sábado, 24 de outubro de 2015

CAVALEIRO SOLITÁRIO / PALE RIDER (1985) - ESTADOS UNIDOS



"E OLHEI E VI UM CAVALO BRANCO; E O QUE NELE MONTAVA ERA A MORTE ..."

Famílias de mineradores são aterrorizadas por um grupo que trabalha em uma empresa de extração de minerais, a mando de um banqueiro praticamente dono da cidade. Sua intenção: retirar a famílias e, assim, usar suas máquinas para localizar ouro. Após o ataque do bando, que bate nas famílias, a adolescente Megan (Sydney Penny), no túmulo de seu cão morto pelos arruaceiros, solicita uma intervenção divina que os ajude. Em seguida o pai da garota, Hull Barret (Michael Moriarty) vai à pequena cidade em busca de mantimentos sendo atacado pelos remanescentes do grupo. Eis que surge a figura de um misterioso forasteiro, que incapacita os malfeitores e vai embora. Abrigando em sua casa contra a vontade de sua, como em suas próprias palavras "quase noiva", Sarah (Carrie Snodgress), e com a aprovação imediata de sua filha Megan, o forasteiro (sem nome), mostra-se como um pastor (identificado pelo colarinho branco) e ajuda as famílias  a se defenderem do banqueiro Coy LaHood (Richard Dysart)) e seu bando. 


Excelente filme de faroeste onde Clint Eastwood retorna ao gênero que lhe apresentou ao estrelato e ao personagem que o imortalizou: "o estranho sem nome". Poucas palavras, língua afiada e gatilho preciso fazem deste personagem um ícone ao lado de outros grandes caubóis do cinema. Clint juntamente com o diretor Sérgio Leone foram o maior expoente do gênero Western Spaghetti (para nós "bang-bang à italiana"), filme produzidos na Itália e rodados na Espanha com atores como Yul Brynner, Franco Nero, Giuliano Gemma, Bud Spencer, Lee Van Cleef, Woody Strode, Charles Bronson ... O Cavaleiro Solitário foi produzido, dirigido e protagonizado por Eastwood. Logo nos créditos iniciais, vemos o nome da produtora "Malpaso" pertencente ao ator. 


Este filme possui muitas interpretações: o pistoleiro pode ser visto como uma figura divina ou sobrenatural (já que aparece logo em seguida à prece da garota e, ao ser reconhecido pelo Marshall, este fica aterrorizado); pode ser o acaso os uniu ao mesmo caminho; pode ser um jogo de vingança (pois o pistoleiro aparece com marcas de balas nas costas e, não por acaso, o banqueiro convoca (ou é levado a convocar) um Marshall, Stockburn (John Russell) que o reconhece; pode ser um pistoleiro que se transforma em um pastor, vagando em terras selvagens à procura de redenção por algo feito no passado.  Ou até mesmo ser visto como a luta de classes com uma crítica ao capitalismo desenfreado, ao mostrar a destruição de uma floresta por ganância. Podemos também observar uma homenagem ao filme "Matar ou Morrer" quando, tal como Gary Cooper, o "pastor" enfrentará sozinho um grupo de pistoleiros. Só que Clint dá um pincelada e mostra um homem cheio de surpresas. Melhor interpretá-lo como um tributo ao gênero, ainda que bem sutilmente.  



É um filme que deve ser visto pelos amantes de filmes de faroeste, por aqueles que hoje conhecem Eastwood e sabem que seus filmes posteriores, e de outros gêneros, são ainda melhores. Faltou apenas um fato, que para alguns pode ser bem relevante: uma trilha sonora adequada. Talvez Eastwood tenha preferido algo bem simples, mas, para alguns fãs, uma trilha sonora empolgante, em um ótimo filme de faroeste, faz toda a diferença. 


Não podemos encerrar sem antes falarmos do filme Shane, com o título brasileiro de "Os Brutos Também Amam", com o ator Alan Ladd como personagem título. Cavaleiro Solitário tem muitas semelhanças com a produção de 1953 do diretor George Stevens: ttemos o estranho que chega à cidade; temos a menina (em Shane, o menino); a noiva apaixonada (Eastwood driblou o problema da mulher casada) e o final bem parecido. Aqueles que resolverem ver os dois filmes, em sequência, identificarão outros aspectos.
Um bom filme com a marca Eastwood de fazer cinema e uma ótima pedida para um filme que não é muito procurado, mas quem o assistir guardará na memória com carinho.


Trailer:


  


Curiosidades (contém spoilers). Se não viu o filme, não leia:
Carrie Snodgress (1945-2004) foi cogitada para fazer o papel de Adrian no filme Rocky - Um lutador e Harvey Keitel seria seu irmão Poly. A atriz morreu de falência do coração e fígado enquanto aguardava transplante.
















Richard Kiel (1939) ficou famoso com o personagem "Dentes de Aço" no filmes de James Bond interpretados por Roger Moore. O ator mede 2,18 metros e chegou a ser escalado para o papel principal do famoso seriado "O Incrível Hulk", onde o ator Lou Ferrigno foi imortalizado. A troca deveu-se ao fato de Ferrigno ser mais forte, barrando até outro ator que ficaria famoso: Arnold Schwarzenegger.
















Sydney Penny (1971), a adolescente no filme , participou do filme bíblico "O Quarto Sábio", ao lado de Martin Sheen, reprisado várias vezes na Rede Record e do filme  “A Pirâmide de Cristal” , clássico setentista da Sessão da Tarde, na Rede Globo. A atriz, descendente de índios Cherokee, voltou-se para seriados e telefilmes americanos.




 












Chris Penn (1965–2006), que faz o filho do banqueiro, era o irmão mais novo de Sean Penn e contracenou com ele no ótimo filme Caminhos Violentos, com Christopher Walken. A morte de Chris foi considerada como problemas cardíacos.

















O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1985.

Penúltimo filme que Eastwood dirigiu no gênero. Tendo o seu filme anterior em "Josey Wales - O Fora da Lei" (1976) e posterior em "Os Imperdoáveis" (1992).

Billy Drago (1945) que aparece como um dos pistoleiros, fez vários filmes e participou do clipe  "Silent Running" do grupo "Mike + The Mechanics" (1989)


 













Clint Eastwood e o diretor Sergio Leone fizeram juntos: "Por Um Punhado de Dólares" (1964); "Por uns Dólares a Mais" (1965); "Três Homens em Conflito" (1966) 

"O Estranho Sem Nome" (1973) talvez seja a grande inspiração para este Cavaleiro Solitário
 
Cena Clássica: As balas saindo pelas costas do Marshall com uma jaqueta.

Durante as filmagens, Clint Eastwood sofreu o que descreve como a pior lesão que já teve no set, quando um cavalo que ele montava caiu através do gelo fino e o lançou para frente. Clint sofreu uma luxação no ombro.

Depois que Club (Richard Kiel) é atingido entre as pernas, Preacher (Clint Eastwood) o ajuda a voltar para seu cavalo. Você não vê isso, mas Richard, por causa de problemas nas costas, teve que usar um degrau que ficava do lado do cavalo para subir na sela. Se você olhar, verá que Richard deu um passo na plataforma antes de subir no cavalo.

O primeiro cavalo dado a Richard Kiel desabou na primeira vez que ele montou o animal. Foi então lhe dado um cavalo mais forte.

Este filme foi o primeiro western de Clint Eastwood desde Josey Wales, o Fora da Lei (1976), um intervalo de nove anos, e o último antes de Os Imperdoáveis ​​(1992), um intervalo de sete anos.

O revólver do Preacher é um Remington modelo 1858, modificado de um cilindro de revólver de tampa e esfera para um cilindro que dispara munição de cartucho.

O faroeste de maior bilheteria feito e lançado durante os anos 1980.

Aparentemente, a longa lacuna entre Clint Eastwood fazendo faroestes foi causada por uma alergia na meia-idade que Eastwood tinha a cavalos

O título se refere aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse do Livro do Apocalipse, capítulo seis. Megan Wheeler (Sydney Penny) está lendo o versículo exato quando ela e sua mãe, Sarah (Carrie Snodgress), veem o Pregador (Clint Eastwood) cavalgando até sua casa.

Foi na noite da estreia deste filme na Costa Oeste no Golden Bough Theatre em Carmel que Clint Eastwood teve um encontro com a aeromoça Jacelyn Reeves em seu apartamento a poucos quarteirões de distância e concebeu seu filho secreto, Scott Reeves (que mais tarde mudou seu nome para Scott Eastwood).

Em uma cena, Clint Eastwood saca sua arma com a mão esquerda por causa de uma lesão no ombro que sofreu ao cair de um cavalo durante as filmagens.

Este é o último western de Clint Eastwood em que ele desempenha o tipo de papel que o tornou uma estrela de cinema: Um personagem sem nome (conhecido neste filme como o Pregador). Também marcaria a última vez que ele teria barba em um filme (embora ele tivesse alguns pelos faciais quando visto pela primeira vez em Os Imperdoáveis ​​(1992)).

A cena de abertura deste filme em que uma cidade é atacada se assemelha à abertura de "Josey Wales" outro faroeste de Eastwood, o Fora da Lei (1976), onde a família de Josey é atacada por soldados.

Este filme foi inscrito em competição no Festival de Cinema de Cannes em 1985.

Chris Penn interpretou um dos vilões, Josh LaHood. Clint Eastwood dirigiu seu irmão Sean Penn em uma atuação ganhadora do Oscar em Sobre Meninos e Lobos (2003).

Quando o Marechal Stockburn (John Russell) chega à cidade, Coy LaHood (Richard Dysart) descreve o Pregador (Clint Eastwood) para ele. Stockburn parece nervoso e diz calmamente: "Esse homem está morto", talvez dando a entender que ele o matou ou o viu morrer antes. Eastwood revelou em entrevistas que seu personagem seria na verdade um fantasma.

O segundo de dois faroestes estrelado e dirigido por Clint Eastwood, no qual o final implica que o personagem de Eastwood é possivelmente um fantasma. O primeiro foi O Estranho sem Nome (1973).

Na cena em que O Pregador mata os próprios homens de LaHood, há um homem que sobrevive: ele é um homem baixo com um chapéu-coco e quando o pregador pergunta "Você acabou?" logo antes de matar os homens, ele sai lentamente com uma caminhada engraçada, balançando para cima e para baixo, depois corre. O mesmo tipo de personagem (talvez até o mesmo ator) pode ser visto no final de Os Imperdoáveis ​​(1992), onde o personagem de Clint Eastwood, William Munny, mata o xerife e seus deputados e diz "Nenhum homem quer ser morto, é melhor sair pela porta dos fundos. " Um homem, também com um chapéu-coco, caminha silenciosamente exatamente da mesma maneira, balançando para cima e para baixo, sai e sobrevive.

Este filme tem quatro conexões com De Volta para o Futuro III (1990). A estação de trem construída para este filme também foi usada naquele filme, e Richard Dysart (Coy LaHood) neste filme, interpretou um vendedor de arame farpado. Marvin J. Macintyre interpreta o coveiro do vale da colina. E Jeffrey Weissman, que interpreta Teddy Conway, (filho de spider), interpreta George McFly.

Spider Conway leva 23 tiros de Stockburn e seus assistentes. Ele não morre, e o próprio Stockburn coloca uma 24ª bala entre seus olhos para finalmente matá-lo.


Filmografia Parcial:

Clint Eastwood :










Por Um Punhado de Dólares (1964); Por uns Dólares a Mais (1965); Por uns Dólares a Mais (1968); Os Abutres Têm Fome (1970); Perseguidor Implacável (1971); O Estranho Sem Nome (1973); Magnum 44 (1973); Josey Wales - O Fora da Lei (1976); Sem Medo da Morte (1976); Rota Suicida (1977); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978);  Alcatraz - Fuga Impossível (1979); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Raposa de Fogo (1982) ; Impacto Fulminante (1983);  O Cavaleiro Solitário (1985); Dirty Harry na Lista Negra (1988); Coração de Caçador (1990); Os Imperdoáveis (1992); Na Linha de Fogo (1993); As Pontes de Madison (1995);  Cowboys do Espaço (2000);  Menina de Ouro (2004); GranTorino (2008); Curvas da Vida (2012), A Mula (2018)


Sydney Penny










O Cavaleiro da Noite (1979); A Pirâmide de Cristal (1981); A História de Patricia Neal  (1981); O Quarto Sábio (1985); O Cavaleiro Solitário (1985); Viajantes da Galáxia (1986); Bernadette (1988); Mãe Coragem (1989); Nos Olhos da Serpente (1990); Filho do Bem, Filho do Mal  (1991); Santa Barbara (seriado 1992-1993); Enchanted (1998);  Sunset Beach  (seriado 1999);  Largo Winch: The Heir (2001); The Bold and the Beautiful (seriado 2003-2005); McBride: O Doutor Está Ausente (2005); All My Children (seriado 1993 - 2008);  Days of Our Lives (seriado 2011); Casamento por Internet (2012); A Força de Um Sonho (2012); Heritage Falls (2016); Mountain Top (2017)

Michael Moriarty










A Última Batalha de um Jogador (1973);  A Última Missão (1973); Temporada Mortal (1977); Holocausto (Minissérie 1978);  A Coisa (1985); O Cavaleiro Solitário (1985); Troll - O Mundo do Espanto (1986); A Ilha dos Monstros (1987); Nasce uma Esperança (1993); Coragem sob Fogo (1996); O Crime do Século (1996); Terremoto em Nova York  (1998); Procura-se (1999); O Dom: Duelo Paranormal (2001); Na Teia da Aranha (2001); James Dean (2001); Falando com os Mortos (2002); A Filha do Papai Noel (2006); The Yellow Wallpaper (2012); The Phantoms (2020)


