terça-feira, 1 de setembro de 2015

INTOCÁVEIS - INTOUCHABLES (2011) - FRANÇA



FENÔMENO MUNDIAL

Sabe aqueles filmes que você vê, sente uma enorme simpatia e no fim gostaria que durasse mais umas 2 horas? Bem este é Intocáveis. Fenômeno de bilheteria francês que conquistou o mundo com sua surpreendente história (baseada em fatos reais) de uma parceria improvável: um tetraplégico rico e um jovem dos guetos franceses. Juntos conhecerão um mundo completamente novo, onde cada um acrescentará um pouco de sua vida e experiência ao outro, onde a verdadeira amizade surgirá criando um elemento inquebrantável  que nutrirá o espectador de uma mescla de elementos dramáticos, humorísticos, poéticos, tristes e alegres


O filme foca como uma vida tão difícil pode ser aproveitada, em seu esplendor, se você tem um amigo de verdade. Essa união pouco provável começa com o jovem Driss (Omar Sy) se candidatando a uma vaga de assistente cuidador do, até então, problemático Philippe (François Cluzet). Driss vai até Philippe apenas para que este assine um papel, mostrando ao seguro social que ele esteve à procura de emprego, já que percebe que suas características não o candidatam ao cargo. Porém sua espontaneidade, com certo ar de desleixo com as boas maneiras, faz com que o milionário resolva investir no jovem, que se distingue dos outros candidatos que, na verdade, apenas falam o que se quer ouvir para conseguirem o emprego. Driss passa a se envolver na vida de Philippe de todas as maneiras, interferindo até em seu relacionamento platônico com uma mulher na qual só se comunica por carta e evita conhecê-la por acreditar que será rejeitado quando ela conhecê-lo.


Entre saltos de parapentes, fuga da polícia, idas à óperas, salas de arte e música clássica, Driss começa a se envolver num novo mundo, ainda que ache tudo muito chato. Philippe lhe apresenta Vivaldi. Driss, Earth Wind & Fire. Philippe lhe mostra sua van de passeio. Driss o convence a ir numa Quattroporte GTS 4.2 possante. Esse divertido antagonismo de personalidades e realidades torna o filme saboroso e acrescentemos a isto a impecável atuação da dupla central, além de um elenco de apoio afinadíssimo na qual o diretor soube,  mesmo em pequenas participações, dar uma identidade a cada personagem. As cenas que Driss tenta paquerar Magalie (Audrey Fleurot) são ótimas, principalmente porque a jovem se mostra arredia no início e depois começa a se acostumar ao jeitão de Driss. O resultado das tentativas do “Don Juan” será mostrado de uma forma bem criativa pelo diretor.


Um filme que pode ser visto várias vezes e que a cada oportunidade descobriremos algo novo, em grande parte devido ao roteiro, que consegue encaixar vários elementos que o diretor soube aplicar ao máximo (afinal ele o escreveu). O filme foge do dramalhão do gênero e nos blinda com um clima de alto astral, mostrando que mesmo na adversidade podemos encontrar alegria para usufruir da vida. Mesmo aqueles que torcem o nariz para filmes franceses, se surpreenderão com esta produção que, na versão dublada, não tirou a graça do filme, mantendo o timing exato necessário a um filme desta relevância. Ponto para o cinema francês e um filme que poderia ter disputado uma vaga como melhor filme estrangeiro. Quem sabe um dia o Oscar não se globaliza e resolve colocar concorrentes de vários países para disputarem entre si a categoria de melhor filme e não uma vaguinha como quesito estrangeiro. Certamente este seria um dos melhores do ano de 2011. 
 
Trailer Legendado: 


Premiações:
César de Melhor ator para Omar Sy ( o Oscar francês)
Premio Goya de Melhor Filme Europeu 
Prêmio David di Donatello de Melhor Filme Europeu 
Satellite Award de Melhor Filme Estrangeiro
Czech Lion Award: Melhor Filme Estrangeiro 
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme Estrangeiro 
NAACP Image Award de Melhor Filme Estrangeiro 
Prêmio da Academia Japonesa de Cinema para Melhor Filme em Língua Estrangeira
Festival Internacional de Cinema de Tóquio: Grande Prêmio Sakura




Curiosidades:

Embora o "Driss" da vida real fosse um jovem argelino chamado Abdel, os diretores Éric Toledano e Olivier Nakache mudaram a nacionalidade do personagem para senegalês, pois eles gostaram de trabalhar com Omar Sy em Tellement Proches (2009), e realmente queriam que ele fizesse o papel. Sy também teve a experiência de viver nos empobrecidos subúrbios franceses, assim como Driss.

Em 2012, Éric Toledano afirmou ter recebido mais de 3.000 mensagens de agradecimento de cadeirantes em todo o mundo.

Com 8,8 milhões de espectadores, este foi o filme de maior sucesso na Alemanha em 2012 (batendo filmes como 007 - Operação Skyfall (2012), A Era do Gelo 4 (2012) e A Twilight Saga: Amanhecer - Parte 2 (2012). é o filme francês de maior sucesso na história do cinema alemão.

O nervosismo e o ligeiro ritmo de Driss na primeira cena em que conhece Philippe foram intencionais - o diretor queria contrastar a mobilidade de Driss com a imobilidade de Philippe.

Em 2013, este filme foi o filme em língua francesa de maior sucesso de todos os tempos na Alemanha (8,9 milhões de ingressos), Espanha (2,5 milhões de ingressos), Itália (2,5 milhões), Holanda (1,2 milhões), Suíça, Áustria, Israel, Dinamarca, Islândia, Estônia, Coreia do Sul (1,7 milhão de ingressos), México (1,6 milhão), Brasil (1 milhão), Colômbia (500 mil ingressos), Venezuela, Peru, Hong Kong, Nova Zelândia e Noruega.

A relação na vida real entre Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou foi retratada no documentário La vie comme un roman: A la vie, à la mort (2003) (na série La vie comme un roman (1999)) e no cinema Intocáveis ​​(2011), Oopiri (2016), Inseparáveis ​​(2016) e Amigos para Sempre (2017).

A inscrição oficial da França para o Melhor Filme Estrangeiro no 85º Oscar 2013.

O filme se tornou um cult favorito no Canadá. Em particular, ele é exibido todos os anos no Festival Internacional de Cinema de Windsor desde 2012.

As duas gravuras das obras de Salvador Dalí são de "Persistência da memória" (no escritório do correio) e "Ma femme nueriquedant son propre corps devenir trois verteres d'une colonne, ciel et architrecture" (na casa de Philippe).

Tornou-se o filme francês de maior sucesso na Holanda, batendo o recordista anterior, A Chave de Sarah (2010).


Filmografia Parcial:
Omar Sy









Peso Morto (2002);  Samouraïs (2002); Sozinhos em Paris (2008);  Safari (2009); Micmacs - Um Plano Complicado (2009);  La loi de Murphy (2009); Intocáveis (2011); Os Incompatíveis (2012); Fish'n Chips (seriado 2011-2012); A Espuma dos Dias (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Risco Imediato (2014); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015);  Pegando Fogo (2015); Inferno (2016); O Doutor da Felicidade (2017); Belleville Cop - O Agente Francês (2018); Jornada da Vida (2018); O Chamado da Floresta (2020); Ronda Noturna (2020); Lupin (seriado 2021);  Jurassic World: Domínio (2022);  Les gars sûrs (2022)


François Cluzet










Os Fantasmas do Chapeleiro (1982);  Verão Assassino (1983); Por Volta da Meia-Noite (1986); Um Assunto de Mulheres (1988); A Revolução Francesa (1989); Linda Demais para Você (1989); O Instinto dos Anjos (1993); Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (1994); Prêt-à-Porter (1994); Surpresas do Coração (1995); O Cavaleiro do Telhado E a Dama das Sombras (1995) ; Negócios à Parte (1997); O Adversário (2002); Quatro Estrelas (2006); Não Conte à Ninguém (2006); Paris (2008); Laços de Sangue (2008); Um Novo Caminho (2009); Até a Eternidade (2010); A Arte de Amar (2011); Intocáveis (2011); O Grande Assalto 11.6 (2013); Doce Veneno (2015); A escola da vida (2017); Estaremos Sempre Juntos (2019);  A Incrível História da Ilha das Rosas (2020); Um intruso no porão (2021)

4 comentários:

  1. Filme sensacional, mostra que por mais que tenhamos problemas, não podemos nos entregar para as dificuldades da vida. Exemplo de amizade e superação.
    Luis conseguiu falar de pontos muito legais do filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ana Carolina.
      Realmente o filme possui uma mensagem muito positiva acerca da superação e amizade. Mesmo aqueles avessos a produções francesas, hão de admitir que essa obra foi concebida com um ótimo roteiro e direção, sendo indicado para toda a faixa de público.
      Abs,
      Luis Henrique

      Excluir
  2. Boa tarde. Filme "redondinho", bonitinho e certinho demais e em minha modesta análise, um tanto piegas. Longe de ser um clássico absoluto mas que serve para mostrar o resgate da amizade e da aposta no ser humano. Enfim, um bom programa pra assistir numa tarde livre e despreocupada regada a pipoca e limonada. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janerson. Particularmente gostei muito desta produção. Foge das comédias escrachadas e possui um humor suave mas de bom grado. Obrigado por mais esse comentário. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre