terça-feira, 18 de abril de 2017

FUGA NO SÉCULO 23 / LOGAN'S RUN (1976) - ESTADOS UNIDOS



EM BUSCA DO SANTUÁRIO

Século 23. Depois das guerras, poluições e destruição do meio ambiente, os habitantes construíram uma cidade envolta em uma redoma, regida por computadores. Uma sociedade quase perfeita. Não há desemprego, fome ou guerras e não há como fugir. Depois de algumas gerações, os novos habitantes só conhecem aquele mundo. Quando completam 30 anos são enviados para um ritual de "ascensão”, chamado “Carrossel”, de onde jamais retornam.  Neste ambiente,  Logan 6 (Michael York) é um vigilante, leia-se exterminador de fugitivos, que se envolverá com Jessica 5 (Jeniffer Agutter) e os rebeldes que o levará a questionamentos quanto ao que realmente ocorre na cidade.



Logan é imbuído de uma missão: deverá infiltrar-se na rebelião e expor todos os seus líderes que promovem a fuga para um local chamado santuário. Todos na cidade possuem um cristal em uma das mãos que vai mudando de cor de acordo com a faixa etária (cristal chamado Timeflower, que muda de cor: branco até os 8 anos; amarelo de 8 a 15, verde de 15 a 22 e vermelho de 22 até os dez últimos dias de existência. A partir daí torna-se preto). Logan recebe as instruções e o cristal em sua mão muda de cor, roubando-lhe 4 anos de vida e o tornando um dos próximos a "ascenderem". Percebendo que nunca viu uma pessoa que “ascendeu”, questiona à máquina se terá seus "4 anos de volta" e não obtém resposta. Nesse momento percebe que é uma peça descartável num jogo que não conhece. Com ajuda de Jessica 5 terá que realmente fugir tendo seu melhor amigo, Francis 5, também um vigilante, em seu encalço. 



Filme feito em 1976 e que, para os tempos atuais, envelheceu bastante visualmente. Os efeitos especiais na época deram uma boa vivência a este filme que hoje se tornou objeto de culto, mais pelo seu tema do que pelos seus efeitos.



Destaque para o bom roteiro, com algumas falhas típicas dos anos 70. Para a estreia da  "pantera" Farrah Fawccett  (ainda como Farrah Fawcett-Majors) no cinema, fazendo uma pequena participação como Holly  e a beleza de Jeniffer Agutter como Jéssica 5. 



Entre 1977 e 1978 foi criada uma séria de tevê de mesmo nome, nos Estados Unidos que, apesar de ter tido 14 episódios,  conquistou muitos fãs. A série também foi exibida no Brasil como “A Fuga das Estrelas” com argumento parecido, porém, em cada episódio, o casal encontrava pessoas e lugares diferentes, sempre em busca do santuário.  O trio principal de atores foram Gregory Harrison, Heather Menzies-Urich e Donald Moffat .   




Derivado de livro homônimo, vale a pena ser visto por aqueles que gostam de assistir filmes raros em que efeitos especiais serviam apenas para complementar uma boa história.



Trailer:




Curiosidades:
Mudanças do livro para o filme: "Palm Flowers" virou "Life Clocks", a idade em que se podia viver mudou de 21 para 30, o personagem Logan 3 virou Logan 5, e o método de execução obrigatória passou de uma sessão no um "Sleepshop" (onde as pessoas são mortas por gás indutor de prazer) a um ritual conhecido como "carrossel".

Todos, exceto Sandmen e Clean-up, usam roupas da mesma cor que seus relógios de vida. Os Sandmen usam uniformes pretos com listras prateadas, enquanto os Clean-up usam o inverso. De acordo com o áudio-comentário, o público não percebeu a princípio que as cores dos figurinos representavam faixas etárias específicas.

Farrah Fawcett (1947–2009) tinha o sobrenome Majors devido seu casamento como Lee Majores mais conhecido pelos seriados “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e “Duro na Queda”. Fawcett ficou famosa ao estrelar o seriado “As Panteras” em sua primeira temporada. A Atriz faleceu aos 62 anos em decorrência de um câncer

Quando o Velho está mostrando a Logan alguns dos retratos que costumavam ficar pendurados nas paredes do Capitólio, um retrato do ex-presidente Richard Nixon foi originalmente incluído, com a frase "Eles costumavam chamá-lo de complicado ... algo". De acordo com Michael Anderson, a piada foi considerada muito controversa na época.

A sequência "Love Shop" originalmente durou cerca de quatro minutos, mas exigiu uma reedição para que o filme recebesse uma classificação PG (acompanhado dos pais). Uma cena com Box fazendo uma escultura de gelo nua de Logan e Jessica também foi cortada. Uma cena com vários personagens visitando a loja "Hallucimill" em Arcade foi cortada por sua representação do uso de drogas. Todas as filmagens adicionais e sua música de fundo foram perdidas no que agora é conhecido como "o grande expurgo da MGM", quando o proprietário do estúdio Kirk Kerkorian vendeu o que podia dos extensos arquivos do estúdio e jogou fora o resto.

No romance original, as cores do Relógio da Vida mudam a cada sete anos: amarelo (nascimento-6), azul (7-13), vermelho (14-20), vermelho e preto no último dia e preto aos 21. No comentário em áudio, o filme mudou para 30 porque não era realista ter um elenco com todos os personagens com menos de 21 anos.

A sequência do "carrossel" é uma das mais complexas acrobacias de arame voador já feitas para um filme. Uma plataforma circular foi construída acima do conjunto, projetada para girar em sincronia com a placa giratória do piso abaixo. Inicialmente, os artistas eram todos apoiados por um único guincho acionando o mecanismo de seus finos cabos de suporte. Os cabos ficaram emaranhados durante o ensaio. Cada dublê teve que ser desembaraçado e retirado da plataforma em um elevador de manutenção. O equipamento foi redesenhado para que cada dublê estivesse em seu próprio guincho separado, com todos os guinchos conectados a um interruptor de "pânico" que cortava a energia em caso de emergência. Para os planos invertidos, o cristal branco no teto da arena foi construído no chão do palco, e os artistas foram abaixados em direção a ele. Essas tomadas foram filmadas de cabeça para baixo, para fazer parecer que os artistas estavam se movendo para cima.

Durante o encontro entre o Velho, Logan e Jessica, o Velho frequentemente cita poemas do "Livro de Gatos Práticos do Velho Possum", de T.S. Eliot.

As miniaturas do conjunto usadas para a cidade foram reutilizadas em Piratas das Galáxias (1984).

A briga entre Jessica e Holly foi planejada para ser muito mais longa. Isso teve que ser mudado quando as duas atrizes puxaram o cabelo com muita força, e Michael Anderson temeu que elas acabassem brigando de verdade.

Após o sucesso de bilheteria do filme, o co-autor de "Logan's Run" William F. Nolan escreveu duas sequências, "Logan's World" (1977) e "Logan's Search" (1980). Uma novela, "O Retorno de Logan" foi publicada como um e-book. Dois outros romances, "Logan's Journey" (escrito com Paul McComas) e "Logan Falls" (escrito com Jason V. Brock) foram mencionados, mas não publicados.

Foi só depois que No Mundo de 2020 (1973) e Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973) fizeram sucesso de bilheteria que os poderosos da MGM acreditaram que o livro poderia funcionar como um filme.

"Marvel Comics" publicou uma série de quadrinhos "Logan's Run" com sete edições em 1977. As primeiras cinco edições foram uma adaptação deste filme, com mais duas continuando

Jenny Agutter disse em uma entrevista de 2002 que, embora gostasse de fazer este filme, a roupa que ela tinha que usar era bastante embaraçosa.

As armas dos Sandmen funcionavam usando minúsculos cartuchos de gás butano, mas não eram muito confiáveis ​​na câmera, pois o gás nem sempre acendia quando o gatilho era puxado. De acordo com Michael York, "Essas armas miseráveis ​​falharam tanto quanto dispararam. Havia muitas coisas altamente técnicas, sim, mas graças a Deus não estávamos contra a tela azul o tempo todo".