Richard Dysart (1929–2015)










Petúlia, um Demônio de Mulher (1968); O Homem Terminal (1974); O Dia do Gafanhoto (1975); O Dirigível Hindenburg (1975); O Inimigo do Povo (1978); A Semente do Diabo (1979); Meteoro (1979); Muito Além do Jardim (1979); O Terror do Dr. Mudd (1980); Epidemia (1981); Norma Rae (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); A Traição do Falcão (1985); Marcas do Destino (1985);  O Cavaleiro Solitário (1985); Sinal de Perigo (1985); Fugitivos de Alcatraz (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Os Senhores do Holocausto (1989); De Volta para o Futuro III (1990); Panteras Negras (1995); O Sequestro (1995); Tempestade (1998); Spawn (seriado 1997-1999)

Chris Penn (1965–2006)










A Chance (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Footloose: Ritmo Louco (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Caminhos Violentos (1986); Regresso do Rio Kwai (1989); Operação Kickbox (1989); Cães de Aluguel (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Beethoven 2 (1993) O Guerreiro da Estrela Polar (1995); Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (1995); O Preço da Traição (1996); O Impostor (1997); A Hora do Rush (1998); Sob Tortura (2000); Cálculo Mortal (2002); O Refúgio (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Ladrão de Diamantes (2004); King of Sorrow (2007); Aftermath (2013).


Carrie Snodgress (1945–2004)









A Fúria (1978); O Espetáculo Não Pode Parar (1979); Terror na Noite (1982); Uma Noite no Paraíso (1983); Nadia (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); O Vingador (1986); Marcada pelo Passado (1992); 8 Segundos (1994); Céu Azul (1994); A Cor da Fúria (1995); Garotas Selvagens (1998); Vampiros do Deserto (2001)


Richard Kiel (1939–2014)









O Planeta Fantasma (1961); O Castelo Maldito (1963); O Professor Aloprado (1963); A Grande Aventura de Lassie (1963); 7 Dias de Agonia (1965); A Era dos Robots (1965); Amor Violento (1965); Num Dia Claro de Verão (1970); Golpe Baixo (1974);  A Cidade do Pecado (seriado 1975 -1976); Gus, uma Mula Fora de Série (1976); O Expresso de Chicago (1976); 007: O Espião que me Amava (1977); Comando 10 de Navarone (1978); O Humanóide (1979); 007 Contra o Foguete da Morte (1979); Hysterical (1983); Missão Suicida (1984); Um Rally Muito Louco (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Pense Grande (1989); O Gigante da Montanha (1990); Inspetor Bugiganga (1999); The Awakened (2012).


John Russell (1921–1991)









Muros de Expiação (1945); Uma Aventura na Noite (1946); Ama-Seca por Acaso (1948); Rivais em Fúria (1949); Anjo de Vingança (1950); Hora da Decisão (1951); Império dos Malvados (1952); Escuna do Diabo (1953);  Os Bravos Não se Rendem (1954); Rebelião dos Brutos (1954); Mocidade Indomável (1957); A Caminho do Inferno (1957);  Onde Começa o Inferno (1959); A Lei do Mais Valente (1959); A Quadrilha dos Renegados (1967); Domingo Violento (1970); Josey Wales, o Fora da Lei (1976); Honkytonk Man - A Última Canção (1982); O Cavaleiro Solitário (1985); Under the Gun (1988)


Billy Drago  (1945–2019)










O Guerreiro do Vento (1980); Cavaleiro Solitário (1985); Invasão U.S.A. (1985); Vamp, o Filme (1986); Sangue de Caçador (1986); Os Intocáveis (1987); Custe o que Custar (1987); Um Herói e o Seu Terror (1988); Conspiração ao Amanhecer (1988); O Assassino da Auto-Estrada (1988); Sangue de Vingança (1989); Confronto Mortal (1989); Comando Delta 2: Conexão Colômbia (1990); Imunidade Diplomática (1991); Cyborg 2  (1993); O Vingador (1995); Reflexo do Demônio 3 (1995); Lima: Breaking the Silence (1999); O Ataque dos Vermes Malditos 4: O Começo da Lenda (2004); Caçador de Demônios (2005); 7 Múmias (2006); O Morto - Ele Veio Buscar Sua Alma (2007); Corrida Mortal (2008); Veneno Mortal  (2008); Lua Negra (2009);  Cidade Fantasma (2009); Colheita Maldita: Gênesis (2011); A Decadência de Joe Albany (2014) e várias participações em séries.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre