FENÔMENO MUNDIAL
Sabe
aqueles filmes que você vê, sente uma enorme simpatia e no fim gostaria que
durasse mais umas 2 horas? Bem este é Intocáveis. Fenômeno de bilheteria
francês que conquistou o mundo com sua surpreendente história (baseada em fatos
reais) de uma parceria improvável: um tetraplégico rico e um jovem dos guetos
franceses. Juntos conhecerão um mundo completamente novo, onde cada um
acrescentará um pouco de sua vida e experiência ao outro, onde a verdadeira
amizade surgirá criando um elemento inquebrantável que nutrirá o
espectador de uma mescla de elementos dramáticos, humorísticos, poéticos,
tristes e alegres.
O
filme foca como uma vida tão difícil pode ser aproveitada, em seu esplendor, se
você tem um amigo de verdade. Essa união pouco provável começa com o jovem
Driss (Omar Sy) se candidatando a uma vaga de assistente cuidador do, até
então, problemático Philippe (François Cluzet). Driss vai até Philippe apenas
para que este assine um papel, mostrando ao seguro social que ele esteve à
procura de emprego, já que percebe que suas características não o candidatam ao
cargo. Porém sua espontaneidade, com certo ar de desleixo com as boas maneiras,
faz com que o milionário resolva investir no jovem, que se distingue dos outros
candidatos que, na verdade, apenas falam o que se quer ouvir para conseguirem o
emprego. Driss passa a se envolver na vida de Philippe de todas as maneiras,
interferindo até em seu relacionamento platônico com uma mulher na qual só se
comunica por carta e evita conhecê-la por acreditar que será rejeitado quando
ela conhecê-lo.
Entre
saltos de parapentes, fuga da polícia, idas à óperas, salas de arte e música
clássica, Driss começa a se envolver num novo mundo, ainda que ache tudo muito
chato. Philippe lhe apresenta Vivaldi. Driss, Earth Wind & Fire. Philippe
lhe mostra sua van de passeio. Driss o convence a ir numa Quattroporte GTS 4.2
possante. Esse divertido antagonismo de personalidades e realidades torna o
filme saboroso e acrescentemos a isto a impecável atuação da dupla central,
além de um elenco de apoio afinadíssimo na qual o diretor soube, mesmo em
pequenas participações, dar uma identidade a cada personagem. As cenas que
Driss tenta paquerar Magalie (Audrey Fleurot) são ótimas, principalmente porque
a jovem se mostra arredia no início e depois começa a se acostumar ao jeitão de
Driss. O resultado das tentativas do “Don Juan” será mostrado de uma forma bem
criativa pelo diretor.
Um
filme que pode ser visto várias vezes e que a cada oportunidade descobriremos
algo novo, em grande parte devido ao roteiro, que consegue encaixar vários
elementos que o diretor soube aplicar ao máximo (afinal ele o escreveu). O
filme foge do dramalhão do gênero e nos blinda com um clima de alto astral,
mostrando que mesmo na adversidade podemos encontrar alegria para usufruir da
vida. Mesmo aqueles que torcem o nariz para filmes franceses, se surpreenderão
com esta produção que, na versão dublada, não tirou a graça do filme, mantendo
o timing exato necessário a um filme desta relevância. Ponto para o cinema
francês e um filme que poderia ter disputado uma vaga como melhor filme
estrangeiro. Quem sabe um dia o Oscar não se globaliza e resolve colocar
concorrentes de vários países para disputarem entre si a categoria de melhor
filme e não uma vaguinha como quesito estrangeiro. Certamente este seria um dos
melhores do ano de 2011.
Trailer Legendado:
Premiações:
César
de Melhor ator para Omar Sy ( o Oscar francês)
Premio
Goya de Melhor Filme Europeu
Prêmio
David di Donatello de Melhor Filme Europeu
Satellite
Award de Melhor Filme Estrangeiro
Czech
Lion Award: Melhor Filme Estrangeiro
Grande
Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme Estrangeiro
NAACP
Image Award de Melhor Filme Estrangeiro
Prêmio
da Academia Japonesa de Cinema para Melhor Filme em Língua Estrangeira
Festival
Internacional de Cinema de Tóquio: Grande Prêmio Sakura
Curiosidades:
Embora o "Driss" da vida real fosse um jovem argelino chamado Abdel, os diretores Éric Toledano e Olivier Nakache mudaram a nacionalidade do personagem para senegalês, pois eles gostaram de trabalhar com Omar Sy em Tellement Proches (2009), e realmente queriam que ele fizesse o papel. Sy também teve a experiência de viver nos empobrecidos subúrbios franceses, assim como Driss.
Em 2012, Éric Toledano afirmou ter recebido mais de 3.000 mensagens de agradecimento de cadeirantes em todo o mundo.
Com 8,8 milhões de espectadores, este foi o filme de maior sucesso na Alemanha em 2012 (batendo filmes como 007 - Operação Skyfall (2012), A Era do Gelo 4 (2012) e A Twilight Saga: Amanhecer - Parte 2 (2012). é o filme francês de maior sucesso na história do cinema alemão.
O nervosismo e o ligeiro ritmo de Driss na primeira cena em que conhece Philippe foram intencionais - o diretor queria contrastar a mobilidade de Driss com a imobilidade de Philippe.
Em 2013, este filme foi o filme em língua francesa de maior sucesso de todos os tempos na Alemanha (8,9 milhões de ingressos), Espanha (2,5 milhões de ingressos), Itália (2,5 milhões), Holanda (1,2 milhões), Suíça, Áustria, Israel, Dinamarca, Islândia, Estônia, Coreia do Sul (1,7 milhão de ingressos), México (1,6 milhão), Brasil (1 milhão), Colômbia (500 mil ingressos), Venezuela, Peru, Hong Kong, Nova Zelândia e Noruega.
A relação na vida real entre Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou foi retratada no documentário La vie comme un roman: A la vie, à la mort (2003) (na série La vie comme un roman (1999)) e no cinema Intocáveis (2011), Oopiri (2016), Inseparáveis (2016) e Amigos para Sempre (2017).
A inscrição oficial da França para o Melhor Filme Estrangeiro no 85º Oscar 2013.
O filme se tornou um cult favorito no Canadá. Em particular, ele é exibido todos os anos no Festival Internacional de Cinema de Windsor desde 2012.
As duas gravuras das obras de Salvador Dalí são de "Persistência da memória" (no escritório do correio) e "Ma femme nueriquedant son propre corps devenir trois verteres d'une colonne, ciel et architrecture" (na casa de Philippe).
Tornou-se o filme francês de maior sucesso na Holanda, batendo o recordista anterior, A Chave de Sarah (2010).
Filmografia Parcial:
Omar Sy
Peso Morto (2002); Samouraïs (2002); Sozinhos em Paris (2008); Safari (2009); Micmacs - Um Plano Complicado (2009); La loi de Murphy (2009); Intocáveis (2011); Os Incompatíveis (2012); Fish'n Chips (seriado 2011-2012); A Espuma dos Dias (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Risco Imediato (2014); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Pegando Fogo (2015); Inferno (2016); O Doutor da Felicidade (2017); Belleville Cop - O Agente Francês (2018); Jornada da Vida (2018); O Chamado da Floresta (2020); Ronda Noturna (2020); Lupin (seriado 2021); Jurassic World: Domínio (2022); Les gars sûrs (2022)
François Cluzet
Os Fantasmas do Chapeleiro (1982); Verão Assassino (1983); Por Volta da Meia-Noite (1986); Um Assunto de Mulheres (1988); A Revolução Francesa (1989); Linda Demais para Você (1989); O Instinto dos Anjos (1993); Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (1994); Prêt-à-Porter (1994); Surpresas do Coração (1995); O Cavaleiro do Telhado E a Dama das Sombras (1995) ; Negócios à Parte (1997); O Adversário (2002); Quatro Estrelas (2006); Não Conte à Ninguém (2006); Paris (2008); Laços de Sangue (2008); Um Novo Caminho (2009); Até a Eternidade (2010); A Arte de Amar (2011); Intocáveis (2011); O Grande Assalto 11.6 (2013); Doce Veneno (2015); A escola da vida (2017); Estaremos Sempre Juntos (2019); A Incrível História da Ilha das Rosas (2020); Um intruso no porão (2021)
Filme sensacional, mostra que por mais que tenhamos problemas, não podemos nos entregar para as dificuldades da vida. Exemplo de amizade e superação.
ResponderExcluirLuis conseguiu falar de pontos muito legais do filmes.
Obrigado pelo comentário Ana Carolina.
ExcluirRealmente o filme possui uma mensagem muito positiva acerca da superação e amizade. Mesmo aqueles avessos a produções francesas, hão de admitir que essa obra foi concebida com um ótimo roteiro e direção, sendo indicado para toda a faixa de público.
Abs,
Luis Henrique
Boa tarde. Filme "redondinho", bonitinho e certinho demais e em minha modesta análise, um tanto piegas. Longe de ser um clássico absoluto mas que serve para mostrar o resgate da amizade e da aposta no ser humano. Enfim, um bom programa pra assistir numa tarde livre e despreocupada regada a pipoca e limonada. Grande abraço.
ResponderExcluirBom dia Janerson. Particularmente gostei muito desta produção. Foge das comédias escrachadas e possui um humor suave mas de bom grado. Obrigado por mais esse comentário. Um grande abraço.
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