A publicidade para este filme afirmou que os cenários construídos para este filme foram os maiores e mais caros feitos nos estúdios MGM desde os grandes espetáculos musicais das décadas de 1930 e 1940.

Embora a ideia central deste filme seja que a vida de todos os cidadãos deva terminar aos trinta anos, Michael York, Richard Jordan, Michael Anderson Jr. e David Westberg tinham mais de trinta anos quando fizeram o filme.

Originalmente, não haveria um Oscar de Efeitos Visuais para o 49º Oscar. O comitê de efeitos visuais não acreditou que nenhum dos filmes fosse digno. Retroativamente, esta decisão foi anulada (ao contrário de 1973) e o Oscar dado foi compartilhado entre este filme e King Kong (1976). Os membros do comitê de efeitos visuais da Academia, incluindo seu presidente, renunciaram em protesto furioso.

A ideia de uma sociedade que lida com a superpopulação pela eutanásia obrigatória influenciou muitos outros projetos de ficção científica ao longo das décadas. Para Além da Imaginação (1959), Rod Serling escreveu um episódio rejeitado chamado "The Happy Place", descrevendo uma sociedade em que as pessoas eram executadas aos sessenta anos. Star Trek: The Next Generation episódio Jornada nas Estrelas: A Nova Geração: Half a Life (1991) é sobre uma sociedade que exigia que as pessoas alcançassem a "resolução" (suicídio obrigatório) aos sessenta anos; quem não obedece é considerado covarde. E em Onde Está Segunda? (2017), uma sociedade superlotada permite apenas uma criança por família, forçando qualquer irmão subsequente a entrar em sono criogênico; no entanto, verifica-se que as crianças são simplesmente descartadas.

The Old Man foi uma revisão de um personagem do livro de 1967 chamado Ballard. Ballard era uma figura misteriosa no subsolo que ajudava os corredores. Ele também foi revelado no livro para ser Francis disfarçado. O diretor Michael Anderson percebeu que teria sido implausível para Richard Jordan se transformar em Sir Peter Ustinov, assim o personagem Ballard/Francis foi descartado e o Velho se tornou um personagem separado. No livro, Ballard tinha apenas quarenta e dois anos e permaneceu indescritível devido a cirurgias a laser, mas o diretor Michael Anderson sentiu que esses detalhes atrasariam o filme. Além disso, quarenta e dois era relativamente velho no livro, onde a idade obrigatória de rescisão era vinte e um, não trinta.

Farrah Fawcett foi anunciada nos créditos como "Farrah Fawcett-Majors", já que este filme foi feito e lançado enquanto ela era casada com Lee Majors. Este filme foi um dos dois filmes de ficção científica que ela fez. O outro é Saturno 3 (1980).

As primeiras escolhas para os papéis de Logan e Jessica foram Jon Voight e Lindsay Wagner. O papel do Velho foi oferecido a James Cagney. O personagem de Francis era originalmente para ser interpretado por William Devane, mas ele desistiu deste filme.

Jenny Agutter e Michael York apareceram em O Enigma das Areias (1979) e Setembro (1996).

Em 1997, a Warner Brothers anunciou uma readaptação do romance de origem com Leonardo DiCaprio, o que permitiria que o limite de idade voltasse para vinte e um, como estava no livro, mas foi cancelado.

Este filme seria feito em 1969 com Robert Redford como Logan, e haveria uma readaptação do romance original pela Warner Brothers (que detém os direitos deste filme) com Ryan Gosling como Logan.

A cena na loja de facelift, onde o laser enlouquece, foi copiada em 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002).

No final do filme, um extra mostra a saudação de mão vulcana de Star Trek.

Por coincidência, os eventos desta história distópica ocorrem mais ou menos no mesmo período que (em um universo totalmente diferente, obviamente) os eventos obviamente mais otimistas em 'Star Trek: The Original Series'.

Ao contrário da crença popular, o personagem Holly 13 (Farrah Fawcett) não foi escrito especificamente para o filme. Holly 13 também apareceu como um personagem no romance original de Logan's Run, no entanto, no romance, depois que Sandmen chega e Doc é morto, Holly comete suicídio, enquanto no filme, ela é morta acidentalmente durante uma invasão do local subterrâneo que leva ao Santuário.. Holly não aparece na minissérie de TV de 1970 e, em setembro de 2020, ainda não se sabia se Holly aparecerá no remake do filme, que supostamente seguirá o livro mais de perto.

Um ano após o lançamento do filme, William F. Nolan, o autor do romance Logan's Run, escreveu e publicou uma sequência do romance intitulada "Logan's World". Na novela, Logan e Jessica agora vivem em Argos, uma estação espacial em órbita de Marte e eles têm um filho de 2 anos chamado Jaq e Logan, Jessica e Jaq são forçados a deixar Argo e voltar para a Terra e vão viver um grupo chamado Povo do Deserto. Mas, Jaq se sente mal e Logan sai para buscar remédios para seu filho. No entanto, ao retornar, Logan descobre que Jessica foi sequestrada e Jaq foi assassinado por ciganos psicóticos Borgia e Logan com a ajuda de seu inimigo Gant sai para resgatar Jessica e vingar Jaq.

O filme se passa em 2274.

Logan 5 nasceu em 2248.


Lee Majors e Farrah Fawcett



Farrah Fawcett no seriado As Panteras




Foto do seriado (1977 - 1978)






Abertura brasileira do seriado: Logan's Run - Fuga das Estrelas








Revista Cinefantastique com o filme na capa



Quadrinhos publicados pela Mavel



Filmografia Parcial:
Michael York










Romeu & Julieta (1968); Cabaret (1972); Horizonte Perdido (1973); Os Três Mosqueteiros (1973); A Vingança de Milady (1974); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Fuga no Século 23 (1976); Sete Noites no Japão (1976); Jesus de Nazaré  (1977); A Ilha do Dr. Moreau (1977); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Um Forasteiro na Corte do Rei Arthur (1995); Studio 54 (1998); Austin Powers - O Agente 'Bond' Cama (1999); Megiddo (2001.
 
Jeniffer Agutter










Quando o Coração Bate Mais Forte (1970); A Longa Caminhada (1971); Fuga no Século 23 (1976); A Águia Pousou (1976); A Volta do Pistoleiro (1978); Dominique (1979); Um Lobisomem Americano em Londres (1981); A Maldição da Torre Negra ou A Torre do Crime (1987); As Amazonas na Lua (1987); Brinquedo Assassino 2 (1990); Na Crista da Onda (1995); Um Agente em Apuros (2001); The Avengers: Os Vingadores (2012); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Rainha do Deserto (2015)

Farrah Fawcett (1947–2009)









Assassinato no Voo 502 (1975); Fuga no Século 23 (1976); A Morte Ronda a Pantera (1979); Saturno 3 (1980); As Panteras (1976-1980); Cama Ardente (1984); Seduzida ao Extremo (1986);Caça Aos Nazistas (1986); O Sacrifício Final (1989); Retratos de Guerra (1989); Dalva - O Desafio de uma Mulher (1996); O Apóstolo (1997); A Força do Sangue E da Terra (1999); Dr. T E as Mulheres (2000); Poderosas de Hollywood (2003); Churrasco da Pesada (2004)

Peter Ustinov (1921–2004)









Quo Vadis (1951);  Martim Lutero (1953); O Egípcio (1954); Spartacus (1960); O Vingador dos Mares (1962); O Fantasma do Barba Negra (1968); Fuga no Século 23 (1976); Jesus de Nazaré (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Ashanti (1979); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Assassinato num Dia de Sol (1982); Encontro Marcado com a Morte (1988); O Óleo de Lorenzo (1992); Alice no País das Maravilhas (1999); Lutero (2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre