quarta-feira, 27 de abril de 2022

MONA LISA / MONA LISA (1986) - REINO UNIDO

 VERSÃO ADULTA E DESENCANTADA DO CONTO DO SAPO E DO PRÍNCIPE

A voz melodiosa de Nat King Cole ecoa na tela enquanto George (Bob Hoskins) percorre a manhã londrina depois de sete anos na prisão. Sua primeira iniciativa é procurar a mulher e filha, mas a recepção é a pior possível por parte da esposa que inclusive o proíbe de ver a filha.  Sem muitas perspectivas resolve procurar seu antigo amigo Thomas (Robbie Coltrane) e este o leva, a seu pedido, aos antigos colegas, em especial a Mortwell (Michael Caine) na qual George cometera o erro de ter confiado demais, mas cujo silêncio na prisão  faz com que este o empregue como motorista de uma garota de programa: Simone (Cathy Tyson).

Mona Lisa começa e termina com um embalo romântico. É um conto de um ex-presidiário temperamental e violento que se torna o anjo da guarda de uma elegante garota de programa que trabalha sob a rede criminosa de um poderoso agenciador, visitando ricos clientes em hotéis de luxo e mansões. O crescente envolvimento entre o anjo sem a menor sutileza e a decaída e enigmática Simone, que motiva o título do filme, se transformará em amor por parte do motorista / segurança o que o magoará profundamente, mas que também poderá ser o caminho para sua redenção em um final com um declínio dramático.

Dirigido e coescrito por Neil Jordan após o sucesso "A Companhia dos Lobos" (1984), Mona Lisa concorreu a quatro Globos de Ouro (Melhor Ator, Atriz, Filme e Roteiro). Hoskins levou o premio de Melhor Ator e também a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar (perdeu para Paul Newman em “A Cor do Dinheiro”) neste filme que foi eleito o melhor do ano pela crítica americana. Jordan trouxe às telas uma produção com uma narrativa forte que levou o filme a ser comparado a um “Taxi Driver Noir”. Houve quem interpretasse como paralelo entre Simone e a moralista e preconceituosa Inglaterra da época ou um homem bruto, sem verniz social que cria a sua Mona Lisa e passa a amá-la à sua maneira só que resolve idealizar uma mulher da qual só pode compartilhar o sofrimento, numa trama tensa, despojada de floreios visuais.

O espectador passa a espreitar o submundo inglês através dos olhos de George, um homem simplório, que se revela de uma ingenuidade impressionante. Simone e George se prendem na garganta um do outro noite após noite, brigando por tudo, até que finalmente percebem que gostam dessas discussões; eles se percebem entretidos um pelo outro. Simone agora opera em uma escala mais elevada no negócio do sexo, mas ela nunca esqueceu onde começou. Ela sabe que muitas terminam por se submeter a inevitável descida ao inferno das ruas londrinas de Soho, o que lhes permite apenas “dois anos vida saudável”. Antes de voltar para casa, Simone intriga George, ao lhe pedir, às vezes, que dirija lentamente, enquanto procura nas vielas mal iluminadas de King's Cross por um rosto familiar.

A inevitável tragédia começa quando Simone passa a confiar em George para que localize uma jovem que trabalhara com ela nas ruas e suspeita que a mesma esteja ainda em uma situação de provável exploração e escravização. George topa o desafio e através de “um nome e uma tatuagem” percorre um submundo de corrupção, prostituição e pornografia. George julgava conhecer todos os meandros do mal após viver a margem da lei, mas esse novo mundo o deixa atônito e desesperado enquanto o seu chefe deseja saber o que Simone anda aprontando. Mortwell lhe lembra de uma atitude muito importante nesse negócio: lealdade. Mas ser leal ao seu chefe é ser desleal para com a sua amada e neste negócio deslealdade é tratada de um único jeito.


Mona Lisa é um filme de atores. Bob Hoskins, em um papel criado especialmente para si, encarna um George que desenha em seu imaginário a sua Mona Lisa. Um personagem que se veste no início de forma espalhafatória, mas que dentro do bordão “missão dada é missão cumprida” porá sua vida em risco para retirar do círculo de perversão sexual e drogas a amiga de sua musa. A aqui estreante Cathy Tyson (sobrinha da veterana e falecida atriz Cecily Tyson) personifica uma personagem que embora não sorria como a pintura de Da Vinci é uma mulher tão enigmática quanto uma esfinge. Simone à sua maneira retribui o amor de George, mas isto não a impede de perder a oportunidade de moldar o motorista à sua maneira e conveniência.  Michael Caine interpreta o inescrupuloso Mortwell, um negociador da vida e da felicidade de jovens ingênuas, com tamanha espontaneidade que o transforma em uma pessoa assustadora. Kate Hardie, interpreta Cathy de uma maneira bem verdadeira e dá uma cruel veracidade à estória. Robbie Coltrane faz Thomas, um homem que gosta de escrever histórias policiais e fazer esculturas de espaguete. Um homem que tenta acompanhar a cabeça de George e entender suas motivações. O restante do elenco está muito bem.

Mona Lisa, produção inglesa de baixo orçamento, foi um filme muito festejado, mas por uma dessas inexplicáveis coisas do cinema foi desaparecendo e atualmente poucos conhecem. É um filme muito bem dirigido, com ótimos atores e uma trilha sonora que inclui musicas como “Mona Lisa”, “When I Fall In Love” (ambas na voz de Nat King Cole) e a balada “In Too Deep” (do grupo Genesis na voz de Phill Collins), letras que melhor percebidas podem se encaixar nos personagens. Um filme direto, com uma história conceitualmente simples, mas desenvolvida de uma forma muito eficiente.

Trailer:


Curiosidades:

O clube de strip de Mortwell é na verdade o famoso Raymond RevueBar, no distrito de Soho, em Londres. A mão gigante de adereços em que Mortwell se senta era um elemento famoso do show, visível em muitos materiais promocionais para o clube. A certa altura, George passa por um pôster do Festival of Erotica, um verdadeiro show no RevueBar na época.

O escritor e diretor Neil Jordan escalou prostitutas reais neste filme

Bob Hoskins não sabia que Sir Michael Caine estava neste filme até chegar ao set para o primeiro dia de filmagem. Caine havia criado o ardil enquanto trabalhavam juntos em Doce Liberdade (1986). Ele disse a Hoskins que lhe haviam oferecido o papel, mas era muito pequeno e ele estava cansado de interpretar vilões, embora já tivesse concordado em assumir o papel.

Enquanto George espera por Simone no bar do hotel Brighton, ele assiste a um filme na TV. O filme é Amarga Esperança (1948), outro filme sobre um homem e uma mulher que fogem juntos.

Este filme apresentou a música do Genesis "In Too Deep", que também é destaque no álbum mais vendido da banda "Invisible Touch", lançado em 1986. A música foi escrita principalmente por Phil Collins depois que ele foi convidado a escrever uma música para este trilha sonora do filme, mas é creditado a todos os três membros da banda. Tornou-se um sucesso no Reino Unido e nos EUA A música é ouvida quase na íntegra no meio do filme.

Anthony Hopkins foi oferecido o papel de Mortwell, mas recusou porque ele não era o certo para o papel. Em 2007, enquanto no The Tonight Show with Jay Leno (1992), ele mencionou que disse ao escritor e diretor Neil Jordan para contratar Michael Caine, porque ele seria a escolha perfeita para o papel.

Depois que George e Simone fogem dos gângsteres no calçadão de Brighton, duas pessoas reencenam a luta entre George e os gângsteres em uma pantomima sardônica. Os dois artistas, creditados como "Brighton Buskers", são Kenny Baker e Jack Purvis, que são mais famosos por seus papéis nos filmes "Star Wars". Baker interpretou R2D2, enquanto Purvis interpretou Jawas, Ugnauts e Ewoks nos três primeiros filmes. Tanto Baker quanto Purvis eram comediantes de music hall e apareciam regularmente em shows de revista no circuito do calçadão de Brighton. Baker e Purvis também co-estrelaram o filme Os Bandidos do Tempo (1981).

O roteiro inicial exigia que George fosse um personagem muito mais velho, e Sean Connery foi sugerido. Embora Connery admirasse o trabalho do escritor e diretor Neil Jordan e quisesse trabalhar com ele, ele não gostou do papel.

Um dos seis filmes que apresentavam Bob Hoskins e Michael Caine. Os outros são Blue Ice (1992), O Último Adeus (2001), Doce Liberdade (1986), O Cônsul Honorário (1983), e para a televisão, II Guerra Mundial: Quando os Leões Rugiram (1994).

A marca e o modelo do carro de luxo de George  era um Jaguar Mark II de 3,4 litros creme 1962.

A certa altura, o produtor da HandMade Films, Denis O'Brien, sugeriu Grace Jones para o papel de Simone depois de vê-la no pôster do filme de James Bond 007 - Na Mira dos Assassinos (1985).

Este filme inclui uma cena em que Bob Hoskins compra um coelho branco em uma loja de animais de Londres para dar ao seu chefe. Foi sua aclamada atuação neste filme que fez com que Hoskins fosse escalado como Eddie Valiant em Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), onde ele co-estrelou com um coelho branco de desenho animado.

Michael Caine ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante no ano em que apareceu neste filme, mas ganhou por Hannah e suas Irmãs (1986).

O livro que Thomas está lendo é The Deadly Percheron, do autor americano John Franklin Bardin.


Cartazes:











Mona Lisa (Nat King Cole)



When I Fall In Love (Nat King Cole)



In Too Deep (Genesis)






Filmografia Parcial:

Bob Hoskins  (1942–2014)







O Heróico Covarde (1975); Alvorada Sangrenta (1979); A Noite do Terror (1980); Othello (1981); Pink Floyd - The Wall (1982);  O Cônsul Honorário (1983); Lassiter, um Ladrão Quase Perfeito (1984); Cotton Club (1984); Brazil: O Filme (1985); Mona Lisa (1986); Prece para um Condenado (1987); Uma Cilada para Roger Rabbit (1988); Minha Mãe é uma Sereia (1990); Busca Mortal (1991); O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande (1991); Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991); O Círculo do Poder (1991); Super Mario Bros (1993); Nixon (1995); Michael, Anjo e Sedutor (1996); O Fio da Inocência (1999); Prenda-me se Puder! (1999); Círculo de Fogo (2001); O Último Adeus (2001); Dicionário de Cama (2003); Cão de Briga (2005); O Filho do Máskara (2005): Hollywoodland - Bastidores da Fama (2006); Os Fora da Lei (2007); Branca de Neve e o Caçador (2012) 

Cathy Tyson







Mona Lisa (1986); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); Turbulence (1991); O Padre (1994); Mercenário (2017); The Sandman (seriado 2020 -2021)


Michael Caine








Um Golpe à Italiana (1969); Carter - O Vingador (1971); Conspiração Violenta (1975); O Homem Que Queria Ser Rei (1975); A Águia Pousou (1976); O Enxame (1978); Os Selvagens Cães de Guerra (1978); Ashanti (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Vestida Para Matar (1980); Fuga Para a Vitória (1981); Armadilha Mortal (1982); O Documento Holcroft (1985); Hannah e Suas Irmãs (1986); Mona Lisa (1986); Tubarão 4: A Vingança (1987); Ensina-me a Querer (1987); Os Safados (1988); Em Terreno Selvagem (1994); Regras da Vida (1999); Miss Simpatia (2000); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Batman Begins (2005); A Feiticeira (2005); Filhos da Esperança (2006); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Harry Brown (2009); A Origem (2010); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Interestelar (2014);  Juventude (2015); Truque de  Mestre 2 (2016); Despedida em Grande Estilo (2017); Dunkirk (2017).


Kate Hardie







Os Perseguidores (1983); A Revolução (1985); Mona Lisa (1986); Um Grito de Liberdade (1987); Os implacáveis Krays (1990); Crupiê: A Vida em Jogo (1998); Instintos Diabólicos (2002); Murdered by My Boyfriend (2014)


Robbie Coltrane






A Morte ao Vivo (1980); Flash Gordon (1980); Hospital dos Malucos (1982); Krull (1983); Férias Frustradas II (1985); A Revolução (1985); Caravaggio (1986); Absolute Beginners (1986); Mona Lisa (1986); Bert Rigby - Na Trilha da Fama (1989); Henrique V (1989); As Aventuras de Huck Finn (1993); 007 Contra GoldenEye (1995); Buddy, Meu Gorila Favorito (1997); Alice no País das Maravilhas (1999); 007 - O Mundo Não é o Bastante (1999); Do Inferno (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Van Helsing - O Caçador de Monstros (2004); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) Doze Homens e Outro Segredo (2004); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009);  Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011); Grandes Esperanças (2012); Effie Gray - Uma Paixão Reprimida (2014)


Clarke Peters







Outland: Comando Titânio (1981); Mona Lisa (1986); Trem da Morte (1993) Um Lugar Chamado Notting Hill (1999); K-Pax: O Caminho da Luz (2001); Um Pobretão na Casa Branca (2003); A Casa de Jogos (2008); Marley & Eu (2008); Endgame (2009); Verão em Red Hook (2012);De Volta ao Jogo (2014); O Mistério de Grace (2014); O Benfeitor (2015); Três Anúncios para um Crime (2017); A Verdade em Segredo (2018) Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos (2020); Os Irregulares de Baker Street (seriado 2021); Foundation  (seriado 2021); The Man Who Fell to Earth (seriado 2022); I Wanna Dance with Somebody  (2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre