apaixonado (1947);  Odeio-te Meu Amor (1948); Inocência à Prova (1951);  Ricardo, Coração de Leão (1954);  O Passado de Meu Marido (1955); A Teia de Renda Negra (1960); O Sétimo Mandamento (1961); Cleópatra (1963); Minha Bela Dama (1964); Agonia e Êxtase (1965); O Fabuloso Doutor Dolittle (1967); O Príncipe e o Mendigo (1977); Shalimar (1978); Ashanti (1979); O Quinto Mosqueteiro (1979); A Morte Pede Vingança (1982);  The Kingfisher  (1985)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre